Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Calos nos dedos I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Calos nos dedos I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Calos nos dedos I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Calos nos dedos I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Calos nos dedos I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Calos nos dedos I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Calos nos dedos I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Calos nos dedos I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Calos nos dedos I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Calos nos dedos

3 participantes

Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Calos nos dedos

Mensagem  Marcos Jose 13/3/2014, 15:22

Olá pessoal,

Comecei a tocar violino a 38 dias atrás. 

Até então tive a precaução de não deixar os calos dos dedos da mão esquerda descascarem, o que seria muito ruim, deixando a ponta dos meus dedos na carne viva. Para evitar isso eu aguardo os dedos secarem bem depois de ter tomado banho. Também procuro lubrificá-los (esfregando o dedo no nariz, kkkk, um ótimo lubrificante) para não deixá-los por demais ressecados. 

Entretanto eles estão muito lisos, escorregando nas cordas. Tenho que apertar as cordas com um pressão maior do que a ideal para que não escorreguem. Isso atrapalha quando estou tentando fazer vibrato.

As pontas dos dedos ainda não estão bem compactas que me permita tocar mais do que duas horas sem que fiquem com covas profundas.

Enfim, não sei como lidar melhor com isso. Também não sei como esses calos irão evoluir para me ajudarem a tirar o melhor som do violino.

Então, como vocês lidam com isso? O que devo esperar dos meus calos para tirar um bom som do violino? Eu deveria lixá-los um pouco, deixando um pouco mais macios?

Abração!
Marcos Jose
Marcos Jose

Mensagens : 27
Pontos : 41
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2014, 15:50

MarcosJose- escreveu:Olá pessoal,

Comecei a tocar violino a 38 dias atrás. 

Até então tive a precaução de não deixar os calos dos dedos da mão esquerda descascarem, o que seria muito ruim, deixando a ponta dos meus dedos na carne viva. Para evitar isso eu aguardo os dedos secarem bem depois de ter tomado banho. Também procuro lubrificá-los (esfregando o dedo no nariz, kkkk, um ótimo lubrificante) para não deixá-los por demais ressecados. 

Entretanto eles estão muito lisos, escorregando nas cordas. Tenho que apertar as cordas com um pressão maior do que a ideal para que não escorreguem. Isso atrapalha quando estou tentando fazer vibrato.

As pontas dos dedos ainda não estão bem compactas que me permita tocar mais do que duas horas sem que fiquem com covas profundas.

Enfim, não sei como lidar melhor com isso. Também não sei como esses calos irão evoluir para me ajudarem a tirar o melhor som do violino.

Então, como vocês lidam com isso? O que devo esperar dos meus calos para tirar um bom som do violino? Eu deveria lixá-los um pouco, deixando um pouco mais macios?

Abração!

Olá meu inestimavel amigo!
.
Nada de fazer calos nos dedos! Se está fazendo calos é sinal que suas cordas estão muito altas e duras ou está colocando muita força nos dedos!
.
O violinista não pode ter calos nos dedos, tem que estar com os dedos como mão de um rei, pois a sensabilidade no violino é algo muito importante.
.
Os dedos tem que estar o mais flexivel possivel, isso depende a afinação, vibrato, trinos etc.
.
O violino tem que estar regulado de uma tal forma que apenas o encostar do dedo seja o suficiente para sair um som bem entonado, sem distorção na afinação. O violino é um instrumento tocado ao natural, como se você andasse na rua! Caso você esteja com problemas em relação a isso: leve o violino novamente no luthier e peça para ele abaixar as cordas. Compre cordas de tensão media ou baixa! E claro nunca se esqueça de fazer alongamentos e aquecimento! Foco na postura mais ainda!
.
Não pode sofrer para tirar som do violino!
.
Tocar violino é uma brincadeira, algo prazeroso, eu diria viciante!!!!! Então nada de calos! O único instrumento que judia dos dedos é mais o Cello e o Rabecão!
.
O dedo deve estar seco e normal, nada de deixar ele umidecido, pois isso fará as cordas principalmente a corda Mi, fazer fissura no seu dedo, consequentemente vai sentir dor, perder a forma de mão, não vai conseguir vibrar corretamente!
.
O violinista tem que ter um baita cuidado com as mãos e dedos, por ser uma parte que é de suma importância, você não pode pegar peso, fazer trabalhos com as mãos e dedos, força etc.
.
Principalmente os punhos, pois para pegar uma lesão não precisa muito esforço. Pegou tendenite, ai esqueça do violino! Uma menina que estudava comigo, tinha tendenite de infância, era uma piada ver ela tocando. Som fraquinho, tocava toda tortinha, não tinha agilidade nenhuma com os dedos, nossa era um sofrimento só de ver ela tocando, ainda sentia dores. Enfim não evoluia de jeito algum! Não conseguia mudar de posição, apesar dos mais de 10 anos de estudo de violino nas costas! Mal tocava Suzuki 3 e Laoureux 1.
.
A questão da unha é muito importante para afinação e vibrato! Tem que estar cortada no talo mesmo! Um pouco de unha já atrapalha em muito o vibrato e afinação piora muito! Toda semana tem que manter as unhas cortadas em dia!
.
Os calos farão você tirar um som mais desafinado, vibrato duro e perca de agilidade.
.
No violino tem que ter firmeza e leveza ao mesmo tempo. Firmeza pois se tocar todo mole vai sair um som horrivel, tem que ter o minimo de tensão ou seja a força suficiente apenas para descer a corda e chegar até ao espelho, porém não é firmar o dedo na corda a ponto de fazer força! É apenas a tensão necessária no dedo para baixar a corda!
.
Isso é o grande desafio de todos os violinistas, saber dosar e equilibrar tudo no violino!
.
Você não deve lixar o dedo jamais! E muito menos deixa-lo com calos! Tem que deixar o dedo ao natural!
.
Fica no Face ou muitas horas no PC, só atrapalha a afinação e cria tensão nos braços, punho e dedos! Por isso tem que fazer as coisas de forma equilibrada se quiser ser violinista! Pode ficar no Fórum, pois aqui pelo menos você está buscando informação útil, mas evite de ficar fazendo coisas não produtivas aos seus estudos de violino e música!
.
O que fica na poupa do dedo próximo a unha é apenas uma cor referente a corda! Só isso!
.
É importante dosar os seus estudos pela manhã, tarde e noite. Assim você mantem seu corpo, mente e concentração em dia para aproveitar o máximo dos estudos e absorver tudo que estudar com eficiência, disciplina e concentração!
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  Marcos Jose 13/3/2014, 16:10

Caramba,

Acabei de colocar cordas novas de aço para abrir o som do violino. Estou achando elas muito mais duras que as cordas que vieram nele.

Bom, vou tentar tocar com menos pressão então.

Putz, acho que nunca mais me livro desses calos.

Obrigado!
Marcos Jose
Marcos Jose

Mensagens : 27
Pontos : 41
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2014, 16:32

MarcosJose- escreveu:Caramba,

Acabei de colocar cordas novas de aço para abrir o som do violino. Estou achando elas muito mais duras que as cordas que vieram nele.

Bom, vou tentar tocar com menos pressão então.

Putz, acho que nunca mais me livro desses calos.

Obrigado!

As cordas de aço são extremamente duras! Talvez seja interessante no seu caso cordas de aluminio! Pois elas tem o som forte, porém são mais moles e tem maior qualidade no timbre e são duradouras!
.
As cordas de aço só são recomendaveis para o primeiro ano do violino para abrir o som do violino, porém são duras demais, dificeis de serem afinadas corretamente e claro tem um som estridente e sem qualidade! Dê preferência a Pirastro Chocomor!
.
Não precisa necessariamente ficar 1 ano com elas. Se o seu violino foi bem regulado e ajustado por luthier que realmente saiba o que faz. Com 3 meses ele abre muito o som e com 6 meses já da para mudar de cordas, colocando uma corda de Perlon com qualidade: Pirastro Tônica, Evah Pirazzi etc.
.
O violino deve ser tocado com o minimo de força! Força não é firmeza, lembre-se disso! Tocar firme sim, com força jamais!
.
Violino é pura ciência! O cara para estudar violino realmente tem que ser um Nerd ou CDF! É uma das coisas mais dificeis no mundo para se fazer! A encrença é realmente feia! rs*
.
Os calos com o tempo some, isso se você não for violonista! Tocar trompete também é dose por causa da força dos dedos! Por isso cara deve apenas se dedicar a estudar somente um instrumento muito bem estudado, mesmo o cara que é multi-instrumentista! Na verdade o cara deve ser músico e não violinista, porém tem que se ter um objetivo e foco na vida! Tudo não dá para fazer! O violino é muito egoista nesse aspecto. Tem que se dedicar totalmente ao violino!
.
Qualquer dúvida, não hesite em perguntar!
.
Um forte abraço!
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  Marcos Jose 13/3/2014, 16:47

O fato de precisar abrir o som do violino, e a grana investida, me força a ficar com essas cordas por mais um tempo.

Vou me esforçar ao máximo para colocar o mínimo de pressão dos dedos nas cordas.

Obrigado pelos conselhos.
Marcos Jose
Marcos Jose

Mensagens : 27
Pontos : 41
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2014, 18:17

MarcosJose- escreveu:O fato de precisar abrir o som do violino, e a grana investida, me força a ficar com essas cordas por mais um tempo.

Vou me esforçar ao máximo para colocar o mínimo de pressão dos dedos nas cordas.

Obrigado pelos conselhos.

Precisando estou a sua disposição!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  Carlos Floyd 4/4/2014, 22:25

.


Última edição por .....,,,,, em 7/7/2014, 12:34, editado 1 vez(es)

Carlos Floyd

Mensagens : 19
Pontos : 19
Reputação : -7
Data de inscrição : 29/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/4/2014, 23:43

carlosfloyd escreveu:Quando meu dedo começa a doer eu fico com raiva e toco mais.

Fico com raiva desse inferno em que vivemos. Queria viver em um mundo sem sofrimento.

O irmão que isso? Começa a doer toca ainda mais com raiva? Você está indo por um caminho errado! Se começar desse jeito é melhor você parar com o violino e fazer uma atividade que lhe de prazer e edificação! As coisas não são por como você pensa!
.
Música é diversão e brincadeira!
.
A pessoa pode estudar tranquilamente 4 horas seguidas que não sente dor. Só depois de 4 horas que começa a sentir alguma dor, mas aí, tem que aprender a estudar de forma a não lesionar o seu corpo!
.
O inferno está dentro da gente! Conforme nossos pensamentos e ideias podemos viver entre o Céu e o inferno, depende de como encaramos as coisas nesse mundo! Só somos atingidos quando nós deixamos atingir!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Calos nos dedos Empty Re: Calos nos dedos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos