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Qual é a técnica no violino para fazer Détaché várias vezes mas com som contínuo ?

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Qual é a técnica no violino para fazer Détaché várias vezes mas com som contínuo ? Empty Qual é a técnica no violino para fazer Détaché várias vezes mas com som contínuo ?

Mensagem  Johnny Quest 17/7/2012, 11:16

Quais exercícios são necessários para se evitar a diminuição do som ao recomeçar o arco no talão ou na ponta ao fazer um detache completo.

Gostaria de aprender como golpear o arco completo diversas vezes mas com som continuo, gerando um som sem variação.

Johnny Quest

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Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/7/2012, 14:41

Olá, meu amigo. Como você está? Tudo bem? Seja muito bem vindo ao nosso fórum. Quaisquer dúvidas, ou contribuição seja SEM VERGONHA e manda bala, véio! Muito boa pergunta a sua. Vamos as respostas.
.
Primeiramente é preciso ter um violino regulado e com o som equilibrado. Você já levou em um luthier para ajustes?
.
O movimento completo para equilibrio do detache, começa no estudo das cordas soltas. Pois tudo que for fazer antes na técnica do violino é preciso fazer em cordas soltas.
.
O que ajuda muito também é você tocar um violino imaginário (Sem estar com o violino realmente no pescoço. Entender cada movimento do braço olhando diretamente pra o braço. Só depois comece a estudar cordas soltas.
.
Com o estudo de corda solta, fica fácil concentrar sua atenção nos movimentos da articulação do pulso, braço, dedos e propriamente no som produzido por seu violino.
.
Para se ter um som equilibrado, além de um violino ajustado e regulado, é preciso ter sido feito com produtos de qualidade, como um cavalete alemão, cordas importadas de qualidade, alma de madeira alemã, breu importado e um arco de estudante de no minimo R$ 600 reais, e estar no ponto certo para obter o máximo de rendimento que o seu equipamento tem a oferecer. É claro que a boa construção com madeira adequadas influenciam bastante, mas também não é porque você tem um violino chinês que vai ficar desleixado e achar que o som que sair é isso mesmo. Mesmo em um violino ruim, pode-se tirar um som bom, é pra isso que estudamos várias técnicas para aperfeiçoamento da sensibilidade.
.
E também tudo é questão de pratica e experiencia, como eu te disse um autoconhecimento do seu corpo e movimento aliados ao seu conhecimendo das limitaçoes do seu equipamento, vai ajudar a tirar coelho da cartola.
.
Basicamente o processo fisico e mecanico da técnica de equilibrio do som em diferentes regiões do arco. É questão do movimento de pronação e supinação!
.
O fato é que na ponta o som produzido é fraco e leve. Já no talão o som é forte e bem acentuado. Já o meio é meio mesmo, o equilibrio perfeito!
.
Porque acontece isso? Porque o talão é pesado naturalmente, já a ponta é leve. Para corrigir isso existe duas técnicas fundamentais: De pronação e supinação e uma questão de postura do braço direito para redistribuição do peso perdido no braço que provoca falhas na corda sol e quebra da corda Mi nos iniciantes.
.
Movimento de Pronação e Supinação: falando popularmente é simplesmente a técnica de quando tiver tocando no talão, você vai usar o seu dedo mindinho (Dobrado sobre a vareta) com a pressão necessaria pra levar o arco (Sem tirar da corda e nem perder o contato e aderencia) para tirar o peso do talão e vai levantar o indicador (Não precisa necessariamente tirar da vareta, mas apenas não tensionar ele contra a vareta.
.
Quando tive com o arco na ponta é extamente ao contrário, é levantar a pressão do mindinho (Porem sem tirar da vareta para não destabilizar a direção do arco) e pressionar o indicador contra o arame de enrolamento do arco (para isso que ele existe pra não deslizar na hora da pressão do indicador) e gerando um peso na ponta.
.
No meio você não pode utilizar nem a técnica do mindinho e nem a técnica do indicador, apenas deixa eles de prontidão sem tirar da vareta para preparar o movimento seja de pronação ou supinação.
.
Bom isso é a primeira técnica.
.
Segunda técnica é você levantar o seu braço direito sempre acima do talão para que o peso do braço seja transferido para o indicador e gerar tensão na cordas pelo peso e gerar um som mais intenso principalmente nas cordas que precisão de peso e ter menos sensabilidade como a corda Sol e Ré. Na Sol faz uma baita diferença quando não se faz essa técnica de braço.
.
A Sarah Chang tem um baita som, mas olhe no video ela usa e abusa da técnica da redistribuição do peso do braço direito.
.
Quando se faz essa técnica, isso gera menor tensão no pulso porque não vai precisar pressionar o indicador e assim evita o travamento de musculo ou do pulso.
.

Começe aplicando essas duas técnicas em cordas soltas, só depois se dominar-las de forma automatica você faça isso com o dentilhado da lição.
.
Uma coisa muita importante é você decorar a lição, pois vai usar parte do sua concentração que estaria dedicada a leitura da partitura para dar atenção total no som que você está tirando do seu violino. Por isso o Sevick coloca apenas uma lição para 380 variações de arco, justamente para você fazer tudo decorado. Isso é técnica de virtuoses.
.
E outra coisa é começe lendo muito a lição em legato, só depois que já decorou o ritmo e nome das notas passe para o detache. Procure logo de inicio deixa bem claro para o cerebro todas afinações dificies, todo o ritmo quebrado e notas longas. Apesar que em geral essas lições são focadas somente no detache, mas fica a dica pra ser usada no futuro.
.
Qualquer coisa estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
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Deus te abençoe.


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Mensagem  Johnny Quest 17/7/2012, 15:17

Ola Leo..
Vou bem.. obrigado..
Sobre violino, tenho um violino de luthier que ainda estou 'amaciando' Very Happy

Obrigado pela sua explicação, de verdade..
mas a minha dúvida não era sobre a variação do som durante uma arcada completa, mas sim ao se terminar uma arcada e engatilhar o começo de outra arcada, sem que nesse meio onde o arco muda de sentido houvesse uma diminuição até parar do som e assim recomeçar.

Gostaria de saber qual tecnica posso estudar para fazer igual ao heifetz nesse video abaixo nos pontos de 0:22 até 0:26 onde o som é continuo mesmo utilizando mais de 2 arcadas.

https://www.youtube.com/watch?v=Mag2mc5Vva0

Meu professor me disse que isso é extremamente difícil de se conseguir, e me disse que uma técnica para conseguir isso é meio que fazer um movimento de U com o arco ao chegar no talão e engatilhar uma nova arcada..
Como peguei meu professor de surpresa ao fazer essa pergunta nem ele conseguiu fazer 2 arcadas com som continuo.

Mas estou perguntando para saber se existem outras técnicas para conseguir ter esse controle sobre o arco.




Johnny Quest

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Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/7/2012, 16:15

Eu não tinha lido direito. Desculpe. Agora entendi.
.
Bom aqui em Minas isso não chamamos de detache. Chamamos de Legato.
.
O detache parece que é uma palavra de origem francesa que significa destacado.
.
Eu fui um pouco mais a fundo e pesquisei quando estava aprendendo lutheria. E porque do barroco ser tocado em detache, era simplesmente porque não tinha o parafuso no arco, onde o violinista prendia a tensão da crina com os dedos então quando eles mudavam a direção do movimento do arco, fazia uma pausa automaticamente por causa dessa falha técnica. Eles chamaram isso de detache.
.
Com a invenção do parafuso de tensão da crina no arco, o golpe detache parou de existir. O que vemos hoje é um imitação do processo natural que ocorria na época do barroco.
.
Falando técnicamente do detache: seria 3/4 de som e 1/4 de silencio. Pode ver que tocamos as 4 estações toda em detache, segundo contas nas faculdades que são fieis ao estilo barroco, toda música barroca deve ser tocada em detache e quase sem vibratos de dedo, apenas usa-se a ressonancia dos harmonicos e vibrato de corda pra dar um efeito bonito na música. Praticamente não utilizam saltados. Pelo menos foi o que meu professor me passou e alguns outros professores que eu fiz Master Class.
.
Agora vamos a explicação do Legatto: O que é essa técnica? É justamente o inverso do Detache, pois no legatto, não se pode parar o arco e som tem que ser continuou. Meu ex-instrutor me ensinou que deveria pensar que o seu pulso, deveria ser como uma bola de ping pong, onde ela batia na parede (Talão) e volta instaneamente sem parar. Esse seria o principio técnico da coisa.
.
Eu não sei explicar tecnicamente como fazer essa técnica. Mas creio pelo que eu vi, ele trabalha demais o som filé na volta, pode ver que aquela virada de arco dele é propositalmente por causa da técnica do som filé, que professor da faculdade do Conservátorio Villa Lobos no Rio passou para o meu professor. Não recordo o nome exato do Conservátorio. Nem do professor que passou isso.
.
Ele me passou que ao chegar proximo ao talão você deve virar o arco pra que na volta do sentindo do arco o som fique mais refinado e continuo e super limpo. Essa técnica se chama Som Filé. Mesmo procedimento se faz na ponta, sempre na mudança de sentido do arco. Eu ainda estou incorporando essa técnica a minha técnica.
.
Todo o movimento se passa com articulações dos dedos sobre o arco e não com o pulso em U, é um pouco dificil eu explicar sem mostrar. Mas é feito com dobramento das falanges esse giro do arco. Pelo menos aprendi assim.
.
Já aproveitei e peguei o gancho das dúvidas e dei uma esplanação detalhada que pode ajudar a outras pessoas.
.
Abração.
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Mensagem  Johnny Quest 19/7/2012, 15:34

Leo.
Obrigado mais uma vez por sua resposta.

Eu tinha falado detache porque achava que legato somente existia em uma arcada. Realmente eu desconhecia que legato poderia se expandir para diversas arcadas distintas.

Mas obrigado pela dica da raquete, para gerar esse 'som file'. Estive procurando na internet para achar o termo dessa tecnica e ainda não encontrei. Mas é engraçado, a gente vendo os outros fazendo parece super simples, mas quando é nós que tentamos vemos a dificuldade.

Mas vou tentar achar videos ensinando essa tecnica e depois posto aqui para compartilhar.
De qualquer forma obrigado pela ajuda. Wink

Johnny Quest

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Mensagem  £ëø Mø®£ix 20/7/2012, 15:24

Que isso, rapaz. Disponha.
.
São tantas técnicas que confundimos os nomes, mas o importante como diz meu professor é executar. Ele por exemplo chama o Detache de Martelato. kkkkkkkkkkk
.
Meu antigo professor chamava legatto de Detache.
.
Eles quase me deixavam loucos, pois cada um falava toca Detache, eu não sabia se era Martellato, Legatto ou Detache de verdade. kkkkkkkkk
.
Eu peço para eles fazerem e faço igual, assim não me confundo. rs*
.
Não procurei na Net, mas existem termos que usamos em determinadas regiões que são algo peculiar da região, talvez não seja o nome real da técnica, apenas um apelido.
.
Pelo menos no Rio de Janeiro é conhecido como Som Filé, aqui em Minas também. E quando o Alejandro Drago veio aqui, mencionou para vários alunos sobre a técnica do Som Filé e deu umas dicas para nós.
.
Eu não estava tratando dessa técnica com ele, mas vi ele ensinando outro aluno que estava fazendo com umas certa deficiencia.
.
Em inglês provalmente tem video, mas o duro é descobrir o termo em inglês.
.
Qualquer coisa nos informe. Eu tenho vários video aqui, vou ver qual se trata dessa técnica e depois eu dou um jeito de passar para o pessoal.
.
Abração.
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Mensagem  Louysie 17/1/2013, 20:09

£ëø Mø®£ix escreveu:Olá, meu amigo. Como você está? Tudo bem? Seja muito bem vindo ao nosso fórum. Quaisquer dúvidas, ou contribuição seja SEM VERGONHA e manda bala, véio! Muito boa pergunta a sua. Vamos as respostas.
.
Primeiramente é preciso ter um violino regulado e com o som equilibrado. Você já levou em um luthier para ajustes?
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O movimento completo para equilibrio do detache, começa no estudo das cordas soltas. Pois tudo que for fazer antes na técnica do violino é preciso fazer em cordas soltas.
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O que ajuda muito também é você tocar um violino imaginário (Sem estar com o violino realmente no pescoço. Entender cada movimento do braço olhando diretamente pra o braço. Só depois comece a estudar cordas soltas.
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Com o estudo de corda solta, fica fácil concentrar sua atenção nos movimentos da articulação do pulso, braço, dedos e propriamente no som produzido por seu violino.
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Para se ter um som equilibrado, além de um violino ajustado e regulado, é preciso ter sido feito com produtos de qualidade, como um cavalete alemão, cordas importadas de qualidade, alma de madeira alemã, breu importado e um arco de estudante de no minimo R$ 600 reais, e estar no ponto certo para obter o máximo de rendimento que o seu equipamento tem a oferecer. É claro que a boa construção com madeira adequadas influenciam bastante, mas também não é porque você tem um violino chinês que vai ficar desleixado e achar que o som que sair é isso mesmo. Mesmo em um violino ruim, pode-se tirar um som bom, é pra isso que estudamos várias técnicas para aperfeiçoamento da sensibilidade.
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E também tudo é questão de pratica e experiencia, como eu te disse um autoconhecimento do seu corpo e movimento aliados ao seu conhecimendo das limitaçoes do seu equipamento, vai ajudar a tirar coelho da cartola.
.
Basicamente o processo fisico e mecanico da técnica de equilibrio do som em diferentes regiões do arco. É questão do movimento de pronação e supinação!
.
O fato é que na ponta o som produzido é fraco e leve. Já no talão o som é forte e bem acentuado. Já o meio é meio mesmo, o equilibrio perfeito!
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Porque acontece isso? Porque o talão é pesado naturalmente, já a ponta é leve. Para corrigir isso existe duas técnicas fundamentais: De pronação e supinação e uma questão de postura do braço direito para redistribuição do peso perdido no braço que provoca falhas na corda sol e quebra da corda Mi nos iniciantes.
.
Movimento de Pronação e Supinação: falando popularmente é simplesmente a técnica de quando tiver tocando no talão, você vai usar o seu dedo mindinho (Dobrado sobre a vareta) com a pressão necessaria pra levar o arco (Sem tirar da corda e nem perder o contato e aderencia) para tirar o peso do talão e vai levantar o indicador (Não precisa necessariamente tirar da vareta, mas apenas não tensionar ele contra a vareta.
.
Quando tive com o arco na ponta é extamente ao contrário, é levantar a pressão do mindinho (Porem sem tirar da vareta para não destabilizar a direção do arco) e pressionar o indicador contra o arame de enrolamento do arco (para isso que ele existe pra não deslizar na hora da pressão do indicador) e gerando um peso na ponta.
.
No meio você não pode utilizar nem a técnica do mindinho e nem a técnica do indicador, apenas deixa eles de prontidão sem tirar da vareta para preparar o movimento seja de pronação ou supinação.
.
Bom isso é a primeira técnica.
.
Segunda técnica é você levantar o seu braço direito sempre acima do talão para que o peso do braço seja transferido para o indicador e gerar tensão na cordas pelo peso e gerar um som mais intenso principalmente nas cordas que precisão de peso e ter menos sensabilidade como a corda Sol e Ré. Na Sol faz uma baita diferença quando não se faz essa técnica de braço.
.
A Sarah Chang tem um baita som, mas olhe no video ela usa e abusa da técnica da redistribuição do peso do braço direito.
.
Quando se faz essa técnica, isso gera menor tensão no pulso porque não vai precisar pressionar o indicador e assim evita o travamento de musculo ou do pulso.
.

Começe aplicando essas duas técnicas em cordas soltas, só depois se dominar-las de forma automatica você faça isso com o dentilhado da lição.
.
Uma coisa muita importante é você decorar a lição, pois vai usar parte do sua concentração que estaria dedicada a leitura da partitura para dar atenção total no som que você está tirando do seu violino. Por isso o Sevick coloca apenas uma lição para 380 variações de arco, justamente para você fazer tudo decorado. Isso é técnica de virtuoses.
.
E outra coisa é começe lendo muito a lição em legato, só depois que já decorou o ritmo e nome das notas passe para o detache. Procure logo de inicio deixa bem claro para o cerebro todas afinações dificies, todo o ritmo quebrado e notas longas. Apesar que em geral essas lições são focadas somente no detache, mas fica a dica pra ser usada no futuro.
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Isso é o som filé??

essa mulher meio que ensina isso [em ingles] eu acho: https://www.youtube.com/watch?v=j_fmrBKTFgY pula pro tempo 4:00, a parte em 5:30 parece com essa tecnica descrita
- só que ela enrola um pouquinho pra falar, ai é só adiantar.. da pra entender +/- o que ela fala
blog: http://www.reddesertviolin.com/2010/09/bow-arm-mechanics/

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Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/1/2013, 23:38

Louysie escreveu:
Isso é o som filé??

essa mulher meio que ensina isso [em ingles] eu acho: https://www.youtube.com/watch?v=j_fmrBKTFgY pula pro tempo 4:00, a parte em 5:30 parece com essa tecnica descrita
- só que ela enrola um pouquinho pra falar, ai é só adiantar.. da pra entender +/- o que ela fala
blog: http://www.reddesertviolin.com/2010/09/bow-arm-mechanics/

Eu não entendo de inglês infelismente. Não acho que seja técnica do som Filé. O Luis pode traduzir para nós. Eu pelo que vi o fim do video. Acredito que ela fala sobre o movimento excessivo do arco, talvez algo relacionado aderencia e estabilidade do som. Amanhã vejo o video todo e tento entender o contexto e o Luis nos ajuda a traduzir.
.
Parece que ela está ensinando como segurar o arco, ela é adepta da técnica franco belga na técnica de pronação e supinação.
.
E explicando sobre a técnica da manivela. Não tem nada haver com o som filé.
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Mensagem  Luís Azevedo 17/1/2013, 23:55

No primeiro video ela esta falando de como segurar o arco e no seguindo ela esta respondendo uma menina q esta com duvidas na mecanica do braço, se querem boas video aulas assistam as do Perlman pois ele da grandes dicas Smile

abraço
Luís Azevedo
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Mensagem  Luís Azevedo 18/1/2013, 00:12

https://www.youtube.com/watch?v=h3xEHigWShM esse é fantastico, primeiro ele fala q nao é preciso fazer uma afinaçao perfeita pra ser um grande solista e depois fala q um violinista q deseja ser profissional estuda no maximo 5 horas por dia e q estudar mais tempo ja nao ajudara em nada kkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/1/2013, 07:57

luis A. escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=h3xEHigWShM esse é fantastico, primeiro ele fala q nao é preciso fazer uma afinaçao perfeita pra ser um grande solista e depois fala q um violinista q deseja ser profissional estuda no maximo 5 horas por dia e q estudar mais tempo ja nao ajudara em nada kkkkkkkkkkkkkkk

Acho que o Perlman disse é muito relativo. Se estudar 5 horas por dia, mas sem concentração, sem planejamento, está fardado ao fracasso.
.
Devemos entender a mente do Perlman, ele não pensa como a gente pensa. Com certeza ele se referia a estudar 5 horas com qualidade de estudo.
.
Muitas pessoas estudam apenas 2 horas por dia, muito bem estudado, bem disciplinado e claro muito bem planejado quais estudos deve estudar e exigindo o máximo de qualidade possivel. Ele tem mais resultados do cara que apenas repete diversas vezes o estudo durante 8 horas, achando que de "tanto praticar", vai levar a perfeição.
.
Lembrei daquela frase: a pratica leva a perfeição!
.
É verdade, mas não absoluta. Ela está condicionada a qualidade nos estudos.
.
Se a gente estudar apenas tocando em vez de treinando (Pois treinar é diferente de tocar), a gente apenas aperfeiçoa o erro. Vai terminar os estudos depois de 8 horas, com uma baita dor no ombro, pescoço e um cansaço, de nada vai evoluir.
.
É experiencia de cada um, mas creio que o Perlman entende que estudar mais de 5 horas, a pessoa já estando cansada e desconcentrada, estraga tudo que fez na 5 primeiras horas de estudos. Concordo plenamente com essa tese que defendo a anos. Por isso eu acho que melhor solução pra quem quer ser profissional e estuda com afinco, e não faz nada além de estudar na vida. É estudar 3 horas de manhã, descansa, relaxa o musculo e mente para absorver aquilo que fez e dar um gás no proximo ciclo de estudos. 3 horas de tarde, novamente deixa na cama, dorme um pouco. 3 horas a noite. 9 hora de estudos com qualidade, planejamento e disciplina.
.
Tem um amigo meu, ele estuda, sabe que horas? 3 horas da manhã, porque trabalha de dia, não tem tempo de estudar, sobra só de madrugada para ele estudar.
.
Mas quem pode estudar durante o dia, tarde e noite, pode planejar muito bem melhor planejamento para o desenvolvimento.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 18/1/2013, 08:04, editado 1 vez(es)
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/1/2013, 08:00

luis A. escreveu:No primeiro video ela esta falando de como segurar o arco e no seguindo ela esta respondendo uma menina q esta com duvidas na mecanica do braço, se querem boas video aulas assistam as do Perlman pois ele da grandes dicas Smile

abraço

Realmente é que eu afirmei. Empunhamento do arco (Pronação e supinação), técnica da manivela. Nada de som Filé. Deu para ver ela usa a técnica Franco Belga, pela carateristica de segurar o arco, não é muito definida, mas tende mais para técnica franco-belga do que russa.
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Mensagem  Luís Azevedo 18/1/2013, 08:27

£ëø Mø®£ix escreveu:
luis A. escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=h3xEHigWShM esse é fantastico, primeiro ele fala q nao é preciso fazer uma afinaçao perfeita pra ser um grande solista e depois fala q um violinista q deseja ser profissional estuda no maximo 5 horas por dia e q estudar mais tempo ja nao ajudara em nada kkkkkkkkkkkkkkk

Acho que o Perlman disse é muito relativo. Se estudar 5 horas por dia, mas sem concentração, sem planejamento, está fardado ao fracasso.
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Devemos entender a mente do Perlman, ele não pensa como a gente pensa. Com certeza ele se referia a estudar 5 horas com qualidade de estudo.
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Muitas pessoas estudam apenas 2 horas por dia, muito bem estudado, bem disciplinado e claro muito bem planejado quais estudos deve estudar e exigindo o máximo de qualidade possivel. Ele tem mais resultados do cara que apenas repete diversas vezes o estudo durante 8 horas, achando que de "tanto praticar", vai levar a perfeição.
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Lembrei daquela frase: a pratica leva a perfeição!
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É verdade, mas não absoluta. Ela está condicionada a qualidade nos estudos.
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Se a gente estudar apenas tocando em vez de treinando (Pois treinar é diferente de tocar), a gente apenas aperfeiçoa o erro. Vai terminar os estudos depois de 8 horas, com uma baita dor no ombro, pescoço e um cansaço, de nada vai evoluir.
.
É experiencia de cada um, mas creio que o Perlman entende que estudar mais de 5 horas, a pessoa já estando cansada e desconcentrada, estraga tudo que fez na 5 primeiras horas de estudos. Concordo plenamente com essa tese que defendo a anos. Por isso eu acho que melhor solução pra quem quer ser profissional e estuda com afinco, e não faz nada além de estudar na vida. É estudar 3 horas de manhã, descansa, relaxa o musculo e mente para absorver aquilo que fez e dar um gás no proximo ciclo de estudos. 3 horas de tarde, novamente deixa na cama, dorme um pouco. 3 horas a noite. 9 hora de estudos com qualidade, planejamento e disciplina.
.
Tem um amigo meu, ele estuda, sabe que horas? 3 horas da manhã, porque trabalha de dia, não tem tempo de estudar, sobra só de madrugada para ele estudar.
.
Mas quem pode estudar durante o dia, tarde e noite, pode planejar muito bem melhor planejamento para o desenvolvimento.




So uma coisa, quem estuda sem concentraçao e disciplina pode estudar 24 horas por dia q vai continuar tocando mau.... O ja vi musicos q estudam 1 ou 2 horas por semana e aprensentarem resultados superiores a quem estuda todos dias. Entao quantidade nao é qualidade. O Perlman nao apenas fala de excesso de estudo, como tmb fala de pausas, segundo ele 5 horas é o MAXIMO diario e nao em uma unica jornada, é importante fazer pausa... ele fala que um violinista q deseja atingir um altissimo nivel deve estudar 50 minutos e descansar 10, e se fizer isso durante umas 3 horas ja é mais q suficiente, claro q isso implica disciplina, concentraçao e qualidade de estudo, msm pq estudar sem diciplina e concentraçao nao é estudar e sim brincar com o violino...

Abraçao
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/1/2013, 09:10

luis A. escreveu:
So uma coisa, quem estuda sem concentraçao e disciplina pode estudar 24 horas por dia q vai continuar tocando mau.... O ja vi musicos q estudam 1 ou 2 horas por semana e aprensentarem resultados superiores a quem estuda todos dias. Entao quantidade nao é qualidade. O Perlman nao apenas fala de excesso de estudo, como tmb fala de pausas, segundo ele 5 horas é o MAXIMO diario e nao em uma unica jornada, é importante fazer pausa... ele fala que um violinista q deseja atingir um altissimo nivel deve estudar 50 minutos e descansar 10, e se fizer isso durante umas 3 horas ja é mais q suficiente, claro q isso implica disciplina, concentraçao e qualidade de estudo, msm pq estudar sem diciplina e concentraçao nao é estudar e sim brincar com o violino...

Abraçao

Sim, mas devemos levar em conta, que estudar violino não é somente pratica, tem questão de percepção ritmica, percepção melodica, história da música, estudar periodos, estudar harmonia.
.
Tem professores tops, que pregam que deve se estudar 3 horas seguidas sem parar, para treino da resistencia. Pois muitos concertos, tem 1:30 hora de duração ou mais. Se o cara não tiver um belo preparo fisico e emocional, na parte dificil do conserto o cara precisa "dar pau", vai acabar morrendo e sendo enterrado em uma vala igual o Mozart como indigente. rs*
.
Depende muito da metodologia do professor e da escola que ele foi influenciado.
.
Uma coisa eu discordo plenamente de você, concentração não tem haver com brincar com o violino.
.
Sabe por quê? Concentração é consciencia do que você está fazendo, é saber porque você está fazendo tal exercicio, pra que serve, o que ele vai te fazer melhorar, o que você está trabalhando? Isso envolve disciplina porque é fundamental você saber o que está trabalhando para ter disciplina necessária para fazer aquilo que deve ser feito, no tempo que precisa ser feito. E claro, concentração é atenção na qualidade do que você está fazendo.
.
Brincar com o violino, envolve absorvição, ou seja, ser natural, ter ele como parte do seu corpo. Eu posso brincar com meu braço, mas se eu tiver fazendo uma operação cirurgica, eu vou sim precisar de swing, ter a ginga, manha do negocio, aquele jeitinho que se aprende na pratica para fazer a coisa direito, mas se eu não tiver concentração, eu corto uma veia, mato o paciente. O cara pode brincar com a mão igual ao dança do Renato Russo, mas se ele não tiver concentração (Consciencia e saber o que está fazendo), ele vai enfia o dedo no nariz ou na cara, vai parar no hospital.
.
Então concentração não é brincar. É ter consciencia do que faz e porque faz.
.
Brincar é fundamental, é explorar o seu instrumento, tocar com a alma, ser natural possivel, explorar novas possibilidades, explorar toda aquela parte fisica e mecanica naturalmente.
.
Vejo muita gente na Internet brincando com o violino, é bonito, legal, mas o cara não tem concentração nos estudos, toca 3 posição e nem sabe o que é terceira posição. Nem sabe para que serve. Não vai chegar a lugar algum.
.
Mesma coisa do cara que tem concentração, toca fluentemente afinadissimo na terceira posição, é capaz descrever tecnicamente tudo sobre esse assunto, mas na hora de tocar é um sujeito que parece um post da Ligth em São Paulo ou da Cemig em MG, parece aqueles soldados alemães ou russos que nem piscam, ou um japonês querendo dançar samba. É ridiculo. Então brincar e concentração um completa o outro, mas nada tem haver um com outro. São coisas distintas.
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Mensagem  Luís Azevedo 18/1/2013, 14:28

[/quote]

Sim, mas devemos levar em conta, que estudar violino não é somente pratica, tem questão de percepção ritmica, percepção melodica, história da música, estudar periodos, estudar harmonia.
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Tem professores tops, que pregam que deve se estudar 3 horas seguidas sem parar, para treino da resistencia. Pois muitos concertos, tem 1:30 hora de duração ou mais. Se o cara não tiver um belo preparo fisico e emocional, na parte dificil do conserto o cara precisa "dar pau", vai acabar morrendo e sendo enterrado em uma vala igual o Mozart como indigente. rs*
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Depende muito da metodologia do professor e da escola que ele foi influenciado.
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Uma coisa eu discordo plenamente de você, concentração não tem haver com brincar com o violino.
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Sabe por quê? Concentração é consciencia do que você está fazendo, é saber porque você está fazendo tal exercicio, pra que serve, o que ele vai te fazer melhorar, o que você está trabalhando? Isso envolve disciplina porque é fundamental você saber o que está trabalhando para ter disciplina necessária para fazer aquilo que deve ser feito, no tempo que precisa ser feito. E claro, concentração é atenção na qualidade do que você está fazendo.
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Brincar com o violino, envolve absorvição, ou seja, ser natural, ter ele como parte do seu corpo. Eu posso brincar com meu braço, mas se eu tiver fazendo uma operação cirurgica, eu vou sim precisar de swing, ter a ginga, manha do negocio, aquele jeitinho que se aprende na pratica para fazer a coisa direito, mas se eu não tiver concentração, eu corto uma veia, mato o paciente. O cara pode brincar com a mão igual ao dança do Renato Russo, mas se ele não tiver concentração (Consciencia e saber o que está fazendo), ele vai enfia o dedo no nariz ou na cara, vai parar no hospital.
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Então concentração não é brincar. É ter consciencia do que faz e porque faz.
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Brincar é fundamental, é explorar o seu instrumento, tocar com a alma, ser natural possivel, explorar novas possibilidades, explorar toda aquela parte fisica e mecanica naturalmente.
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Vejo muita gente na Internet brincando com o violino, é bonito, legal, mas o cara não tem concentração nos estudos, toca 3 posição e nem sabe o que é terceira posição. Nem sabe para que serve. Não vai chegar a lugar algum.
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Mesma coisa do cara que tem concentração, toca fluentemente afinadissimo na terceira posição, é capaz descrever tecnicamente tudo sobre esse assunto, mas na hora de tocar é um sujeito que parece um post da Ligth em São Paulo ou da Cemig em MG, parece aqueles soldados alemães ou russos que nem piscam, ou um japonês querendo dançar samba. É ridiculo. Então brincar e concentração um completa o outro, mas nada tem haver um com outro. São coisas distintas.
[/quote]

Leo, acho q vc entendo o oposto de q eu disse, eu nao disse q brincar com o violino seja concentração, muito pelo contrario...
Eu ate uso duas interpretações para "bricar no instrumento" , uma seria tocar sem metodologia, nao dar atençao a elementos teoricos etc, resumindo nao levando a serio os estudos. A outra interpretaçao que tenho para "brincar no intrumento" vem da giria do jazz q significa improvisar com grande desenvoltura e facilidade.

No caso postagem q eu fiz eu me referia a passar tempo com o instremento nao mao sem uma responsabilidade e seriedade quanto ao estudo do intrumento


Quanto ao que vc disse sobre o estudo nao ser so pratica, eu concordo completamente, e uma coisa que acho muito importante é a parte historica.
É importante a consciencia de que um musico nao se torna um "grande musico" por acaso. Bons musicos surgem todos dias, os conservatorios formao "milhoes" todos anos... ja os "grandes musicos" sao muitos mais raros.

E oq faz um grande musico? Todo grande musico seja do erudito ou popular recebe esse status devido a sua contribuiçao para a arte, seja no intrumento, na composiçao, na performance, etc. Musicos como Bach, Paganini, Villa lobos, Tom Jobim... todos eles trouxeram algo novo q expandiu os horizontes da arte de seu periodo, dessa forma trazendo uma contribuiçao para a musica a nivel global. Nao basta apenas ser um grande executante... e isso nao faz de um musico um grande artista. Vejamos musicos como Tom Jobim, nao é nenhum exímio pianista, entretanto sua inovaçao na forma de compor juntando elementos do jazz com os ritimos brasileiros tornou-o um dos maiores compositores do secXX e asssim um grande musico.

Para compreender a dimensao de um grande musico em sua totalidade é fundamental conhecer o contexto onde ele se insere.
Vejamos um exemplo, Para vc compreender toda genialidade de um Ayrton Senna é necessario entender a epoca, conhecer quais eram os melhores carros da altura, qual era seu maior rival e outros fatos que foram fundamentais para ele ter o status que tem.

Conhecer um artista nao significa apenas ouvir sua musica... isso todo mundo faz msm nao querendo, é impossivel encontrar uma pessoa q em algum momento da sua vida nao ouviu um Mozart, um Milton, um Bach... quem nunca ouviu tocata e fuga ou fur elise???
Conhecer um artista implica saber todo seu contexto para compreender de forma ampla sua contribuiçao para arte, é preciso saber como as pessoas viviam na altura, é preciso saber como eram os intrumentos da epoca, quais eram esses instrumentos, como foi a evoluçao ou declinio de um artista em sua carreira e muitos outros fatores q sao fundamentais pra se entender de forma ampla a contribuiçao desse artista para arte.

Muita gente nao dá a devida importancia à historia, mas é ela que abre a cabeça, e amplia os horizontes do musico, faz o musico interpretar corretamente a musica de cada epoca, permite ao musico entender os elementos caracteristicos de cada estilo. E torna possivel o entendimento da dimensao dos grandes musicos.

Abraçao!!!
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Mensagem  Louysie 18/1/2013, 21:12

é verdade, eu gosto de estudar em média 5h (mas não é todo dia que tenho tempo)
eu ando meio preguiçosa com isso.. na verdade num é nem estudar, eu to ensaiando só partitura mesmo...
mas eu vou estudar por métodos mesmo, passou da hora rsrs. o probleminha é que eu sou imediatista, mas eu já entendi e aceitei que as coisas não são assim.. tudo tem um tempo, e precisa de muita prática e estudo teórico também

Essa questão de ser um grande música eu concordo, Luis, que é preciso levar em consideração o fator histórico..
por exemplo Picasso, se vc ver a arte [simplesmente pela arte] cubista por si só sem entender o contexto é complicado entender o valor artístico e político-social da obra dele.. [especialmente a obra guernica], e tem muitos outros exemplos, claro, principalmente na música.. eu citei esse porque foi o que mais me marcou, eu não gosto de quadro que mostra morte, melancolia e dor ainda mais com deformação, mas olhando pelo contexto dele é totalmente compreensível o uso dessas imagens..

((falando nisso, eu nem era muito fã de futebol mas depois que descobri que o barcelona foi criado no início pelos catalães com alguns bascos la eu virei fã rsrs e odeio o real madrid que o franco criou - apesar de que hoje em dia os jogadores são aleatórios..))

Eu acho ignorante falar de literatura e arte nas escolar e não incluir absolutamente nada de música no meio =s
seria mais produtivo dividir por exemplo a matéria de artes mesmo em partes que o professor mesmo escolhe [tipo tratando um pouco de pintura,escultura, música, etc..] do que ficar la jogando tempo e dinheiro fora brincando de pintar e desenhar igual 1ª série.. [pelo menos minhas aulas de arte sempre foram assim, inúteis, e eu estudei em boas escolas]
..ouvi dizer que em alguns países tipo noruega é obrigatório na escola vc escolher um instrumento e aprender ele além de fazer aula de canto.. faz parte do currículo básico nas escolas..


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Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/1/2013, 23:18

claro q isso implica disciplina, concentraçao e qualidade de estudo,
msm pq estudar sem diciplina e concentraçao nao é estudar e sim brincar
com o violino...
.
Desculpe Luis, muitas vezes a gente acaba errado. Realmente "o dia hoje foi trabalhoso", por algum motivo eu li uma coisa que você disse completamente diferente. A gente tem ter humildade para reconhecer quando erramos.
.
Você disse exatamente o que eu esplanei acima! Nos ventos do dia, eu li o seguinte:
msm pq estudar sem diciplina e concentraçao nao é estudar "e concentração é" brincar
com o violino...
.
Não entendi porque eu li isso. Eu estava muito agitado, acabei enxergando palavras inexistentes.
.
Eu preciso dormir mais cedo, fico muito tarde cuidado do fórum, está prejudicando minha vida e saúde. Não dormir direito e dormir tarde, acordar muito cedo, trabalhar incanvelmente nas férias, está me trazendo prejuizos.
.
Vou me ausentar um pouco mais do fórum e reorganizar minha vida e meu trabalho.
.
Abração.

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Mensagem  Alexandre 18/1/2013, 23:22

£ëø Mø®£ix escreveu: claro q isso implica disciplina, concentraçao e qualidade de estudo,
msm pq estudar sem diciplina e concentraçao nao é estudar e sim brincar
com o violino...
.
Desculpe Luis, muitas vezes a gente acaba errado. Realmente "o dia hoje foi trabalhoso", por algum motivo eu li uma coisa que você disse completamente diferente. A gente tem ter humildade para reconhecer quando erramos.
.
Você disse exatamente o que eu esplanei acima! Nos ventos do dia, eu li o seguinte:
msm pq estudar sem diciplina e concentraçao nao é estudar "e concentração é" brincar
com o violino...
.
Não entendi porque eu li isso. Eu estava muito agitado, acabei enxergando palavras inexistentes.
.
Eu preciso dormir mais cedo, fico muito tarde cuidado do fórum, está prejudicando minha vida e saúde. Não dormir direito e dormir tarde, acordar muito cedo, trabalhar incanvelmente nas férias, está me trazendo prejuizos.
.
Vou me ausentar um pouco mais do fórum e reorganizar minha vida e meu trabalho.
.
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Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/1/2013, 23:31

Louysie escreveu:é verdade, eu gosto de estudar em média 5h (mas não é todo dia que tenho tempo)
eu ando meio preguiçosa com isso.. na verdade num é nem estudar, eu to ensaiando só partitura mesmo...
mas eu vou estudar por métodos mesmo, passou da hora rsrs. o probleminha é que eu sou imediatista, mas eu já entendi e aceitei que as coisas não são assim.. tudo tem um tempo, e precisa de muita prática e estudo teórico também

Essa questão de ser um grande música eu concordo, Luis, que é preciso levar em consideração o fator histórico..
por exemplo Picasso, se vc ver a arte [simplesmente pela arte] cubista por si só sem entender o contexto é complicado entender o valor artístico e político-social da obra dele.. [especialmente a obra guernica], e tem muitos outros exemplos, claro, principalmente na música.. eu citei esse porque foi o que mais me marcou, eu não gosto de quadro que mostra morte, melancolia e dor ainda mais com deformação, mas olhando pelo contexto dele é totalmente compreensível o uso dessas imagens..

((falando nisso, eu nem era muito fã de futebol mas depois que descobri que o barcelona foi criado no início pelos catalães com alguns bascos la eu virei fã rsrs e odeio o real madrid que o franco criou - apesar de que hoje em dia os jogadores são aleatórios..))

Eu acho ignorante falar de literatura e arte nas escolar e não incluir absolutamente nada de música no meio =s
seria mais produtivo dividir por exemplo a matéria de artes mesmo em partes que o professor mesmo escolhe [tipo tratando um pouco de pintura,escultura, música, etc..] do que ficar la jogando tempo e dinheiro fora brincando de pintar e desenhar igual 1ª série.. [pelo menos minhas aulas de arte sempre foram assim, inúteis, e eu estudei em boas escolas]
..ouvi dizer que em alguns países tipo noruega é obrigatório na escola vc escolher um instrumento e aprender ele além de fazer aula de canto.. faz parte do currículo básico nas escolas..


Para não perder o costume: não concordo que a escolha do instrumento seja obrigatoria nas escolas brasileiras. Concordo sim que tenha música nas escolas como disciplina, mas vejo que poderia englobar: canto coral, canto lirico, instrumentos desde erudito ao popular e mais diversos, penso que poderia ter um curso de música eletronica, mixagens, dj, todos os tipos dança, teatro musical. Que cada aluno faça aquilo que mais lhe interessar, sendo livre para escolher. Forma-se orquestras, bandas, opera, corais, grupos de dança, cantores solos, grupos de teatro, atividades que envolvam disciplina, coordenação motora, socialização, responsabilidade, raciocio, tudo que envolva a arte.
.
A arte é livre. Não pode ser uma coisa forçada e nem imposta.
.
Não vejo porque obrigar uma criança a escolhe um instrumento e ter que fazer aula de canto. Mas atividades que eles já tem uma pre tendencia. Conheço gente que nunca tocou um instrumento sequer, mas é capaz fazer música. Composição faz parte da música, trabalha com o som, não é necessariamente tocar um instrumento, dança e teatro, estão intimamente ligado a música, seja no compasso simetrico da dança,coordenação motora, ou interpretação do teatro, fala ritmada, capacidade de improvisar palavras quase que como improvisar notas na música! Compor uma peça teatral é quase mesma coisa de compor música, exige racionio, disciplina e muita expressividade.
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Mensagem  Alexandre 18/1/2013, 23:36

£ëø Mø®️£ix escreveu:
Louysie escreveu:é verdade, eu gosto de estudar em média 5h (mas não é todo dia que tenho tempo)
eu ando meio preguiçosa com isso.. na verdade num é nem estudar, eu to ensaiando só partitura mesmo...
mas eu vou estudar por métodos mesmo, passou da hora rsrs. o probleminha é que eu sou imediatista, mas eu já entendi e aceitei que as coisas não são assim.. tudo tem um tempo, e precisa de muita prática e estudo teórico também

Essa questão de ser um grande música eu concordo, Luis, que é preciso levar em consideração o fator histórico..
por exemplo Picasso, se vc ver a arte [simplesmente pela arte] cubista por si só sem entender o contexto é complicado entender o valor artístico e político-social da obra dele.. [especialmente a obra guernica], e tem muitos outros exemplos, claro, principalmente na música.. eu citei esse porque foi o que mais me marcou, eu não gosto de quadro que mostra morte, melancolia e dor ainda mais com deformação, mas olhando pelo contexto dele é totalmente compreensível o uso dessas imagens..

((falando nisso, eu nem era muito fã de futebol mas depois que descobri que o barcelona foi criado no início pelos catalães com alguns bascos la eu virei fã rsrs e odeio o real madrid que o franco criou - apesar de que hoje em dia os jogadores são aleatórios..))

Eu acho ignorante falar de literatura e arte nas escolar e não incluir absolutamente nada de música no meio =s
seria mais produtivo dividir por exemplo a matéria de artes mesmo em partes que o professor mesmo escolhe [tipo tratando um pouco de pintura,escultura, música, etc..] do que ficar la jogando tempo e dinheiro fora brincando de pintar e desenhar igual 1ª série.. [pelo menos minhas aulas de arte sempre foram assim, inúteis, e eu estudei em boas escolas]
..ouvi dizer que em alguns países tipo noruega é obrigatório na escola vc escolher um instrumento e aprender ele além de fazer aula de canto.. faz parte do currículo básico nas escolas..


Para não perder o costume: não concordo que a escolha do instrumento seja obrigatoria nas escolas brasileiras. Concordo sim que tenha música nas escolas como disciplina, mas vejo que poderia englobar: canto coral, canto lirico, instrumentos desde erudito ao popular e mais diversos, penso que poderia ter um curso de música eletronica, mixagens, dj, todos os tipos dança, teatro musical. Que cada aluno faça aquilo que mais lhe interessar, sendo livre para escolher. Forma-se orquestras, bandas, opera, corais, grupos de dança, cantores solos, grupos de teatro, atividades que envolvam disciplina, coordenação motora, socialização, responsabilidade, raciocio, tudo que envolva a arte.
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A arte é livre. Não pode ser uma coisa forçada e nem imposta.
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Não vejo porque obrigar uma criança a escolhe um instrumento e ter que fazer aula de canto. Mas atividades que eles já tem uma pre tendencia. Conheço gente que nunca tocou um instrumento sequer, mas é capaz fazer música. Composição faz parte da música, trabalha com o som, não é necessariamente tocar um instrumento, dança e teatro, estão intimamente ligado a música, seja no compasso simetrico da dança,coordenação motora, ou interpretação do teatro, fala ritmada, capacidade de improvisar palavras quase que como improvisar notas na música! Compor uma peça teatral é quase mesma coisa de compor música, exige racionio, disciplina e muita expressividade.

é isso ai ta totalmente certo nem precisa explicar mais Very Happy
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Mensagem  Louysie 19/1/2013, 13:28

Eu disse sobre o que eu ouvi dizer la, isso se limitou á informação, não teve minha opinião no meio.
A minha opinião é esta: vai em uma escola de ensino fundamental e pergunta quantas crianças ali ama estudar matemática e quantas se pudessem não estudariam. A maior parte (não absoluta) vai dizer que não quer estudar. Algumas decisões são tomadas pelos adultos e não por crianças, porque elas não entendem a importância daquilo no futuro. Eu acho importante envolver desde cedo as pessoas no meio artístico tanto pela arte em si quanto pelas habilidades que ela trás ao indivíduo, tipo desenvolvimento e exploração da criatividade. Cada um tem seu gosto, eu odiaria profundamente se eu fosse obrigada à estudar cavaquinho na escola, da mesma forma que outra pessoa poderia odiar muito estudar violino. Então a escolha entre canto, instrumento musical, teatro.. enfim, artes em geral, é pessoal e obrigatória, mas eu não acho que elas tem prioridade sobre as matérias básicas [mat, port, hist, etc..] e o problema é que até essas coisas básicas são problemáticas..

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Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/1/2013, 19:10

Louysie escreveu:Eu disse sobre o que eu ouvi dizer la, isso se limitou á informação, não teve minha opinião no meio.
A minha opinião é esta: vai em uma escola de ensino fundamental e pergunta quantas crianças ali ama estudar matemática e quantas se pudessem não estudariam. A maior parte (não absoluta) vai dizer que não quer estudar. Algumas decisões são tomadas pelos adultos e não por crianças, porque elas não entendem a importância daquilo no futuro. Eu acho importante envolver desde cedo as pessoas no meio artístico tanto pela arte em si quanto pelas habilidades que ela trás ao indivíduo, tipo desenvolvimento e exploração da criatividade. Cada um tem seu gosto, eu odiaria profundamente se eu fosse obrigada à estudar cavaquinho na escola, da mesma forma que outra pessoa poderia odiar muito estudar violino. Então a escolha entre canto, instrumento musical, teatro.. enfim, artes em geral, é pessoal e obrigatória, mas eu não acho que elas tem prioridade sobre as matérias básicas [mat, port, hist, etc..] e o problema é que até essas coisas básicas são problemáticas..

Entendo o seguinte, vamos supor: é obrigatório o estudo de violinos para formação das orquestras nas escolas, um belo exemplo: violino é que tem disponivel e alguns celos.
.
Um criança é obrigada a estudar ou violino ou cello. Evidentemente que maioria optaria por violino, creio que 70 por cento seriam violinos e uns 30 por cento o cello.
.
Uma criança não gosta de violino ou cello, gosta de saxofone. Não tem saxofone. Ela é obrigada escolher violino se não vai ser reprovada na escola e sofrer sanções por parte da diretoria da escola. Ela vai tocar violino, vai precisar estudar, e vai fazer com má vontade e pouco a pouco ela vai tomar birra do violino. Quando ela formar, de tanta revolta, ela vai jogar o violino na parede e tomar birra da música. Vai jogar futebol o outra coisa que lhe de prazer.
.
Isso não é mesma coisa de disciplinas basicas como matematica, fisica, português ou quimica.
.
As decisões devem ser tomadas pelos adultos como um bem comum (Assim é nossa sociedade), mas não imposta as crianças. Devem ser incentivadas, plantas com amor e carinho, ao colher os frutos serão bons.
.
É assim com religião, quando criança, você ensina teu filho no bom caminho, ensina principios cristões, incentiva a leitura da Bibia, mas ao crescer, ela deve escolhe que caminho a seguir, você pode orientar, mas não obrigar.
.
Se você ensinar principios bons aos seus filhos, tenha certeza que adulto ele não esquecera, vai trilhar o seu proprio caminho nos passos da Luz, da verdade e bom carater.
.
A música e arte não é muito diferente. Se for bem estruturada, vai surge talentos, profissões e claro objetivo principal que é ajudar na disciplina, coordenação motora e raciocinio será alcançados com exito. Ganha sociedade que terá um cidadão mais bem instruido, ganha o país com novos talentos e música de boa qualidade e ganha o proprio aluno que em vez de estar nas drogas fazendo coisas que não são legais, estará com uma profissão, um campo de trabalho e com sua independencia financeira.Gerando impostos para o governo e claro dimuindo com os problemas sociais. Mas claro, individuos com conhecimentos, senso critico e de boa indole, não é muito interessante para os poderosos, pois são dificeis de controlar e de enrolar. Por isso o país não investe em educação e quando criam projetos, claro, botam gente desqualificada pra trabalhar na area. É como você botar um engenheiro para dar aula de medicina. Vai dar bons medicos? Por que não músicos para dar aula para crianças em vez de professores de fisica, quimica, português e etc?
.
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