Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
28 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 28 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais

3 participantes

Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais

Mensagem  Ismael Menezes 15/6/2014, 17:46

Estou dando aulas de violino particular e estou querendo muda o material d estudo estou dando uma olhada no Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais - ele tem 4 volumes o que vcs acham?  alguém aiii já usou esse metodo?
Ismael Menezes
Ismael Menezes

Mensagens : 61
Pontos : 103
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/06/2014
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty Re: Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/6/2014, 21:51

ismael menezes escreveu:Estou dando aulas de violino particular e estou querendo muda o material d estudo estou dando uma olhada no Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais - ele tem 4 volumes o que vcs acham?  alguém aiii já usou esse metodo?

Irmão não existe método ruim ou método bom! O que existe é professor ruim que não sabe aplicar.
.
Quando o professor é bom, qualquer método serve para ensinar, pois o método não é uma coisa que tem quer ler como todo mundo faz, ele tem que ser entendido a proposta do autor, dentro de lições que muitos acham bobas, são geralmente as mais dificeis, pois os professores tops, ensinam os métodos por fundamentos, então em apenas uma única lição é possivel desenvolver milhares de exercícios que são verdadeiros remédios para os problemas de alunos.
.
Estudar violino não é aprender, mas é resolver problemas. Aqueles que resolvem com mais eficacia são os melhores violinistas.
.
E outra, professores bons eles não passam todas as lições de um método, mas lições especificas para resolver justamente aquilo que o aluno tem problema, passa apenas pouquissimas lições e sobe de nivel.
.
É aquela velha história que eu sempre falo: saber o que fazer, como fazer e por que fazer!
.
Qual método o irmão está ensinando atualmente?
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty metodo

Mensagem  Ismael Menezes 17/6/2014, 17:48

o lourex
Ismael Menezes
Ismael Menezes

Mensagens : 61
Pontos : 103
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/06/2014
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty Re: Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais

Mensagem  samir_augusto 17/6/2014, 19:53

Meu método preferido é o ccb.. acho que a evolução que ele da nas lições corresponde com a velocidade com que o aluno aprende, e me da tempo pra corrigir vários problemas como postura afinação e ritmo 
Mas costumo usar vários métodos durante esse aprendizado. primeiro eu foco no ritmo mas sempre observando a postura e afinação então incluo o Suzuki porque geralmente do aula uma ou duas vezes na semana então o Suzuki me ajuda pois tenho todas as mídias do método, passo pro aluno e facilito o estudo pra ele em casa, com o programa SM player ele pode controlar a velocidade das lições além do que, tem muita lição do ccb que coincide com o Suzuki então trabalho com os dois em conjunto, se vc quiser eu te passo o link pra download. Tocar acompanhando alguém acelera muito o aprendizado... costumo inserir também dependendo da velocidade de aprendizado e da vontade do musico, métodos de faculdade com lições mais focadas, mas isso raramente acontece geralmente os músicos só querem oficializar. tenho 16 anos que dou aula e geralmente quando o musico oficializa ele para.
o que me ajuda muito também são os exercícios extra-método, tira muito defeito dos músicos.
samir_augusto
samir_augusto

Mensagens : 19
Pontos : 20
Reputação : -2
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty Método ccb e Professor

Mensagem  Ismael Menezes 17/6/2014, 22:18

O Leo falou ai acima que não existe método ruim ou método bom! O que existe é professor ruim que não sabe aplicar.
Concordo em partes pois o método ccb me deixa muito a desejar; se vc observa nas lições de posições todas  tem a numeração do dedilhado principalmente na quarta posição que é semelhante a primeira( sem necessidade ) eu sei que no iniçio tem que ter para o aluno ter certa nõção mais em todas ? deixando o aluno com mal custume de olhar a numeração do dedilhado, quando ele vai toca sem ,ele fica totalmente sem segurança na execução; A sexta posição que é na ultima pag. nem é completa tem só uma noção sem nenhum exercicio muitos tentão tocar oitavado de forma, vixe!!  usando um gliçado para acha as notas horrivell!!! pois tem hinos que temos que usar certas posições;  Estudei o ccb mais depois de ofiçializado que muitos pensão que é TUDO procurei e procuro me aperfeiçoar com outros materias de estudo, pois sinto dizer o ccb é o basico do basico e descompleto  muitos estudão o ccb e depois que  terminam acham que já sabe tudo, nem o basico do basico que  ele tem da pra tocar oitavado de uma maneira adequada agora da sim pra fica,  sem usar posições; Sem o conteudo e tecnicas necessarias fica difiçil nem Leo??  não tem professor que faça milagre.
 Eu aconselho pra niniçio lourex

Deus abençoe!!! 


Última edição por ismael menezes em 17/6/2014, 23:06, editado 1 vez(es)
Ismael Menezes
Ismael Menezes

Mensagens : 61
Pontos : 103
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/06/2014
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty ccb

Mensagem  Ismael Menezes 17/6/2014, 22:35

pra tocar só na primeira da beleza com um bom estudo diario;  a gora quando parte pra outras posições fica complicado; na minha concepção precisa de estudar outros métodos para um bom aperfeiçoamento vc estuda um exercicio de posições com toda numeração marcada é mesmo que fazer uma prova com toda a resposta na mão Shocked
Ismael Menezes
Ismael Menezes

Mensagens : 61
Pontos : 103
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/06/2014
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty Re: Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais

Mensagem  samir_augusto 18/6/2014, 06:54

O método ccb foi feito com a ideia de ser alto explicativo se a pessoa se dedicar nem precisara de professor o que pra mim parece uma ótima ideia pois quando ele foi INSERIDO boa parte do pais nao achava um tocador pra dar alguma dica e a internet era novidade eu mesmo comecei nele sem professor pois na minha cidade tinha apenas 1 violinista que tinha recém aprendido a tocar o ccb é o básico. 1ª posição quem tem uma boa base se torna um bom musico, mas o ccb deve ter criado mais de 80 % dos músicos da ccb se ele tivesse outros volumes estilo ao suzuki que é o metodo mais usado no mundo ficaria melhor

mas eu concordo com vc só o ccb nao adianta.
hoje pra oficializar ja é cobrado outros metodos juntos só ele nao é mais suficiente nem pra oficializar. quem quer se tornar um bom violinista vai ter que recorrer a outros métodos também.


Última edição por samir_augusto em 19/6/2014, 20:18, editado 1 vez(es)
samir_augusto
samir_augusto

Mensagens : 19
Pontos : 20
Reputação : -2
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty Re: Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/6/2014, 15:29

ismael menezes escreveu:O Leo falou ai acima que não existe método ruim ou método bom! O que existe é professor ruim que não sabe aplicar.
Concordo em partes pois o método ccb me deixa muito a desejar; se vc observa nas lições de posições todas  tem a numeração do dedilhado principalmente na quarta posição que é semelhante a primeira( sem necessidade ) eu sei que no iniçio tem que ter para o aluno ter certa nõção mais em todas ? deixando o aluno com mal custume de olhar a numeração do dedilhado, quando ele vai toca sem ,ele fica totalmente sem segurança na execução; A sexta posição que é na ultima pag. nem é completa tem só uma noção sem nenhum exercicio muitos tentão tocar oitavado de forma, vixe!!  usando um gliçado para acha as notas horrivell!!! pois tem hinos que temos que usar certas posições;  Estudei o ccb mais depois de ofiçializado que muitos pensão que é TUDO procurei e procuro me aperfeiçoar com outros materias de estudo, pois sinto dizer o ccb é o basico do basico e descompleto  muitos estudão o ccb e depois que  terminam acham que já sabe tudo, nem o basico do basico que  ele tem da pra tocar oitavado de uma maneira adequada agora da sim pra fica,  sem usar posições; Sem o conteudo e tecnicas necessarias fica difiçil nem Leo??  não tem professor que faça milagre.
 Eu aconselho pra niniçio lourex

Deus abençoe!!! 


Já começaram errado, pois os irmãos copiaram o Método Shinozaki vol 1, vol 2, vol 3 e fizeram um resumo muito mal feito e pior de tudo nem citaram a fonte e dão a entender que eles que compuseram o método Schmoll como é chamados por pessoas que não pertence a nossa fé e doutrina da Congregação e por nós que chamamos erradamente de método CCB, pois ele deveria ser chamado pelo nome do verdadeiro autor das lições: Shinozaki. Poderiam escrever resumo do Shinozaki, acredito que cairia mais adequadamente.
.
O que eu quis dizer é que a forma de aplicação do método é com o professor, não importa o que se estuda, se é Shinozaki, Schmoll, Laoureux, Hans Sitt, Kayser, Sevick etc.
.
O grande problema de nossos irmãos, seja instrutores ou alunos é que não sabem como estudar. Eles apenas leem o método como está escrito, não estudam por fundamentos. Os instrutores na verdade não podem ser chamados de professores, pois não são formados para serem professores. Por isso usamos o termo instrutor, que dá instrução. Não é necessáriamente o que ensina, mas sim ele da a instrução que lhe foi passada por outro instrutor, mas não tem capacidade e formação que um professor tem para ter autonomia ao ensinar. Na CCB o aluno apenas lê muito mal lido a lição. Estudar é treinar! E treinar é treinar por fundamentos! Estudar é ler e compreender! Não adianta ler sem estudar! É mesma coisa de fazer um bolo, mas não faz a massa, cobertura, nem poem a cereja, só faz o bolo com o recheio! Pode-se se chama de bolo? Assim é o estudo nas Igrejas.
.
Não podemos confudir uma coisa com a outra. É mesma coisa de confundir carro de tração humana com carro de tração automotor. Eles tem função de carro, porém não são a mesma coisa, pois um veiculo automotor pode-se chegar a 180 km por hora e até mais dependendo da potência e categoria do automovel, já de tração humana, não vai passar de 20 km por hora e não suportara muito peso como um veiculo automotor suporta.
.
Então não podemos confundir os estudos da CCB com estudos fora da CCB em escolas com profissionais formados.
.
O estudo da CCB não é nem que fazemos a 1 série no Conservátorio. Essa que é a verdade!
.
É um verdadeiro absurdo que coloque a númeração do dentilhado em todas as lições de posição. Por isso eu sou muito mais fã do Hans Sitt para estudo de posições, pois o mesmo a pessoa aprende a ler a posição, não tem marcação de dentilhado, você tem que ler mesmo! As lições a partir da lição 20, são técnicamente iguais, não tem diferença, apenas é uma questão de leitura de posição.
.
O grande problema do estudos de posição no método CCB é que não tem lógica se aprender 1, 3, 5, depois 2, 4 e 6. Tem que seguir a logica para não confundir a cabeça da pessoa: 1, 2, 3, 4, 5 e depois 6. Para que fazer tanta confusão? Por isso sentem dificuldade ao aprender o dentilhado de cada posição.
.
Em relação a insegurança do aluno começa desde corda solta. Primeiro: não se ensina a ler corretamente o bona, não estudam leitura ritmica com o Pozzoli. Não sabem teoria musical, já querem tocar o instrumento! Depois o instrumento não faz devidamente o estudo de corda solta, não ensina técnicas fundamentais de empunhamento de arco, entonação, expressão e querem que o aluno já saem fazendo vibrado. Não ensinam como afinar a mão com estudos de conferir os intervalos, já querem que o aluno estude 3 posição sem sequer dar uma nota afinada na 1 posição. Não ensinam o aluno a estudar por fundamentos, ele praticamente só o método. E uma das coisas mais importantes é o aluno decorar cada lição e tocar decorado, mas mal conseguem a ler, tocam tudo de ouvido e o instrutor manda para oficialização sem ritmica na cabeça, sem afinação na 1 posição e sem expressividade.
.
Primeira coisa ao ensinar o CCB é fazer o aluno decorar cada lição. E também não se pode esquecer de estudar sempre com o metronomo em várias velocidades, não apenas a velocidade de lição e muito menos só a velocidade de professor.
.
O problema que o professor não vai tocar pelo aluno, mas sim ensinar os atalhos para o aluno chegar mais rápido ao objetivo. Mas o minimo que se exigi de um professor é saber ensinar, ensinar por fundamentos e fazer o aluno a ser auto-suficiente. O professor não sabe nem o que é estudar por fundamentos, como vai passar isso para o aluno? Por isso eu digo que não existe método ruim e sim professor ruim que não sabe aplicar!
.
O professor não sabe nem para que serve a lição, não sabe nem como trabalhar, nem sabe para existe tal lição e nem suas aplicatividades. Pois a lição nada tem haver com o que esta escrito no método na maioria das vezes.

.
Não fazem dinamica de fraseado, dinamica de periodo, não fazem as desinencias masculinas e feniminas, não fazem a metrica musical, técnicas fim de fraseados, só acham que mudam de posição quando chega na corda mi, não sabem que mudança de posição é também na corda sol, não sabem nada sobre o glissar, não sabe vibrar corretamente, não entendem o que é técnica de expressividade. Isso não tem em método algum, é coisa que o professor passa para o aluno dia a dia que fazem parte da história da música, teoria musical.
.
Um bom exemplo de erro em método da CCB é aquela dez estudos clássicos do CCB, onde se não me falhar a mémoria é lição 115, onde é estudo de martellato. Hora sabemos que na téoria diz que o martellato comum é 1/3 de som e 3/4 de silêncio. Esse é principio, onde vemos a instrução dadas ao irmão no método de usar arco todo na colcheia. Vamos analisar: seria técnica possivel usar arco todo 1/3 de som de uma colcheia? Pois isso é martellato em alegretto que daria em torno de 140 bpm, velocidade de professor! A resposta é não! Os professores da CCB não tocam nem em 60 bpm.
.
Quem fez o resumo, não entendia nada de violino e muito menos de teoria músical! Pois nem seria possivel usar arco todo em 1/2 de colcheia em 140 bpm. Então deveriam fazer uma revisão e corrigir muita coisa.
.
Outra é a lição 123, o saltellato ligeiro ali não se pode ser jogado como os instrutores fazem. É um saltellato mais classicista, não se deve fazer no meio do arco, mas sim do meio próximo ao talão, mas seria muito dificil fazer o saltellato ligeiro alternando de corda como sugere a lição, principalmente na velocidade allegro moderato. Impossivel fazer spiccando. Tem fazer meio que liso e o próprio arco e região tocada faz com que o arco sai da corda, mas não pode pular na corda. E o acento na 1 nota e 3 nota, nem precisa, pois nesse tipo de lição é algo natural já acentuar a primeira nota.
.
Em relação a escalas, porque não colocam menores harmonicas e melodicas? Escalas ciganas?  E por que não colocam as maiores harmonicas? Escalas Bachianas? Escala dodecafônica?
.
O Laureux é apenas para iniciar os estudos, assim como o CCB, Ferrara, mas para o violinista começar a pegar uma técnica apurada tem que obrigatoriamente passar por Hans Sitt, Kayser e Kreutzer, ai começa a ser gente grande depois do Kreutzer.

.
Deveria ter um estudo de harmonia dentro da Igreja, pois muita gente não sabe o que é aciacutura, notas de passagens, apoggiatura e notas estranhas. Deveria ter um estudo de leitura ritmica com o Gramani, Orff e Pozzoli e estudar história da música, pois assim entenderiam o que é Detache barroco e Detache moderno, vibrato de corda do barroco, vibrato do dedo do barroco, vibrato de punho do romantismo etc, Apogiatura do barroco e apogiatura moderna!
.
Um forte abraço, meu irmão.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais  Empty Re: Metodo Alberto Curci - Tcnicas fundamentais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos