Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
cavalete teller I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
cavalete teller I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
cavalete teller I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
cavalete teller I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
cavalete teller I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
cavalete teller I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
cavalete teller I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
cavalete teller I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
cavalete teller I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

cavalete teller

3 participantes

Ir para baixo

cavalete teller Empty cavalete teller

Mensagem  lazarojunior 16/2/2014, 12:46

Boa tarde pessoal, eu comprei um cavalete teller 3 estrelas com ébano no mi, eu ajustei, cortei uma lixa 150 do tamanho que se encaixa nos furos f, e lixei no local aonde fica o cavalete, o pezinho dele ja esta fino, só que eu percebo que tem parte que não esta encaixando corretamente ao tampo, O pezinho esta com uma pequena parte não encostando no tampo, e eu lixei o cavalete de acordo com o espelho, ficou bom o tamanho dele, só que o ébano esta bem pequeno, só uma pontinha.

Gostaria de saber se é assim mesmo. Deus abençõe.

lazarojunior

Mensagens : 18
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

cavalete teller Empty Re: cavalete teller

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/2/2014, 12:54

lazarojunior escreveu:Boa tarde pessoal, eu comprei um cavalete teller 3 estrelas com ébano no mi, eu ajustei, cortei uma lixa 150 do tamanho que se encaixa nos furos f, e lixei no local aonde fica o cavalete, o pezinho dele ja esta fino, só que eu percebo que tem parte que não esta encaixando corretamente ao tampo, O pezinho esta com uma pequena parte não encostando no tampo, e eu lixei o cavalete de acordo com o espelho, ficou bom o tamanho dele, só que o ébano esta bem pequeno, só uma pontinha.

Gostaria de saber se é assim mesmo. Deus abençõe.

O cavalete não deve ser lixado e sim cortado com faca de lutheria os pezinhos e parte superior do cavalete ou uma plaina para acertar a espessura.
.
Os pezinhos devem preencher toda a curvatura do tampo, não pode pasar um fio de cabelo entre o pezinho e o tampo superior do violino.
.
Está errado, o cavalete não deve ser lixado de acordo com o espelho, ele tem uma angulatura correta onde a corda Mi fica um pouco mais baixa, corda La e Sol quase mesma altura e corda Ré mais alta. Portando ele não segue a angulatura do espelho, pois a corda sol ela é mais grossa e deve ficar a uma altura diferente da corda Mi que é mais fina e sensivel.
.
Esse tutorial que está rolando na Internet e foi postado por um membro aqui no fórum, é muito chulo. Não foi feito por um luthier especializado em violino, mas sim por um guitarrista que sequer toca violino.
.
Se quiser que o violino fique em perfeito estado, leve ele ao luthier. Tudo em relação ao violino deve ser feito por luthier que é profissional, estudou para isso, tem experiência pra isso e sabe como resolver as questões. Não dê créditos a guitarristas que nem violino tocam e ficam dando uma de luthier. É furada!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

cavalete teller Empty Re: cavalete teller

Mensagem  lazarojunior 16/2/2014, 13:22

Nossa não sabia que era com uma faca que ajustava.
Eu tirei umas fotos, aqui estão: 

1 vista do cavalete:

cavalete teller 52yhpu


Alma:

cavalete teller 2ladgcw

A alma, quando eu comprei o violino, pois eu tinha medo de a alma cair, eu fui pingar um pinginho de tinta do lado da alma pra mim saber o local dela, pra quando cair eu saber o lugar certinho, só que quando eu pinguei lamecou um pouco rsss, sera que da pra tirar com algum produto? Atrapalha o som? Hoje ta seco.

lazarojunior

Mensagens : 18
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

cavalete teller Empty Re: cavalete teller

Mensagem  Abner Ramos 17/2/2014, 14:36

lazarojunior escreveu:Nossa não sabia que era com uma faca que ajustava.
Eu tirei umas fotos, aqui estão: 

1 vista do cavalete:

cavalete teller 52yhpu


Alma:

cavalete teller 2ladgcw

A alma, quando eu comprei o violino, pois eu tinha medo de a alma cair, eu fui pingar um pinginho de tinta do lado da alma pra mim saber o local dela, pra quando cair eu saber o lugar certinho, só que quando eu pinguei lamecou um pouco rsss, sera que da pra tirar com algum produto? Atrapalha o som? Hoje ta seco.


Aqui irmãozinho seu cavalete está um pouco torto de acordo com a segunda imagem!

Esse lance de ajustar o cavalete eu não gosto de mexer muito não, porque para estragar ele é muito fácil,
já para regular primeiro tem que ter as ferramentas corretas  para entalhar o cavalete que sao as lâminas, formões, umas facas e limas, e também deve ser regulado por um profissional que tenha competência e entenda realmente oque ele esta fazendo, porque existem muitos luthiers que passam a perna, talvez vc leva em um ele cobra, 150,00 ou 200,00, e vai lá e cola sua alma, estraga seu cavalete, e muito mais danos no seu instrumento.

A carência de conhecimento de muitos violinistas é que é só pegar o cavalete e lixar, e colocar no instrumento que ta bom, demais, um grande equivoco pois isso pode prejudicar na sonoridade do violino e também se tiver com a angulatura errada uma corda vai esbarrar na outra e muitos outros problemas.

Quando compro cavalete novo pro meu violino levo num luthier, a alma do instrumento eu até mexo em casa mais também com a ferramenta certa que é o garfo para ajustar a alma, o pescador para alma, e o medidor de alma.

Uma sugestão de luthier é o nosso irmão Léo Morlix  !!
Abner Ramos
Abner Ramos

Mensagens : 51
Pontos : 85
Reputação : 7
Data de inscrição : 06/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

cavalete teller Empty Re: cavalete teller

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos