Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
19 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 19 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento?

4 participantes

Ir para baixo

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Empty Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento?

Mensagem  Ronaldo Maganha 5/6/2012, 22:29

Pessoal saudações a todos!!!
Primeiramente é um prazer compartilhar o prazer de ser musico e desfrutar de um instrumento tão completo como o violino!

Bem, sou músico também da CCB tenho 37 anos, hoje estudo com uma aluna da Elisa Fukuda, fiquei por motivos de trabalho 1 ano e meio sem professor e prejudicou minha técnica...

Mas meu grande problema é a afinação, apanho muito meu antigo professor é formado pela Fundação das Artes de São Caetano, só que ele é meu amigo, e creio que deixava de vez em quando passar alguma coisa!

A atual professora pega no pé mesmo, para ter ideia nas últimas 05 aulas estou no mesmo pentagrama acertando a afinação, e como disse em um email, levo de boa e obedeço a todas as orientações dela, mas ao entrar no carro para ir embora é constrangedor ficar tanto tempo malhando uma coisa aonde o universo conspira contra.

Estou estudando nota a nota em semínima = 60, com o afinador, segundo ela quem lhe ensinou isso foi a Cecília Guida.

Quem tiver orientações sobre o assunto estou realmente precisando.
Conto com o grande apoio de todos

Saudações e um grande abraço.
Ronaldo.

Ronaldo Maganha

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Empty Re: Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento?

Mensagem  Aleki3419 6/6/2012, 08:27

Ronaldo Maganha escreveu:

A atual professora pega no pé mesmo, para ter ideia nas últimas 05 aulas estou no mesmo pentagrama acertando a afinação, e como disse em um email, levo de boa e obedeço a todas as orientações dela, mas ao entrar no carro para ir embora é constrangedor ficar tanto tempo malhando uma coisa aonde o universo conspira contra.

Estou estudando nota a nota em semínima = 60, com o afinador, segundo ela quem lhe ensinou isso foi a Cecília Guida.

Quem tiver orientações sobre o assunto estou realmente precisando.
Conto com o grande apoio de todos

Saudações e um grande abraço.
Ronaldo.

ola, nao sei se isso é correto mas ai vai...

eseescolha um lugar onde tenha o minimo de ruído quanto mais silencioso melhor, e um local
·
Tente afinar seu instrumento, tenha ele afinadissimo.
·
Concentração, disposição e postura.
Agora eu diria que vc passe a separar 30 minutos (no minimo) ao dia, para praticar esses exercicios.
Toque todas as notas, devagar e preste bem atenção ao som.
Ápos um mês creio que você esteja bom, sabendo diferenciar bem os sons.

Agora é hora de praticar escalas, toque escalas todas possiveis e perceba os sons de cada escalas.
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Empty Re: Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/6/2012, 11:35

Ronaldo Maganha escreveu:Pessoal saudações a todos!!!
Primeiramente é um prazer compartilhar o prazer de ser musico e desfrutar de um instrumento tão completo como o violino!

Bem, sou músico também da CCB tenho 37 anos, hoje estudo com uma aluna da Elisa Fukuda, fiquei por motivos de trabalho 1 ano e meio sem professor e prejudicou minha técnica...

Mas meu grande problema é a afinação, apanho muito meu antigo professor é formado pela Fundação das Artes de São Caetano, só que ele é meu amigo, e creio que deixava de vez em quando passar alguma coisa!

A atual professora pega no pé mesmo, para ter ideia nas últimas 05 aulas estou no mesmo pentagrama acertando a afinação, e como disse em um email, levo de boa e obedeço a todas as orientações dela, mas ao entrar no carro para ir embora é constrangedor ficar tanto tempo malhando uma coisa aonde o universo conspira contra.

Estou estudando nota a nota em semínima = 60, com o afinador, segundo ela quem lhe ensinou isso foi a Cecília Guida.

Quem tiver orientações sobre o assunto estou realmente precisando.
Conto com o grande apoio de todos

Saudações e um grande abraço.
Ronaldo.

Passei por situações bem parecida na Igreja, pois o estudo é fraco e quando partimos para o estudo do ponto de vista profissional, somos realmente humilhados e constragidos por causa da nossa deficiencia técnica e principalmente na afinação. Pois como diz o Senhor Alejandro Drago: quem quer ser profissional jamais pode pecar em afinação. Pois é fundamento básico a boa afinação do profissional.
.
Tem que ser obcecado, segundo ele. E disse mais: jamais deixa para amanhã o que se pode fazer hoje e não adianta pensar que o tempo resolve. Você tem que resolver é agora imediatamente.
.
Então eu que tiver sérissimos problemas e ainda luto muito para ter uma afinação profissional, vou te explicar quero o que acontece quando desfinamos!
.
No violino instrumento não temperado, o nosso cerebro e nossa mão, precisar de um referencia pra localizar as demais notas, por isso temos o dedo base em outras posições, algums manhãs de experiencia pra conseguirmos tocar proximo do que é uma afinação ideal.
.
1 ponto, qundo desafinamos erramos é a distancia passagem de um intervalo para o outro (Nota), isso pode ser: Processo fisico, porque não decoramos a forma de mão, postura errada forma de mão decorada errada durante os anos ou puro relaxo ou falta de sensabilidade nos dedos. Processo que chamamos de virtual, digamos assim quando o ouvido não consegue achar a altura exata e nem tem rapidez para distinguir em Gomos quando está desafinado.
.
Solução possivel: estudo de escalas com arpejos em 2 oitavas diariamente durante 1 hora por dia (Minimo quando mais melhor).
Estudar a escala em questão da lição antes de tocar lições, métodos, hinos enfim qualquer coisa.
Estudar escala conferindo os intervalos, ou seja, passagem por passagem, Do pra o Ré, do Ré para o Mi, errou o Mi, volta e faz a passagem diversas vezes até conseguir passar essa nota mais afinada do que desfinada. Está bom para o ouvido a passagem? Refaz, pois como precisamos de referencia para estar afinado pode desafinar uma nota, achar que está afinada e começar a medir da desafinação pra cima ou baixo vai soar afinado, nem sempre está. Só quem tem ouvido absoluto consegue apenas ouvir 440 hz e não aceita coisa diferente. Quem tem ouvido relativo, ele precisa de uma referencia, e pode sim, apartir de qualquer afinação afinar as demais relativas notas. POde afinar 442 hz, 439 hz, até 415 hz (Afinação barroca) consegue afinar.
.
Sempre antes de tocar um concerto, método afins, conferir no ritmo de colcheia, todo o exercico. Porque de colcheia? Para afinar, você precisar tocar lento entende todo o movimento e frequencia e também estudar rapido para o ouvido ficar rápido e você conseguir tomar uma atitude rapida ao cometer um deslize na afinação. Então, mesmo que você esteja estudando o Am do Vivaldi, faz todas as notas do conserto em colcheias, mas treinando passagem por passagem. Ou seja, 10 vezes a primeira e segunda notas, depois da segunda para terceira. Até gravar no dedo e no ouvindo o lugar exato da afinação. Depois faz tudo isso em semicolcheias. É preciso paciencia e força de vontade.
.
Ao estudar, nunca deslize o dedo para achar afinação, porque teu cerebro vai gravar que é assim, você vai entender errado, vai fazer automaticamente glissandos de dedos para achar a afinação. Ou seja vai gravar errado o lugar do dedo e vai entender que é preciso deslizar para achar a nota afinada.
.
Errou o lugar, levanta o dedo, e desce novamente sem delizar. Até achar o lugar exato. Faz isso diversas vezes ao conferir o intervalo.
.
Sempre estuda lento, médio rápido, depois volta no lento e vai reafinando tudo de novo. É um processo demorado, mas é o unica forma de aprender a afinar.
.
Afinação é puramente treino, de tanto educar o ouvido, você começa a escutar tudo desafinado, acredita? Vai abrindo seus olhos. Depois começa a soar tudo desafinado no seu ouvido, pessoas cantando, tocando sax, violão, violino, qualquer coisa você se assusta e pensa que tem algo de errado com o seu ouvido, mas na verdade vai perceber que você, ficou com o ouvido mais ligeiro e treinado para escutar os sons exteriores.
.
Nunca pare de estudar uma lição até ela fica completamente afinada. Pois é igual uma casa, você junta um papel de bala, uma latinha de refrigerante, um plastico, uma sacola, sucata do computador, quando ve, sua casa fica muito suja e dificil de limpar. Mas quando você vê um papel de bala na mesa e já imediatamente joga no lixo, vai ficar super fácil de limpar.
.
Sua professora está corretissima, tem que ficar mesmo, semana ou meses em um pentagrama até afinar muito precisamente. Porque é algo complexo e dificil e remedio bom é o remedio amargo.
.
Hoje está amargo para você e humilhante, mas de tanto insistir você vai corrigir o seu problema, e com certeza seus alunos no futuro você já vai passar a forma correta de ensinar afinar para eles, por saber o caminho, vai ensinar os atalhos para eles. Pense assim. Deus vai te recompensar.
.
Deus quer ver sua persistencia e paciencia. Pense quantas bilhões de pessoas tem no mundo? Desse bilhões, quandos te vontade de aprender música? E quantos tem oportunidade finaceira, professor disponivel, didatica de ensino aprendizado? E mesmo tendo isso, quandos tem persistencia de passar os 3 primeiros meses? E desses quantos tem a oportunidade de aprender da forma correta como você está tendo? Muitas pessoas passando fome, guerra, misérias, problemas de saúde que impedem. Mas você, cara! É um privilegiado por Deus, porque Ele quer te usar em SUA OBRA para ensinar crianças, adolescentes, irmãos adultos e abrir o caminho para seu filho, trilhar e brilhar mais do que você. Então, faca nos dentes e vai para luta.
.
A maior qualidade de um vencedor é nunca desistir! Isso eu te deixo como mensagem.
.
Algo muito importante, é você decorar tudo que você tocar, seja hino, método, concerto, sei lá o que for. Decora tudo, até escala. Quando se livrar da partitura, seu cerebro vai estar voltado concentrado para outras coisas como afinação, expressão, racionio de arcada. É igual a um processador do computador. Quando mais tarefas para executar, mais lento fica e o resultado as vezes é o travamento.
.
Então, vai eliminando tudo que deixa o seu cerebro ocioso, ler partitura o tempo todo é um bom exemplo. Musico é musico quando se livra da partitura. Ela só serve para deixar escritos para gerações posteriores o que nossos compositores esccreveram e para lermos 1 vez a lição, e claro na orquestra para ler a primeira vista. Depois disso não se faz necessário ficar estudando 4 meses 1 concerto lendo partitura.
.
Já viu algum solista tocar com partitura? Eles tocam de cor porque? Leitura trava a agilidade e racionio. Se colocar 24 caprichos para o cara tocar, o cara trava. Mas se ele tocar de cor e salteado, ele vai ter uma desenvoltura belissima.
.
Qualquer coisa estou a sua inteira disposição, meu irmão. Abração. A Paz de Deus.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Empty Re: Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento?

Mensagem  Roberto 6/6/2012, 17:26

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Dd_applique_01
Nao digo que essa é a maneira mais correta mais é a mais facil é apenas uma ideia para facilitar quem tem plobema de afinaçãoAfinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Apliqq_1FINGERBOARD APLIQUÉ PARA VIOLINO
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Empty Re: Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/7/2012, 23:41

Não sou muito fã desse aplique. Acho que nada substitui o treinamento técnico do violino. Acho um pouco dispensavel qualquer desses acessórios. Mas fica a dica do nosso irmão acima. Se quiser se arriscar. Conte os resultados a todos. Acho melhor treinar em um cavaquinho então ou o Bandolin que tem a mesma afinação do violino, é trasteado.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento? Empty Re: Afinação - Como treinar o ouvido para a afinação do instrumento?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos