Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
O que é  detache? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
O que é  detache? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
O que é  detache? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
O que é  detache? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
O que é  detache? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
O que é  detache? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
O que é  detache? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
O que é  detache? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
O que é  detache? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

O que é detache?

2 participantes

Ir para baixo

O que é  detache? Empty O que é detache?

Mensagem  Marcelo Pereira 22/5/2013, 20:18

Eu gostaria de saber o que é detache e como fazer. Abração...

Marcelo Pereira

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O que é  detache? Empty Re: O que é detache?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/5/2013, 22:47

Marcelo Pereira escreveu:Eu gostaria de saber o que é detache e como fazer. Abração...

Olá amigo Marcelo. Tudo bem, meu nobre?
.
O Detache é uma palavra francesa. Significa destacado. Eu já vi esse termo na música se colocado como Desligado.
.
É complicado, pois até entre os grandes mestres, defendem esse golpe com visões diferentes.
.
Como luthier eu aprendi que o Detache era um efeito provocado na época do periodo barroco pelo arco barroco, ele não tinha o parafuso de tensão da crina e era convexa, isso gerava uma tensão menor na crina, provocando uma parada nas extremidades do arco ao mudar de sentido o arco. Por mais que se esforçasse em dar continuidade ao som, ela acabava sendo destacado, descolado mesmo, separado um do outro.
.
Na verdade o detache não existe mais, desde mudança da barriga do arco e da invenção do parafuso de tensão, a resposta do arco na mudança de sentido do arco é muito rápido, quase que continuo. O que existe é simulação do efeito detache. Na verdade é 3/4 de som e 1/4 de silencio. Isso chamamos de Tenuto. O sinal de Tenuto é o tracinho (_) na nota.
.
Hoje o que os professores chamam de Detache é na verdade o que outros chamam de Legatto. É na verdade mesma coisa do Legatto, porem apenas com a diferença que muda o sentido do arco, mas o som é continuo e a parada impercetivel na mudança de sentido do arco.
.
Por que essa diferença tão gritante do termo original para a execução? Por que o movimento do anti-braço é o mesmo da época do barroco na execução do Detache natural do barroco. Por isso ficou o termo entre algumas escolas de violino.
.
Outras usam o termo Legatto que é o mais apropriado.
.
Porém alguns professores hoje usam o preferem usar o termo Detache para o golpe Tenuto, pois o Tenuto é exatamente o que era o Detache na epoca do barroco.
.
Por isso as obras do Barroco devem ser interpretadas usando o Detache, alguns professores chamam erradamente de Martellato, mas o martellato é exatamente o contrário do Detache...
.
A execução dos Detaches:
.
Detache (Tenuto): 3/4 de som e 1/2 de silencio. As vibrações da cordas devem continuar soando os harmonicos mesmo com o arco parado. Não pode ser uma parada bruta e brusca que corta o som do nada. Tem que ter o vibrato de corda.
.
Detache (Legatto): Som continuo sem interrupção, praticamente quase impercetivel a parada (Quase um som File), o violinista deve tirar o máximo de som do violino, o arco deve ser firme sobre a corda, o som fica meio que arenoso, você ouve o click na corda ao partir com o arco, porém em grande teatro o solista faz isso, porém o publico ouve na verdade é um som nitido e bem legivel. A velocidade de arco deve ser continua, o intensidade do som deve se manter na mesma intensidade não importa se está na ponta ou talão e para isso usa e abusa do movimento de pronação e supinação. Tira se o maximo de entonação do violino. Enxerga-se o F (Forte) como FF (Fortissimo), sempre um degrau acima.
.
Martellato: é 1/4 de som e 3/4 de silencio. É quase um staccato, porem a diferença se torna por conta da diferença da duração de som, porém algumas escolas dizem que o Martellato se faz o Ka (Pressiona a corda para baixo, solta e corre com o arco) como o Staccato e outras dizem que não é necessário fazer esse Ka como o Staccato. Existem vários tipos de Martellatos: Martellato- Staccato, Martellato de diferentes durações de tempo. Assim como existem vários tipos de Staccatos: Brando, Ligeiro, normal.
.
Depende muito da uso da técnica nas obras. Precisa analisar o periodo da música que ela foi composta para aplicação da técnica correta e claro depende muitos dos estudos estudos e de sua própria interpretação.
.
Por isso é muito comum confusão na cabeça dos alunos, pois o assunto é muito complexo e existe discordancia entre as escolas de técnica de violino, mestres do violino e claro falta de estudo da história da música pelos executantes.
.
Eu vendo um material de estudos que é excelente você aprender tudo sobre música. Se tiver interesse, envie um e-mail para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
No que precisa estou sua disposição para qualquer dúvida.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos