Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Respondo a qualquer dúvida sobre violino

+113
Zanca
Aleki3419
Juliana Sousa
david melo
luanaabreu
lfsaestrella
Bruno Henrique Ausec
Dirceu José S Penteado
brunocanto
Quelthas
franciscoangelo
Leandropazb
Bruno Fabrini
lokitos012
Murilo
RamonSantos.
Eros
Elyezer
jsfalcao
Anderson Gomes
Gordiano
joao_de victor
Dviolin
marco asp
Bruna 2015
Alex Silva
£ëø Mø®£ix
MugiZero
Ramon9114
Enzo CCB
stringss
nonayng
Samuel_Cremona
Leonardo de souza
Wanice
GabrielCamargo
samir_augusto
Pereira
thomazxavier
LadyAuditore
Carlos Floyd
ricardopaesss
André Luiz dos Santos
Matheus Miranda
Magikarperson
gss1
tsleite
Marcus V.S.
brunozimba
samuel cruz
Kenya
Thepopocoon
joaopc
jsbach
bruno.enf
WesleyFaria
Alexey dos Santos
yssa
Joaoags
GustavoCapell
Felipe Willack
Larissa CC
nhureson mogno
ronald cleiton
Samuel80
GabrielF
W.Marcel
Newnation
Louysie
spewder
thaisos
Dimas Barroco
violccb
lukenhas
gumax96
Diogenes
Guilherme Violin
ederson_tunico
Natan Cristao
WallySS
ANDRERIBEIRO
Alexandre
erikalb
RaulGalhego
Luís Azevedo
Cris Almeida
Lugh de Nassad
Andre Edvandro Magalhaes
GBuccii
L2G
El Justiceiro
Tavares
Samuel Valerio
DiegoLopes
Marcos Rafael
Abarraia
Ozeias - MG
Fernando Borges
Anonimo
Eduardo Nascimento
Abner
Felipe Moral
Joao Bosco Ferreira
oOGuilhermeOo
Miriam
Robson Santos
Felipe Espíndola
Filipe de Andrade
Shimizuki
Roberto
Mayara Verginio
Lucas Amorim
Wagner Violinista
117 participantes

Página 12 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 16 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Está satisfeito com o Fórum?

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_lcap74%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_rcap 74% 
[ 90 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_lcap4%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_rcap 4% 
[ 5 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_lcap7%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_rcap 7% 
[ 9 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_lcap13%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_rcap 13% 
[ 16 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_lcap2%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Vote_rcap 2% 
[ 2 ]
 
Total de votos : 122
 
 

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/7/2013, 11:56

DimasBarroco escreveu:Léo e demais colegas, ouvi isto uma vez no youtube, sempre fez parte do meu estilo mas sei que há ocasiões onde é feito diferente, lá vai, quem usa mais arco, tem som mais afinado? encorpado? homogêneo, linear, etc?


Pois lembro quando iniciei este foi um fator divisor de águas em minha sonoridade, além é clado de eu deixar de fazer o detache estacatto e fazer mais legatto, mas com diferenças de dinâmica e velocidade no arco.

Exatamente meu caro amigo. Quanto mais arco você usar, maior é o seu dominio no controle, velocidade, intensidade do arco, menor tensão no seu corpo por estar acostumado sempre ao estudo de solista que são fatores que influenciam diretamente na afinação.
.
Pense que o arco é maior expressividade do violinista, conforme você passa o arco é que determina o seu som. Tudo é dependente da pressão do arco na corda, velocidade, planejamento, e quantidade de arco, ponto de contato, aderencia, equipamento e claro, pois isso forma a entonação. Quanto maior a pressão do arco sobre a corda, maior será sua intensidade e a tendencia da afinação é subir quando se toca, é como você abrir a comporta de uma represa cheia de agua, você abre ela com tudo a quantidade, velocidade e impacto da agua será maior ao bater no chão. Mesma coisa é o tocar o arco com o estudo de solista, a afinação sobe um pouco por causa da pressão sobre o arco, velocidade e intensidade gerado uma maior entonação e claro um som limpo, claro e nitido.
.
Se não usa o arco, não firma o arco você gera um som mais harmonico no efeito, porém fraco, falho e a afinação fica mais baixa.
.
Por isso é importante você estudar sempre no limite para gerar um som melhor, pois se você estudar com som como o povo estuda, quando precisar tocar com bastante entonação, intensidade, vai gera é um som sujo, desafinado e ainda vai sentir fores dores, trava o braço. Mas o cara que estuda estudo de solista, ele é capaz de tocar tanto forte como fraco é só aprender a dosar o som conforme for sua função e necessidade da orquestra. Ele não vai sentir dores pois o seu braço estara preparado e calibrado para qualquer situação.
.
A diferença as dinamicas de periodos ou de dinamicas de fraseado depende justamente da boa entonação, sonoridade e tecnica do violinista para que tenham uma diferenciação.
.
O problema do mundo e dos músicos é querer fazer tudo igual. É maior desastre da face da Terra. É coisa mais chata do mundo ouvir violinistas que não respeitam a dinamica de periodo e fazem tudo linear e não fazem as dinamicas de fraseados e nem a metrica musical e sub metrica.
.
No barroco em especifico isso é bem acentuado, pois cada hora um grupo de instrumento esta fazendo a marcação, isso é fundamental fazer a metrica e principalmente porque as dinamicas de periodo são muito contrastante o tempo todo, uma frase repetida deve sempre ser diferenciada pela dinamica de periodo. E o uso da dinamica de fraseados é fundamental, principalmente em concertos onde você tem muitas notas repetidas, nunca podem ser igual e sempre tem que seguir a ascendencia da escala ou descendencia.
.
No barroco se usa na verdade é um tenuto quase detache (leggato), o detache da epoca do barroco é mais para o tenuto, porem hoje o nome detache perdeu o significado de destacado e passou a ser leggato. O que era detache virou tenuto. rs*
.
A afinação não é uma questão somente de mão esquerda, porem depende muito da amplitude da corda que ela é friccionada, tensão, velocidade e quantidade de arco.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 30/7/2013, 13:04

Quando eu tornei meu estudo menos bruto e mais consciente e reflexivo houve uma grande melhora na técnica pois passei a perceber a mecânica completamente, principalmente da mão e braço direito.

Um detache utilizado hoje em dia, principalmente por professores que ensinam com suzuki é aquele estacatto não acha? quando os movimentos são bem robóticos, com sonoridade péssima, a nota só tem uma entonação do começo até o fim e há um excesso de pressão, não é musical, mas dizem que serve no início para delimitar os movimentos.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  WesleyFaria 30/7/2013, 17:58

Olá. MEu nome é Wesley e sou de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Sou músico da Congregação Cristã no Brasil há 8 anos, e durante 6 anos toquei violino e atualmente toco saxofone tenor. O único método que eu tenho tocado completamente é o Lambert Ribeiro. Eu quero muito aprofundar minhas técnicas e conhecimentos no violino e ser um ótimo violinista.  Então se puder me ajudar com dicas de métodos que eu possa seguir um programa de estudos, pra eu me tornar um bom violinista, ficarei muito feliz de coração e muito agradecido. Deus te abençoe.

WesleyFaria

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/7/2013, 20:55

DimasBarroco escreveu:Quando eu tornei meu estudo menos bruto e mais consciente e reflexivo houve uma grande melhora na técnica pois passei a perceber a mecânica completamente, principalmente da mão e braço direito.

Um detache utilizado hoje em dia, principalmente por professores que ensinam com suzuki é aquele estacatto não acha? quando os movimentos são bem robóticos, com sonoridade péssima, a nota só tem uma entonação do começo até o fim e há um excesso de pressão, não é musical, mas dizem que serve no início para delimitar os movimentos.

Na verdade são professores burros e ignorantes que não procuram ter conhecimento e nem procuram saber o que são os golpes de arco e sua execução tanto no passado como hoje em dia que induzem os alunos a fazer o detache Staccato duro quase um martellato.
.
O detache hoje em dia é um som continuou sem interrupção e muito imperceptivel até na mudança de sentido de arco e esta intimidamente ligado ao estudo do solista e claro ao som filé.
.
O certo para interpretação de música barroca é basicamente um Tenuto. Não pode ser totalmente Legatto, mas também não pode ser Staccato.
.
Tem que ser um meio termo entre Detache (Legatto) e o Tenuto.
.
Mesmo fazendo o Detache meio Martellato bem Staccato, nada tem a ver com a entonação, com o excesso de pressão, sem as dinamicas de fraseados e de periodo. Isso é qualquer tecnica de arco que se deve fazer, apenas o Spiccato e saltellato que é um pouco mais dificultoso de fazer, porém deve ser plenamente treinado e estudado com perseverança a fim de conseguir fazer eles nos golpes que tendem a ser mais avançados. Assim como a metrica musica e sub metrica deve ser respeitadas.
.
O problema do mundo é as pessoas não procuram evoluir, ficam presa a dogmas, fazem assim porque o professor idiota dele mandou fazer e não sabe porque faz, não sabe como faz e nem sabe por que faz.
.
É um grande mal da sociedade hoje fica alienada e ser copia ou clone de outras pessoas, não buscam o conhecimento na parte musical. Acabam por copia os erros e defeitos do seu mestre no violino.
.
Por isso é de suma importancia o aluno ser auto-suficiente e muito curioso, ter raciocio proprio e busca sempre a evolução, buscando saber se o que o professor falar condiz com a realidade.
.
O professor que não gosta de ser indagado a respeito de tecnica, história ou assuntos musicais é justamente porque sabe que não tem conhecimento suficiente para responder.
.
O importante é você acreditar no seu mestre, pois quando você começa a questionar ele é porque já deixou de acreditar nele. Logo ele não é seu professor mais.
.
Não se pode ficar alienado a um professor, deve por si só resolver os seus problemas diariamente, ele vai responde apenas 1 dia da semana, nos outros 6 dias é você que tem que resolver. Por isso não existe verdade absoluta. Ela é relativa no mundo do violino e da música. É sempre um eterno aprendizado. Nunca sabemos tudo e nunca sabemos nada.
.
Principalmente a música barroca é muito complexa, até no vibrato, fraseados repetidos, notas retidas e golpes de arco.
 
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/7/2013, 21:04

WesleyFaria escreveu:Olá. MEu nome é Wesley e sou de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Sou músico da Congregação Cristã no Brasil há 8 anos, e durante 6 anos toquei violino e atualmente toco saxofone tenor. O único método que eu tenho tocado completamente é o Lambert Ribeiro. Eu quero muito aprofundar minhas técnicas e conhecimentos no violino e ser um ótimo violinista.  Então se puder me ajudar com dicas de métodos que eu possa seguir um programa de estudos, pra eu me tornar um bom violinista, ficarei muito feliz de coração e muito agradecido. Deus te abençoe.

A Paz de Deus irmão. Tudo bem?
.
O Lambert Ribeiro é um método legal, porem ele costuma deixar cheio de vicios se a pessoa não o fizer corretamente. Ele era muito utilizando antigamente pelos conservatórios de música
.
O estudo do violino não é simplesmente tocar. Mas estudar é treinar. Treinar é treinar por fundamentos.
.
Então você deve estudar um metodo para técnica do golpe de arco, um metodo para mão esquerda.
.
Faça o Lauoreux 1, tem tudo para tecnica básica. Para mão esquerda você deve estudar o Sevick op 1 que é um fábrica de virtuoses. Para golpe de arco o Sevick op 2. Para mudança de posição Sevick op 8. Para portamento e glissando o Laoureux 3. Corda duplas o Polo. Limpar o som Hans Sitt op 32 book 1. Posição fixa o Hans Sitt op 32 book 2. Pode estudar também para adquirir tecnica o Ferrara 1. E para estudos mais avançados você pode estudar o 36 lições do Kayser op 20. E para tecnica mais apurada o 42 estudos do Kreutzer.
.
Cada metodo tem uma forma correta de estudar, são muitos detalhes, pois tem muitas tecnicas escondidas, não é só sair tocando, repetindo 20 vezes a lição. Tem muita coisa a ser trabalhada, mas são metodos que dão um resultado legal e faz você chegar ao nivel intermediario.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  WesleyFaria 31/7/2013, 22:23

Realmente eu quero estudar e treinar, pra ter um bom nivel de conchecimento tecnico no violino. Você pode me passar algum link, ou algo que eu possa baixar esses metodos ? E paralelamente ao nível que estarei estudando, você poderia também me passar algumas músicas clássicas de acordo com o nível deste métodos que me indicou ? Fico muito feliz por poder me ajudar. Creia somente que Deus te recompensará. E Deus esta vendo suas dificuldades, e irá te ajudar. A paz de Deus e Deus te abençoe.

WesleyFaria

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 1/8/2013, 10:19

Isso aqui pra mim é domínio do arco, digo sobre entonação, velocidade e intensidade.

Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  bruno.enf 2/8/2013, 13:30

£ëø Mø®£ix escreveu:
Faça o Lauoreux 1, tem tudo para tecnica básica. Para mão esquerda você deve estudar o Sevick op 1 que é um fábrica de virtuoses. Para golpe de arco o Sevick op 2. Para mudança de posição Sevick op 8. Para portamento e glissando o Laoureux 3. Corda duplas o Polo. Limpar o som Hans Sitt op 32 book 1. Posição fixa o Hans Sitt op 32 book 2. Pode estudar também para adquirir tecnica o Ferrara 1. E para estudos mais avançados você pode estudar o 36 lições do Kayser op 20. E para tecnica mais apurada o 42 estudos do Kreutzer.

 APDD, irmão Léo, e se eu estudar sozinhos esses metodos? quais serão os aproveitamentos e tecnicas?
bruno.enf
bruno.enf

Mensagens : 12
Pontos : 20
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/07/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/8/2013, 22:07

bruno.enf escreveu:
APDD, irmão Léo, e se eu estudar sozinhos esses metodos? quais serão os aproveitamentos e tecnicas?

Amém, irmão. Tudo depende da qualidade dos estudos. Você pode aproveitar 95 por cento do treinamento, assim como pode absorver apenas 6 por cento. Tudo é relativo e depende da qualidade dos seus estudos, da forma que você estuda. Essa história que diz que a pratica leva a perfeição é muito relativa e questionavel. Pois não é repetindo o exercicio umas 10 vezes que vai fazer você tocar melhor. Pois tocar é uma coisa, estudar é outra.
.
E cada lição ela tem uma finalidade e uma técnica escondida a ser trabalhada. É preciso saber o que está fazendo, porque está fazendo e como fazer.
.
Não pense que passar muitos metodos resolve alguma coisa. Muitas vezes nada resolve. É mais interessante passar poucas lições de alguns métodos ou poucos métodos, porem bem estudos que você tem uma qualidade maior nos estudos e aproveitamente melhor do que é estudado.
.
Por isso é importante a figura de um professor para lhe mostrar os atalhos do caminho.
.
Não é uma questão só de pratica, precisa entender de teoria musical, percepção ritmica, harmonia, história da música e tocar em conjunto com outros músicos.
.
No que precisar, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Louysie 6/8/2013, 16:47

meus estudos estão tão fraquinhos, eu to tentando mas num to evoluindo muito não... =P

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/8/2013, 23:50

violina escreveu:meus estudos estão tão fraquinhos, eu to tentando mas num to evoluindo muito não... =P

O estudo de violino é a longo prazo. O que você estuda hoje, só vai ter resultados daqui a uns 6 meses.
.
Não pode desanimar.
.
Tem que ter perseverança, pois o estudo de música é infinito. Sempre tem algo a aprender. O importante é tocar hoje melhor do que ontém. Mesmo que esse ganho seja muito pouco em relação ao que você desejava.
.
Mas vai estudando, estudando, estudando que logo você alcança exito e um dia você acorda e acaba por perceber o tanto que você melhorou.
.
Um beijão, amor.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 7/8/2013, 10:55

£ëø Mø®£ix escreveu:
violina escreveu:meus estudos estão tão fraquinhos, eu to tentando mas num to evoluindo muito não... =P

O estudo de violino é a longo prazo. O que você estuda hoje, só vai ter resultados daqui a uns 6 meses.
.
Não pode desanimar.
.
Tem que ter perseverança, pois o estudo de música é infinito. Sempre tem algo a aprender. O importante é tocar hoje melhor do que ontém. Mesmo que esse ganho seja muito pouco em relação ao que você desejava.
.
Mas vai estudando, estudando, estudando que logo você alcança exito e um dia você acorda e acaba por perceber o tanto que você melhorou.
.
Um beijão, amor.
.
Deus te abençoe.




Da mesma forma que hoje podemos colher os frutos do que estudamos cerca de seis meses atrás correto? sendo a evolução algo a longo prazo mais contínuo.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/8/2013, 12:40

DimasBarroco escreveu:
Da mesma forma que hoje podemos colher os frutos do que estudamos cerca de seis meses atrás correto? sendo a evolução algo a longo prazo mais contínuo.

Sim, exatamente. O que tocamos hoje é fruto do estudo de 6 meses atrás. Acontece que na hora dá impressão de não estar evoluindo se comparado ao progresso diario, porém juntando essa pequena progressão se tornar uma grande evolução ao longo de 6 meses.
.
Imagina um iniciante do zero. Para tocar brilha brilha estrelinha é simplesmente algo extramente dificil. Dali duas semanas, ele consegue ler, mas ele tocar em comparação com outros alunos parece a coisa mais dificil do mundo, ele acaba por sentir um pouco frustado.
.
Acontece que a euforia de tocar um instrumento, não permitir ele ter noção exata de quanto é evolução dele. E estar com o instrumento no pescoço, faz ele sentir especial em relação a outras pessoas. Acaba por ficar sem noção. Vai estudar porque está empolgado, não se preocupa com resultados da evolução, mas sente bem tocando e mais nada importa.
.
Passou uns 6 meses, o aluno já consegue dar as primeiras notas no Minueto do Bach em G maior, que já é um progresso surpreendente, a música Brilha brilha estrelinha já começa a ser algo relativamente fácil. Porém a noção musical começa a abrochar, o que torna o feito mais pequeno. O aluno já vai querer tocar algo mais elaborado, mas ainda não tem nivel tecnico para isso. Começa a colocar os bois na frente da carroça. Começa a desanimar por ver que a coisa não é tão simples e o estudo do instrumento musical principalmente o violino exigi demais da pessoa, horas de dedicação, disciplina e muita perseverança.
.
Tudo é uma etapa, não adianta querer tocar o Am do Vivaldi que não vai sair. Pois o aluno não tem nivel para isso, mas ele não olhou para trás em 6 meses o quanto evoluiu e deveria se incentivar pelo que conquistou.
.
Dali dois anos já está apto para tocar Am do Vivaldi.
.
Em uns quatro anos apto para tocar Sonata do Dm do Corelli
.
Uns seis anos apto para tocar o Gm do Mozart.
.
Depois de uns oito anos apto para tocar Partita do  Bach.
.
Não sei exatamente, depende das condições da pessoa. Enfim, os anos não importa. O que quero dizer é evolução gradual dos estudos, são só suposições de evolução, não sendo a realidade, pois cada aluno tem o seu limite e evolução é algo peculiar em cada aluno, não pode se comparar com ninguem. E tem tocar as coisas que estão no nosso nivel de estudo, não importa os meses ou anos de estudo. Tem que tocar aquilo que o seu nivel tecnico permitir em determinado momento.
.
Não pode um aluno que tocar Am do Vivaldi querer tocar Partita do Bach porque vai se frustar, não vai sair nada direito o cara vai achar que está involuindo. E joga o violino na parede de raiva e xinga até o Papa de tanta raiva que nada tem haver com a frustação dos outros.
.
Então primeiro ponto é saber que o estudo é a longo prazo. Não é de resultado imediato, pode haver uma melhora, porem não é algo magico como o Mister M que faz aparecer coisas do nada. Não é porque você conseguiu pular hoje da 1 posição para 5 posição sem desafinar 1 vez em 10 tentativas que amanhã você vai conseguir novamente o feito ou acertar 9 em 10.
.
Se acertou uma vez, já é uma luz, porém vai ter que trabalhar incansavelmente durante uns 6 meses para diminuir a chance do erro e começar a acertar mais vezes do que errar.
.
100 por cento, não vai conseguir. Porém de tanta perseverança, você vai começar a acertar mais do que erra ou seja 6 acertos para 4 erros. Depois a meta é acertar 7 acertos para 3 erros. Conforme você vai acertando mais, vai diminuindo o erro. É um resultado gradual. Porem se você desanimar porque acertou 2 e errou 8. Amanha você vai acertar 1 e errar 9. Depois de amanhã vai acertar 0 e errar 10. Assim como evolução é gradual, também não é porque você consegue fazer hoje que está tudo resolvido e vai acertar sempre na vida. No violino requer muito de si mesmo em termos de perseverança e disciplina, por isso é um instrumento tocado mais com a cabeça do que com a mecanica. É muito psicologico. Pois a tecnica vai se perdendo ao longo dos anos mesmo estudando. Por isso temos que fazer o que chamamos de manutenção da tecnica.
.
Por isso muitos virtuoses passaram a vida inteira estudando o 42 estudos do Kreutzer, mesmo os caras tocando Paganini e Bach e coisas mais complexas. Pois ali tem tudo que precisa para manutenção da técnica. E cada novo reestudo, se aprende mais e mais. Por isso é chamada pelos virtuoses como a Blibia dos violinistas.
.
Então o importante é sempre estudar a longo prazo. Segurar a ansiedade, e pelo menos fazer os estudos focado na manutenção da técnica adquirida para não ter perda dela ao longo do tempo. E se possivel fazer o estudo progressivo e evolutivo da técnica.
.
Na evolução diaria, não podemos confundir o aquecimento com progresso. Muitas vezes quando iniciamos os estudos diario, os primeiros minutos não tem nada de evolução. O que sentimos é o aquecimento das mãos, braços aquela melhora substancial é exatamente o aquecimento, pois ao iniciar os estudos, somos sempre ruins, demora alguns minutos para chegamos no ponto exato para começar os estudos. Por isso é importante o aquecimento com cordas soltas e depois escala para depois ir para o estudo bruto e lapidar ele.
.
Outro problema sério que é um trauma para a cabeça dos violinistas é que no inicio a evolução é feito um Fórmula 1. Depois quando se chega ao nivel intermediario, você está pilotando um fusquinha, pois os estudos ficam mais dificeis a evolução é mais atenuante.
.
Quando se está no nivel avançado você está a cavalo, a evolução passa por questão de muitas horas e suor para conseguir o minimo.
.
Quando se é virtuose você está a pé, tem que correr muito mesmo para conseguir milimetros de evolução e você passa é ter obrigação mais do que evoluir é manter aquilo que já conquistou e a conversa passa a ser outra.
.
A maioria dos professores não explicam isso para o aluno. Então o aluno acaba por não perceber. Só ve as coisas ficam mais dificeis, tem maior dificuldade e não compreende a questão da manutenção da técnica e evolução aumentando de tempo para conquista. Não entende que o trabalho é duro e a longo prazo. Quer resultados imediatos seja qual for o nivel. Não é por ai o estudo do violino.
.
Para se conseguir milimetros de evolução em nivel avançado leva se muito tempo e muito suor. Enquanto no nivel iniciante, você consegue é km de evolução com o mesmo tempo de dedicação diario aos estudos. São fases distintas.
.
Pode prestar atenção em uma coisa, veja como é o nosso cerebro e nossa musculatura: você está estando uma lição qualquer, fica horas e horas pelejando. Vai ver que a cada tentativa conforme passar as horas, você vai errando mais e mais ainda pelo cansaço e o tempo de exposição de sua concentração. Porem você se irrita, joga o violino no case e acabar por ir dormir.
.
Vai acordar no dia seguinte, vai pegar os mesmo estudos e vai sair tocando com muita mais facilidade e pericia.
.
Por que isso acontece?
.
Do lado neurologico: o seu cerebro só vai absorver tudo que aprendeu durante o dia a noite, quando estiver em stand by, vai processar todas as informações e se adequadar as instruções do aprendizado da tecnica a nossas situações que vão surgir no proximos dias. É como reprogramar um programa de computador para lidar com algum bug no sistema. Lembre-se que estudar violino não é aprender e sim resolver os problemas existentes.
.
Do lado da mecanico: sua musculatura vai relaxar ao dormir vai se encaixar a nova realidade do fisico se adaptando a nova postura, velocidade, tensão, intensidade, planejamento e movimentos o que torna uma melhora significativa para outro dia para conquistar de uma resultado mais eficiente no proximo dia ao estudar a mesma lição com menor indice de erro e uma pericia mais apura para acertar o ponto certo.
.
Então você acorda, escova os dentes, toma café e vai para os estudos. O estudo flui muito mais naturalmente e você fica com cara de bobo, pois não sabe como conseguiu acertar algo que a poucas horas atrás estava tão dificil e quase inatigivel.
.
Isso é que chamamos de tempo de amadurecimento. É um estudo progressivo. Muitas vezes é necessario para realização de novas técnicas o estudo de outras técnicas. Só assim você passar deixar de tocar Brilha Brilha estrelinha para tocar G Maior do Mozart com relativa facilidade e deixa na banalidade a música mais simples do Mozart para tocar algo mais complexo.
.
Então é preciso de tempo para amadurecimento. Por isso o resultado nunca é imediato  e sim dia a apos dia, meses após meses, anos após anos. É preciso ter amadurecimento para estudar determinadas tecnica, tempo suficiente para absorver tudo. O que faz um grande talento? É justamente a capacidade enorme, condições financeiras e toda uma estrutura para que ele consiga esse absorvição mais rapidamente dos outros violinistas normais.
.
Por isso o Perlman é Perlman. Mas ele mesmo diz que é necessário compreender cada movimento, sabe exatamente dessa maduridade no tempo do violino. Por isso ele diz que não se deve estudar mais que 4 horas no violino, justamente para ter tempo do cerebro absorver a nova informação, tempo da musculatura relaxar e se adequar aos novos movimentos e estudar lento para compreensão de cada movimento de forma inteligente.
.
O nosso corpo é que se adequada ao violino. Não é o violino que se adequada ao nosso corpo. Quando entendemos isso, já abre um leque de possibilidades de racionio ao estudar.



£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 7/8/2013, 21:14

Cara ótimo texto, sem dúvidas o estudo consciente e reflexivo leva a uma evolução maior e mais sadia.

Agora mudando de assunto...

Lembra quando falávamos sobre a "pegada" da Hilary Hahn, delicadeza e tals?


Isso é o que eu acho no vengerov que não vejo nem no pearlman nem no Bell cara, já pensou como eu? 

Sei que há passagens, dinâmicas e uma série de coisas para respeitar na execução, mas gosto do violinista que tiiiiiiira som do trem mesmo, toca pra fora, etc.

Já vi todos os vídeos do Pearlman no youtube e amo o vibrato dele, mas a "pegada" ainda prefiro o do Maxim e do Igor Pikayzen.


Oq acham? abraços.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/8/2013, 00:26

DimasBarroco escreveu:Cara ótimo texto, sem dúvidas o estudo consciente e reflexivo leva a uma evolução maior e mais sadia.

Agora mudando de assunto...

Lembra quando falávamos sobre a "pegada" da Hilary Hahn, delicadeza e tals?


Isso é o que eu acho no vengerov que não vejo nem no pearlman nem no Bell cara, já pensou como eu? 

Sei que há passagens, dinâmicas e uma série de coisas para respeitar na execução, mas gosto do violinista que tiiiiiiira som do trem mesmo, toca pra fora, etc.

Já vi todos os vídeos do Pearlman no youtube e amo o vibrato dele, mas a "pegada" ainda prefiro o do Maxim e do Igor Pikayzen.


Oq acham? abraços.

Obrigado, eu tento sempre ser o mais claro possivel e passar as ideias de uma forma objetiva levantando a compreensão, porém sem deixar as raias da banalidade tomar conta, mas com simplicidade esplanar toda a complexidade do estudo musical.
.
Eu particularmente não gosto do estilo do Vengerov de tocar, pois ele dá muita pancada no violino. Aquilo que ele faz é um socatto. Não vejo pureza no som dele. Eu penso que a coisa mais fácil no violino é justamente dar pancada. Muita gente discorda de mim, adoram o Vengerov. Não penso que tocar para fora seja dar pancada no violino. Isso não me agrada nenhum um pouco no violino.
.
O estudo do violino se busca a pureza, tocar coisas dificeis parecendo que é a coisa mais fácil do mundo. Não pode dar pancada e parecer que é a coisa mais dificil de se fazer no mundo. A tatica dos ninjas é enganar tanto o aliado como o inimigo. O Vengerov mostra que é muita a realidade. Tensão pura do começo ao fim, até em músicas calmas!
.
Mesma coisa, tem gente que adora a Hanh, o jeitinho meigo dela de tocar. Porém eu amo ela de paixão (O menina linda, estou até beijando o monitor vendo a foto dela!!!!!!!!!), mas não me agrada muito esse jeitinho meigo de tocar. Veja que eu não gosto de pancada e nem meiguisse. Por isso eu acho o equilibrio é palavra chave em um violino.
.
Eu acho que o Bell era uma grande promessa no violino, talvez tenha se desvirtuado no meio do caminho, não sei. Porém tecnicamente o som dele é perfeito. Não dá uma pancada no violino, não tem nada de meiguisse no violino dele. Sim, ele faz movimentos bruscos, meio chamativos as vezes, porém veja a pureza do som é impressionante. É algo bem dosado. Acho que falta alguma coisa. Não me encanta por completo. Mas agradavel o som dele aos meus ouvidos. Eu queria que ele tivesse bem mais expressividade, deixasse um pouco a seriedade de lado e começasse a brincar com o violino.
.
No caso do Vegenerov, ele seguramente não é o melhor violinista do mundo atualmente, porém ele é mais teatral. Creio que nisso ele é mestre.
.
Ele consegue prender a atenção do publico com suas caretas e movimentos bem chamativos. Ele toca extremamente tensionado, porém é um mestre no movimentos teatrais. Diverte o publico e se diverte. Toca brincando!!!
.
A Vanessa Mae, super talentosa, explosiva, inovadora. Mas não tem um som que me agrada muito. Principalmente porque usa muito violino eletrico, acho que ela ficou muito consignada nisso. Ela tinha que queria esses violinos eletricos e voltar definitivamente aos acusticos e a música mais tradicional.
.
Um cara que eu acho fantatisco é o Nigel Kenedy, toca com muita sonoridade, bastante propriedade, é estiloso, manda muito bem no barroco. Não é de dar pancada, porem usar toda agressividade ao tocar. É diferente o cara tocar agressivo e dar pancada. Ele sabe muito bem essa diferença. Acho ele sensional.
.
A Sarah Chang é sem sobra de duvidas a melhor violinista hoje. Tem uma baita sonoridade, muito expressiva e sabe tirar som dos violinos dela. Dentre as mulheres pode se considerada umas das melhores.
.
Hoje estava indo para o Conservatorio ao som da Julia Fisher. Eu tenho o DVD dela, mas não tenho muita paciencia de assistir, pois é muita melação, paisagens, como toda mulher efeita muito. Eu gosto de ver ela tocando, não arco iris, rio, flores etc.
.
Mas ouvindo ela tocando, é fantastico, principalmente o Dm do Bach, Am do Bach entre outra músicas. Pensei comigo: poxa que som!
.
Mas mesmo assim eu tinha mais impressão melhor da Janine. Acho que ela tem um conjunto de propriedades melhor. Dizem que a primeira impressão é que fica, pois bem desde a primeira vez que eu vi o DVD dela tocando Mendelson, gostei.
.
Agora ultimamente eu tenho escutado demais o Perlman. Que ele era o rei da expressividade não tenha dúvidas. Ninguém bate ele. Porem o cara chegou a um nivel tão fantastico tecnicamente que ele está começando a inventar suas proprias tecnicas. Ele é completamente diferenciado. É o Romario, o centro avante do time. Uma coisa que eu não acho é que ele tem o som para dentro. Pelo contrario ele tem é um baita som, tecnica apuradissima, som refinadissimo. Ele é igual a vinho, quando mais velho melhor. Eu sinceramente acho que ele é o grande nome para competir com o Heifetz. Sinceramente, em expressividade ele da pau folgado nele. Tecnicamente? Ele está vivo, está cada dia melhor.
.
Eu creio que esses virtuoses, é mais como um gosto pessoal. Pois cada um tem uma qualidade com enfase maior. Mas dos que temos atualmente com certeza o Perlman é o mais completo deles.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 2/9/2013, 14:59

Leo e demais colegas, vídeo do eagle Vk 544 abrindo o som (comprei há 3 meses) com pirastro tônica e uma corda lá pirastro chromcor, cavalete teller 3 estrelas.





Very Happy
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/9/2013, 16:35

DimasBarroco escreveu:Leo e demais colegas, vídeo do eagle Vk 544 abrindo o som (comprei há 3 meses) com pirastro tônica e uma corda lá pirastro chromcor, cavalete teller 3 estrelas.





Very Happy

Legal cara, porém numa sala como esta, parece que tem uma ressonancia que faz aumentar o som. Não para para ver o som real por causa dos harmonicos amplificados.
.
Pensei que você iria tocar um barrocão doido, rapaz. rs*
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 2/9/2013, 16:54

kkkk fiz um improviso qualquer, mas então, a sala aqui é muuuuuuuito boa e isso as vezes até engana, aí quando estudo em locais sem esse reverb sinto falta:( acha que eu devo gravar em um local comum para avaliar melhor sem os reverbs? acha que o som está abrindo conforme o esperado pra 3 meses?


obrigado, abraços.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/9/2013, 20:09

DimasBarroco escreveu:kkkk fiz um improviso qualquer, mas então, a sala aqui é muuuuuuuito boa e isso as vezes até engana, aí quando estudo em locais sem esse reverb sinto falta:( acha que eu devo gravar em um local comum para avaliar melhor sem os reverbs? acha que o som está abrindo conforme o esperado pra 3 meses?


obrigado, abraços.

Precisa gravar em uma sala onde se escuta o som real do violino sem os harmonicos amplificados devido a ressonância da sala.
.
Você deve estudar em todos os locais de sua casa, até no banheiro, quintal. Afinal já fui apresentar em muitas salas que era terrível, no próprio teatro municipal da minha cidade é horrivel tocar lá.
.
Assim você fica preparado para quaisquer condições. Pois é horrível você tocar em um local onde é muito diferente do local de estudos. Precisamos entender o nosso som em todas as possibilidades de ambientes.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 2/9/2013, 21:15

£ëø Mø®£ix escreveu:
DimasBarroco escreveu:kkkk fiz um improviso qualquer, mas então, a sala aqui é muuuuuuuito boa e isso as vezes até engana, aí quando estudo em locais sem esse reverb sinto falta:( acha que eu devo gravar em um local comum para avaliar melhor sem os reverbs? acha que o som está abrindo conforme o esperado pra 3 meses?


obrigado, abraços.

Precisa gravar em uma sala onde se escuta o som real do violino sem os harmonicos amplificados devido a ressonância da sala.
.
Você deve estudar em todos os locais de sua casa, até no banheiro, quintal. Afinal já fui apresentar em muitas salas que era terrível, no próprio teatro municipal da minha cidade é horrivel tocar lá.
.
Assim você fica preparado para quaisquer condições. Pois é horrível você tocar em um local onde é muito diferente do local de estudos. Precisamos entender o nosso som em todas as possibilidades de ambientes.


Sim, mas diga, em violinos melhores a produção de harmônicos é maior correto? significa que mesmo em locais com acústica ruim é possível tirar um som cheio e bonito do violino?

Em violinos de luthier isto é maior que no Eagle Vk544? e nos antigos pode ser maior que nos do luthier?

Abraços, vou te enviar um email sobre violinos de luthier regulados pois acho que não ficarei com o eagle por muito tempo.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/9/2013, 23:47

DimasBarroco escreveu:
Sim, mas diga, em violinos melhores a produção de harmônicos é maior correto? significa que mesmo em locais com acústica ruim é possível tirar um som cheio e bonito do violino?

Em violinos de luthier isto é maior que no Eagle Vk544? e nos antigos pode ser maior que nos do luthier?

Abraços, vou te enviar um email sobre violinos de luthier regulados pois acho que não ficarei com o eagle por muito tempo.

Em geral (Teoria) sempre um violino de luthier vai ser superior a qualquer violino de fábrica, pois é diferente você estar envolvido com o trabalho, corrigir cada imperfeição e fazer tudo com paciencia e de modo adequado. Porém, existem luthiers e luthiers.
.
Não é porque é violino de luthier que vai ser superior não. Tem muitos luthiers que fazem tudo de forma relaxada, não buscam simetria, não tem objetivo, não procuram evoluir. Isso faz com o violino nem sempre saia da mesma forma e muitas vezes não é lá aquelas coisas.
.
Já vi muito Eagles baterem muitos violinos de luthiers, principalmente quando é madeira nacional.
.
E tem luthier que sabe construir, porém não sabe regular. Você vai tocar, fica um som e lata, rapaz ou abafado, duro que nem pedra....
.
Tudo é relativo, principalmente no mercado livre, tem muitos Parrots e Eagles VK 441 reevernizados com Goma Laca e etiqueta de Stradivarius antigo.
.
O luthier tem olho clinico, bate o olho já sabe se é realmente feito por luthier ou é um violino de fábrica apenas reevernizado. É complicado, amigo.
.
Quando precisar de um violino realmente bom, só falar comigo que eu ajeito para você um excelente.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Interpretação

Mensagem  jsbach 4/9/2013, 10:14

Olá pessoal como faço para interpretar uma musica no violino, pois toco a musica, mas esta automatico,
por mais simples que a partitura seja, toco ela de forma automatica, existe alguma forma de treinar uma interpretação sei la

att.

Ivo

GOD BLESS BACH
jsbach
jsbach

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/09/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/9/2013, 12:41

jsbach escreveu:Olá pessoal como faço para interpretar uma musica no violino, pois toco a musica, mas esta automatico,
por mais simples que a partitura seja, toco ela de forma automatica, existe alguma forma de treinar uma interpretação sei la

att.

Ivo

GOD BLESS BACH

Primeiramente você precisar acertar a mecânica. O movimento robotico se dar primeiramente com a postura errada, tecnicas pouco funcionais ou falta da tecnica funcional.
.
Segundo existem tecnicas de interpretação, principalmente no barroco, onde jamais deve se repetir um fraseado do mesmo jeito do anterior. Principalmente repetido. Isso vale para os periodos. Tem as tecnicas da dinamica de fraseados das escalas, ponto de contato, velocidade de arco, região do arco, bom senso. Vibrato certo na hora certa, harmonicos no ar, estilo da composição tem que ser respeita, história do periodo.
.
Outro ponto é se livrar da partitura, decore a música, toque de olhos fechados e abra o seu ouvido. Só quando conseguir isso, você será verdadeiramente músico.
.
Toque como se tivesse cantando um canto lirico. O violino e a tecnica do canto lirico são identicos. Tudo que você faz com a voz, faz com o violino.
.
Esqueça a tensão, comece a brincar com o violino. Música é brincadeira, faça arte!!!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Violino com lobo vale a pena comprar?

Mensagem  joaopc 9/9/2013, 16:57

Olá, tem um luthier aqui na cidade que está vendendo um violino com lobo, fez um desconto muito grande no valor do instrumento e fiquei na duvida se valeria a pena comprar. 
Grato

joaopc

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Thepopocoon 10/9/2013, 17:30

Gostaria de saber, se mesmo eu eu fosse um completo iniciante e eu toca-se o violino, por exemplo a nota Fá na corda Mi, deveria sair um som limpo e bonito? ou se deve ter alguma habilidade para retirar um som simples como esse do instrumento? Estou muita na duvida, meu violino é um VNM40 Michael, o som ta muito ruim, muito mesmo, não chega nem perto do que era pra ser, estou usando até um afinador pra ver se estou fazendo a nota certa e nada, apenas um som horrivel
Thepopocoon
Thepopocoon

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 10/9/2013, 21:56

Thepopocoon escreveu:Gostaria de saber, se mesmo eu eu fosse um completo iniciante e eu toca-se o violino, por exemplo a nota Fá na corda Mi, deveria sair um som limpo e bonito? ou se deve ter alguma habilidade para retirar um som simples como esse do instrumento? Estou muita na duvida, meu violino é um VNM40 Michael, o som ta muito ruim, muito mesmo, não chega nem perto do que era pra ser, estou usando até um afinador pra ver se estou fazendo a nota certa e nada, apenas um som horrivel
Olá Brother Very Happy 

Muitos fatores auxiliam e prejudicam, qualidade de cordas, do violino em si, e é claro a técnica...

O que posso te adiantar é que vc e eu tocamos um instrumento onde (na medida do possível e na medida do equipamento) nós é que fazemos a qualidade do som, e é algo complexo, diria até científico.
bom lá vão alguns fatores que podem estar te prejudicando:


  • Violino sem manutenção e regulagem (alma, cavalete, etc.)
  • Cordas ruins! (sofri muito por este problema até resolver botar a mão no bolso, comprar a pirastro tônica e estou feliz com ela)
  • excesso ou falta de pressão/ má utilização da mão direita/arco
  • se o violino for de fábrica, e novo deve estar com o som fechado, e me lembro do meu fá natural quando o violino era novo de fato dava muita raiva.
  • tudo junto kkkk


Abraço.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Thepopocoon 10/9/2013, 22:53

te mandei um pm Dimas, achei melhor ^^
Thepopocoon
Thepopocoon

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Compra de violino

Mensagem  Kenya 11/9/2013, 12:53

Olá , sou nova aqui e estou tentando como entender o forum, portanto me perdoe se estiver fazendo a minha pergunta no lugar errado.
Bom achei uma fabrica de violino localizada na china a onde são feitos violino com madeira Europeia Fina e materiais Nordeste materiais Sichuan gostaria de saber informações sobre violinos feitos com estes materiais.
Agradeço a ajuda
Abraços

Kenya

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 1
Data de inscrição : 11/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Harrison Aguiar 11/9/2013, 17:20

Kenya escreveu:Olá , sou nova aqui e estou tentando como entender o forum, portanto me perdoe se estiver fazendo a minha pergunta no lugar errado.
Bom achei uma fabrica de violino localizada na china a onde são feitos violino com madeira Europeia Fina e materiais Nordeste materiais Sichuan gostaria de saber informações sobre violinos feitos com estes materiais.
Agradeço a ajuda
Abraços
  A senhorita saberia me dizer os nomes da madeiras?? 

sobre madeira eu acredito que se forem europeias teriam que ser "atilo"(também conhecida como "maple")para o fundo e laterais do violino, e também para o braço!
 E quanto ao tampo de cima normalmente é "abeto"(também conhecido como "spruce")...

Mas também há madeiras que são as melhores para o violino que nao são só da europa como por exemplo o "jacarandá" ou o "ebano" que são para queixeira, cravelhas, estandarte e espelho que exigem mais resistencia por isso madeiras tao duras que podem ser encontradas até no brasil.

esse conjunto de madeiras é considerado o melhor para a confecção de um violino.

espero ter ajudado

Harrison Aguiar

Mensagens : 70
Pontos : 92
Reputação : 10
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/9/2013, 12:58

joaopc escreveu:Olá, tem um luthier aqui na cidade que está vendendo um violino com lobo, fez um desconto muito grande no valor do instrumento e fiquei na duvida se valeria a pena comprar. 
Grato

Cara, violino com lobo é horrivel de tocar, fica toda hora ruivando...
.
É um problema de madeira, na construção, muito comum em Cellos. São apenas algumas notas.
.
O que você pode fazer é comprar um violino e mandar para outro luthier dar uma regulada boa. Isso diminui muito o efeito do lobo.
.
Outra coisa importante é comprar um eliminador de Lobo e botar somente na corda que tem o lobo. Geralmente resolve. Da minha amiga tinha lobo. Eu sugeri que fizesse tal procedimento, resolveu!!!
.
Se precisar de eliminador de lobo eu tenho para vender. Posso realizar a regulagem do violino para você.
.
Se não for para regular o violino e nem comprar o lobo, nem compre o violino, pois vai passar muita raiva!!!!!!!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 12 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 12 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 16 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos