Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Vamos debater?  I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Vamos debater?  I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Vamos debater?  I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Vamos debater?  I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Vamos debater?  I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Vamos debater?  I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Vamos debater?  I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Vamos debater?  I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Vamos debater?  I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Vamos debater?

4 participantes

Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Vamos debater?

Mensagem  Mayara Verginio 12/5/2012, 21:40

Galerinha, pensei em abrir um tópico justamente para criarmos debates. Somos de denominações diferentes, temos gostos diferentes apesar de todas as coisas em comum. Acho que será muito interessante, cada semana propormos um tema que será discutido somente naquela semana e na seguinte propormos outro e assim por diante.

O que acham? Claro, tudo com ordem e decência.
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Vamos debater?

Mensagem  Ozeias - MG 16/5/2012, 18:08

Muito interessante Mayara, eu acho uma ótima ideia vamos colocar em prática então ok!
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  Mayara Verginio 16/5/2012, 21:20

Vamos buscar mais seres argumentadores então... rsrs
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/5/2012, 01:53

Vamos falar sobre o que essa semana? Eu sugiro Música nas escolas públicas. O que acham?


Última edição por £ëø Mø®£ix em 7/7/2012, 15:56, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  Mayara Verginio 17/5/2012, 18:32

Ótima ideia!
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  Micheli Machado 17/5/2012, 20:39

Bom, então para começar, agora na minha cidade, é obrigatório o ensino de música nas escolas municipais para crianças e adolescentes que cursam até o nono ano. Bom, parece uma boa ideia visto que aumenta o campo e oportunidade de trabalho para formados em música e as crianças têm mais oportunidade de ter contato com esse tipo de arte, porém aqui está uma bagunça. O que era para ser uma aula de música é somente aula de musicalização e de uma forma completamente desorganizada, visto que o profissional é obrigado a dar aula para 35, 40 alunos de uma vez e não possuem nenhum tipo de material, instrumento nem nada.
Pela lógica, como se tornou obrigatório deveria-se ter instrumentos como flauta doce e instrumentos de percussão, pelo menos, mas não acontece. Os professores tentam improvisar os instrumentos, mas é realmente difícil. Conheço pessoas que estão desistindo de dar aula na prefeitura por falta de recurso e o cansaço de dar aula para 40 crianças que não querem saber de nada ao mesmo tempo.
Na verdade, eu como professora enfrento a mesmíssima coisa, mas não dá pra desistir , porque afinal é um trabalho néh, mas penso que com a música é diferente, exige concentração e disciplina e isso não dá pra fazer com 40 alunos de uma só vez.
O que vocês pensam a respeito?
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/5/2012, 15:43

Bom, em Poços de Caldas a coisa começa a caminhar para colher os frutos.
.
Em um escola antes de virar lei, já tinha um orquestra. Deu oportunidade de trabalho pra quem saiu do curso técnico e outros profissionais que tocam na Orquestra Sinfonica. Descobriu alguns talentos como minha amiga ex companheira de estante que começou na escola tocando flauta doce e posteriormente violino. Sua irmã seguiu o mesmo caminho. Hoje ela é chefe do 2 violino na orquestra que toco e Spalla da orquestra da orquestra de sua escola. Já vai fazer o curso técnico e já toca na Orquestra Sinfonica e de vez enquando ganha caches tocando em lojas como o Magazine Luiza.
.
Já sabe o que quer ser, violinista profissional. E já mostra um grande talento.
.
E outros já seguem o exemplo dela e estamos vendo um bela orquestra se formar na escola. Os instrumentos são precários e desajustados, mas não falta boa vontade por parte de algumas pessoas.
.
É bem bagunçado e desorganizado, mas o négocio já iniciou e começa a achar o caminho.
.
Outras escolas começam a correr atrás. Seguindo o bons frutos dessa escola.
.
O importante mesmo da música nas escolas é o desenvolvimento da disciplina, do racionio, da responsabilidade e eu vejo mais além do profissionalismo e uma forma de dar oportunidade para quem apenas precisa de um incentivo para desenvolver sua capacidade de trabalhar e conquistar o respeito perante a sociedade injusta e cruel com os menos favorecidos. Porque quem é rico nunca passou fome, tem um visão bem diferente do que é realidade pra essas comunidades carentes.
.
Eu como já passei por situações dificeis tenho outra visão da coisa. Eu acho sim que fez bem toda essa ideia que partiu do esforço do nosso Heitor Villa-Lobos lá em 1930 e pouco. Por ai mais ou menos.
.
O que falta é investimento do Governo em dar um maior incentivo com uns instrumentos mais decentes e condições melhores para se trabalhar.
.
Creio que seria melhor fazer grupos de 4 em 4 em 1 hora de aula. O que falta é profissionais dispostos ensinar. Creio que o governo peca em pegar professores para treinar para lecionar. Música deve ser ensinada por músicos. Quem respira música e ama a música. O Governo deveria sim incentivar alunos do Curso Técnico em Música, Alunos da Faculdade de Mùsica e claro músicos de Orquestras Profissionais a trabalhar com crianças.
.
Porque professores de música são raros e poucos que tem estão dentro do Conservátorio. E mesmo assim falta demais a oportunidade pra eles viverem de música.
.
Então creio que deveriam incentivar as empresas a patrocinar Orquestras Sinfonicas e dar bolsa de estudos pra os músicos da orquestra que não tem diploma em mãos e já encaminhar esses profissionais aos projetos de música.
.
Flauta doce e coral não leva ninguem para frente, é um começo, sim! Mas, devemos pensar em projetos que desse oportunidade de emprego depois de um primeiro passo nas escolas, seguiriam os mais esforçados e alguns talentosos para o Conservatorio (Talento não quer dizer sucesso e nem esforço. Só vencem quem é esforçado, o talentoso geralmente fica pelo meio do caminho). E um bolsa de estudos para Faculdade em Instrumento ou Licenciatura, Composição, Regencia enfim criar um meio musical, trabalho, oportunidades e qualidade de ensino e defender a cultura do nosso povo.
.
Mostrar e cultuar as ideias de Villa-Lobos, Camargo Guarniere e tantos outros nacionalistas e grande nomes da música erudita brasileira. Desenvolver a música erudita em nosso pais. Só quem é de 1 mundo, preserva sua cultura. Uma das formas de se preservar a cultura e passar adiante é a música. Nós brasileiros temos a memoria muito fraca e achamos que tudo que é estrangeiro é bom. Não conhecemos nossa riqueza na música e nas artes e outras areas. Não é só futebol e carnaval. Temos que ser o Brasil com S e não com Z.
.
O importante não é so um estilo, deveriam abrir espaço para o erudito. Mas quem tiver mais voltado pra popular também, incentivar e relembrar nossa raiz folcorica. Os choros, lundus, os grande cantores da época do radio onde só quem sabia realmente fazia música. Os nosso poetas que compunham como Noel Rosa.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 3/6/2012, 11:16, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  Mayara Verginio 31/5/2012, 22:41

Então, estão com esse projeto de lei mesmo de colocarei aulas de música como obrigatório nas escolas públicas, mas...
O que achei ridiculo foi que QUALQUER PROFESSOR PODE DAR AULA, não importa se ele é um prof. de geografia se ele quiser ele da aula de música, achei isso ridiculo! Quem deveria das aulas é alguém realmente formado em música, que tenha um conhecimento sólido no assunto, ai aulas vão se tornar do tipo "Vamos ouvir uma musiquinha e valiar o seu conteúdo" vai aparecer umas coisas espantosas...
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/6/2012, 10:59

Bom eu também sou da sua opinião. Assino em baixo de tudo que você colocou.
.
Pelo entrelinhas que eu estou a par. O négocio é que não tem professores formados em Música (Eu digo músicos mesmo, professores de Mùsica mesmo), sufientes pra esse mercado que se abriu. E o governo e municipios não estão dispostos a pagar um sálario decente para tais professores.
.
Solução barata e menos eficaz foi pegar um professor de Matematica, Geografia (Ou seja nem tem aptidão e vontade pra música) e colocar em um curso de capacitação relampago onde aprender a dar meia dúzia de notas desafinadas na flauta doce e botar eles para suprir a necessidade do Escolas públicas.
.
Creio que isso não funcionara por muito tempo, e vai causar problemas sérios na musicalidades de quem realmente se interessa por ser profissional.
.
Nem vou falar o que eu penso de verdade, pois muitas pessoas ficaram bastante bravas comigo.
.
Mas a realidade é esse.
.
Eu penso um pouco diferente, deveria sim, colocar que tem isso na véia, tem muita gente já e músico a muito tempo, e colocar cursos técnicos em música com um nivel elevado de aprendizado e formar esses profissionais que vivem e respiram música 24 horas para dar aulas em escola.
.
Deixa os professores de geografia preocupados com Placas Tectonicas. Matematicos com a Geometria. professores de História com o Hitler e Português com literatura Guimarães Rosa.
.
Quem quiser aprender, deve seguir toda uma trajetoria por vontade propria, não preocupados apenas em aumento o pobre salário que nossos professores recebem em escola pública.
.
Musica deve ser ensinada pro músicos.
.
Já pensou se a moda pega os Fisicos resolvem ensinar Medicina? Os professores de Biologia ensinam Politica? Os professores de Português ensinam eletronica?
.
Só no Brasil acontece isso.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos debater?  Empty Re: Vamos debater?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos