Últimos assuntos
Top dos mais postadores
£ëø Mø®£ix | ||||
Alexandre | ||||
Louysie | ||||
Aleki3419 | ||||
Mayara Verginio | ||||
Dimas Barroco | ||||
Ozeias - MG | ||||
Lucas Amorim | ||||
El Justiceiro | ||||
Marcus V.S. |
Quem está conectado?
Há 19 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 19 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34
Proposta Pedagógica
2 participantes
Página 1 de 1
Proposta Pedagógica
========================
>>> Proposta Pedagógica: <<<
========================
>>> Palavras Positivas vs Palavras Negativas <<<
.>>> Proposta Pedagógica: <<<
========================
>>> Palavras Positivas vs Palavras Negativas <<<
Incentive: Diga "não" usando palavras positivas
.
Você sabia? Gastamos a mesma energia tanto para dizer uma palavra positiva quanto para dizer uma palavra negativa. Na verdade, a positiva exige menos energia.
.
Pesquisas revelam que, quando falamos palavras positivas, mesmo em circunstâncias difíceis ou situações problemáticas, o nosso corpo relaxa. Enquanto relaxamos, o fluxo sanguíneo aumenta para o cérebro. Um cérebro bem oxigenado tem mais probabilidades de pensar com criatividade, tomar decisões sábias, encontrar soluções racionais e produzir respostas para perguntas, inclusive as mais difíceis.
.
As palavras positivas facilitam os relacionamentos e o aprendizado e criam uma atmosfera de paz que proporciona descanço, descontracção, rejuvenescimento e sono, todos necessários para uma boa saúde.
.
A palavra negativa é antecedida do pensamento negativo. Há ocasiões em que a pressão sanguínea aumenta, e não conseguimos raciocinar logicamente.
.
Usando palavras positivas as coisas boas começarão a acontecer mais rápidas e com uma freqüência maior.
.
>>> As virtudes na comunição verbal e não-verbal <<<
.- As virtudes no ensino: amadurecimento, descobrimento, desperta, incentiva, entusiasmo, descontração, surpresa, reconhecimento, encorajamento.
.
- Ações de ensino: ler, tocar, ensinar, orientar, esclarecer, orrigir, indicar, compartilhar, conduzir, unir, idealizar, priorizar, zelar, acompanhar.
.
>>> Análise de caso <<<
.Pratique! Use termos positivos para dizer "não", ou seja, substituindo os termos negativos; e use o termo "nós" no lugar de "você", questionando o aluno sobre o próprio desempenho no sentido de sugerir a ele a auto-percepção da dificuldade da situação durante o processo de ensino da música.
.
Tudo isto favorece o aprendizado dos alunos e alunas.
.
Sr. Instrutor – Use as frases com criatividade, tal como os termos sugeridos a seguir:
.
• "Pode ficar melhor se nós tentarmos assim / solfejarmos assim / tocarmos com x/y articulação"
.
• "Precisamos corrigir / acertar esta parte-compasso / andamento"
.
• "Podemos corrigir este tempo.../ passagem / respiração / divisão..."
.
• "Vamos tentar novamente para fazer certo / para corrigir / para acertar..."
.
• "Nós vamos fazer outra vez / nós vamos voltar para solfejar corretamente..."
.
• "Você concorda que podemos melhorar / corrigir / acertar / voltar / repetir?"
.
• "Você concorda que se estudar mais ficará melhor para avançar a lição depois?"
.
>>> Dê o braço a torcer <<<
.O professor nunca quer dar o braço a torcer, mas para desenvolver a sensibilidade do aluno é preciso demonstrar a ele que estamos ali para ajudá-lo e que ele está integrado no grupo de estudos para alcançar o objetivo comum de todos: concluir a formação como músico para tocar na orquestra.
.
Ensinar é um ato de prazer, quando não dividimos conhecimento com prazer, é porque não estamos ensinando nada.
.
Estimule o aluno ao prazer de ouvir a música (sentir), escutar (perceber efeitos, articulações, dinâmicas), proponha atividades diversas que estimulem a expressão musical, e habilidades do coletivo como: atenção, concentração, percepções, noção corporal, orientação espacial e temporal, memória auditiva, sensibilização e percepção auditiva; vivência e percepção das propriedades do som (altura e intensidade); vivência e percepção das propriedades do ritmo (pulso e andamento); uso da voz e apropriação de exercícios respiratórios; habilidades motoras.
.
>>> Comunicação Positiva <<<
.O que os alunos apreciam na atitude do seu professor ou instrutor(a) de música:
.
1. Palavras de reconhecimento ou ações de recompensa.
.
2. Solicitação de contribuições - opiniões, estimativas e sugestões.
.
3. Demonstrações de interesse - por suas famílias, atividades, etc.
.
4. Informações claras sobre o que esperam deles.
.
5. Oferecimento de ajuda. Sensibilidade com sentimentos.
.
6. Serem chamados pelo nome. Respeito. Elegância.
.
7. Encorajamento e demonstração de confiança.
.
8. Manifestação de críticas de forma reservada, educada e construtiva.
.
O que os alunos não apreciam na atitude do seu professor ou instrutor(a) de música:
.
1. Fofocas - atitude mal educada, magoa as pessoas, destrói o moral.
.
2. Serem ignorados - não serem alvo de nenhuma manifestação verbal.
.
3. Críticas grosseiras, manifestada em oculto ou na frente de colegas.
.
4. Tratamentos ríspidos, como se os alunos fossem pessoas inferiores.
.
5. Reclamações constantes e destaque permanente de coisas negativas.
.
6. Falar alto, gritos e berros. Ameaças. Falta de atenção coletiva.
.
7. Linguagem chula e imprópria. Demonstrar irritação ou falta de paciência.
.
8. Falta de pontualidade, objetividade e/ou planejamento.
.
Usando palavras positivas as coisas boas começarão a acontecer mais rapidamente e com maior freqüência.
.
Você quer aprender mais? Pratique todas estas virtudes e ações, dividindo seus conhecimentos sem ciúmes, mas faça com prazer e felicidade.
.
“A música exalta o espírito humano, é criativa, auto-expressiva e permite a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.”
.
Use este material como apoio do processo educacional da postura do estudante de música. Todos os conceitos e artigos sobre música atendem diferentes aspectos do desenvolvimento humano (físico, mental, social, emocional e espiritual), favorecendo o bem-estar e o crescimento das potencialidades do estudante, pois fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.
.
Você que é estudante de música, lembre-se que ao estudar qualquer instrumento, deve fazer com vontade e determinação; desempenhando o melhor de si com seriedade; lutando para aperfeiçoar o seu aprendizado na música e a cada dia dividir os seus conhecimentos no grupo de estudos. Assim teremos a possibilidade de nos aperfeiçoar como pessoas, com atenção a importância do respeito e consideração pelo seu próximo.
Última edição por £ëø Mø®£ix em 9/3/2015, 14:01, editado 3 vez(es)
aula de música
Pessoal na aula de música onde sou instrutor estou tem muita dor de cabeça, os alunos vem passar a lição do método e simplesmente não contam tempo, eles nem sabem o que é metrônomo, é difícil por na cabeça deles principalmente das crianças que a contagem de tempo é importante, normalmente eles contam o tempo com o pé rsrs levar um metronomo para a igreja não seria uma boa idéia ... alguem de voces tem problemas semelhantes nas aulas de musica ?
Lucas Amorim- Mensagens : 147
Pontos : 162
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 39
Re: Proposta Pedagógica
Lucas Amorim escreveu:Pessoal na aula de música onde sou instrutor estou tem muita dor de cabeça, os alunos vem passar a lição do método e simplesmente não contam tempo, eles nem sabem o que é metrônomo, é difícil por na cabeça deles principalmente das crianças que a contagem de tempo é importante, normalmente eles contam o tempo com o pé rsrs levar um metronomo para a igreja não seria uma boa idéia ... alguem de voces tem problemas semelhantes nas aulas de musica ?
Cara todos os músicos de Igreja tem problemas com ritmica. Principalmente os da Congregação. O Bona não resolve parte ritmica. É coisa do passado, coisa ultrapassada, diria de museo.
.
Na escolinha que eu era instrutor tinhamos sérios problemas com ritmo. Eu levava o meu metronomo, mas quem diz que adiantava? Os irmãos não gostam de gastar dinheiro com metronomo. Acham desnecessário. Parece eu você está xingando eles de palavrão quando pede para comprar um metronomo para estudar em casa.
.
O que resolve problema de ritmica é Pozzoli. Mas tem que ter um baita professor para aplicar o Pozzoli, com auxilio do bona fica bom. Pois o Bona é bom para resolver leitura de notas, mas deixa o aluno ruim de ritmica. Para resolver ritmica é Pozzoli, Prince e o Gramani. Aplicou os 3 métodos, o cara fica bom de ritmica.
.
É claro com auxilio sempre de um metronomo para estudar. Devemos solfejar tudo que for estudar antes de passar isso para o instrumento.
.
Eu tenho alguns métodos de ritmica no meu material de estudos que estou vendendo. É um investimento excelente para quem é instrutor ou professor de música. Eu parcelo no cartão de crédito. Quem quiser só me adicionar no MSN: violinistamorlix@hotmail.com
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar
» Qual o Melhor cavalete
17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar
» Plano de estudo
26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio
» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista
» É necessário levar o violino ao Luthier?
11/4/2018, 16:06 por Jhony18
» Liuxi é bom?
11/4/2018, 16:04 por Jhony18
» Violino Christina v5 v9
11/4/2018, 16:02 por Jhony18
» TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira
» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira