Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Limpeza do Tampo I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Limpeza do Tampo I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Limpeza do Tampo I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Limpeza do Tampo I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Limpeza do Tampo I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Limpeza do Tampo I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Limpeza do Tampo I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Limpeza do Tampo I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Limpeza do Tampo I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Limpeza do Tampo

5 participantes

Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Limpeza do Tampo

Mensagem  ANDRERIBEIRO 1/8/2012, 09:35

Olá a todos

Gostaria de tirar uma dúvida,

Seu eu tenho um violino com verniz sintetico que não eh solúvel no álcool,

então posso usar álcool gel para retirar excesso de breu do tampo do violino????

se alguem souber

Grato

ANDRERIBEIRO

Mensagens : 9
Pontos : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty JAMAIS FAÇA ISSO!

Mensagem  Ramon Avivamento 1/8/2012, 16:50

OLÁ COLEGA DE ESTUDO!


O luthier que dá assistência ao meu instrumento me orientou que em hipótese nenhuma devemos passar, colocar, pingar ou qualquer outra coisa que não seja a velha flanela 100% algodão seca e limpissíma em todo violino e vara do arco toda vez antes de guardá-lo no caser. Creio que alguém mais experiente do que eu irá aqui no fórum te orientar melhor, existem produtos específicos para este fim nos diversos sites de Atelieres.
MAS ENQUANTO A DÚVIDA NÃO FOR SANADA CONVICTAMENTE, NÃO USA NENHUM PRODUTO NO SEU INSTRUMENTO.
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Re: Limpeza do Tampo

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/8/2012, 23:47

ANDRERIBEIRO escreveu: Olá a todos

Gostaria de tirar uma dúvida,

Seu eu tenho um violino com verniz sintetico que não eh solúvel no álcool,

então posso usar álcool gel para retirar excesso de breu do tampo do violino????

se alguem souber

Grato

Cara se for um Eagle VK 441, pode passar até alcool que não vai ter problema algum. Já se for VK 644 que tem o verniz semi-sintetico vai ficar embassado e fosco, se você esfregar, vai fica branco. kkkkkkkkkk
.
Eu recomendo usar somente a flanela e esfregar um pouco com cuidado, caso não resolva, umidece (Não é molhar, cara) a flanela com agua, esfrega um pouco. Se de tudo não resolver, compra uma castanha em um Mercado, enrola ela em uma flanela e quebra ela. Vai soltar um oleo, passe esse oleo no verniz para dar o polimento. É o mesmo oleo utilizado por luthiers para dar brilho apos a envernização e o ultimo processo de polimento com uma lixa fina. Um vidrinho custa caro, mas tem o mesmo efeito desse processo que eu descrevi pra obter o oleo.
.
Qualquer coisa só comprar um polidor proprio para verniz que se chama Hill. É barato. Em sites especializados tem a venda.
.
Lembre-se que toda vez que você usa o violino, deve limpar ele com flanela limpa e seca para manter o polimento em dia. Não é necessario polir o violino, basta ter um pouco de zelo para cuidar dele e evitar gastos com polimento.
.
Lembre-se que o violino deve ser levado ao luthier de 2 em 2 anos para manutenção periodica, troca do cavalete, reposicionamento da alma e algo eventual reparo e polimento do verniz.
.
Abração.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty limpeza

Mensagem  luciannoslz 25/7/2013, 11:31

sobre essas castanhas , qual é a castanha específica ? e eu vi em um artigo cara disse pra passar azeite de oliva, seria recomendado ?
luciannoslz
luciannoslz

Mensagens : 12
Pontos : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/07/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Re: Limpeza do Tampo

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/7/2013, 12:59

luciannoslz escreveu:sobre essas castanhas , qual é a castanha específica ? e eu vi em um artigo cara disse pra passar azeite de oliva, seria recomendado ?

 
Essa de azeite é demais. Depois só passar um vinagre e bota um salzinho. rs*
.
Castanha é normal.
.
Mas antes de mais nada, verifica qual o tipo de verniz do seu violino para não ter maiores problemas.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Re: Limpeza do Tampo

Mensagem  Lugh de Nassad 25/7/2013, 14:06

Serve comprar óleo de castanha do pará para aplicar no tampo? o meu sempre fica aquela coisa de breu grosso por mesmo q sempre seja limpo. Pergunto isso, pois, teoricamente, seria a mesma essência de quebrar a castanha na flanela, ou tem alguma contra-indicação?
Lugh de Nassad
Lugh de Nassad

Mensagens : 17
Pontos : 15
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Re: Limpeza do Tampo

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/7/2013, 14:53

Lugh de Nassad escreveu:Serve comprar óleo de castanha do pará para aplicar no tampo? o meu sempre fica aquela coisa de breu grosso por mesmo q sempre seja limpo. Pergunto isso, pois, teoricamente, seria a mesma essência de quebrar a castanha na flanela, ou tem alguma contra-indicação?

Na verdade tem um oleo preparado para tal finalidade que usamos para dar o brilho depois do polimento quando se enverniza. Porem esse preparado custa caro. Não compensa para quem vai apenas remover um pretume do tampo.
.
O oleo que se vende alimenticio não é recomendavel. Apenas quebre a castanha conforme o indicado. Só é valido produto alimenticio que você achou for purissimo sem qualquer adição de outro componente. Pode ser aproveitavel.
.
Pode ate usar uma gotinha de oleo de linhaça (Compre um vidrinho em casa de pinturas) em uma flanela de uma esfregada com muito cuidado para não esfolar o violino, porem verifica antes o seu tipo de verniz pra que não venha ter surpresas.
.
Não faça isso frequentemente. O ideal é levar a um luthier para que ele veja o tipo de verniz e passe os produtos corretamente indicados e com toda a tecnica necessaria a dar um polimento sem danificar o violino e nem hidratar a madeira.
.
Existe um polidor chamado Hill que vende em casas especializadas em violinos, ele é um polidor mesmo, porém ele é usado em ultimo caso e ele esfola o verniz do violino ao dar o polimento, por isso não é indicado ao uso diario, mensal e nem periodico. Só em ultimo caso, mesmo assim tem que verificar o tipo de verniz. Pois a Goma laca é estremamente fragil e sensivel, porém é mais fácil de ser recuperada em caso de danos.
.
A melhora coisa que tem para manter o seu violino limpo, com brilho e sem maiores problemas é usar uma flanela seca, limpa e macia toda vez que acabar de utilizar o seu violino. Assim você economiza alguns reais com o serviço de luthier.
.
Eu quase não cobro o polimento nos serviços que eu faço. Só cobro se a coisa realmente tiver feia, o violino for muito mal tratado, violino antigo etc.
.
Quando é pouca coisa eu dou um polimento não cobro.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Re: Limpeza do Tampo

Mensagem  luciannoslz 25/7/2013, 17:30

Como vou saber qual é o tipo do meu verniz?
luciannoslz
luciannoslz

Mensagens : 12
Pontos : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/07/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Re: Limpeza do Tampo

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/7/2013, 18:22

luciannoslz escreveu:Como vou saber qual é o tipo do meu verniz?

O verniz a oleo, ele em geral você olha nas laterais onde tem a junção entre os tampo e a ilhargas, você tem um acabamento perfeito.
.
Já o verniz a base de alcool, você pode pegar um cantinho do braço ou uma area não visivel e passe um pouco de alcool absoluto em um contonente e passe. Se dissolver é verniz a base de alcool. Em geral ele fica um pouco imperfeito entre as junções.
.
O sintetico, você pode passar o alcool que nada acontece. Ele é um pouco grosso, entao com o tempo ele solta umas lascas. Qualquer batida já solta uma lasca como se fosse uma capa, uma casca.
.
Já o semisintetico ele é mais resistente, porém parece a principio um verniz a base de alcool. Se você der uma esfregada forte com o cotonente, ele começa a solta as primeiras camadas de verniz no contonente, ultima cada de verniz que em geral eles colocam a coloração.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do Tampo Empty Re: Limpeza do Tampo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos