Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Meus primeiros 3 meses no violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Meus primeiros 3 meses no violino

+2
Micheli Machado
Luís Azevedo
6 participantes

Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 28/7/2012, 18:32

.


Última edição por luis A. em 17/5/2013, 19:14, editado 1 vez(es)
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty O arco

Mensagem  Micheli Machado 30/7/2012, 12:18

Amigo, cuidado com a mão no arco. O seu dedo mindinho parece que está fazendo flexão. Observe também o polegar. Acredito que tenha algumas imagens na net de como segurar o arco.
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 30/7/2012, 12:22

Muito obrigado pela dica, estou msm tendo muitas duvidas e dificuldades relacionadas ao arco, ha varias tecnicas diferentes e algumas informaçoes na net sao um pouco contraditorias, mas vou pesquisar mais para aprender a forma correta.

Muito obrigado pela ajuda, um grande abraço!!!
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Micheli Machado 30/7/2012, 14:30

luis A. escreveu:Muito obrigado pela dica, estou msm tendo muitas duvidas e dificuldades relacionadas ao arco, ha varias tecnicas diferentes e algumas informaçoes na net sao um pouco contraditorias, mas vou pesquisar mais para aprender a forma correta.

Muito obrigado pela ajuda, um grande abraço!!!
Olá,
Bom , todos os métodos para violino que tenho aqui em casa concordam em uma coisa: Como segurar o arco. Pega o método da CCB que tem as ilustrações de como segurar o arco. O do Ferrara tem as fotos da maneira correta. Não se preocupe, o arco é mesmo bastante complicado.
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 30/7/2012, 14:32

Obrigado, vou procurar esses metodos na net, abração:D
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  El Justiceiro 30/7/2012, 20:28

Cara parabéns, vc tem o dom.. mas veja bem as técnicas. Eu estou tocando há mais de 9 meses e não estou tocando 1% do que você está tocando. continue firme..
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 30/7/2012, 20:56

eljusticeiro escreveu:Cara parabéns, vc tem o dom.. mas veja bem as técnicas. Eu estou tocando há mais de 9 meses e não estou tocando 1% do que você está tocando. continue firme..

Noh muito obrigado!!! Embarassed eu estou me esforçando, apesar de eu nao saber ler partituras eu conheço bastate teoria, e isso tem me ajudado demais... Se vc tiver alguama duvida teorica eu posso ate dar uma ajudinha... e juntos vamos todos atingir nossos objetivos.

Valeu msm!!! Um grande abraço!!!
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Micheli Machado 30/7/2012, 21:00

luis A. escreveu:
eljusticeiro escreveu:Cara parabéns, vc tem o dom.. mas veja bem as técnicas. Eu estou tocando há mais de 9 meses e não estou tocando 1% do que você está tocando. continue firme..

Noh muito obrigado!!! Embarassed eu estou me esforçando, apesar de eu nao saber ler partituras eu conheço bastate teoria, e isso tem me ajudado demais... Se vc tiver alguama duvida teorica eu posso ate dar uma ajudinha... e juntos vamos todos atingir nossos objetivos.

Valeu msm!!! Um grande abraço!!!
Luis, quanto tempo você pratica por dia? Está utilizando algum método? Se quiser melhorar sua leitura use pegue um método de solfejo Bona, é super bom.
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 30/7/2012, 21:24

Eu nao pratico muito, pq estudo de dia e trabalho a tarde, entao quando chego em casa é a hora da galera ver novela srsrsrsrsr, no primeiro mez eu tentava tocar 1h por dia, agora chego a ficar uns 2 dias sem tocar e as vezes soh pego no violino por 15 minutos... mas sempre q pego fasso exercicios de escalas, toco as escalas o mais rapido q consigo, e depois toco lento tentando fazer vibrato em todas notas, depois desses exercicios eu coloco bases no youtube(como a do video q gravei) e fico improvisando por cima...

eu nao estou utilizando nenhum metodo... com relaçao ao solfejo, eu ate tenho um livro(q nunca li), mas tenho um pouco de preguiça srsrsrsrsr, eu sei q eu devia estudar isso mas eu dou mais atençao a improvisaçao... eu gostaria muito de ter tido oportunidade de estudar musica em conservatorios e tal...mas nao tive essa oportunidade, entao eu tento passar as ideias da minha cabeça para o intrumento, e vou buscando ampliar meu vocabulario de melodias aos poucos....

Um grande abraço!!!
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Mão esquerda e mão direita

Mensagem  ANDRERIBEIRO 31/7/2012, 08:00

Olá, Bom dia.

Continue se esforçando! vc com certeza chega lá!

Dica; evite apoiar o braço do violino na palma da mão esquerda, isso faz com que vc segure o violino na mão atrapalhando a liberdade de movimento dos dedos.

Dica 2; deixe o punho da mão direita um pouco mais flexivel, para que o movimento do arco seja mais perpendicular as cordas

(pra não ficar indo pra frente e para trás).

Dica 3; pesquise muito, afinal hoje temos o "Violino Brasil" pára nos ajudar.

Você parecer ter um estilo tipo country. achei bacana.

Boa sorte

ANDRERIBEIRO

Mensagens : 9
Pontos : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 31/7/2012, 09:51

ANDRERIBEIRO escreveu:Olá, Bom dia.

Continue se esforçando! vc com certeza chega lá!

Dica; evite apoiar o braço do violino na palma da mão esquerda, isso faz com que vc segure o violino na mão atrapalhando a liberdade de movimento dos dedos.

Dica 2; deixe o punho da mão direita um pouco mais flexivel, para que o movimento do arco seja mais perpendicular as cordas

(pra não ficar indo pra frente e para trás).

Dica 3; pesquise muito, afinal hoje temos o "Violino Brasil" pára nos ajudar.

Você parecer ter um estilo tipo country. achei bacana.

Boa sorte

Muito obrigado pelas dicas, vou dar atençao a esses detalhes Very Happy

Abraçao!!!
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Johnny Quest 31/7/2012, 15:31

Antes de mais nada parabéns por fazer e postar o video.

Eu também estou começando com violino, e sei como é complicado esse instrumento no começo.
Mas o pior mesmo são os vicios que se adquirem, que sempre o meu professor me corrige nas aulas. Com professor já
acho complicado, imagino sem então.

Com certeza o leo é a pessoa mais indicada para te ajudar, mas vamos lá, posso dar umas dicas neh.
O principal mesmo é a forma com que estas segurando o violino com o braço esquerdo, é um vicio que também já tive,
de parecer segurar uma bandeja de garçom. Tente manter mais reto e relaxado sua mão e seu antebraço. Tem alguns métodos com figuras mostrando isso.

Outro ponto é não movimentar muito seu braço para os lados, somente movimentá-los para cima ou para baixo ao mudar de cordas com o arco.
Assim como você é também iniciante, o ideal, algo que meu professor sempre me chama atenção, é em deixar a crina e o pau do arco retos, sem tombar um pouco o pau do arco para o lado, isso no começo, pois atrapalhará no aprendizado de algumas tecnicas inicialmente. Depois, quando tiver num nivel bom, poderá meio que tombar para o lado o pau do arco, assim como a maioria dos violinistas profissionais fazem.

Outra dica que meu professor sempre fala é de tocar mais próximo do cavalete em vez de próximo ao espelho.

O angulo que você está deitando seu violino pode dar dor de coluna no futuro, meu professor corrigiu isso em mim uns meses atras pedindo para levantar mais o violino mantendo uma coluna mais reta.

Outro conselho oportuno seria deixar de fazer vibrato inicialmente, pois ocasiona desafinação e aprender bem a 1° posição super afinado sem precisar olhar para o violino e então começar a estudar as outras posições. Somente depois que estiver familiarizado com as posições, aprender as tecnicas como vibrato, isso é algo que meu professor tem como mantra comigo.

Como iniciante também, falo que o pior no violino é desaprender os vicios, pois é a coisa mais facil de se adquirir.

Mas sem dúvidas o conselho principal seria procurar um professor numa cidade próxima a sua e escolher um bom método para te ajudar a evoluir.

Desculpe qualquer coisa, e continue a evoluir, parabéns..

Johnny Quest

Mensagens : 11
Pontos : 17
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 31/7/2012, 17:56

Muito obrigado, antes eu estava achando que seria muito dificil aprender as posturas corretas sem professor, mas me anima muito saber que tenho varios professores aqui Very Happy , as dicas de todos tem me ajudado muito.

Obrigado galera!!! Abraços!!!
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/8/2012, 01:18

luis A. escreveu:Muito obrigado pela dica, estou msm tendo muitas duvidas e dificuldades relacionadas ao arco, ha varias tecnicas diferentes e algumas informaçoes na net sao um pouco contraditorias, mas vou pesquisar mais para aprender a forma correta.

Muito obrigado pela ajuda, um grande abraço!!!

Meu amigo, acontece que existe várias escolas violinisticas: russa, franco-belga, italiana, alemã, japonesa.
.
Não existe certo ou errado em técnicas, cada professor vai puxar sardinha para uma escola.
.
O que não pode acontecer é certos vicios como levantar o dedo mindinho.
.
Você vai ouvir muita coisa contraditória. Pois no Brasil não se segue um padrão, mas sim uma mistura de cada escola. Pega um pouquinho da escola russa, um pouco da escola alemã e faz uma mistureba.
.
O ideal é você segui um padrão de escola: os grandes violinistas recomenda a escola russa que é maior fabrica de virtuoses do mundo.
.
O próprio Paganini, li a respeito em algum lugar uma teoria que ele teria estudado a técnicas da escola alemã. Claro ele tinha começado na escola italiana.
.
O importante é sempre seguir a orientação de um professor com formação e que tenha uma vasta experiencia. Só assim você vai conseguir um padrão para desenvolver com o tempo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/8/2012, 01:25

luis A. escreveu:Eu nao pratico muito, pq estudo de dia e trabalho a tarde, entao quando chego em casa é a hora da galera ver novela srsrsrsrsr, no primeiro mez eu tentava tocar 1h por dia, agora chego a ficar uns 2 dias sem tocar e as vezes soh pego no violino por 15 minutos... mas sempre q pego fasso exercicios de escalas, toco as escalas o mais rapido q consigo, e depois toco lento tentando fazer vibrato em todas notas, depois desses exercicios eu coloco bases no youtube(como a do video q gravei) e fico improvisando por cima...

eu nao estou utilizando nenhum metodo... com relaçao ao solfejo, eu ate tenho um livro(q nunca li), mas tenho um pouco de preguiça srsrsrsrsr, eu sei q eu devia estudar isso mas eu dou mais atençao a improvisaçao... eu gostaria muito de ter tido oportunidade de estudar musica em conservatorios e tal...mas nao tive essa oportunidade, entao eu tento passar as ideias da minha cabeça para o intrumento, e vou buscando ampliar meu vocabulario de melodias aos poucos....

Um grande abraço!!!

Para leitura ritmica, pega o Pozzoli, cara. É melhor e mais eficiente método de leitura ritmica.
.
O Bona é coisa ultrapassada e não funciona.Ele é bom para leitura de nome de notas, mas deixa a ritmica completamente deficiente.
.
Leitura de nome de notas, qualquer método de violino vai te ajudar a desenvolver o nome de notas. Já parte ritmica, só com treinado diario do Pozzoli desenvolvendo a coordenação motora em diversas atitividades dos membros superiores, inferiores e fala.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/8/2012, 01:47

Olá, meu grande amigo! Tudo bem contigo?
.
Finalmente ontém (dia 29) eu consegui ver o video, eu anotei aqui algumas particularidades, mas não tive tempo de postar no Fórum, começaram minhas aulas, eu fico extremamente atarefado.
.
Vejo que algumas orientações, alguns amigos acima já lhe informaram, mas não gosto de deixar nada que eu fiz sem postar, então vou aos pontos.
.
Cara, não se assuste, eu sou mais de criticar do que elogiar. Não com intenção de antigir a pessoa, mas de abrir os olhos para que a pessoa venha a ter uma atitude e provoque uma evolução nos estudos.
.
Principais erros a serem corrigidos urgentemente:
.
> Postura <
.
Postura é algo sério, diria fundamental, pois ela é a estrutura necessaria que todo violino tem que ficar constamente atento, pois ela influencia diretamente na tocalidade, sonoridade, afinação e também expressividade.
.
Primeiro ponto: Postura em segurar o violino! Está bravo o negocio cara. Você está com as costas curvadas e barriga para fora. Deveria ser ao contrário, peito para fora e barriga para dentro quase como um canário do reino. Elegancia é tudo em um violinista, pois ele é o centro da atenção logo de cara. Acho que todo mundo olha para os violinistas, as gatas adoram ver o arco subindo e descendo no bom sentindo, e todos querem ver um solo maravilhoso, entender as arcadas em relação as notas.
.
Existe sim também outra questão preocupante que é doenças causadas por posturas repetivas e pelas más posturas, como tendenite, dor nas costas, dor nas pernas. Porque se você colocar os pés errados, não vai conseguir equilibrar o peso, isso gera tensão e insegurança, parece que o violino vai cair, começa aquela dorzinha nos tendões e quando ver, trava os dedos e arco. Tudo isso por causa da postura incorreta do corpo.
.
Cara, o violinista, deve tocar fazendo o minimo de movimento possivel ou quase nulo, principalmente em notas rápidas e no meio do arco. Jamais se move o braço direito como você faz, cara. O braço deve ficar imovel, só vai mexer ele quando você mudar de corda, não pode mexer nem o anti braço, apenas segue o movimento quando se usa um pouco de arco, mas quando menos arco, menor sera esse acompanhamento. Todo o movimento de notas rápidas, devem ser feitos com o movimento da mola do pulso. Braço e anti Braço imovel. Movimento apenas do pulso. Não se esqueça.
.
Sobre a mão esquerda, ela deve ficar reta cara, pulso, antebraço, segue uma linha reta na vertical na 3 posição, na primeira posição o ante braço fica quase que diagonal. Vai começar a arredondar somente os dedos e dobrar somente 2 e 1 falanges.
.
Jamais toque dobrando a palma da mão e encostando no braço, nem para vibrar se fazer isso.
.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/8/2012, 02:18


O seu pulso do braço direito, cara tem algo errado, o pulso está curvado, não faça isso, o você deve colocar o pulso sempre acima do arco, principalmente na corda sol onde precisa uma friçcão e peso maior do arco para ter uma sonoridade bonita, uma entonação limpa. O Empunhamento de arco, deve ser os dedos anular e médio sobre o abalone um pouco abertos, mas não muito, deve ter uma certa vão entre eles. O indicador deve estar sobre o arame, por isso que ele existe, para dar uma agilidade maior e o mindinho deve estar dobrado sobre a vareta do arco, recomenda-se estar sobre o parafuso da crina (Graduador da crina).
.
Estando nessa posição, você vi conseguir fazer os movimentos de pronação e supinação que consiste em tirar o peso do arco quando ele estiver no talão atraves da pressão do dedo mindinho sob a vareta e também pressionar o dedo indicador sobre a vareta para ter mais som.
.
O que faltou muito foi a vibração da corda, cadê a ressonancia dos harmonicos no ar? Tem que tirar o som com vontade e gosto, deixando o a corda vibrar e ter maior sonoridade.Não é questão de volume de som, mas de entonação, imaginando que o seu violino é o Pavaroti.
.
O seu som falta sonoridade, porque o movimento do arco é completamente torto e sem paralelismo ao cavalete, para ter um movimento reto do arco você vai precisar o conjunto mola e amortecedor do pulso do braço direito.
.
Primeiro vai precisar trabalha o desmunhecamento do pulso. É sério cara! rs* Mas no bom sentindo.
.
Coloque um metronomo em 60 bpm, pega o metodo Bernardo Ferrara e vai trabalha as dinamicas de arco nas 15 primeiros liçoes do metodo.
.
Vai ter que começar aos poucos para não contrair tendenite, porque esse movimento do pulso é incomum e não pode ser forçado, no começo doi um pouco, mas não pode forçar.
.
Divida o arco em 3 partes iguais com o durex.
.
Na parte que é final do meio e ponta é a região que você precisa trabalha.
.
Faça em minimas, depois seminimas e depois colcheias, fazendo o pulso desmunhecar, arco pra cima e baixo. Só na ponta, já aproveita e vai treinando afinação, porque essa lição é cheia de intervalos de terças, quintas etc. Nunca pare o arco quando erra uma nota, continua em corda solta fazendo o ritmo que estiver trabalhando e vai com o dentilhado, no ritmo da batida do metronomo.
.
Um pre aquecimento é você fazer isso sem o arco, segure sua mão direita com ponta dos dedos da esquerda com a costas da palma virada para você e vai forçando para que o pulso forme um quadrado ao esticar os braços para frente.
.
Depois faça o exercicio de arco em cordas soltas somente na ponta.
.
Depois faça o exercicio do Ferrara.
.
Vejo que a região de contato do seu arco é muito longe do cavalete, isso provoca um som harmonico e fraco, pois quando mais longe do cavalete, mais harmonico e piano fica o som. Aproximar do cavalete fica mais intenso, forte e nitido.
.
Se quase que relar no cavalete fica arenoso e bem rispido.
.
Esse dedo mindinho levantado é um vicio terrivel, e ainda ficou torto. Ficou sem ação da técnica de pronação e supinação, principalmente no talão, gera uma inseguração, instabilidade no arco terrivel fora questão do equilibrio do som nas diferentes regiões do arco, por isso fazemos a técnica de pronação e subinação é justamente para que na ponta o som fica mais forte e no talão mais fraco com a ação dos dedos indicador na ponta e mindinho no talão.
.
O que tem falta é organização nas arcadas, você não sabe qual região do arco trabalhar, quando é ponta, fica um movimento muito estranho do braço também. Movimenta em excesso quando não deveria nem mover o braço.
.
Para planejar arcadas e estudo do Sevick op 2, vai trabalhar diferentes golpes de arco em diferentes regiões do arco.
.
Vai dar uma potencia incrivel no seu braço direito.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/8/2012, 02:42

Um problema de expressividade são esses glissandos em algumas notas. Para corrigir isso é usar a técnica de atencipação dos dedos, que devem chegar antes do arco. Tudo que puder atencipar os movimentos no violino é melhor. Principalmente no dentilhado do violino.
.
Agilidade está boa, realmente gostei muito.
.
Mas afinação está bem desafinado. Não adianta tocar rápido, o mais importante é tocar afinado, agilidade vem com o tempo, mas afinação, vai tocar desafinado sempre, não melhora. Então procura sempre trabalhar afinação, não precisa estudar fusa, semifusa, quartifusa. O importante é estudar minima, seminima e colcheias, mas que estejam realmente verdinhas no afinador digital e principalmente que soem bem no seu ouvido.
.
Não vi você usar talão! Por acaso você comprou o seu arco a prestação e ainda não pagou a região do talão? rs*
.
Vejo você usar pouco a região do meio. Você está muito indeciso e fica quase no meio e quase na ponta. Uma região bem indefinida para essas notas que você fez. Principalmente em notas rápidas, pode usar o meio do arco, mais proximo ao talão, por causa do peso do talão, para tirar a tensão do indicador e para facilidade o movimento alternado entre duas cordas, importante em cordas alternadas, posicionar o braço no meio das duas para facilitar a mudança de corda, sem precisar ficar mudando a posição do braço direito em relação a corda que vai tocar.
.
Eu vi uma mudança errada do movimento do braço esquerdo no portamento e o pulso pra subida da 3 posição.
.
Tem que deixar o pulso reto e subir com precisão, se localizando pelo dedo polegar e pelo deslize do dedo base sobre a corda.
.
Outro problema foi leves acentos na nota. Está errado, tem que bater e manter aquela projeção sonora até o fim da nota,a não ser que a partitura peça essa técnica de acentos.
.
Outro problema de postura foi que braço esquerdo não acompanha o movimento das cordas que você está tocado. Se for a corda sol braço para dentro, se for corda mi, braço para fora. Corda Ré levemente para dentro, Corda La, levemente para fora.
.
O braço direito está super baixo, não tem peso as notas, movimento inconstante de sonoridade. Tem que levar o braço acima do talão sempre, principalmente na corda sol que existe uma pressão forte e um movimento de friccionar bem firme para gerar um som sem parar e sem falhas.
.
Quando estava na 3 posição fez postura correta da mao, reta!
.
Glissando a nota para achar 3 posição, jamais faça isso. Levante o dedo e martele ele novamente, errou? Faça até conseguir afinação correta. Mesmo que fizer certo, faça diversas vezes para gravar o som na cabeça.
.
Arco com a crina torta vai ficar sem som. Tem que tocar com o arco reto porque quando mais crina tiver na corda, maior será a entonação e sonoridade.
.
De uma olhada nesse dentilhado da 3 para 5 posição, está muito estranho, talvez seja interessante você antecipar a mudança um pouco anter usando mais dedos bases para o apoio como 1 dedo e 2 dedo.
.
Não adianta pular do 3 ou 4 dedo sem referencias, vai desafinar sempre a nao ser que você estude muito portamento, isso é coisa de 2 ou 3 anos de violino para estudar.
.
O arco tem que deslizar como se fosse mateiga, tipo cremosa, deliciosa, sentindo cada nota vibrar a corda.
.
Tem uma nota no final do video, bem desafinada, você fica tocando diversas vezes e não prestou atenção, mas soa bem desafinada, tem que se ligar para essas coisas, por isso e importante decorar a musica porque você começa a prestar atenção nesses lances e não fica tão concentrado na leitura da partitura.
.
Os glissandos, estão muito exagerados, um ou outro ao mudar de posiçõo, mas não todas as mudanças, tem hora que parece um gato miando com todo respeito.
.
Leva o dedo para portar as notas, ou glissa rápido, isso ajuda ter mais precisão ao mudar de posição e ter uma qualidade de som maior.
.
Tem horas que você desloca sua forma de mão do nada. Poxa os dedos tem que sempre estar na posiçãoo de dentilhado, mesmo que não tiver usando, quando mais rãpido, mais próximo das cordas devem estar.
.
Jamais deslocar muitos os dedos e tirar a forma de mão do lugar!
.
Não vi em momento algum vocÊ deixar os dedos na corda como apoio. Tem que tocar não somente dentilhando mas já deixar os dedos na corda para decorar a forma de mão e gravar o lugar das distancias entre os dedos corretamente, principalmente em posições que não somos acostumados a tocar com muitos sustenidos ou bembois.
.
E para agilizar o dentilhado, é mais fácil você bater a nota ou já estar com o dedo abaixado e somente ir com o arco na hora certa? Limpa os sons harmonicos indesejados e fica com um som mais puro.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/8/2012, 02:52

Vamos falar de expressividade!
.
Não vejo você dar um certo peso nas notas em que são cabeca de tempo.
.
Subindo a escala é subindo a intensidade do som, não vejo você crescer o som fica apagado.
.
Tem ter esse colorido no fraseado.
.
Nunca repita uma frase igual a outra. Quando for fraseados repetidos, faz um forte e outro piano
.
Vibrato está legal e está vibrando, isso mostra que você não tem tensão na mão nem no braço, mas esquece isso cara.
.
Primeiro acerta questão do arco, constroi um som legal depois você bota o vibrato.
.
Lembre que o vibrato é subdivisão do nota.
.
O mais indicado é vibrar em semicolcheias isso tem que ser estudado em separado para não ficar vibrando brega (Não é o seu caso, mas fica a dica).
.
Vibrato é ultima coisa que se estuda.
.
O que se deve focar em seus estudos?
.
Primeiro Postura.
.
Segundo Ritmica.
.
Terceiro afinação.
.
Quarto arco.
.
Quinto Expressividade ai entra vibrato que faz parte.
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição. Trabalhe esses aspectos que eu te orientei.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Luís Azevedo 1/8/2012, 05:13

Leo, muitissimo obrigado por uma critica tao detalhada!!! Cara isso me deixa muito contente, nem sei como te agradecer!!! Vou ler e reler (e reler novamente srsr) todos seus comentarios e tentar corrigir cada topico. Como eu ja disse onde eu vivo nao ha professores e consideraçoes como essas que voce fez (e todos outros tmb) tem um enorme valor pra mim. Vou trabalhar intensamente cada ponto!!!

Mais uma vez obrigado a todos, Abraços!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Luís Azevedo
Luís Azevedo

Mensagens : 68
Pontos : 88
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/8/2012, 00:25

No que precisar, estou a sua disposição. Demoro um pouco para responder na época das minhas aulas por falta de tempo, mas assim que eu puder vou respondendo a todos.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meus primeiros 3 meses no violino Empty Re: Meus primeiros 3 meses no violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos