Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Percepção Musical I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Percepção Musical I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Percepção Musical I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Percepção Musical I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Percepção Musical I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Percepção Musical I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Percepção Musical I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Percepção Musical I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Percepção Musical I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Percepção Musical

Ir para baixo

Percepção Musical Empty Percepção Musical

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/10/2011, 10:10

======================

>>> Percepção Musical: <<<

======================
.

> Expressão Musical <
Estão sugeridas abaixo atitudes que lhe permitirão uma educação musical voltada à execução de música erudita.
.

> Interpretação de música erudita <
.
Abrimos a página de uma partitura musical ou um hino de sentido sacro, olhamos a fórmula de compasso, aguardamos a orquestra ficar pronta e entramos na primeira nota com o som do nosso instrumento.
.
Ops, você lembrou do compositor? Quais emoções o compositor quis passar com a transformação de seus sentimentos para a arte musical - na partitura? Foi amor, tristeza, alegria, pesar? É de louvor ou é de súplica? O quê, como, e por quê?
.
Se for uma música (melodia e harmonia) erudita com o objetivo de exaltar à Deus, é sacro. E assim, estamos certos de que o compositor não quis: gritar, sair correndo, desesperar-se por algo, expressar raiva ou ódio, nem tão pouco criou algo vazio ou improvisado. Mas fez tal partitura com: atenção, equilíbrio, dividiu vozes e sons, escolheu a 'cor' do som com tonalidades e acidentes, ouviu críticas e sugestões, adaptou sons e combinações sonoras na harmonia, tocou e alterou repetidas vezes o que compôs antes de concluir, refez tudo com novas idéias, e enfim, ele termina a obra!
.
Tudo isto, muitas vezes, fazem parte de 4 ou 5 pentagramas, divido em 4 vozes. Isto é história, isto tem história.

Interpretação é respeitar o compositor, sua história e seus objetivos. Tudo isto é a estrutura, o desenho da música. E esta expressão é de responsabilidade do músico para dar a formação com sons musicais regulares, definidos e afinados; conforme o seu ritmo, melodia e harmonia.
.
Conclusão: Lembre-se do compositor. Avalie o que é que você vai interpretar, e toque interpretando o que lê. Não toque simplesmente uma partitura: expresse o sentimento, isto é arte musical.
.

> Caminhos para interpretação <
.
Você deve sozinho escolher os caminhos para a interpretação, dividindo as emoções e organizando-as com a sua sensibilidade (e não com sua técnica).
.
Estas soluções para a interpretação musical são frutos de: inspiração, imaginação e intuição do ser humano; e por isto a maneira de "fazer / tocar" não pode ser ensinadas ou determinadas por meio de métodos. A liberdade é sua! Escolha os seus parâmetros pessoais.
.
O Por quê destes caminhos - isto não é metodologia O lado esquerdo do cérebro é responsável pelas artes, nossas emoções (raiva, dor, medo, luto, tristeza, felicidade e amor), a criatividade e a imaginação.
.
E agora, se você aprender a chorar ou a cantar igual seu amigo; você fez um aprendizado com uma técnica, você planejou fazer. E praticando isto você está usando o lado direito do cérebro, que é responsável pela técnica de um aprendizado específico. E por isto, a interpretação musical deve ser espontânea e sem aviso prévio.
.
Na música usamos várias técnicas e metodologia - sob o comando do lado direito do cérebro - para aprendermos a técnica (matemática de tempos, contagem, afinação), o instrumento (tocar, montar a palheta na boquilha, raspar palhetas, consertar), as articulações (legato, dinâmicas, duração, volume, crescendo diminuindo). Use materiais de apoio (partituras, áudio, vídeo) para desenvolver o bom senso e as emoções (lado esquerdo).
.
É muito importante, na arte musical, escolher como combinar as emoções e transportar estes sentidos para o instrumento musical usando a música.
.
Nós temos alguns aspectos de uma partitura musical para analisar, e sobre eles aplicar as nossas emoções - sob o comando do lado esquerdo do cérebro - usando toda inspiração e imaginações pessoais. Avalie os itens a seguir e tire suas próprias conclusões.
.
Obra: Analisar as frases da partitura, moldes, articulações, ascendências, andamentos, respirações e etc.
.
Frases: Verificar os pontos importantes para aplicar um efeito, melhor nota para um trinado ou appogiatura, etc.
.
Motivos: Escolher o tipo de sentimento (um ou mais) com um motivo para aplicar (se você está alegre, toca alegre, etc).
.
Articulação de notas musicais: Escolha de momento de atenção importante (ex: aquela nota ou passagem que encanta, alegra, confunde).
.

> A importância da música <
.
O ser humano possui em sua vida sete "dimensões": Física, Espiritual, Intelectual, Social, Profissional, Afetiva e Familiar. De todas as realizações do Homem, a arte é a que possui mais influência em todas essas dimensões da existência humana. E de todas as artes, a mais antiga é a Música.
.
Assim como o percurso da história do homem, na suas lutas e realizações, se desenvolve na medida de milênios, do mesmo modo a arte, expressão espontânea, necessidade da humanidade, floresce em tempos igualmente amplos. É uma exigência a tal ponto irresistível que não há momento do viver humano, por mais árduo que possa ser, que não se empenhe na criação artística.
.
A música é nossa mais antiga forma de expressão, possivelmente até mais antiga que a linguagem. De fato, a música é o Homem, muito mais que as palavras, pois estas são símbolos abstratos. A música toca nossos sentimentos mais profundamente que a maioria das palavras e nos faz responder com todo nosso ser.
.
Muito antes de o ser humano aprender a pintar, esculpir, escrever ou projetar algo, já sabia a produzir e apreciar os sons. Obviamente esses sons seriam hoje considerados apenas ruídos, mas considerando que "música é a arte de manipular os sons", o que o Homem primitivo produzia era música, ou um "embrião" musical.
.
O "instrumento" musical mais antigo que existe é a voz humana. Com ela, o homem aprendeu a produzir os mais diversos sons, e a agrupar esses sons, formando as primeiras linhas melódicas. Depois inventou os instrumentos musicais, que se multiplicaram e evoluíram ao longo da História. Muitos destes desapareceram, e a Música mudou muito em todo este tempo. Mas o gosto do ser humano pela música permanece intacto.
.
Para se estudar a Música, é preciso antes saber o que é música.
.
"A música exalta o espírito humano, é criativa, auto-expressiva e permite a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres."
.
Use este material como apoio do processo educacional da postura do estudante de música. Todos os conceitos e artigos sobre música atendem diferentes aspectos do desenvolvimento humano (físico, mental, social, emocional e espiritual), favorecendo o bem-estar e o crescimento das potencialidades do estudante, pois fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.
.
Você que é estudante de música, lembre-se que ao estudar qualquer instrumento, deve fazer com vontade e determinação; desempenhando o melhor de si com seriedade; lutando para aperfeiçoar o seu aprendizado na música e a cada dia dividir os seus conhecimentos no grupo de estudos. Assim teremos a possibilidade de nos aperfeiçoar como pessoas, com atenção a importância do respeito e consideração pelo seu próximo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos