Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
"Golpes de Arco "  I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

"Golpes de Arco "

2 participantes

Ir para baixo

"Golpes de Arco "  Empty "Golpes de Arco "

Mensagem  Abner Ramos 16/3/2015, 18:09

A paz de DEUS, meus irmão violinistas, e um olá a todos do fórum !

Hoje mais uma vez venho perguntar sobre uns golpes de arco ! Na prática sou bom, nos exercícios, peças e concertos do meu nível, mas quando falamos de diferenciar os  golpes de arco com palavras eu me embolo um pouco! (rs) 
Tipo assim, se tivesse uma prova escrita eu não saberia direito como explicar ! Vocês me entendem !! rsrs

Então vão algumas perguntas ! 
Ao responder vocês poderiam citar alguns exemplos em peças, concertos, e alguns exercícios ! 

Sobre o staccato, spiccato, e martelé, como se definem e diferenciam tais golpes ?? 

Detaché e Gran-detaché ?? 

Detaché e son filé ??

Gran-detaché tem alguma relação com o martelé ??

O trêmulo e o sautillé ??

O staccato preso, staccato volante e spiccato volante ?? 

Meus irmão eu sei que exagerei nas perguntas ! rsrs

Mas a dúvida é porque, por exemplo: o staccato e o spiccato, são representados pelo mesmo sinal ( .), como o staccato volante e preso ! kkkkk 

É uma confusão !!!
Abner Ramos
Abner Ramos

Mensagens : 51
Pontos : 85
Reputação : 7
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

"Golpes de Arco "  Empty Re: "Golpes de Arco "

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/3/2015, 12:15

Abner Ramos escreveu:A paz de DEUS, meus irmão violinistas, e um olá a todos do fórum !

Hoje mais uma vez venho perguntar sobre uns golpes de arco ! Na prática sou bom, nos exercícios, peças e concertos do meu nível, mas quando falamos de diferenciar os  golpes de arco com palavras eu me embolo um pouco! (rs) 
Tipo assim, se tivesse uma prova escrita eu não saberia direito como explicar ! Vocês me entendem !! rsrs

Então vão algumas perguntas ! 
Ao responder vocês poderiam citar alguns exemplos em peças, concertos, e alguns exercícios ! 

Sobre o staccato, spiccato, e martelé, como se definem e diferenciam tais golpes ?? 

Detaché e Gran-detaché ?? 

Detaché e son filé ??

Gran-detaché tem alguma relação com o martelé ??

O trêmulo e o sautillé ??

O staccato preso, staccato volante e spiccato volante ?? 

Meus irmão eu sei que exagerei nas perguntas ! rsrs

Mas a dúvida é porque, por exemplo: o staccato e o spiccato, são representados pelo mesmo sinal ( .), como o staccato volante e preso ! kkkkk 

É uma confusão !!!

O meu querido irmão! A Santa Paz de Deus!
.
Eu gosto do irmão, pois sempre tem questionamentos ou dúvidas que promovem um enriquecimento de nossas respostas mais didáticas e de grande aproveitamento aos nossos queridos amigos membros desse fórum!
.
Acredito que é uma dúvida na maioria das pessoas que tocam instrumentos de arco friccionados essa questão de golpes de arcos e sua definição!
.
Agradeça aos Céus que não tem prova a respeito do mesmo, pois o que teria de confusão mental nos violinistas, não seria brincadeira.
.
Eu também eu tive cede de saber isso desde meus primeiros passos na escolinha da igreja, porém a falta de informação era tamanha assim como a confusão mental de meus instrutores que diziam uma coisa, outros diziam que era assim, enfim muita confusão de idéias.
.
Como eu sou uma pessoa muito detalhista, diria muito metodotico, não me contentava com as respostas vagas. Então como eu tive muito contato com músicos profissionais desde o começo, acabei ficando ainda mais confuso, pois pensava que o fato do sujeito ser do Conservátorio teria as respostas mais completas, fiquei espantado ao ver que muitos sabiam ainda menos e tinha também essa confusão mental. Como dizia meu professor do Conservátorio, não importa o nome, mas importa que você faça!
.
É claro que eu não contentei com essa resposta, busquei ler e pesquisas sobre o assunto. Então comprei um livro sobre golpes de arco da Mariana! É....
.
Bom vi que essa parte teorica também era meio confuso a didatica, mas que grandes pensadores digamos assim da parte teoria especifica do violino, como Carl Flesh, Gamalian tinha definições próprias a respeito de algumas coisas! Novamente confusão mental! kkkkkkkk
.
É claro que não fiquei contente! Então fui estudar teoria musical bem aprofundada (Na época era coisa de outro mundo dentro da Igreja, ainda estavamos no Bona Branco), lá vi livros do Osvaldo Lacerda, Maria Prioli, Livro inglês sobre história da Música, etc. Também fiz aula com uma professora que tinha essa dúvidas da qual, ela andou me explicando tudo que ela aprendeu e com certeza fiquei mais dúvidas quando conservei com ela e fiz uma vasta pesquisa a respeito e fui bem elogiado por ela por dúvidar dela e buscar me inteirar do assunto de tamanha complexidade!
.
Cheguei ao iluminismo. kkkkkkkk
.
Então vamos as respostas!
.
Existem na verdade os golpes destacados e golpes legattos. Essa é uma divisão bem interessante!
.
Dentro dos golpes destacados temos o golpes saltantes e golpes presos na corda!
.
Golpes destacados presos no arco: Staccato normal, Staccato brando, Staccato ligeiro, Staccato Prolongado, Staccato Voltante (Esse merece uma explicação a parte) Grand Staccato, Staccato CCB (Esse nós inventamos nos ensaio), Martellato e Detache.
.
Golpes saltantes: spiccato, saltellato, saltellato ligeiro, Saltillo.
.
Golpes lisos ou legattos: Detache, som file!
.
Bom, acredito que já fiz confusão mental em você! Como assim golpe destacado Detache e golpe liso detache! Já eu explico, eu não sou o Freud, mas tenho essa explicação a essa dúvida mais confusa da história do violino!
.
Vamos primeiros resaltar uma questão importante: todos os golpes destacados tem por definição o chamado ponto de diminuição encima ou abaixo da nota. Exceção o Detache que pode se apresentar como um tracinho ou não e também o staccato prolongado que vem com um tracinho e ponto encima do tracinho.
.
Já oos golpes saltantes também apresentam o ponto de diminuição encima ou embaixo da nota.
.
No Tremulo que não é um golpe destacado, mas sim subdividido ele apresenta dois ou mais pontos, mas esses não mostram um destaque, sim uma subdivisão. Aqui temos o costume de apelidar ele de ponta de arco.
.
Já os golpes legattos, não apresentam nenhum sinal. Já não vamos confundir ligaduras ou sinais de arco como de aproveitamento ou dupla arcada que apesar de estarem realmente ligados uma coisa com a outra, não é o sentindo  dos golpes lisos que estou explicando, pois cada nota dos golpes Detache ou som file, eles são ligados um som com o outro, apenas no detache que você tem a virada de sentido com arco e certa quase impercetivel parada no som ao mudar de sentido de arco, coisa que no som file, não pode perceber essa virada de sentido do arco.
.
Bom acredito que aqui já deu uma base para você começar a clarear as idéias!
.
Já respondo o tópico com novas informações!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

"Golpes de Arco "  Empty Re: "Golpes de Arco "

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/3/2015, 13:04

Abner Ramos escreveu:A paz de DEUS, meus irmão violinistas, e um olá a todos do fórum !

Hoje mais uma vez venho perguntar sobre uns golpes de arco ! Na prática sou bom, nos exercícios, peças e concertos do meu nível, mas quando falamos de diferenciar os  golpes de arco com palavras eu me embolo um pouco! (rs) 
Tipo assim, se tivesse uma prova escrita eu não saberia direito como explicar ! Vocês me entendem !! rsrs

Então vão algumas perguntas ! 
Ao responder vocês poderiam citar alguns exemplos em peças, concertos, e alguns exercícios ! 

Sobre o staccato, spiccato, e martelé, como se definem e diferenciam tais golpes ?? 

Detaché e Gran-detaché ?? 

Detaché e son filé ??

Gran-detaché tem alguma relação com o martelé ??

O trêmulo e o sautillé ??

O staccato preso, staccato volante e spiccato volante ?? 

Meus irmão eu sei que exagerei nas perguntas ! rsrs

Mas a dúvida é porque, por exemplo: o staccato e o spiccato, são representados pelo mesmo sinal ( .), como o staccato volante e preso ! kkkkk 

É uma confusão !!!

Staccatos sua definição é diminuição em duas partes iguais sofrendo um ataque de arco para fazer o carateristico: Ka. Uma parte é som da nota 1/2 outra é silêncio 1/2.
.
Staccato normal: Você prende o arco na corda, faz pressão para baixo, solta um pouco a pressão e corre com o arco. Isso faz o som sair com um Ka. Deve-se dividir o valor da nota em 2 partes: 1/2 de som e 1/2 de silêncio!
.
Staccato brando: Você prende o arco na corda, faz pressão para baixo, solta um pouco a pressão e corre com o arco. Isso faz o som sair com um Ka. Deve-se dividir o valor da nota em 2 partes: 1/4 de som e 3/4 de silêncio!
.
Staccato ligeiro: Você prende o arco na corda, faz pressão para baixo, solta um pouco a pressão e corre com o arco. Isso faz o som sair com um Ka. Deve-se dividir o valor da nota em 2 partes: 1/2 de som e 1/2 de silêncio! Porém são feitos com notas muito rápidas como semicholcheias em sequência para efeito de estudos. Não se pode prolongar o ka, pois requer agilidade e controle dos golpes.
.
Stacccato prolongado: Você prende o arco na corda, faz pressão para baixo, solta um pouco a pressão e corre com o arco. Isso faz o som sair com um Ka. Deve-se dividir o valor da nota em 2 partes: 3/4 de som e 1/4 de silêncio! Você tem que deixar um eco no som para prolongar o tempo do valor da nota em 3/4. É o contrário do  Staccato brando.
.
Staccato Volante: Você prende o arco na corda, faz pressão para baixo, solta um pouco a pressão e corre com o arco. Isso faz o som sair com um Ka. Porém você tem que fazer uma virada com o punho, por isso se chama volante, pois ao fazer a virada na volta você já faz o Staccato da volta. Na verdade é quase uma subdivisão, pois duas colcheias passam a ser 4 semicolcheias staccadas com um silêncio ao fim de cada nota, porém sem perder o valor das notas na subdivisão. Falando é quase que você desse um murro para baixo só movendo o punho, quando se volta do movimento do murro, já se aproveita para fazer outro staccato. Quase sempre esse exercício são em Colcheias em tremulo. Execução se da como Semicholcheias Staccadas! Requer muita habilidade do aluno para conseguir fazer esse golpe. É dificil. Se não me falhar a memória é lição 23 do Ferrara.
.
Grand Staccado:Você prende o arco na corda, faz pressão para baixo, solta um pouco a pressão e corre com o arco. Isso faz o som sair com um Ka. Deve-se dividir o valor da nota em 2 partes: 1/2 de som e 1/2 de silêncio! Nesse caso o uso se faz com notas de valores maiores como uma Seminima, usando-se arco todo. É ao contrário do Staccato ligeiro se que se faz com notas rápidas como semicholcheias. Esse golpe da uma grande potencia no braço, recomenda-se fazer um golpe Detache depois de estuda-los para relaxar a musculatura. Pois toda vez que se faz o estudo dessa lição, sempre vem uma lição em seguida de Detache Barroco.
.
Staccado CCB: você pretende o arco e solta de forma violenta, faz-se um Ka violento e seco, não se importa com valores da nota. Serve apenas para marcação de cada nota. Não existe em lugar algum a não ser na CCB.
.
Martellato: é caraterizado por 1/4 de som e 3/4 de silêncio. Não se ataca a nota, apenas mantem-se o arco preso na corda sem força para baixo. É um golpe seco.
.
Detache: É o contrário do martellato, onde se faz 3/4 e 1/4 de silêncio, mantem-se o arco firme na corda e deixa-se os harmonicos tomar conta do ambiente. Antigamente os arcos tinha um envergamento ao contrário dos arcos atuais, não tinha o graduador da crina  (Parafuso). Usa-se o dedo para controlar a pressão da crina. Esse movimento do arco barroco, deixava-se um silêncio a cada nota desligada. Esse é o som detache. Porém com a invenção do graduator da crina pelo Tartini e com inversão do envergamento deixando a barriga do arco para baixo, acabou com essa corte no som ao fim de cada nota. Não existindo mais o Detache Barroco, apenas fazemos esse golpe como imitação da carateristica da música barroca. Por isso não se toca o Vivaldi, Bach, Corelli em legatto!
.
Golpes saltantes é quando o arco se desloca da corda, indo ao ar e voltando saltitando sobre a corda.
.
Golpe Spiccato: é mesma coisa do saltellato, porém você vai picar o som das notas. O som é mais sujo, pois tem o efeito do Ka, o movimento é mesmo do Staccato, porém a diferença que o arco está saltando na corda. É um som mais seco! Movimentos muitos rápidos. É muito usado já no período do romantismo. Paganini usou e abusou da técnica dos golpes saltados, principalmente o Spiccato.
.
Golpe Saltellato: O arco deve saltar por si só sobre a corda, imagina um barco pirata em um parque de diversões, o movimento do arco sobre a corda é assim. O som é mais longo e prolongado do que o Spiccato. Som mais limpo. Movimentos mais lentos do que o Spiccato.
.
Golpe Saltellato ligeiro: é um movimento onde o o punho deve ser muito flexivel e relaxado, quando se faz movimentos rápidos do arco próximo a região do talão, o arco por si só, começa a sair da corda. Esse movimento controlado do salto do arco muito próximo as cordas, chama-me de saltellato ligeiro. É diferente do Saltellato normal pela distância do salto que é menor e claro pela rápidez da execução das notas, usando e abusando dos harmonicos.
.e
Saltillo: golpe mais rápido e sujo que o saltellato. Um pré Spiccato.
.
Golpes lisos são aqueles que não tem parada do som ou é quase impercetivel.
.
Golpe Detache moderno: na verdade é o golpe onde você está com o arco firme na corda, tirando o máximo de som possível e o mais prolongado possivel, sem variação de velocidade e intensidade. Deve-se manter o máximo os harmonicos no ar antes de virar o sentindo do arco na corda. É que alguns professores chamam de liso. Porém deve-se ter em mente que é quase um som filé, porém o que carateriza o detache é o som nitido, prolongado e invariavel na velocidade e intensidade. É que chamamos de som limpo.
.
Por que do nome Detache hoje em dia, sendo que não existe mais? Na verdade o mesmo movimento de braço feito na época do barroco utilizando o arco é o mesmo do detahe moderno, porém os dois são algo totalmente contrário um ao outro. Por isso existe o efeito Detache Barroco que é seguido de um tracinho como na lição Kayser 1 ou quando se toca obras do Vivaldi onde não tem sinalização alguma, mas deve-se executar o som do arco barroco para caraterizar a obra dos compositores barrocos. Enquando o Detache Barroco usa-se 3/4 de som e 1/4 de silêncio, o Detache moderno buscar prolongar-se o máximo o som ao virar o arco, tenho um corte de som quase que impercetivel ao virar o sentido do arco.
.
Golpe Som Filé: é o golpe Detache moderno, porém a diferença é que você não escuta o corte na virada de sentido de arco. Ele mantem-se ligado mesmo com retorno do arco no sentindo contrário.
.
Não se deve esquecer de golpes como o ricochet que é um Staccato continuo interligados no mesmo sentido e executados na mesma arcada!
.
Ainda tem golpes como o con legno, ou seja com madeira, onde você inverte o arco e bate a madeira da vareta do seu arco na corda, provocando um leve tom harmonico.
.
Em tempos de protesto tem um golpe novo: Panelaço! Quando tiver pronunciado da presidenta eleita para o exercício do ano 2015. Você pega uma panela, segura a tampa com uma mão e panela com a outra e provoca um choque entre a tampa e a panela, se a grana estiver curta você friciona apenas uma na hora, provocando um som para abafar a voz da presidenta.
.
Não se recomenda fazer o Violinaço, devido ao alto valor financeiro e sentimental do nosso querido violino.
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

"Golpes de Arco "  Empty Re: "Golpes de Arco "

Mensagem  Abner Ramos 20/3/2015, 11:20

Deus abençoe ! Entendi, eu também tinha perguntado ao meu professor, ele me explicou as definições de cada golpe, e disse que também vai depender muito de qual estilo musical você irá tocar, período que a obra foi composta, oque ela quer expressar, entre outros fatores !
Mas agora gracas a Deus entendi perfeitamente ! 

Sobre satccato CCB, eu ri D+ kkkkk! 
É como se fosse uma mistura de spiccato + staccato + martellato ! kkkk é tocar só cabeça de nota mesmo, tirando todo o SACRO dos nosso hinos !
Muito errada essa execução ! Acho que foi até proibida nos ensaios ! 

Deus abençoe !
Abner Ramos
Abner Ramos

Mensagens : 51
Pontos : 85
Reputação : 7
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

"Golpes de Arco "  Empty Re: "Golpes de Arco "

Mensagem  £ëø Mø®£ix 28/6/2015, 15:06

Abner Ramos escreveu:Deus abençoe ! Entendi, eu também tinha perguntado ao meu professor, ele me explicou as definições de cada golpe, e disse que também vai depender muito de qual estilo musical você irá tocar, período que a obra foi composta, oque ela quer expressar, entre outros fatores !
Mas agora gracas a Deus entendi perfeitamente ! 

Sobre satccato CCB, eu ri D+ kkkkk! 
É como se fosse uma mistura de spiccato + staccato + martellato ! kkkk é tocar só cabeça de nota mesmo, tirando todo o SACRO dos nosso hinos !
Muito errada essa execução ! Acho que foi até proibida nos ensaios ! 

Deus abençoe !

Amém meu queridissimo irmão Abner!
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição!
.
Bons estudos!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

"Golpes de Arco "  Empty Re: "Golpes de Arco "

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos