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Condução perfeita do arco !

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Condução perfeita do arco !  Empty Condução perfeita do arco !

Mensagem  Abner Ramos 26/2/2015, 13:05

A paz de Deus irmãos violinistas, e um olá a toda galera do fórum !  

UMA das principais técnicas para formação de um violinista é ele conduzir o arco sempre RETO, paralelo ao cavalete, mas também é uma deficiência de muitos violinistas !!

Quais são os melhores exercícios para dominar a perfeita condução do arco ?? o certo é mexer só o anti-braço né !!

Quais exercícios ???
Abner Ramos
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Condução perfeita do arco !  Empty Re: Condução perfeita do arco !

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/2/2015, 08:53

Abner Ramos escreveu:A paz de Deus irmãos violinistas, e um olá a toda galera do fórum !  

UMA das principais técnicas para formação de um violinista é ele conduzir o arco sempre RETO, paralelo ao cavalete, mas também é uma deficiência de muitos violinistas !!

Quais são os melhores exercícios para dominar a perfeita condução do arco ?? o certo é mexer só o anti-braço né !!

Quais exercícios ???

Amém meu irmão!
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Essa é uma das questões mais fáceis de serem resolvidas, o segredo do paralelismo ao cavalete está no punho.
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Bem no inicio, quando alguns estudam o Método Ferrara Volume 1 nas 15 primeiras lições estudamos dinâmicas de arco, nessa dinâmicas já resolvemos esse problema. Na verdade basta estudar na 3 diferentes regiões do arco e arco todo aquelas lições estudando em diferentes valores de tempo.
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Você tem que estudar usando somente a região da ponta em uma semana. Depois na outra que é no começo a parte mais difícil do paralelismo do arco. Depois estuda-se na outra semana totalmente só na região do talão focando-se demais na técnica de pronação e supinação, pois quando se é falho a também o sistema ou seja ineficaz, faz com que haja projeção errada do arco. Todo o estudo apenas de ter que tirar toda tensão, você tem que estar com o arco firme na corda e até tirando um som raspado, porém potente, mas tocar firme não é mesma coisa de tocar forte. Isso que todos confundem!
.
Depois só região do meio na outra semana.
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Depois divide-se o arco em duas partes, metade superior e metade inferior! Estuda-se usando mesmas variações de valores de tempo para essa dinâmica de arco.
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Enfim na outra semana estuda-se arco todo!
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É importante estudar de forma inteligente e bem concentrado para entender o mecanismo de funcionamento dessas dinâmicas e valores de tempos!
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Não se esqueça de estudar muita corda solta antes de iniciar os estudos com essas dinâmicas, pois ao compreender o movimento do arco sem o dentilhado é que vamos fazer com maior perfeição. Ao estudar corda solta, você não faz rápido, mas sim o mais lento possível, usando semibreves, breves em uma arcada, muito lento mantendo pressão, velocidade e claro paralelismo do movimento do arco ao cavalete!
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Depois tem um estudo que é para vida toda no Hans Sitt que ficamos alternando de corda que ajuda demais na flexibilidade do punho.
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Quando fizer o movimento da ponta no Ferrara, não se esqueça de ir aos poucos, pois dobrar o punho é uma coisa muito perigosa no inicio, se tocar tenso ou forçado você pode lesionar o musculo e  tendões e provocar uma tendenite. Pois isso comece a dobrar o punho aos poucos, faça alongamento antes de iniciar os estudos e esquente a musculatura com corda soltar.
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Se sentir dor pare na hora e vai descansar e volte mais tarde nos estudos.
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Quando ver resultados, você pode passar 1 mês inteiro tocando tudo na ponta!
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Depois sempre foque os estudos utilizando muito arco ou seja arco todo no que for possivel  para ganhar potencia, agilidade e essa postura de paralelismo.
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Quando resolver esse problema, foque seus estudos mais no talão como padrão de estudos e claro ao tocar sempre busque a metade inferior do arco ou talão, pois o mais dificil dos estudos no violino não é ponta como todos acham inicialmente ao dobrar o punho, mas sim região do talão e o sistema de pronação e supinação que é tudo no arco!
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Vai limpando o seu som, estudando com qualidade, intensidade e nitidez, dando foco sempre ao planejamento do arco ao apresentar um concerto, buscando velocidade constante e pressão constante.
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Para se ter um som bonito e limpo tocando de forma fácil é necessário exagerar em tudo que fizer, ao utilizar muito arco  e ficar tocando somente no talão para o treinar o sistema de pronação e supinação, lhe da mais eficiência, depois só tirar o excesso e limpando o som e você será um bom violinista!
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Pois o difícil não é tocar no meio do arco ou com o som harmônico e fraco, mas sim tocar usando muito arco, som intenso e nítido, mas isso provoca um som raspado, exagerado e sujo, mas estudando de forma inteligente sabendo que isso é temporário, quando sentir domínio do arco e do violino você tira os excessos e chega no ponto exato!
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Por isso ao ensinar crianças é muito importante fazer eles tocarem de forma exageradas nessas caraterísticas, pois depois tira o excesso e fica fácil moldar o violinista.
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Já o adultos eles tendem a não aceitar muito, pois acham que de um dia para o outro já estão tocando feito o Perlman, por isso o professor tem que ser antes um psicólogo e ganhar a confiança do aluno para que tenha resultados eficazes!
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Um forte abraço.
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Deus te abençoe!
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Condução perfeita do arco !  Empty Re: Condução perfeita do arco !

Mensagem  Abner Ramos 27/2/2015, 16:13

Amém ! 

Deus abençoe !,


Sò mais uma pergunta, oque o irmão acha sobre a metodologia Suzuki ???
Abner Ramos
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Condução perfeita do arco !  Empty Re: Condução perfeita do arco !

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/3/2015, 13:04

Abner Ramos escreveu:Amém ! 

Deus abençoe !,


Sò mais uma pergunta, oque o irmão acha sobre a metodologia Suzuki ???
Amém meu irmão! Eu particularmente detesto o Suzuki!
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Bom primeiramente não é uma metodologia, mas sim uma filosofia!
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O Suzuki não pensa em formar grandes violinistas (Apesar de ter consigo), ele pensava em formar cidadões melhores, disciplinados, sociáveis e interativos!
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Esta filosofia na verdade é para que as crianças escutassem o CD e assim como lingua materna eles imitariam aquilo que eles escutavam e os pais aprenderam violino para tocar junto com seus filhos, gradativamente as crianças iriam evoluir a medida que avançassem nas lições do livros tocando facilmente o Concerto 4 do Mozart no fim do volume 10 do Suzuki.
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No Japão é uma filosofia sensacional, pois os japoneses desde criança são extremamente disciplinados e concentrados!
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Já no Brasil não funciona, pois os brasileiros são ao contrário dos japoneses, indisciplinados e desconcentrados!
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No Brasil ele é um método interessante se for usado como um método complementar aos estudos do método base como um Laoureux por exemplo, Hans Sitt! Só serve na verdade como repertório! É bem divertido as músicas para crianças!
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Só deve ser estudado os 3 primeiros volumes, pois a partir do volume 4, começa os concertos e tem muita arcada errada, muita dinamica fora de lugar, muita maluquice do Suzuki e trechos modificados. Então é melhor estudar uma edição confiavel e se possível sem marcação de arcadas e dinâmicas para que o professor e o aluno decidam qual melhor arcada e quanto pode ser proveitoso essas marcações encima do estudo atual do violinista!
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Estou a sua disposição!
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Um forte abraço.
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Deus te abençoe!
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