Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Quarto dedo... I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Quarto dedo... I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Quarto dedo... I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Quarto dedo... I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Quarto dedo... I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Quarto dedo... I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Quarto dedo... I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Quarto dedo... I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Quarto dedo... I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Quarto dedo...

2 participantes

Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Quarto dedo...

Mensagem  MarcoAC 26/10/2016, 20:31

A paz de Deus!

Ja estudo violino a 3 anos e a alguns dias atras percebi que ao dedilhar com o quarto dedo apenas a primeira falage dele se dobra e fica curva em quanto a segunda simplesmente fica reta.
Gostaria de saber se isto é normal, caso não quais os modos e exercícios que podem estar sendo feito para corrigir isso?

MarcoAC

Mensagens : 10
Pontos : 20
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  £ëø Mø®£ix 26/10/2016, 22:18

MarcoAC escreveu:A paz de Deus!

Ja estudo violino a 3 anos e a alguns dias atras percebi que ao dedilhar com o quarto dedo apenas a primeira falage dele se dobra e fica curva em quanto a segunda simplesmente fica reta.
Gostaria de saber se isto é normal, caso não quais os modos e exercícios que podem estar sendo feito para corrigir isso?

Amém!
.
Melhor forma de exercitar o 4 dedo é justamente praticar!
.
Porém tem que analisar o que você está tocando (Obra). Geralmente quando se tem outras notas na corda Lá, usa-se o 4 dedo para evitar mudar de corda desnecessariamente! Quando você vai ter mais notas na corda Mi, usa-se corda solta, essa referencia que estou fazendo é unísono na nota Mi. Mas vale essa regra para demais cordas Sol, Ré, Lá!
.
Um grande vício difícil de tirar é sempre a palma da mão aberta. Isso faz com alguns dedos tenham que esticar quando é 3 e 4 dedos. Por isso a palma da mão esquerda deve-se sempre estar em paralela ao braço do violino mesmo que esteja tocando dedo 1 e 2.
.
Lembre-se para efeito de estudos sempre descer simultaneamente o 3 e 4 dedo quando você precisar usar o 4 dedo.
.
Outro problema quando se fala em postura e anatomia é que muita gente que tem uma mão avantajada, alinha a linha da 3 falange (Antes de chegar na palma com a pestana! Não é errado, isso é uma referencia genérica que todos os professores passaram para os alunos de forma geral, mas quando se tem uma mão igual do Perlman, bem avantajada, essa linha de referência deve estar abaixo da pestana, pois os dedos devem sempre estar curvados, jamais esticados, seja o 1 dedo ou 4 dedo. Quem tem mão pequena, precisa realmente dessa referencia da linha da 3 falange na pestana, mas para quem tem mão avantajada, realmente tem que fazer ciência de achar o melhor ponto abaixo da pestana para deixar os dedos curvados.
.
Isso influência diretamente a afinação na primeira posição e posteriormente as outras posições e claro o vibrato depende muito da postura curvada dos dedos para flexibilidade das falantes, pois dedos esticados mal saem vibrato!
.
Não se esqueça de fazer o braço volatil, pois sem a técnica do braço volatil, fica dificil de curvar o 3 e 4 dedo na corda sol. Por isso se for tocar corda sol, braço para dentro, se for tocar corda mi braço para fora, corda re braço levemente para dentro, corda la braço levemente para fora.
.
Para resolver isso, estude escalas em várias tonalidades. São 15 escalas maiores, sendo 12 escalas com sons reais e 3 enharmônica! Estude pelo menos 12 escalas maiores com seus aperjos em 3 oitavas!
.
Sem o estudo de escala, fica impossível de tocar músicas com perícia e técnica!
.
O estudo da escala deve ser diário! Estude 1 escala por semana até decorar e prestando atenção na postura da mão esquerda e do braço volatil. No inicio é bom estudar em semibreves, depois em mínimas e depois em seminimas!
.
Não se esqueça de levar o seu violino ao luthier para ajustes e regulagens ou para fazer manutenção, pois tocar com o violino como saiu da loja é muito duro. E para técnica funcionar corretamente o violino deve estar macio e no ponto certo para evitar pressões e força desnecessária ao dentilhar a corda.
.
Se precisar de meus serviços como luthier estou a sua disposição! Envia email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Eu tenho violinos novos e sem uso para venda, regulados e ajustados!
.
Qualquer dúvida, estou a disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  MarcoAC 3/11/2016, 14:26

Nossa depois de você disse isto prestei mais atenção na minha forma de mão e vi que ela estava aberta, terei que estudar para corrigir isto agora...  
Em relação ao braço volatio, não entendi muito bem a referencia de para dentro e para fora, para dentro é mais próximo do corpo e para fora é mais afastado?

MarcoAC

Mensagens : 10
Pontos : 20
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/11/2016, 13:51

MarcoAC escreveu:Nossa depois de você disse isto prestei mais atenção na minha forma de mão e vi que ela estava aberta, terei que estudar para corrigir isto agora...  
Em relação ao braço volatio, não entendi muito bem a referencia de para dentro e para fora, para dentro é mais próximo do corpo e para fora é mais afastado?
Realmente irmão é um vício muito comum, sempre passei essa correção para meus alunos essa questão da palma da mão paralela ao braço do violino.
.
A questão do braço volátil é posicionar o braço conforme a corda do violino e posição do espelho. Por isso o espelho é curvado e o braço também. Foi construído pensando na física, evidentemente para acomodar o braço volátil a técnica do violino. Quando eu digo braço para fora, é afastado do peito do violinista, braço para dentro é próximo ao peito do violinista.
.
Quando a pessoa fica com o braço fixo em uma posição sem ter essa mobilidade, acontece que a forma de mão se desfaz...
.
Então imagina você na corda Mi os dedos vão cair de uma forma, na corda sol vão cair de outra forma. São formas de mão diferentes, a tendência é corda sol cair os dedos mais esticados e relativamente diferentes na frequência das notas e o centro tonal de cada nota aceitável (Instrumento tocado por comas ou microtons como preferir, sem tempero), pois vai necessitar esticar mais os dedos, enquanto na corda mi vai ser necessário retrair mais os dedos pela proximidade com a borda do braço e palma da mão, isso faz também que o violinista abra a palma da mão para tentar manter a forma de mão e tenha que percorrer uma distância maior para o 4 dedo alcançar o espelho na corda mi, assim como na corda sol, perde a curvatura do dedos, perde flexibilidade das falanges, e vai perder a sincronia entre dedo e arco em notas relativamente rápidas, gerando tensão na mão e claro constantes travamentos quando se toca um concerto com notas rápidas. Afinação vai pro beleléu! Pois os dedos devem sempre estar em posição de ataque sobre o espelho, muito próximos das cordas em notas, principalmente em notas rápidas!
.
É como estar na guerra e soldado com fúzil abaixado, fazendo qualquer coisa, o inimigo surge de forma imprevisivel e até o soldado levantar o fúzil, já teria sido baleado. Assim são os dedos em relação ao espelho e arco, dedos muitos levantados ou fora da forma de mão ou com a palma aberta até alcançar o espelho o arco já terá tocado a corda, não tendo sincronia e gerando possível tensão fazendo o violinista sentir-se pisando em um campo minado, pois sabe a qualquer momento vai travar. É como dirigir um carro em uma ladeira íngreme sem freios, uma hora sabe que vai bater em algo e provocar uma verdadeira tragédia. Isso causa uma insegurança imensa no violinista, gerando tensão, traumas por errar em momentos importantes, o violinista acaba por perder a autoconfiança, sentindo-se sem talento e inferior aos demais. A postura do violinista faz estragos enormes...
.
Muitas vezes é uma questão apenas de correção que pode mudar a história psicológica do violinista, facilitando demais a qualidade técnica!
.
São pequenos detalhes que fazem toda a diferença!
.
Pode ver que os grandes solistas colocam o violino na diagonal, bem virado para facilitar o acesso as cordas graves como a corda Sol e posições altas na corda Sol. Claro tem postura do botão bem no pescoço, violino também na diagonal em relação sua frente e lateral do violinista formando um triangulo e o violino mais no peito do que no ombro.
.
O ideal é você não forçar o dedo contra o espelho, não pode colocar força, sim peso do cotovelo deve cair sobre o espelho ou seja posicionando a mão e dedos para baixo tendo aderência no espelho, assim você terá flexibilidade na falange. Muita gente martela o dedo no espelho, isso é outro problema sério para flexibilidade, como eu disse tem é que jogar o peso do cotovelo no espelho e jamais martelar o dedo no espelho! É como se uma pessoa simplesmente colocasse a mão no seu ombro, você sente o peso da mão no seu ombro, ele não pode forçar o seu ombro se não você terá dores, mas se colocar a mão sobre o seu ombro e usar o próprio peso do corpo alheio você terá a pressão necessária sem sentir dor. É assim com o dedo no espelho, deve-se jogar o peso do cotovelo, jamais jogar força desnecessária de uma martelada do dedo no espelho. Você tem que sentir o peso indo do  cotovelo para baixo, só assim deixará o dedo flexível.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  MarcoAC 7/11/2016, 10:18

Existe algum método para saber se ao pressionar as cordas esta sendo usado o peso do cotovelo ou se os dedos estão sendo forçados ?
Logo caso os dedos estejam sendo forçados há algum exercício que pode estar sendo realizado para corrigir isso?

MarcoAC

Mensagens : 10
Pontos : 20
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/11/2016, 11:11

MarcoAC escreveu:Existe algum método para saber se ao pressionar as cordas esta sendo usado o peso do cotovelo ou se os dedos estão sendo forçados ?
Logo caso os dedos estejam sendo forçados há algum exercício que pode estar sendo realizado para corrigir isso?

Então irmão, o melhor método é sua percepção e sensabilidade! Você que terá que perceber onde está o peso do cotovelo, se está sentindo ele em baixo próximo da barriga ou se está com força no dedo, sentindo a força no espelho. É algo tipo, está tensionado ou está relaxado?! Onde tem a tensão, onde tem o relaxamento e flexibilidade?! É que eu chamo de Consciência Olímpica. Fecha os olhos e perceba cada parte do seu corpo, cada ponto de força, cada ponto de relaxamento!
.
Você tem utilizar essa técnica em todas as lições, concertos, músicas, hinos e escalas!
.
É algo que tem forçar o seu cérebro a deixar automático os movimentos etc. Pois não dá para pensar a cada nota tocada: eu vou com o braço para ali, coloco o peso aqui, dobro o dedo ali etc. Se pensar, você perderá milesimos de segundo e claro, vai acabar errando!
.
Sendo assim é algo que se estuda muito lento entendendo cada movimento e gravando isso no cérebro até ficar automático todos os movimentos sem precisar pensar como fazer.
.
Na verdade não é método, mas sim algo psicológico e físico que somente você tem que ter essa percepção de quando está errado ou quando está certo.
.
Uma coisa para você perceber é melhora na qualidade do som, pois é um estudo dessas técnicas levará dias, meses, talvez anos para deixar tudo automático, assim como gravamos o vício no cérebro e ficamos automáticos no vício, devemos gravar essa correção e deixa-la automática, pois somos tendenciosos ao erro, temos uma facilidade enorme para o vício, nosso corpo sempre pede a postura incorreta, então é parte psicológica também além de física apurar a técnica e finalmente abandonar os vícios e má postura.
.
No inicio parece muito difícil, pois quando consertamos uma coisa, estragamos outra, mas é persistência de lutar para gravar a técnica e postura correta a longo prazo você sentira que vai ficar muito mais fácil de tocar violino com a técnica e postura correta e coisas que você hoje não consegue fazer, no futuro fará com maior facilidade e qualidade do som vai melhorar assustadoramente. O violino não é tocado apenas com o físico, mas boa parte é com o psicológico ou seja com a mente! Só de você visualizar em sua mente cada movimento quando você está prestes a dormir ou em um descanso, você já percebe uma melhora no próximo dia de estudos, pois você está analisando como tocar coisas difíceis com facilidade com maior qualidade de som.
.
Então caso o seu dedo esteja forçado, único método que você tem que fazer é relaxar e buscar fazer a técnica e postura corretamente em tudo que você for estudar, sempre lento, muito lento e aumentando gradativamente a velocidade, depois volta no lento e vai aumentando velocidade, volta no lento, pois gravando no lento o rápido vai ficando automático, porém é necessário voltar ao lento, pois quando mais rápido menor a qualidade que conseguimos, temos que como eu disse consertando os erros, aumentando velocidade, você vai estragar outras coisas, mas você no lento e corrigi as outras coisas que estragou e aprimora aquilo que você já consertou anteriormente!
.
É como eu falo, não existe método ruim ou método bom, o que existe é professor que não sabe aplicar.
.
Essas técnicas eu passei pro irmão, não é para usar um método específico, mas sim em tudo que você for tocar. São coisas para vida inteira. Então tanto faz se você está em um método ou um hino, você pode aplicar isso e ir corrigindo todos os santos dias até ficar tudo automático.
.
A questão do braço volátil você estudar lições como a número 8 do Hans sitt que tem muita mudança de corda vai ajudar você a entender e deixar automático essa mobilidade do braço esquerdo, lição 10 do kayser que é federal e muito complexa, mas ajuda em muito você mudar a posição do braço esquerdo junto com a forma de mão. Lembre sempre estudar com o metrônomo muito lento. Se são semicolcheias, faça em colcheias em 50 bpm, e vai aumentando gradativamente de 10 bpm em 10 bpm, ou seja 60 bpm, 70 bpm, 80 bpm, 90 bpm, 100 bpm. Chegou no 100 bpm você volta em 50 bpm e refaça o exercício. Quando digo fazer de 10 bpm, faça o primeiro dia de estudos em 50 bpm, segundo dia em 50 e 60 bpm. O terceiro dia 50 bpm, 60 bpm, 70 bpm. Assim por dia. Depois que você refazer nessa velocidade, ai você vai enxergar a lição como ela está escrita em semicolcheia, mas faça em 50 bpm, no outro dia 50 bpm e 60 bpm etc. Até o mais rápido que conseguir sem perder a qualidade e controle. Depois você volta no lento e refaça!
.
Tudo isso que eu falei pro irmão, leve em consideração que seu violino esteja regulado e ajustado por um luthier especialista em regulagens, pois não adianta tentar tocar com flexibilidade, mobilidade, qualidade etc, sendo que o violino está com as cordas altas, duras, desequilibradas etc. Você terá que estudar 10 vezes mais para conseguir um resultado satisfatório, sendo que com um violino devidamente regulado e ajustado será muito macio o dentilhado, terá maior desenvoltura, melhor desempenho e qualidade sonora melhor, mais equilibrada produzindo um resultado excelente em menor tempo de estudos com mais facilidade.
.
Por isso é importante sempre que comprar um violino levar no luthier para regulagens e ajustes obrigatórios a todos os violinos de fábrica necessitam.
.
Qualquer dúvida, estou a disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  MarcoAC 14/11/2016, 15:51

É pelo que parece tenho muita coisa para arrumar, desde o a forma de mão até o braço volátil e tensão dos dedos.
Deus abençoes por tudo!

MarcoAC

Mensagens : 10
Pontos : 20
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/11/2016, 12:15

MarcoAC escreveu:É pelo que parece tenho muita coisa para arrumar, desde o a forma de mão até o braço volátil e tensão dos dedos.
Deus abençoes por tudo!

Amém.
.
Sempre temos várias coisas para arrumar pela vida inteira! Principalmente afinação é uma briga eterna!
.
Mas o importante é sempre tocar hoje melhor do que ontem! Cada um ao seu tempo e dedicação! O importante é evoluir sempre!
.
Agora eu vou filosofar: Ninguém pequeno demais que não possa ensinar, nem grande demais que não possa aprender!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quarto dedo... Empty Re: Quarto dedo...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos