Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Estou super feliz! I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Estou super feliz! I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Estou super feliz! I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Estou super feliz! I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Estou super feliz! I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Estou super feliz! I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Estou super feliz! I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Estou super feliz! I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Estou super feliz! I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
29 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 29 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Estou super feliz!

2 participantes

Ir para baixo

Estou super feliz! Empty Estou super feliz!

Mensagem  Marcos Jose 26/2/2014, 11:36

Olá pessoal,

Ontem eu tive minha primeira aula de violino.

Consegui um professor. Vou fazer aula a cada 15 dias.

Como era de se esperar ele corrigiu minha forma de empunhar o arco e posição do cotovelo e etc... Resultado, tenho que recomeçar. Mas estou feliz mesmo assim, sabendo que vou aprender do jeito certo. Tenho esperança de estar tocando "bem" dentro de um ano. Da forma que eu estava indo logo eu iria esbarrar em alguma dificuldade que iria me desanimar. Com o professor eu sempre terei um estímulo a mais e acredito que será menos difícil transpor as dificuldade porque ele irá me mostrar o caminho mais fácil.

É isso, só queira compartilhar da minha alegria com vcs.

Abração!
Marcos Jose
Marcos Jose

Mensagens : 27
Pontos : 41
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Estou super feliz! Empty Re: Estou super feliz!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/2/2014, 11:05

MarcosJose- escreveu:Olá pessoal,

Ontem eu tive minha primeira aula de violino.

Consegui um professor. Vou fazer aula a cada 15 dias.

Como era de se esperar ele corrigiu minha forma de empunhar o arco e posição do cotovelo e etc... Resultado, tenho que recomeçar. Mas estou feliz mesmo assim, sabendo que vou aprender do jeito certo. Tenho esperança de estar tocando "bem" dentro de um ano. Da forma que eu estava indo logo eu iria esbarrar em alguma dificuldade que iria me desanimar. Com o professor eu sempre terei um estímulo a mais e acredito que será menos difícil transpor as dificuldade porque ele irá me mostrar o caminho mais fácil.

É isso, só queira compartilhar da minha alegria com vcs.

Abração!

Olá meu caro amigo! Que notícia boa!
.
É aquela velha história que eu tinha lhe dito no post anterior. Ainda bem que você seguiu o conselho e rapidamente buscou um professor, pois depois que os movimentos se tornam automático, esses vícios dificilmente consegue-se se tirar. Como você estava no comecinho, vai facilmente consertar todos os problemas!
.
O estudo do violino não é apenas 1 ano tocar bem. Mas bota no plural, anos! rs*
.
Nunca vai pelo caminho fácil, sempre temos que trilhar o caminho mais dificil. Pois o grande lance é tocar coisas dificeis, parecendo que é coisa mais fácil do mundo. Porém isso não quer dizer que vamos fazer as coisas do jeito mais fácil, pelo contrário é necessário sempre buscar todas as alternativas para se tocar uma coisa, isso é um caminho muito dificil e espinhoso, pois requer muito expiração e inspiração! rs*
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estou super feliz! Empty Re: Estou super feliz!

Mensagem  Marcos Jose 9/3/2014, 06:48

To super feliz, denovo,

Ontem pela primeira vez, na minha curta carreira de violinista, eu consegui fazer um vibrato.

Um vibratinho meio tímido, com o dedo anular, balançando um pouco o violino, mas, saiu.

Eu tinha medo de nunca conseguir fazer um vibrato, mas agora sei que conseguirei. Irei treinar um pouco disso todos os dias para aprender direito e aperfeiçoar.

Isso me deixou muito feliz.

Abração!
Marcos Jose
Marcos Jose

Mensagens : 27
Pontos : 41
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Estou super feliz! Empty Re: Estou super feliz!

Mensagem  Marcos Jose 9/3/2014, 22:13

Eita,

Acabei de tocar uns pedacinhos de umas musicas aqui fazendo vibrato com todos os 4 dedos. Ta balancando o violino inteiro, mas o vibrato está ganhando mais colorido.

Vou dormir agora e sonhar com os anjos tocando violino.

Abração a todos.
Marcos Jose
Marcos Jose

Mensagens : 27
Pontos : 41
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Estou super feliz! Empty Re: Estou super feliz!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2014, 15:24

MarcosJose- escreveu:To super feliz, denovo,

Ontem pela primeira vez, na minha curta carreira de violinista, eu consegui fazer um vibrato.

Um vibratinho meio tímido, com o dedo anular, balançando um pouco o violino, mas, saiu.

Eu tinha medo de nunca conseguir fazer um vibrato, mas agora sei que conseguirei. Irei treinar um pouco disso todos os dias para aprender direito e aperfeiçoar.

Isso me deixou muito feliz.

Abração!

Olá meu carissimo amigo! Parabéns!
.
Mas na minha opinião, quando você faz um bolo, você tem que colocar os ingredientes básicos, levar ao forno, rechear, colocar a glace, cobertura e última coisa que se colocar no bolo é justamente a cereja! Digamos o vibrato é a cereja do bolo!
.
Vou explicar a minha tese: o vibrato é uma desafinação harmônica ou seja uma flutuação na frequência da onda sonora! O violinista deve primeiramente resolver 3 coisas básicas antes de qualquer coisa: postura, arco e afinação (Mais precisamente a mão esquerda)! O vibrato é uma ornamentação!
.
Logo a principio o grande problema do aluno é justamente com a postura! Isso tem que se policiar!
.
O arco é uma questão de prática (Horas de voo), exigência (Qualidade nos estudos) e estudos (Muito Sevick na cabeça)! Depende diretamente da postura e técnica!
.
Afinação é uma coisa que tem que vencer ela pelo cansaço, é uma luta do dia a dia, matar um leão a cada dia! Isso é a vida inteira, claro depende muito da postura, do arco e claro do ouvido e percepção melodica, porém para o aluno pensar em vibrato tem que estar com a afinação já firmada, coisa de antes de descer o dedo na corda já saber se está afinado ante do som sair da caixa harmônica e viajar até os ouvidos!
.
Eu penso que deve estar com a primeira posição resolvida e firmada, sem perder uma nota sequer! E claro no minimo já tocar 5 posições fluentemente bem afinadas! Isso é tempo suficiente de estar com a afinação em dia, o arco já resolvido e apenas estar se aperfeiçoando e claro postura impecavel!
.
Para você ter uma ideia, quando se faz o vibrato antes do tempo, sai um vibrato nervoso, rápido, duro, coloca-se e notas erradas, fica brega, o violino parece um disco voador pairando no seu ombro, você fica com uma tensão excessiva no braço e afinação vai literalmente para o saco! O resultado sonoro é um som brega, horrivel e desafinado!
.
Vibrato é algo muito pessoal e carateristico de cada violinista. É uma expressão da alma! Então tem que ter uma excelente base para se iniciar o estudo do vibrato com exercícios especificos e claro para ter todos os tipos de vibrato na velocidade, expressividade e carater de cada obra em cada período! Pois o vibrato do Romantismo não é o mesmo do vibrato Barroco assim como não é  mesmo de um vibrato de música alegre com um de música melodiosa! Não são todas as notas que se vibra, tem que intepretar cada música em particular para determinar qual vibrato você vai usar: dedo, punho ou braço!
.
Penso que você deve focar mais em postura, arco e afinação!
.
Com certeza se fizer tudo no seu tempo certo, vai conseguir fazer qualquer coisa com relativa facilidade!
.
Mas que é uma felicidade imensa vibrar, isso é! rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estou super feliz! Empty Re: Estou super feliz!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2014, 15:29

MarcosJose- escreveu:Eita,

Acabei de tocar uns pedacinhos de umas musicas aqui fazendo vibrato com todos os 4 dedos. Ta balancando o violino inteiro, mas o vibrato está ganhando mais colorido.

Vou dormir agora e sonhar com os anjos tocando violino.

Abração a todos.

Lembre-se que o vibrato é sempre feito para trás e nunca para frente! Se fizer para frente, vai aumentar a afinação para cima! O movimento tem que ser simetrico em todos os dedos! Nada de vibrar rápido, pelo contrário muito vibrato lento, quando mais lento fizer, mas preciso será o seu vibrato e vai ficar com um vibrato flexivel, intenso e bem expressivo e terá o controle de cada movimento em cada situação, mesmo no vibratos rápidos! Concluindo para vibrar rápido é necessário vibrar muito lento!
.
Pegue e decore músicas como do Suzuki 1 e 2. São excelentes para estudar o vibrato! Toque decorado com os olhos fechados ouvindo o som que sai de você. Para isso estude no canto de uma junção de paredes, se possivel com um baita espelho posicionado em uma das paredes para observar a postura. Quando se fecha os olhos você passa a ser seu ouvinte! Então ouça aquilo que você toca e veja se é esse o som que te agrada e vai se aperfeiçoando cada dia mais. Usando toda sua concentração apenas para ouvir e coordenar cada movimento do seu corpo!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estou super feliz! Empty Re: Estou super feliz!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos