Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Oque ajustar em um violino chinês novo ? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
28 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 28 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Oque ajustar em um violino chinês novo ?

2 participantes

Ir para baixo

Oque ajustar em um violino chinês novo ? Empty Oque ajustar em um violino chinês novo ?

Mensagem  JotaFMG 7/2/2014, 12:27

Olá a todos amigos,
Bom, sou iniciante nessa arte de violino, porém toco outros instrumentos a algum tempo, como violão.
 Como não sei dos cuidados especiais dos violinos, nem se me apegaria no instrumento resolvi fazer um insvestimento inicial pequeno, não quero jogar meu dinheiro "as cegas" , então comprei um Violino Vogga Von 144 4/4.


Sei que não é um violino bom - Falar em qualidade pra violino é colocar inicialmente um "2" antes de três "0" no mínimo.. -
Como qualquer violino temos que "abrir" o instrumento quando comprado, quando não vem de Luthiaria. Fazer as regulagens que somente assim saberemos o potencial de cada violino. Então seguindo esse pensamento de que um bom violino tem 3 partes fundamentais: 1/3 da qualidade do som vem da madeira, 1/3 vem da forma que foi construido e o outro 1/3 do seu setup em geral, que envolve cordas, alma, cavalete, tensão, breu, crina entre outras essencias (sem contar na tecnica do violinista, claro, rs), então se nao podemos mudar os 2/3 primários, que tenha um setup bom.

Queria saber oque devo me preparar antes de levar um luthier meu instrumento para fazer as calibragens básica dele.

Devo me preocupar com quais itens fundamentais ?

Me dizem uma corda que não seja cara mas que talves seja adequada a esse violino de baixo custo? Calixto é um opção ?

Quantos (em geral) sai esse "calibragem inicial" ?

Obrigado a todos os irmãos que responderem .

Atenciosamente.

JotaFMG

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 1
Data de inscrição : 07/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Oque ajustar em um violino chinês novo ? Empty Re: Oque ajustar em um violino chinês novo ?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/3/2014, 14:17

JotaFMG escreveu:Olá a todos amigos,
Bom, sou iniciante nessa arte de violino, porém toco outros instrumentos a algum tempo, como violão.
 Como não sei dos cuidados especiais dos violinos, nem se me apegaria no instrumento resolvi fazer um insvestimento inicial pequeno, não quero jogar meu dinheiro "as cegas" , então comprei um Violino Vogga Von 144 4/4.


Sei que não é um violino bom - Falar em qualidade pra violino é colocar inicialmente um "2" antes de três "0" no mínimo.. -
Como qualquer violino temos que "abrir" o instrumento quando comprado, quando não vem de Luthiaria. Fazer as regulagens que somente assim saberemos o potencial de cada violino. Então seguindo esse pensamento de que um bom violino tem 3 partes fundamentais: 1/3 da qualidade do som vem da madeira, 1/3 vem da forma que foi construido e o outro 1/3 do seu setup em geral, que envolve cordas, alma, cavalete, tensão, breu, crina entre outras essencias (sem contar na tecnica do violinista, claro, rs), então se nao podemos mudar os 2/3 primários, que tenha um setup bom.

Queria saber oque devo me preparar antes de levar um luthier meu instrumento para fazer as calibragens básica dele.

Devo me preocupar com quais itens fundamentais ?

Me dizem uma corda que não seja cara mas que talves seja adequada a esse violino de baixo custo? Calixto é um opção ?

Quantos (em geral) sai esse "calibragem inicial" ?

Obrigado a todos os irmãos que responderem .

Atenciosamente.

Olá, meu carissimo amigo! Tudo bem? Seja bem vindo!
.
Falaste bem quando disse que somente um violino regulado pode saber o real som e potência do mesmo! É mais ou menos por aí!
.
Mas não acho podemos ser tão simetricos em relação a proporcionalidade que você colocou em relação: materia prima x construção x regulagem. Não é bem essa porcentagem, mas a divisão é exatamente isso!
.
Tem violinos bem construídos com materia prima ruim, assim como tem materia prima boa, mas mal construídos. Em relação a regulagem é impressionando sendo bem construído ou mal construído, materia prima de boa qualidade ou ruim, sofrem uma forte influência da boa ou mal regulagem! Então chega em minhas mãos todos os tipos de violinos, o que mais impressiona muitas vezes é um violino bem construído com materia prima boa mas extremamente mal regulado. Não soa de jeito algum! Tem violinos mesmo mal construídos e de pessima materia prima que soam bem quando regulados, digo dentro da limitação de cada violino. Então chegamos a conclusão que uma boa regulagem é obrigatória é que eu chamo de deixar o violino decente para o aprendizado! Não tem como escapar disso!
.
Basicamente o senhor não precisa se preocupar com nada. O luthier após avaliação lhe fara um orçamento dentro do custo beneficio indicado para o seu tipo de violino. Não adianta você comprar peças, pois muitas vezes nem vai usufruir adequadamente. Então o luthier sempre tem obrigação de lhe indicar aquilo que vai ser funcional no seu violino.
.
O seu violino vai suportar bem uma Mauro Calixto, mas se optar por Tônica, vai é perder dinheiro.
.
Alguns luthiers vão te iludir para tentar botar algo que não vai ser funcional.
.
Inicialmente algo que você vai precisar trocar: cavalete, alma e cordas.
.
Se precisar de meus serviços de lutheria, estou a sua disposição. Envia um e-mail para mim: violinistamorlix@hotmail.com ou me add no Skype. Posso lhe orientar melhor e tirar todas as suas dúvidas.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos