Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
prof de violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
prof de violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
prof de violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
prof de violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
prof de violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
prof de violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
prof de violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
prof de violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
prof de violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

prof de violino

+3
Cris Almeida
violinovermelho
ulisses
7 participantes

Ir para baixo

prof de violino Empty prof de violino

Mensagem  ulisses 13/5/2011, 22:41

qual é o melhor professor de violino do brasil?

ulisses

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Professores

Mensagem  violinovermelho 17/5/2011, 13:49

Existem grandes mestres em nosso país, mas eu diria que essa não é a pergunta mais inteligente a se fazer.

Existem muitos professores e cada um com seu estilo. Se identificar com um professor vai além da metodologia,pois ele é quem acompanha sua carreira.

Eu estava pensando em escrever um texto, mas to com preguiça.

Existem professores mais qualificados do que outros, mas bom mesmo é aquele que conseguir te ajudar a aprender...porque aprender mesmo vai depender muito mais de você.

Eu sei que esperavam uma lista de nomes, mas eu não ousaria fazer parte disso. Seria muita ousadia.

Boa sorte!
violinovermelho
violinovermelho

Mensagens : 13
Pontos : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2010

http://violinovermelho.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty dois professores

Mensagem  Cris Almeida 24/5/2011, 22:41

No meu caso euu faço aula com dois professores:

-Um tem 75 anos, é um mestre na música, formou vários músicos aki em Recife, porem devido a idade avançada e ao regime militar que viveu a vida toda, ele gosta de puxar as orelhas dos alunos. Ainda ensina com métodos arcáicos e segue a linha do "escreveu não leu o puxão de orelha comeu".

- O segundo professor é calmo, paciente, uma beleza super zem.

mas como o ilustrissimo Israel já havia falado, dizer o nome de um só ou dois ou três, será além de difícil, super fora de ética.

Professor bom é aquele que te ensina e depois de algums anos, voçe pode encher os olhos de lágrimas quando se lembra deles. "lágrimas de alegria é claro!!. Laughing
Cris Almeida
Cris Almeida

Mensagens : 11
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  Mayara Verginio 25/5/2011, 12:59

Na minha humilde opinião professor bom é professor chato... xP
Professor bonzinho demais não da certo comigo não, gosto dos chatos que pegam no pé o máximo possível. rsrs
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/10/2011, 14:58

ulisses escreveu:qual é o melhor professor de violino do brasil?

(ulisses)
.
O melhor professor é aquele que entende os problemas do aluno. E por saber os atalhos, ajuda o aluno a ser auto-suficiente e resolver cada problema. Pois ao estudar violino, pensamos que é aprender. Na verdade estudar violino é resolver problemas.
.
Mesmo pessoas que tem anos de música, tocam maravilhosamente bem outros instrumentos, mas quando vão estudar violino, se lascam. Por quê? Porque o violino não é questão só de aprender, sim de resolver problemas. Você arruma uma coisa (Técnica), estraga outra. Você tem que voltar e resolver a técnica, e aprender outra. E tem sempre que manter a técnica que aprendeu, relaxou um pouco começa a perder a técnica e denvolve vícios.
.
Exemplos:
.
Tipo, você estica o 1 dedo, aprender o lugar exato. Depois quando for aprender o 4 dedo, você vai ter que esticar o 4 dedo, fatalmente vai deslocar o 1 dedo. Vai ter que fazer todo um trabalho pra resolver isso. Retrair o 1 dedo e esticar o 4 dedo.
.
Você estuda a técnica do Staccato, depois de um tempo, vai perdendo a flexibilidade do pulso, vai ter que fazer todo um trabalho de flexibidade novamente. Assim vai ter uma sensibilidade maior no golpe de arco e flexibilidade e um sonoridade de dar inveja.
.
São só pequenos exemplos básicos que temos que ir resolvendo com o tempo.
.
Outra coisa é se você estudar muita técnica, vai ficar deficiente em interpretação.
.
Se estudar muita interpretação e não dar muita importancia pra técnica, vai devendo em técnica. Então a palavra do dia é equilibrio.
.
São essas manhas que o professor te passa. Pois ele já passou por isso, sabe os atalhos pra uma evolução rápida.
.
O professor que sabe desenvolver o aluno para "se virar sozinho" é o melhor. Tipo, o aluno tem que pensar como se fosse professor, saber como resolver as questões de técnica, pensar: Poxa, essa nota não soou legal, vou com mais arco ou menos arco? Mais pressão ou menos pressão de arco? Nossa essa dinâmica ficou muito apagada. Esqueci de dar mais sonoridade nas dinâmicas de fraseado. Esse tipo de lance o aluno tem que saber como resolver. O professor só deve orientar algum erro eventual do aluno ou dar alguma dica pra melhorar, mas todo o trabalho pesado deve ser feito pelo aluno.
.
Agora quer uma indicação mais detalhada? 90 % dos músicos dizem que é a Elisa Fukuda. Alguns dizem que é o Emanuelle Baldini outros o Alejandro Drago.
.
Pelas informações que eu tive de alguns alunos desses professores:
.
Fukuda cobra R$ 200,00 por hora de aula.
Baldini cobra R$ 150,00 por hora de aula.
Alejandro cobra R$ 70,00 por hora de aula.
.
Os melhores professores são os carrascos. Quando o professor pega muita intimidade contigo, ele sabe de tua vida. Ele cria um vinculo de amizade, isso impede o desenvolvimento o aluno, pois muitas vezes ele age como se fosse teu pai, tendo muita dó do aluno.
.
Professor bonzinho estraga demais o aluno.
.
Quando o professor é fechado, ele vai cobrar sem dó de você.
.
Meu professor é muito bacana. Muito gente boa. Eu que fico no pé dele pra cobrar de mim o máximo, sei que muitas vezes ele dá uma mãozinha pra mim, mas ele é bem chato com afinação (Meu fundamento que é mais deploravel), às vezes eu fico meio bravo, não com ele, mas comigo mesmo por estar sempre errando o mesmo padrão de erro que ele sempre me mostra. Mas eu gosto que ele seja chato e não me dê mole na afinação.
.
Mas ele já aprendeu a lidar comigo, sou um pouco diferente dos alunos que ele já teve, ele aprendeu a lidar comigo, viu que eu sou mais sistemático do que os alunos que ele já teve na vida. Sou mais metodótico (Nussa inventei essa palavra). rs*
.
Mas não o vejo como rivar e sim como um mestre.
.
É claro admiro demais toda sua técnica, seu jeito de ensinar. Aprendi coisa demais com ele. Cresci muito com ele me orientando.
.
Meus ex-instrutores eramos rivais. Isso é muito ruim para o crescimento do aluno.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  Roberto 14/10/2011, 07:08

[quote="Mayara Verginio"]Na minha humilde opinião professor bom é professor chato... xP
Professor bonzinho demais não da certo comigo não, gosto dos chatos que pegam no pé o máximo possível. rsrs



olha mayarinha até cocordo ja tive uns que pegavam no meu pé que dava vontade de desistir porém aprendi muitas tecnicas com ele prefiro um professor moderado é bem melhor a nao ser que vcs gostem de levar puxão de orelha
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  Mayara Verginio 14/10/2011, 09:31

Penso que no caso de prof. vai do aluno, eu se ficar com prof. bonzinho demais eu acabo relaxando... ^^"
Preciso de alguém que realmente pegue no meu pé... xP
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 14/10/2011, 11:15

Mayara Verginio escreveu:Penso que no caso de prof. vai do aluno, eu se ficar com prof. bonzinho demais eu acabo relaxando... ^^"
Preciso de alguém que realmente pegue no meu pé... xP

Concordo com a queridissima Mayara. Infelismente sou totalmente dependente de um professor. É bom quando ele dá aquela bronca na gente. Como eu falo pra ele, vou criar vergonha na cara. rs*
.
Meu professor mais crítica do que elogia. Toda vez que ele elogia, em seguida vem uma bronca daquelas por um relaxo.
.
Eu adoro isso.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  Mayara Verginio 14/10/2011, 13:31

Quando eu tinha aulas com meu maestro era engraçado demais, ele passava um exercício eu tocava ou solfejava certinho ele abria um sorriso e elogiava, ai ele já passava outro exercício que saia razoavel e acabava comigo. haha
Mas acho legal isso, motiva a estudar e sempre nos mostra que sempre tem algo a melhorar e a aprender...
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 14/10/2011, 23:14

Mayara Verginio escreveu:Quando eu tinha aulas com meu maestro era engraçado demais, ele passava um exercício eu tocava ou solfejava certinho ele abria um sorriso e elogiava, ai ele já passava outro exercício que saia razoavel e acabava comigo. haha
Mas acho legal isso, motiva a estudar e sempre nos mostra que sempre tem algo a melhorar e a aprender...

Ser violinista é buscar sempre a perfeição (Pelo menos tentar chegar perto). Sempre em busca da arcada perfeita, dá melhor afinação, da interpretação magistral.
.
Acho que o Paganini foi o grande exemplo de buscar a evolução sempre.
.
Acho que nós mortais devemos sempre procurar o melhor para nós. Por isso é necessário levar uns puxões de orelhas.
.
O maestro Franceschini sempre dizia está bom (Estava horrivel), mas vocês podem melhorar (Ele sempre era muito gentil, mas cobrava muito).
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Prof. de violino

Mensagem  Ozeias - MG 1/11/2011, 15:51

Com certeza, tem que cobrar pra obter resultados!!!!!!!!

Deus abençõe pessoal!!
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/11/2011, 16:12

ozeias-mg escreveu:Com certeza, tem que cobrar pra obter resultados!!!!!!!!

Deus abençõe pessoal!!

Na escolinha da Igreja, os meus alunos diziam que era extremamente exigente, cobrava muito, mas por outro lado, dizia que eu explicava de forma clara e sempre entendiam tudo que eu dizia.
.
O meu ex-instrutor, dizia que além de saber muitos termos técnicos e usar técnicas diferentes do pessoal e dizia que era instrutor dos bons.
.
Só que eu exigia mesmo, falava duro com eles. Mas sempre passava eles de lição. Como eu sou muito educado e muito paciente, todos os alunos gostavam de aprender comigo, pois os irmãos mais velhos de escolinha não tinha muita paciência para ensinar e gritavam com eles. Sempre falar que eles ensinavam a moda antiga e não tinha resultado, pois os alunos não entendiam quase nada.
.
Pra se ter uma idéia, nem teoria eles ensinavam (Apesar já ter aquele método de Teoria e Solfejo, de capa verde). Fica só de enfeite nas mãos deles.
.
Eu ensinava toda a teoria para os irmãozinhos e ensinava violino. Eu gostava de levar outros métodos para colher um resultado melhor, mas os irmãos não aceitavam muito bem "os métodos do mundão" . rs*
.
Só ensinavam o CCB (Schomoll). Nem o Lauoreux e o Ferrara os instrutores não aceitavam ensinar.
.
Adorava usar a psicologia na aplicação do ensino. Eu desafiava os alunos a me vencer. Dizia para eles, vença-me se for capaz. Aplicava muita psicologia motivacional.
.
Tinha um irmãozinho que estudava há 2 anos, não conseguia nem chegar na lição 40 do solfejo do Bona. Nem pegava no instrumento. Os irmãos ensinavam ele não entendia nada.
.
Ele precisou de apenas 4 aulas comigo. Em 4 aulas já estava capacitado para pegar no instrumento. Passei ele pra o instutor de sax. Fez mais 2 aulas comigo de solfejo. Logo já estava nos ensaios e na Orquestra da Reunião de Jovens e Menores. Logo em seguida já era instrutor de solfejo.
.
Eu criei um monstro. Ele ficou até um pouco arrogante. Qualquer aluno que entrava na escolinha, ele já vim me falar, deixa comigo que eu ensino ele.
.
O moleque achava que sabia mais do que eu. rs*
.
O outro menino que eu ensinava violino, em menos de 1 ano já estava começando a dar os primeiros passos para ensinar violino. Com a minha saida da escolinha, ele me substituiu como instrutor.
.
Foi bacana ver o progresso dos dois.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  Mayara Verginio 1/11/2011, 16:24

Vejo que o Morlix é um bom professor então... rsrs
Dou aula de teoria para as crianças na igreja, só sabem me pedir balas. É dificil de lidar com elas, mas com jeitinho a gente vai caminhando... Paciencia é uma virtude que tenho que pedir a Deus toda vez que vou entrar na sala. haha
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Prof de violino

Mensagem  Ozeias - MG 1/11/2011, 16:33

Mayara Verginio escreveu:Vejo que o Morlix é um bom professor então... rsrs
Dou aula de teoria para as crianças na igreja, só sabem me pedir balas. É dificil de lidar com elas, mas com jeitinho a gente vai caminhando... Paciencia é uma virtude que tenho que pedir a Deus toda vez que vou entrar na sala. haha

rsrsrsr haja balas heim rsrs, na nossa escolinha quando é dia de teoria nós fazemos dois grupos, desta forma estimula os grupos a estudarem por que ninguém quer ficar no grupo dos perdedores rsrsrs, aqui funciona legal.

Deus abençõe!
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/11/2011, 16:41

ozeias-mg escreveu:
Mayara Verginio escreveu:Vejo que o Morlix é um bom professor então... rsrs
Dou aula de teoria para as crianças na igreja, só sabem me pedir balas. É dificil de lidar com elas, mas com jeitinho a gente vai caminhando... Paciencia é uma virtude que tenho que pedir a Deus toda vez que vou entrar na sala. haha

rsrsrsr haja balas heim rsrs, na nossa escolinha quando é dia de teoria nós fazemos dois grupos, desta forma estimula os grupos a estudarem por que ninguém quer ficar no grupo dos perdedores rsrsrs, aqui funciona legal.

Deus abençõe!



Aqui as escolinhas são muito chatas e ultrapassada. Parece que estamos no século XVIII. Acham que só ler bona resolve alguma coisa. Bona é coisa do passado. Não funciona na parte ritmica. Só funciona para ler notas rápidas, mas o problema de nossas orquestra é a parte de intensidade e ritmica. Por isso ensaiamos por 10 anos e não adianta de nada. São sempre os mesmo erros.
.
Tudo muito formal. Cheio de regras. São muito arcaicos. Não se abrem para novidades no ensino.
.
Quando o nosso Regional Sandrão ia ensinar, ai o negocio mudava de figura. Era muito legal. Ele fazia um verdadeiro ensaio Sinfonico! Parecia uma Sinfonia. Levar umas partituras diferentes (A partitura completa do nossos hinos). Ele sabe reger como ninguém. É o cara.
.
Muito divertido a aulas dele. Todo mundo sabe que eu o admiro demais. Ainda vou comprar um violino feito pelo Sandrão. Pena que ele mudou de ramo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/11/2011, 16:47

Mayara Verginio escreveu:Vejo que o Morlix é um bom professor então... rsrs
Dou aula de teoria para as crianças na igreja, só sabem me pedir balas. É dificil de lidar com elas, mas com jeitinho a gente vai caminhando... Paciencia é uma virtude que tenho que pedir a Deus toda vez que vou entrar na sala. haha

Estou aprendendo. O ensino na Igreja é muito fraco. Sabendo um pouquinho, já dá para ensinar para os irmãos.
.
A vida é um eterno aprendizado. Nunca sabemos tudo, nem sabemos nada. Constante apendizado.
.
Você é uma professora chantagista. rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  Mayara Verginio 1/11/2011, 16:53

Na minha igreja o ensino é de nível baixo, infelizmente... =/

E sim, com as crianças sou chantagista mesmo, se não elas não estudam e já cansei de pedir a ajuda dos pais. rsrs
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/1/2012, 21:46

Mayara Verginio escreveu:Na minha igreja o ensino é de nível baixo, infelizmente... =/

E sim, com as crianças sou chantagista mesmo, se não elas não estudam e já cansei de pedir a ajuda dos pais. rsrs

Eu tenho muita vontade de reger, mas ainda não tive oportunidade certa no momento certo. rs*
.
Mas em casa eu brinco demais regendo uma orquestra ilusória.
.
Todo violinista além de ser puxa saco do Maestro é louco de pedra. rs*
.
Mas é gostoso você fechar os olhos colocar uma música do Vivaldi e ficar balançando o braço. Pior de tudo que eu toco violino também ilusório. É tão fácil tocar Primavera ou 24 caprichos do Paganini no pensamentos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

prof de violino Empty Re: prof de violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos