Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

3 participantes

Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  Yunes 22/12/2014, 21:47

Olá, 
Me chamo Yunes e sou guitarrista a 10 anos, porém novo no fórum e mais ainda nem recém nascido no violino (encomendei um 4/4 luxo envelhecido da Parrot, parece ser um tanto quanto decente, então achei bom para aprender e depois pegar um intermediário. Deve chegar amanhã).

Sou guitarrista e canhoto, logo, inverti as cordas e tenho uma guitarra Stratocaster própria para canhoto. Mas vejo que no mundo da música clássica, os canhotos ainda não tem muito espaço, ou quase invisível. E parece que não difere a visão dos músicos ou amantes antigos ou recentes, todos concordam que deve ser aprendido como destro. Pois eu estou mais um dos raros canhotos que inverte o instrumento. Mas vi algo que foi inédito e nunca lido ou ouvido nem no meu meio sobre violinos para canhoto (não que já tenha ouvido muito sobre).

Agora pouco vi num dos tópicos que o canhoto que for inverter as cordas, DEVE inverter a posição do cavalete (180º, óbviamente, por conta da curvatura das cordas de maior para menor) e, inclusive, O LADO DA ALMA E DA BARRA HARMÔNICA. Exclamation

Isso procede? Que tipo de diferença no timbre/som ou até problema no instrumento posso causar caso mantenha a barra e a alma nas posições padrões?
Nunca li ou ouvi tal informação.
Yunes
Yunes

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  Newnation 23/12/2014, 03:40

Existem realmente violinos para canhoto. Mas sao bem dificeis de encontrar. 
Sou canhoto e nao tenho nenhum problema em tocar como se fosse destro e comecei assim e ja toco dois anos desse modo sem dificuldades e uma questao de pratica.
Em um violino comum nao adianta trocar so as cordas de lugar, pois a construcao interna do violino nao e simetrica. Para o lado mais grave temos a barra harmonica e do lado mais agudo a alma do violino. Ou seja se inverter as cordasd vai alterar drasticamente o som. Tambem nao vire o cavalete em 180 graus, pois muitas vezes ele acompanha a curvatura do espelho do violino, se inverter vai acabar alterando muito a altura das cordas e vai ficar dificil de tocar.

Como canhoto aconselho tocar como destro. E ruim no comeco mas se acostuma. Tambem se for tocar em grupo, voce tocando do lado contrario pode acabar atrapalhando o colega. Se tiver tambem uma paixao por violinos e quiser adquirir violinos de luthier mais refinados, nao sera possivel encontrar para canhotos.

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa estamos ai.

Newnation

Mensagens : 72
Pontos : 105
Reputação : 23
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  Yunes 23/12/2014, 04:03

Opa, 
Agradeço a info, mas estou procurando mudar o instrumento mesmo e não a mim.
Até por conta de estar acostumado com a pegada que desenvolvi ao segurar um instrumento e a digitação na direita.

Consegui informações de como soltar o tampo, a matemática e física do instrumento, os ângulos, os milímetros e centímetros bem minuciosamente indicados.

 Então acho que além de ter de soltar o tampo para 'girar' 180º a barra harmônica, alma e cavalete, ainda terei de lixar conforme o 'caimento' do ângulo do cavalete,  o espelho.
Confere Question

Se fizer isso tudo certo e esse Parrot Luxo (sabe que modelo é?) ficar com um bom som...
Então além de violino terei bom motivo para estudar lutheria! hahahaha
Yunes
Yunes

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  Newnation 25/12/2014, 05:22

Como está começando acho um violino razoável, desde que esteja bem ajustado por luthier. Principalmente para você que quer tocar como canhoto. Única coisa que não achei muito bom nele é que o tampo é laminado.

Newnation

Mensagens : 72
Pontos : 105
Reputação : 23
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  Yunes 25/12/2014, 09:25

Obrigado,  newnation.

Você sabe o que pode acontecer caso eu inverta as cordas mas não a alma e a barra de baixo/harmônica de lugar?

Talvez o grave fique menos grave e o agudo menos agudo?
Yunes
Yunes

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/12/2014, 13:01

Yunes escreveu:Olá, 
Me chamo Yunes e sou guitarrista a 10 anos, porém novo no fórum e mais ainda nem recém nascido no violino (encomendei um 4/4 luxo envelhecido da Parrot, parece ser um tanto quanto decente, então achei bom para aprender e depois pegar um intermediário. Deve chegar amanhã).

Sou guitarrista e canhoto, logo, inverti as cordas e tenho uma guitarra Stratocaster própria para canhoto. Mas vejo que no mundo da música clássica, os canhotos ainda não tem muito espaço, ou quase invisível. E parece que não difere a visão dos músicos ou amantes antigos ou recentes, todos concordam que deve ser aprendido como destro. Pois eu estou mais um dos raros canhotos que inverte o instrumento. Mas vi algo que foi inédito e nunca lido ou ouvido nem no meu meio sobre violinos para canhoto (não que já tenha ouvido muito sobre).

Agora pouco vi num dos tópicos que o canhoto que for inverter as cordas, DEVE inverter a posição do cavalete (180º, óbviamente, por conta da curvatura das cordas de maior para menor) e, inclusive, O LADO DA ALMA E DA BARRA HARMÔNICA. Exclamation

Isso procede? Que tipo de diferença no timbre/som ou até problema no instrumento posso causar caso mantenha a barra e a alma nas posições padrões?
Nunca li ou ouvi tal informação.

Olá meu nobre amigo!
.
Precisamos esclarecer alguns pontos! Os canhotos não precisam de espaço na música erudita se o assunto for violino. Não é porque eu sou destro, mas vou expor os fatos.
.
Primeiramente o violino é tocado com a mão esquerda. E claro a mão que mais precisamos ter habilidades é justamente a mão esquerda, onde precisamos ter agilidade, precisão, flexibilidade e coordenação motora.
.
Uma pessoa destra, a habilidade dela vai basear na direita, ou seja uma mão que no violino não vai precisar de tamanha habilidade como a que é exigida pela mão esquerda no violino!
.
Então acaba por dar uma falsa ilusão que os destros tem a preferência porque todo e qualquer professor e luthiers são contra modificações nos violinos inversão da barra harmonica e alma e confecção da queixeira canhota!
.
Na verdade existe uma regra sim de organização na massa orquestral em favor dos destros que são a maioria, pois imagina se tivesse inversões, os arcos se encontrariam e ficaria algo que da impressão de desorganização e certa confusão mental nos professores ao ensinar!
.
Existe sim um o outro profissional que se pagando bem ele inverta a barra harmonica, alma e faça uma queixeira para canhoto ou mesmo que se construa um violino já feito para canhoto. Porém é visto como falta de profissionalismo e cara pode ser taxado de mercenário no meio ou desacreditado por algumas pessoas. Por isso existe "preconceito" e dificuldade para tal procedimento. Pois mesmo que o aluno tenha em mãos um desses violinos que vai ser bem custoso para adquirir, um professor sério, vai se recusar a ensinar do lado canhoto. Até porque não tenham capacidade para tal e claro ele vai se desmoralizado perante algumas pessoas e sofrerá duras e forte críticas.
.
Caso que consiga o tal violino e alguma alma caridosa disposta a ensinar, sabe que terá as portas fechadas em uma orquestra profissional e mesmo as amadoras por mais brilhante e talentoso que você seja.
.
Porém a questão talvez polêmica e taxada como preconceituosa tem um lado super positivo em que a maioria se basea:
.
A dificuldade ao aprende violino tanto para destro ou canhotos é a mesma, visto que é necessário um treinamento de coordenação e flexibilidade, que tem mesmo grau de dificuldade ensinando tanto do lado destro como o lado canhoto.
.
A pessoa canhota tocando do lado dentro na verdade por ela estar acostumada a fazer tudo com o lado direito do cerebro e lado esquerdo do corpo. Ela terá maior aptidão para o desenvolvimento da mão esquerda que é mão mais importante e exigente no violino.
.
Então desculpe te decepcionar e jogar um balde de água fria na revolta devido ao preconceito, mas a verdade falando francamente é que uma pessoa canhota tocando do lado destro terá maior dominio do violino e maiores chances de virtuosismo do que uma pessoa destra que estuda do lado destro!!!
.
Vantagens: afinação será mais perfeita, maior controle e coordenação motora naqueles terriveis exercícios de corda solta onde exigem muita coordenação em nós destros na mão esquerda, maior agilidade, melhor resposta, maior precisão no dentilhado e mais uma série de vantagens. No fundo o grau de dificuldade para se aprender do lado destro ou canhoto é mesma, devido a não ter treinamento algum tanto o destro ou canhoto.
.
Vocês canhotos ainda ficam chorando!!! Estão bem acima de nós a respeito do estudo do violino por ter a mão habilidosa justamente a mão que nós destros sofremos a vida inteira para conseguir tal habilidade no violino.
.
Seja destro ou canhoto, toque do lado destro ou canhoto tudo é uma questão de treinamento. O problema só é grave quando você é canhoto e estuda do lado canhoto e por algum motivo tem que aprender no lado destro! Ai a porca torce o rabo...
.
Tem um amigo meu que ele é canhoto, estudou na Congregação e lá por algum motivo ensinaram ele a tocar do lado canhoto. Quando ele ficou adolescente foi estudar em Conservatório, mesmo mostrando habilidade, ele foi obrigado a aprender do lado destro para se profissionalizar. Sofreu um pouco, mas o cara hoje toca dos dois lados. E tem maior habilidade por causa da mão esquerda do tocando como destro do que quando toca ou tocava do lado canhoto! Quando ele vai tocar profissionalmente usa o lado destro!
.
Quanto a sua questão, não basta inverter o cavalete, pois o mesmo é esculpido com precisão sobre o tampo no lado destro. Se inverter os pezinhos dificilmente vai se encaixar no lado canhoto, pois o violino é abaudulado e de forma irregular na angulatura. É verdade que pode ser quase impercetivel ver essa diferença, mas ao inverter o cavalete veja que tem essa imprecisão na angulatura do tampo superior que fara que os pezinhos não fiquem totalmente encaixado. Diferentemente do violão ou guitarra que são basicamente retos, principalmente o violão e nem faria diferença!
.
Para começar a inverter você teria comprar um cavalete padrão e esculpir ele com angulatura para o lado canhoto. Porém poderia ter problemas pois o espelho principalmente de violinos chineses e alguns luthiers costuma ter uma leve inclinação  para o lado destro, mesmo que se inverta o cavalete fazendo um novo, poderia ter algum problema com o espelho em coisa de milimetros.
.
Outro fator é que seria necessário também abrir o violino e inverter a barra harmonica refazendo ela ou fazendo outra para que ela fiquei responsável pelo graves no violino e fazer outra alma para ele para colocar no lado esquerdo ficando responsável pelos agudos e transmissão para caixa harmônica.
.
Se somente inverter o cavalete, acredito que os graves fiquem vazios e harmonicos e os agudos soem para dentro. Mas o violino vai sair som. Porem acredito pode até haver algum problema de ruptura no lado esquerdo, visto que a alma também tem função de sustentação do tampo superior justamente na corda de maior tensão que é a mais sensivel que é corda Mi. Se inverter colocando uma pressão ainda maior sobre a barra harmonica pode haver alguma ruptura caso a espessura da madeira do seu violino seja fina. Como se trata de um Parrot, nada acontecerá!!! Pois eles são muito espessos até mesmo o modelo que você comprou. Mas já que precisa regular o violino, pois todo violino de fabrica ao sair da loja necessita de regulagem, pode pensar na possibilidade do luthier fazer tal inversão, na barra harmonica e fazer nova alma e novo cavalete já do lado canhoto!
.
Se quiser maiores detalhes sobre essas modificações, envia um email para mim: violinistamorlix@hotmail.com
.
Eu vou auxiliar você caso optar por isso.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/12/2014, 13:08

Yunes escreveu:Opa, 
Agradeço a info, mas estou procurando mudar o instrumento mesmo e não a mim.
Até por conta de estar acostumado com a pegada que desenvolvi ao segurar um instrumento e a digitação na direita.

Consegui informações de como soltar o tampo, a matemática e física do instrumento, os ângulos, os milímetros e centímetros bem minuciosamente indicados.

 Então acho que além de ter de soltar o tampo para 'girar' 180º a barra harmônica, alma e cavalete, ainda terei de lixar conforme o 'caimento' do ângulo do cavalete,  o espelho.
Confere Question

Se fizer isso tudo certo e esse Parrot Luxo (sabe que modelo é?) ficar com um bom som...
Então além de violino terei bom motivo para estudar lutheria! hahahaha


Um detalhe, não se pode lixar o cavalete. Ele deve ser cortado com faca de lutheria. Esses blogs que ensinam lixar ensinam muita besteira para o pessoal.
.
Já vi até um tal blog que ensina fazer um furinho no pé do cavalete dizendo que melhora o som! É maior piada da história. Não tem fundamento e muito menos melhora. Até porque eu mesmo avaliei tal informação e fiz também essa experiência para verificar a veracidade de tal informação. Conclusão foi: o autor do Blog é pessoa que desconhece o violino e nada entende de lutheria, não merece crédito e não passa de um imbecíl.
.
Aconselho você não fazer modificações por conta própria. Já que decidiu fazer, leve em um profissional capacitado e com experiência para tal procedimento.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  £ëø Mø®£ix 25/12/2014, 13:16

Yunes escreveu:Obrigado,  newnation.

Você sabe o que pode acontecer caso eu inverta as cordas mas não a alma e a barra de baixo/harmônica de lugar?

Talvez o grave fique menos grave e o agudo menos agudo?

Isso é quase certo que aconteça, assim como 2 + 2 = 4.
.
O violino foi feito encima da física e matemática! É um instrumento que nasceu perfeito, por isso em 300 e pouco anos de existência quase não sofreu modificações. E sua origem é bem controversia e polêmica.
.
Como informado anteriormente pode haver ruptura e problemas futuros pela alta tensão da corda mi sem sua base de sustentação que é a alma.
.
Como eu disse, o Violino Parrot mesmo o modelo que você comprou, ele tem naturalmente uma espessura maior do que padrão de lutheria. Eles fazem isso para que o violino seja duravel e inquebravel. De imediato acredito que você não terá problemas com ruptura, mas no futuro é imprevisivel o estado de originalidade do violino.
.
Se quiser envia o email para mim que te passo maiores informações sobre serviço de luthier que possa fazer tal procedimento.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro) Empty Re: Violino para canhotos (sem conversão para o lado destro)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos