Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

+2
Xshifty
Micheli Machado
6 participantes

Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Micheli Machado 28/3/2012, 12:53

Olá, gostaria de saber de vocês se utilizam algum acessório para facilitar os estudos e a aprendizagem. Eu por exemplo comprei um Bow guide para facilitar o uso do arco, quando você usa por um tempo e depois retira percebe que ja está usando o arco de forma correta.
Existem outra série de acessórios , como luva para a mão esquerda etc. Qual vocês conhecem, usaram ou recomendam?
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Xshifty 28/3/2012, 18:53

Micheli Machado escreveu:Olá, gostaria de saber de vocês se utilizam algum acessório para facilitar os estudos e a aprendizagem. Eu por exemplo comprei um Bow guide para facilitar o uso do arco, quando você usa por um tempo e depois retira percebe que ja está usando o arco de forma correta.
Existem outra série de acessórios , como luva para a mão esquerda etc. Qual vocês conhecem, usaram ou recomendam?

Eu só metronomo mesmo. Mas me fala mais desse bow guide ai! rsrs

[]'s

Xshifty

Mensagens : 16
Pontos : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Micheli Machado 28/3/2012, 19:12

Bom, o bow guide é para está iniciando, ele ajuda a manter o arco na posição correta. Acredito que com ele você se acostuma a manter o arco na posição correta com mais facilidade.....
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Ozeias - MG 28/3/2012, 19:51

Primeiramente seja bem vinda ao fórum Michele, eu costumava usar só o metronomo tbm.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Mayara Verginio 28/3/2012, 21:30

Eu uso órteses porque tenho tendinite. kakaka
Fora isso nada mais.
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/3/2012, 03:46

Eu tento usar a cabeça. Mas ultimamente não está funcionando muito bem. kkkkkkkkkk rs*
.
Já vi todos esses acessórios. Mas nunca usei nada. Somente a parede para corrigir posição do braço e movimentar somente o pulso em movimentos rápidos e mudança de cordas também e claro para estudo de principcios do vibrato. rs*
.
O Alejandro Drago passou diversos exercicios para mim na parede! rs*
.
Acho válido usar tudo que temos a nosso dispor, mas nunca usei nada desses trêns.
.
O que eu uso é dois pretendores de roupa mais a surdina para tentar abafar um pouco o som, toco com muita agressividade e usando muito o arco, meu violino tem uma potencia sonora inicrivel, então fica um baita som, para amenizar e poder explorar ainda mais arco eu coloco esses "acessórios".
.
O Drago reclamou o excesso de sonoridade na última aula que eu fiz com ele.
.
Meu professor também tem reclamado ultimente muito porque eu quero usar muito arco nas semicolcheias, mais da metade do arco.
.
Agora preciso retirar o excesso e ser mais zeloso na qualidade do som.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Micheli Machado 30/3/2012, 15:35

Gente, olha só isso, quando eu falo de acessórios pode aparecer de tudo:
http://thefiddleshop.net/87000_fiddle_fretter_fretters.asp
é isso mesmo que vocês viram, uma escala para violinos .....
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Ozeias - MG 31/3/2012, 10:53

Nossa nunca tinha visto este acessório, deve ajudar bastante quem tem problema com afinação.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Micheli Machado 31/3/2012, 11:03

ozeias-mg escreveu:Nossa nunca tinha visto este acessório, deve ajudar bastante quem tem problema com afinação.
Detalhe, ele é removível, pode ser tirado e colocado quando desejar som estragar e tem pra viola e violino.
Eu gosto de comprar essas coisas para mostrar para as minhas amigas e amigos que temos uma infinidade de coisas para ajudar (e as vezes atrapalhar) a prender o instrumento com mais facilidade. Acho que vou comprar isso aí ....
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 03:08

Micheli Machado escreveu:Gente, olha só isso, quando eu falo de acessórios pode aparecer de tudo:
é isso mesmo que vocês viram, uma escala para violinos .....

Esse da escala eu já vi nos EUA e um cliente meu comprou e colocou no espelho do violino que eu vendi para ele. Ficou parecendo uma guitarra. rs*
.
Eu particularmente acho um absurdo isso. rs*
.
O gostoso do violino é você desafiar ele a cada nota, sempre buscar uma nota próxima da perfeição. Essas coisas tiram o gosto! Por isso o violino é um instrumento não temperado, para ter o máximo de perfeição a cada nota dada. Se temperarmos com essa coisas, descarecteriza o violino.
.
Por falar em violino, estou vendendo alguns feitos a mão ou de fabrica modificados a partir de R$ 500,00. Tem de todo o preço para todos os bolsos! São diversos modelos de violino com variedade de preço.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 03:16

ozeias-mg escreveu:Nossa nunca tinha visto este acessório, deve ajudar bastante quem tem problema com afinação.

Eu acho que não ajuda em nada, pelo contrário só piora. É mesma coisa de tocar com fita adesiva.
.
Não podemos esquecer que o violino muda de afinação constantemente e cada violino tem uma afinação diferente.
.
A melhor coisa que se tem para fazer é ouvido! Aprimorou o ouvido toca afinado! Tem a parte mecânica com a mão, mas ai para que existe o Sevick op 1 ou Schradieck Volume 1?
.
Melhor coisa para se tocar afinado é conferir intervalo por intervalo diversas vezes cada passagem e muita escala! O resto é resto. A única fórmula mágica é conferir intervalos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Micheli Machado 1/4/2012, 09:50

£ëø Mø®£ix escreveu:
ozeias-mg escreveu:Nossa nunca tinha visto este acessório, deve ajudar bastante quem tem problema com afinação.

Eu acho que não ajuda em nada, pelo contrário só piora. É mesma coisa de tocar com fita adesiva.
.
Não podemos esquecer que o violino muda de afinação constantemente e cada violino tem uma afinação diferente.
.
A melhor coisa que se tem para fazer é ouvido! Aprimorou o ouvido toca afinado! Tem a parte mecânica com a mão, mas ai para que existe o Sevick op 1 ou Schradieck Volume 1?
.
Melhor coisa para se tocar afinado é conferir intervalo por intervalo diversas vezes cada passagem e muita escala! O resto é resto. A única fórmula mágica é conferir intervalos.

Eu acho que você está sendo muito extremista, acho que não é bem assim. Quando eu comecei me recusei a colocar as fitas porque meu violino foi caro e fiquei com medo de estragar, mas isso facilita muito para o aluno iniciante. Quando se trata de estudo, o estudante deve sim fazer de tudo para facilitar o aprendizado e eu falo isso como aluna e como professora. Se uma aluno tem dificuldades com algo, não vejo mal em usar algo para auxiliar. Vou te dar um exemplo: Uma vez eu fui dar um curso de inglês em uma escola da periferia da minha cidade para alunos da 7° série e o objetivo final era fazer um teatro de fantoches todo em inglês com a história da chapeuzinho vermelho e o pior de tudo é que quando eu cheguei eles não sabiam falar nem Good Morning. Bom , no final eles sabiam o que significava todo o texto, mas infelizmente a pronúncia estava péssima, pois eles estavam lendo o texto. E foi aí que eu fiz o que muuuuuuuuuuuuuuuuitos professores condenam e se soubessem me apedrejariam, eu escrevi o texto como se fala e o que aconteceu? Eles falaram direitinho e agora eu não tenho mais que fazer isso porque eles sabem os sons de cada letra, mas para isso em primeira estância eu tive que usar um método não usual (e falho se usado eternamente).
Quando se faz uso de métodos ou acessórios para a facilitar a aprendizagem do aluno, como por exemplo a escala, não quer dizer que ele vai usar isso para sempre, pelo contrário, isso só vai servir para que o aluno se acostume a fazer corretamente, depois se tira. Além não acredito na tese de que o aprendizado tem que ser doloroso e difícil como acontecia antigamente, se você pode facilita-lo de modo a adquirir conhecimento mais rápido , porque não?
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 10:42

[quote="Micheli Machado"]
£ëø Mø®£ix escreveu:
ozeias-mg escreveu:Nossa nunca tinha visto este acessório, deve ajudar bastante quem tem problema com afinação.

Eu acho que você está sendo muito extremista, acho que não é bem assim. Quando eu comecei me recusei a colocar as fitas porque meu violino foi caro e fiquei com medo de estragar, mas isso facilita muito para o aluno iniciante. Quando se trata de estudo, o estudante deve sim fazer de tudo para facilitar o aprendizado e eu falo isso como aluna e como professora. Se uma aluno tem dificuldades com algo, não vejo mal em usar algo para auxiliar. Vou te dar um exemplo: Uma vez eu fui dar um curso de inglês em uma escola da periferia da minha cidade para alunos da 7° série e o objetivo final era fazer um teatro de fantoches todo em inglês com a história da chapeuzinho vermelho e o pior de tudo é que quando eu cheguei eles não sabiam falar nem Good Morning. Bom , no final eles sabiam o que significava todo o texto, mas infelizmente a pronúncia estava péssima, pois eles estavam lendo o texto. E foi aí que eu fiz o que muuuuuuuuuuuuuuuuitos professores condenam e se soubessem me apedrejariam, eu escrevi o texto como se fala e o que aconteceu? Eles falaram direitinho e agora eu não tenho mais que fazer isso porque eles sabem os sons de cada letra, mas para isso em primeira estância eu tive que usar um método não usual (e falho se usado eternamente).
Quando se faz uso de métodos ou acessórios para a facilitar a aprendizagem do aluno, como por exemplo a escala, não quer dizer que ele vai usar isso para sempre, pelo contrário, isso só vai servir para que o aluno se acostume a fazer corretamente, depois se tira. Além não acredito na tese de que o aprendizado tem que ser doloroso e difícil como acontecia antigamente, se você pode facilita-lo de modo a adquirir conhecimento mais rápido , porque não?

Não moça, não é bem assim extremista. Vou te explicar os motivos do qual eu penso dessa forma. Acho que o que sofremos no passado nos molda e fazem a gente ser o que somos hoje.
.
Quando eu fui estudar com um instrutor da minha escolinha. Ele veio com tals fitinhas adesivas, mesmo eu já tendo logo de cara o dentilhado na cabeça e uma afinação legal para quem não sabia e nada de violino (Eu já tinha sido trompetista, então todo o conhecimento que eu tinha sobre música eu já aplicava no violino mesmo sem nunca ter tido uma aula.)
.
Ele afinou meu violino e colocou as benditas fitinhas. O problema é que ele afinava o violino em 445hz e as fitinhas do 1 dedo e 3 dedo na primeira posição ele colocou como se estivesse afinado o violino em 440hz. Obviamente muito abaixo do que era o lugar real.
.
Mesmo estranhando o som, eu fiz como ele mandava. Decorei aquela maldita forma de mão no cerebro. Mesmo reclamando ele não me ouvia, dizia que eu não entendia nada sobre violino! Que aquelas fitinhas iriam me ajudar.
.
Resultando, tocava completamente desafinado assim como todos os alunos da Igreja. Mesmo problema. Quando fui estudar 3 posição e eu fui conferir com corda solta 2 dedo com corda solta posterior. Dava uma dissonancia muito grande que chegava a doer os ouvidos. Eu fui conversei com músicos profissionais e luthier da qual me atestaram que desde o começo eu tinha razão.
.
Então fui fazer aula com o Maestro da Igreja (Regional), da qual iniciou uma mudança rápida na forma de mão, postura e consertando os golpes de arco. Foi um trabalho muito penoso. Se fosse outra pessoa, desistiria de vez do violino, mas eu tinha um amigo meu, que também foi meu professor, músico profissional que tinha passado por situação semelhante e me deu força conversando comigo e mostrando seus atalhos.
.
Tivemos um caminho semelhante. Ainda tenho sérios problemas com a afinação. Vicio é coisa mais dificil de se tirar e coisa mais fácil de pegar. É como um crack. Pessoa nem precisa experimentar, só de estar perto já pode se viciar. Depois para se livrar é uma luta eterna e diaria. Afinação é muito próximo disso também, se não tiver vigilancia constante, vai cometer vários deslizes sempre. Demora para se estabilizar em condições normais, ainda mais quando é problematica por causa de vicios e de forma de mão decorada errada.
.
Graça a Deus estou quase chegando em uma afinação profissional. Hoje estou muito perto do que é exigido no meu nivel.
.
Por isso eu tenho "muita birra" de fitinhas adesivas e sou radicalmente contra. Experiencia própria. Acho que só é valida quando o aluno tem 1 semana de aula e precisa saber onde fica cada dentilhado e cada dedo. Decorou que o 1 dedo é nota lá na corda solta, si, Do e Ré e decorou as cordas Ré, Lá e Mi. Seu uso é dipensavel. Não ajudando em nada para obtenção da da afinação. Por isso sou defensor do uso de fitas adesivas somente para decorar onde fica cada dedo e qual dedo é qual nota. Depois de 4 semanas de aula. É retirar na certa. Por mim não fica nem mais que 2 ou 3 semanas.
.
A respeito de seu exemplo o fato é que você não aprendeu inglês só porque escreveu como se fala no português, apenas resolveu algo momentaneo. Mas o problema continuou. Não pode avançar para algo mais dificil.
.
Mesma coisa é colar fitinhas adesivas no violino e não desenvolver o ouvido. Tirou as fitinhas ou pegou um violino que não tem fitinhas, você não vai conseguir tocar nada afinado e muito menos achar a afinação peculiar de cada violino.
.
O fato é que grande virtuoses do violino, sempre se superam nas dificuldades e criam coisas novas atraves da base técnica e formação que tiveram no passado.
.
Com uso de tanta parafenalia, nunca a pessoa vai ter a possibilidade de ser um virtuose. Nada subsitui o talento. Mas o dom tão falando por ai é 90 de esforço e 10 de inspiração. Nada além disso, com algumas raras excessões.
.
Usando esses tipos de artefatos, pode ficar igual a uma companheira minha que fez aula com o Alejandro Drago. Mal conseguia tocar o Concerto do Gm do Vivaldi e cada 4 compassos tinha que parar para alivar a tensão. O próprio Drago disse, tem que tocar do começo ao fim sem parar ou achar que quando eu estou fazendo um concerto solo eu paro, respiro e tomo agua depois pego no compasso 15 e volto a tocar?
.
Esse tipo de experiencia de conseguir fazer as coisas sem ajuda de qualquer artefato faz parte do aprendizado. E coisa do dia a dia do violinista, experiencia que ganha ao errar a posição do arco, da afinação. Isso faz você evoluir.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 11:01

Por isso sou contra o uso de microafinadores (Falando como luthier e como violinista), apoio somente na corda Mi.
.
Não sou contra o uso da espalheira, mas a favor pela questão fator de saúde. Falando barrocamente, contra. Mas no meio termo disso, defendo o uso para pessoas que não tem o corpo naturalmente adequado ao violino e um pouco voltado para estabilidade do violino. Mas não porque facilita o aprendizado.
.
Veja que Paganini só foi quem foi porque ele desenvolveu uma técnica apuradissima e absurda, não como autoditada, pois ele teve sua orientação com os melhores professores do mundo, só depois que chegou a um nivel extremamente alto começou a desenvolver coisas novas.
.
Mas penso que ele só foi o que foi, porque estudava 12 horas por dia de prática de violino.
.
Não que eu defenda a dor e sofrimento para aprender. Não é isto que eu estou dizendo, mas sem sacrificios e experiencias de erros, jamais somos moldados o suficiente para atravessar caminhos mais dificieis.
.
Os atalhos que eu me refiro sempre é orientação que de quem já passou por isso (Seu professor). E claro, devemos sim usar toda tecnologia disponivel, como metronomo, afinadores digitais, espalheiras e muito mais coisas, mas não devemos fazer dessas coisas novas que surge momentaneamente no mercado nossa base de aprendizado como essa escala temperada que ao meu ver em nada ajuda.
.
Já guia de arcadas a parede é o suficientemente para ter a liberdade de trilhar o seu caminho, só no final que ela vai te corrigir se o resultado não for legal. Já guia de arcadas o proprio nome diz é uma guia por todo o seu caminho. Você não caminha por si só. Isso é perigoso. Poderia escrever páginas e páginas essa questão de não se orientar por si só e ter sempre uma escora, mas não é o caso. Deixa para outra oportunidade. E um assunto mais adequado.
.
Beijão.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Micheli Machado 1/4/2012, 11:07

Acho que você teve uma má experiencia com um professor não muito bom. Tenho uma amiga professora que antes de colocar as fitinhas ela testa o som pra saber se está no lugar correto.
Na realidade eu não aprendo inglês, eu ensino.
Acredito que 99% dos alunos usam as fitas de marcação e são muito felizes com isso porque não tiveram um professor que não sabe o que está fazendo, e observe que se vê muito isso, pois existem pessoas que acham que porque saber tocar podem ser professor. Por isso existem faculdades de música que oferecem licenciatura. Eu nunca faria aula com um professor que não tenha feito curso que ofereça uma disciplina chamada didática, isso é bastante importante.
Quando se vai escolher um professor (já que você vai pagar por isso), faça com o maior cuidado, visto os problemas de vício que você falou. Agora, não é justo culpar as fitinhas pelo erro de um profissional não qualificado.
Se ele não tivesse colocado provavelmente você teria pego o mesmo vício, porque ele nem sequer percebeu a desafinação. Se eu erro um milimetro meu professor pega e eu também já sei que está desafinado, pois procuro treinar meu ouvido para perceber esse tipo de coisa.
E se você achou que estava errado, por que não discutiu isso com o professor? Sempre pergunte o porque das coisas , não se deve fazer nada cegamente visto que somos seres pensantes e críticos e não robôs.
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 12:01

Micheli Machado escreveu:Acho que você teve uma má experiencia com um professor não muito bom. Tenho uma amiga professora que antes de colocar as fitinhas ela testa o som pra saber se está no lugar correto.
Na realidade eu não aprendo inglês, eu ensino.
Acredito que 99% dos alunos usam as fitas de marcação e são muito felizes com isso porque não tiveram um professor que não sabe o que está fazendo, e observe que se vê muito isso, pois existem pessoas que acham que porque saber tocar podem ser professor. Por isso existem faculdades de música que oferecem licenciatura. Eu nunca faria aula com um professor que não tenha feito curso que ofereça uma disciplina chamada didática, isso é bastante importante.
Quando se vai escolher um professor (já que você vai pagar por isso), faça com o maior cuidado, visto os problemas de vício que você falou. Agora, não é justo culpar as fitinhas pelo erro de um profissional não qualificado.
Se ele não tivesse colocado provavelmente você teria pego o mesmo vício, porque ele nem sequer percebeu a desafinação. Se eu erro um milimetro meu professor pega e eu também já sei que está desafinado, pois procuro treinar meu ouvido para perceber esse tipo de coisa.
E se você achou que estava errado, por que não discutiu isso com o professor? Sempre pergunte o porque das coisas , não se deve fazer nada cegamente visto que somos seres pensantes e críticos e não robôs.

Não, foi apenas 1. rs* Tive 10 instrutores na Igreja, apenas dois realmente valiam a pena. Um é o cara fantastico, luthier, maestro, ex-professor de conservátorio e um baita cara. O outro era um músico profissional que estava caminhando para uma profissionalização que teve uma história parecida com a minha.
.
Desculpe minha gafe a respeito do inglês, apenas usei como parabola para lhe explicar sobre construir uma formação na rocha e não na areia.
.
Novamente discordo, eu fui instrutor na Igreja, tive 10 instrutores, sou músico profissional e as estatiticas realmente mostram que 90 dos que usam fitinhas por um longo periodo de aprendizagem básica, tiveram sérios problemas com afinação. Precisando posteriormente um trabalho sério encima da afinação.
.
Não é questão de saber o que está fazendo, vai além disso?! Sabe porque o violino não existe traste naturalmente como outros instrumentos de corda? Tudo no violino tem uma explicação fisica do négocio! Porque o violino muda afinação de violino pra violino (Posição no espelho mesmo), porque ele muda constantemente de afinação. Então quem toca por traste, jamais tocaria afinado. Um exemplo porque todo guitarrista (Todo guitarrista tem um quedinha por violino) não tocam afinado o violino? Já que eles tem uma formação de mão já decorada atraves de trastes?! Sendo que por ser um instrumento harmonico o ouvido deles já tem uma tendencia a afinação mais precisa do que toca instrumento melodico?! Porque o violino muda de afinação constantemente, mas a mão deles são tão decoradas no mimimo detalhes que são incapazes de mudar 1 mm de afinação. No violino, muitas vezes é preciso deslocamento temporario de dedo por causa da afinação não ser fixa.
.
O violino é o instrumento mais afinado do mundo. Pois qualquer variação, podemos corrigir na hora. Tipo se vira nos 30. rs*
.
Vai requirir uma precisão de um ouvido mais desenvolvido do que qualquer outro instrumento.
.
O meu ex professor não é profissional. É músico de Igreja. Não pagamos nada para aprender.
.
Mas não pegaria tal vicio, porque aprenderia que só se aprende afinação por distancia de intervalos e não por decorar forma de mão sem me importa com precisão da afinação. Pois como falei a afinação muda constantemente e muda de violino para violino. Só depois que me livrei da malditas fitinhas minha afinação melhorou em 1000 %.
.
Hoje eu pego qualquer nota em qualquer posição apenas no ouvido. Toco razovalmente afinado na 2 posição e 3 posição e já caminho para isso na 5 posição. Mesmo na posição mais dificil das posições intermediarias que é 4 posição eu toco de boa sem qualquer marquinha ou fitinha e consigo afinar.
.
Apenas disse que para ser profissional, tem que ter uma afinação perfeita. Nada fora disso. Ainda não estou 100 % em afinação nas 5 posições intermediarias.
.
Bom não quero e nem vou entrar em detalhes a respeito do que eu falei para ele. Mas pode ter certeza que não aceitei desde o começo. Fica anti etico ficar falando e julgando ele.
.
Você está se referindo novamente milimetros no papel. Isso não condiz com a verdadeira afinação. O fato de estar com o dedo na fitinha amarela não quer dizer que você esteja afinada em 100%.
.
Faz um teste. Coloca um afinador cromatico e bota o dedo na fitinha bem no centro em todas as notas e confere com corda solta se não tem nenhuma dissonancia e se a luz verde do afinador digital fica 90 % cento do tempo na luz verde.
.
Pois até 20 por cento de desafinação é toleravel para iniciante. Intermediario já tem que estar 95 % do tempo afinado. Já avançados somente podem desafinar uma nota causalmente. E jamais errar a mesma nota em sequencias de fraseados.
.
Talvez se não tiver preconceito das minhas palavras possa mudar sua filosofia depois de fizer o teste. Espero que você tenha razão em suas afirmações. Mas a verdade e a experiencia vão falar mais alto daqui a alguns anos, talvez você reveja suas afirmações. Pois o que eu falo são fatos. Não são fatos isolados.
.
Qualquer dia que tiver oportunidade, faça aulas com a Elisa Fukuda, Baldini, Alejandro Drago, Nelson Rios, Carmelo do Santos, Cláudio Cruz, Samuel Lima. Vai entender tudo que estou lhe expondo.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Micheli Machado 1/4/2012, 12:22

Leandro,
Quando eu disse milímetros eu falei no sentido figurado, é que milímetro é uma medida muito pequena e quando disse isso quis dizer que mesmo que desafine um 2% entendeu?
Quanto a afinação do violino você tem toda razão e não sou a favor de uso de acessórios pelo resto da vida e sim para facilitar os estudos iniciais. Ou você consegue imaginar um músico tocando em uma orquestra com um violino com escalas hauhauhauhuahu, seria no mínimo estranho.
Não acredito no aprendizado pela dor, mas pelo amor e paixão que qualquer que seja a coisa aprendida proporciona. Os únicos acessórios que usei foram o Bow guide que me ajudou muito no exercício de arco, uma surdina de metal porque no começo a vizinha reclamava (até eu reclamaria , já que parece que estamos matando um gato hauhauahuh) e a espaleira que acredito seja necessária para uma postura correta sem lesões. Não usei fitinhas porque como disse não queria marcar meu violino, mas usaria se fossem necessárias para mim. Como eu disse, defendo o uso dessas coisas com moderação e somente nos meses iniciais para o estudante ter uma referência em casa quando estiver estudando sem o professor por perto.
Temos que levar em consideração também o ritmo do aluno, tem alunos que terminam o volume 1 do método Suzuki, por exemplo, em 7 meses e tem quem termine em dois anos. O primeiro vai ter mais facilidade e não vai precisar desse monte de acessório, mas o segundo que vai ter mais dificuldade, precisa de um empurrãozinho néh?
Você é bem critico a respeito do que você conhece e isso é muito bom, mas as vezes temos que ser mais maleáveis, em alguns casos as coisas funcionam.
Espero que você siga em frente com o técnico e depois faça faculdade, quando fizer faculdade você ampliará sua visão das coisa, principalmente se junto com o bacharelado fizer licenciatura.
Siga em frente viu....
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Mayara Verginio 1/4/2012, 13:11

Eu tive 3 instrutores na igreja nenhum deles eram muito bons, estou pagando um professor bom agora. rsrs
Ele toca na Bacarelli e já apontou um monte de vicios que tenho. Começando quase do zero, mas vamos lá rumo a me tornar uma violinista de verdade agora.
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 13:43

Mayara Verginio escreveu:Eu tive 3 instrutores na igreja nenhum deles eram muito bons, estou pagando um professor bom agora. rsrs
Ele toca na Bacarelli e já apontou um monte de vicios que tenho. Começando quase do zero, mas vamos lá rumo a me tornar uma violinista de verdade agora.

Eu já passei por isso, primeiro com o Maestro da minha Igreja (Regional), depois quando eu fui fazer aula no Conservátorio com professor qualificado que fez faculdade no Rio.
.
Eu já tocava fluentemente mudança de posição, já tinha estudado até 5 posição. O cara vai me coloca para fazer corda solta. Foi o pior momento da minha carreira, mas fui na humildade, hoje colho resultados da minha decisão acertada de deixar tudo que me foi passado até antes de chegar Conservátorio no lixo. Literalmente no lixo. Esqueci tudo. Não sobrou nada dos meus ex-instrutores da Igreja.
.
Mas te falo uma coisa, Mayara, foi a decisão mais acertada que tomei em toda minha vida. Meu crescimento pessoal e profissional foi porque eu fui valente e corajoso e com ousadia e esforço fui procurar ajuda profissional, mas antes eu tive que reconhecer que era um fracassado e que estava tudo errado. Isso é coisa mais dificil de um músico reconhece por si só.
.
Não é o seu caso, porque cada caso é um caso, mas no meu, eu tive que reconhecer no meu interior e tomar um atitude.
.
Hoje eu posso dizer que que caminho a passos largos para uma profissionalização, apesar da idade avançada para o violino. Espero chegar aos 40 anos tocando de cor e salteado Mozart 3, 42 estudos do Kreutzer e sonhando alto, quem sabe Paganini. Vivendo a vida dia a dia, tudo que vier é lucro por toda minha história.
.
Vencer ou perder não importa, o importante é sempre lutar, pois quando se luta a vitória é uma consequencia!
.
Desejo a ti e a Michele e a todos muito sucesso no violino. São meus mais sinceros votos.
.
Desculpem meu jeito atrevido, ousado, agressivo com as palavras e critico de ser, mas nasci assim. Prometo melhorar nas proximas postagens. rs*
.
Gosto de expor meus sentimentos, defender o que eu acredito, é claro tudo no respeito e fortificando a cada dia nossa amizade no Fórum e fora dele também.
.
Beijão a essas duas mulheres maravilhosas que dão a graça todos os dias nesse Fórum.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/4/2012, 13:49

Mas sabe querida e prezada Michele, um milimetro que seja faz uma baita diferença. Mas o fato é que você não precisa nem bater 1 milimetro fora, basta apenas dar "uma entortada na mão" e o dedo mudar pouca coisa de angulo já desafinou 20 por cento. Mesmo estando com o dedo no lugar. Por isso fazemos Forma de mão, não somente por causa dos dedos, mas por causa da estrutura dos dedos, falanges, angulos dos dedos. Pode ver que toda ver que tem coisa nova qeu nossa mãos não estão acostumadas, desafinamos, um exemplo é retração dos dedos e esticar dos dedos, como extensão do 4 dedo, em vez de fazer o Lá da corda sol com 1 dedo fazer com o 2 dedo na 1 posição e outros detalhes de tecnicas que fogem a regra que estamos acostumados no dia a dia. Pega o Ferrara ou kayser ou Kretzeur que já tem umas coisas malucas. É divertido, mas duro de afinar. rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Mayara Verginio 1/4/2012, 14:07

£ëø Mø®£ix escreveu:
Mayara Verginio escreveu:Eu tive 3 instrutores na igreja nenhum deles eram muito bons, estou pagando um professor bom agora. rsrs
Ele toca na Bacarelli e já apontou um monte de vicios que tenho. Começando quase do zero, mas vamos lá rumo a me tornar uma violinista de verdade agora.

Eu já passei por isso, primeiro com o Maestro da minha Igreja (Regional), depois quando eu fui fazer aula no Conservátorio com professor qualificado que fez faculdade no Rio.
.
Eu já tocava fluentemente mudança de posição, já tinha estudado até 5 posição. O cara vai me coloca para fazer corda solta. Foi o pior momento da minha carreira, mas fui na humildade, hoje colho resultados da minha decisão acertada de deixar tudo que me foi passado até antes de chegar Conservátorio no lixo. Literalmente no lixo. Esqueci tudo. Não sobrou nada dos meus ex-instrutores da Igreja.
.
Mas te falo uma coisa, Mayara, foi a decisão mais acertada que tomei em toda minha vida. Meu crescimento pessoal e profissional foi porque eu fui valente e corajoso e com ousadia e esforço fui procurar ajuda profissional, mas antes eu tive que reconhecer que era um fracassado e que estava tudo errado. Isso é coisa mais dificil de um músico reconhece por si só.
.
Não é o seu caso, porque cada caso é um caso, mas no meu, eu tive que reconhecer no meu interior e tomar um atitude.
.
Hoje eu posso dizer que que caminho a passos largos para uma profissionalização, apesar da idade avançada para o violino. Espero chegar aos 40 anos tocando de cor e salteado Mozart 3, 42 estudos do Kreutzer e sonhando alto, quem sabe Paganini. Vivendo a vida dia a dia, tudo que vier é lucro por toda minha história.
.
Vencer ou perder não importa, o importante é sempre lutar, pois quando se luta a vitória é uma consequencia!
.
Desejo a ti e a Michele e a todos muito sucesso no violino. São meus mais sinceros votos.
.
Desculpem meu jeito atrevido, ousado, agressivo com as palavras e critico de ser, mas nasci assim. Prometo melhorar nas proximas postagens. rs*
.
Gosto de expor meus sentimentos, defender o que eu acredito, é claro tudo no respeito e fortificando a cada dia nossa amizade no Fórum e fora dele também.
.
Beijão a essas duas mulheres maravilhosas que dão a graça todos os dias nesse Fórum.


Eu entendo Léo, quando o prof. falou assim pra mim "Agora esquece as músicas que você está tocando e estudando, quero que você faça só os exercicios que eu te passar" deu uma dor tão grande no coração. rsrs
Mas vai valer apena, tem muita coisa errada para ser concertada e muita coisa nova para aprender meu professor é muito bom e paciente! Só tive duas aulas com ele, mas já deu pra notar que agora vou longe. \o
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/4/2012, 00:37

Que bom, fico feliz por você. Quem é seu professor? Uma outra pergunta, você já comprou outro arco de fibra de carbono?
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Mayara Verginio 2/4/2012, 13:50

Paulo Galvão, e não comprei ainda não Léo. Acredito que vou acabar pegando um de pau brasil.
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/4/2012, 01:54

Mayara Verginio escreveu:Paulo Galvão, e não comprei ainda não Léo. Acredito que vou acabar pegando um de pau brasil.

Se precisar de fibra de carbono eu tenho alguns aqui a pronta entrega. Se precisar de pau Brasil meu professor tem um bom também a pronta entrega.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/4/2012, 01:55

Mayara Verginio escreveu:Sim, Paulo Galvão filho.
E sinto lhe informar que eu e meus amigos pegamos todo o horário livre que ele tinha. rsrs

E o valor que ele cobra? Também fiquei curioso. rs*
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Mayara Verginio 3/4/2012, 17:02

£ëø Mø®£ix escreveu:
Mayara Verginio escreveu:Sim, Paulo Galvão filho.
E sinto lhe informar que eu e meus amigos pegamos todo o horário livre que ele tinha. rsrs

E o valor que ele cobra? Também fiquei curioso. rs*

Então Léo, pra nós que somos amigos ficou R$450,00 o mês. Como fazemos todos aulas no mesmo dia, Terças e Quintas ficou 40min cada um por dia ai dividimos e ficou R$50,00 para cada um pagar. Muito barato, quase chorei de felicidade quando ele me falou o preço. rsrs
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Ozeias - MG 4/4/2012, 16:48

kkkkkkkkk, vcs são demais viu kkkkkkkk, só não vale ser o cover do "Para nossa Alegria" heim kkkkkkkk.
Ozeias - MG
Ozeias - MG

Mensagens : 241
Pontos : 207
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Mayara Verginio 4/4/2012, 17:03

Claro que tem que fazer um do para nossa alegria... kakaka

Mas então, legal compartilharmos videos.
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Lino 4/4/2012, 17:06

Meu Deus, como esse tópico rendeu.... hauhauhau

Vamos lá voltando ao foco principal. Eu também não usei nenhum acessório, para aprender violino. Tinha a mesma opinião que nossa colega, não queria marcar meu violino. Mas depois quando fui ajudar os irmãos na escolinha de música da Igreja, vi que muitos iniciantes tinham dificuldade em aprender a posição das notas no instrumento e achei válida a opção de colocar fitinhas nas posições da nota.

Deu certo, com o tempo eles pegaram bem e não precisaram mais. Ajudou muito, inclusive estou pretendendo colocar no meu Cello, agora que eu começar a estudar.

Saudações.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/4/2012, 03:40

Micheli Machado escreveu:
Eu ainda continuo firme na minha posição de que alguns acessórios podem e ajudam o estudante de violino, que é um instrumento difícil, a facilitar os estudos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e com uma reposta mais rápida. Sou a favor de micro afinadores sim e outras "cositas mas".



Nossa, tirou o aparelho? Ficou mais gata do que já és! Lindissima! Parabens a sua exuberante beleza! Realmente é impressionante! Já tem um admirador aqui no Fórum! rs*

.

Realmente eu respeito tua opinião e de todos aqui. Penso que todos nós temos direito de liberdade de expressão e ter seu próprios pensamentos. Assim como eu gosto de ser respeitado em minha opinião também.

.

E aqui é um fórum de debates, não é para concorda o que eu exponho, pois muita coisa é minha opinião pessoal, outras eu falo tecnicamente como luthier, outras como estudante, outras como violinista profissional. Enfim, é minha linha de pensamento que eu prego aqui, mas sei que muitos não concordam que eu posto, como também não concordo com algumas pessoas, mas reafirmo, respeito a todos.

.

Simplesmente não tenho mais o que expor aqui, já ficou um pouco desgaste para ti minha opinião. Espero em outra oportunidade conversamos sobre outro assunto e talvez chegar a uma opinião comum. rs*

.

Beijão para ti. Segue firme em teus pensamentos, porque uma coisa é importantissima que eu vi que você tem, é personalidade. Muitas pessoas não obtem sucesso, por falta da mesma. Para mim a pior coisa na vida é não ter personalidade. Errando ou acertando não importa. O que importa é a gente ser a gente mesmo sem mascaras. Parabens por sua coragem.

.

Deus te abençoe.

 
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos? Empty Re: Vocês usam algum tipo de acessório para ajudar nos estudos?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos