Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Caminhos para Afinação I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Caminhos para Afinação I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Caminhos para Afinação I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Caminhos para Afinação I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Caminhos para Afinação I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Caminhos para Afinação I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Caminhos para Afinação I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Caminhos para Afinação I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Caminhos para Afinação I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Caminhos para Afinação

2 participantes

Ir para baixo

Caminhos para Afinação Empty Caminhos para Afinação

Mensagem  rafaelbuntu 18/2/2013, 20:30

Paz do Senhor a todos.

Eu estou com um pouco frustado em relação ao meus estudos. Motivo é porque nem sempre eu consigo afinar as notas na primeira posição.
Por exemplo quando na corda RE quando eu faço as notas MI FA E SOL na sequencia eu consigo afinar elas razoavelmente Porque eu tenho a referencia dos outros dedos. Mas quando eu vou Direto para a corda SOL eu desafino um pouco.

Eu treino todo dia e sinto que estou progredindo devagar. Acredito que vai um pouco alem da pratica, já que eu pratico todo dia.
Existem alguns caminhos para afinar as notas ? métodos adequados ? Qualquer coisa que me ajude sera bem vinda

Desde ja agradeço

rafaelbuntu

Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para Afinação Empty Re: Caminhos para Afinação

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/2/2013, 21:59

rafaelbuntu escreveu:Paz do Senhor a todos.

Eu estou com um pouco frustado em relação ao meus estudos. Motivo é porque nem sempre eu consigo afinar as notas na primeira posição.
Por exemplo quando na corda RE quando eu faço as notas MI FA E SOL na sequencia eu consigo afinar elas razoavelmente Porque eu tenho a referencia dos outros dedos. Mas quando eu vou Direto para a corda SOL eu desafino um pouco.

Eu treino todo dia e sinto que estou progredindo devagar. Acredito que vai um pouco alem da pratica, já que eu pratico todo dia.
Existem alguns caminhos para afinar as notas ? métodos adequados ? Qualquer coisa que me ajude sera bem vinda

Desde ja agradeço

Amém, irmão. Tudo bem meu nobre?
.
Vamos as respostas. Na verdade, existem dois processos que fazem o violinista desafinar: mecanico e ouvido.
.
O processo mecanico: a gente chama de Fôrma de mão. É exatamente a parte da mecanica do dedo. Isso deve ser levado em consideração a postura do braço esquerdo, quando tocar a corda sol o braço deve ficar para dentro (Sentido peito), se tocar a corda Mi o braço para fora, as cordas Ré levemente para dentro e a corda Lá levemente para fora. Outra coisa a ser observada é que a palma da mão, não deve estar apoiado no braço do violino, porém ela deve ficar levemente encostado principalmente para os iniciantes e a linha do dedo indicador (antes da 1 falange no fim da palma), deve estar alinhada com a pestana, nem para cima e nem para baixo, nem para frente e nem para trás (1 posição). Não pode esquecer que a postura também, estar com o pé bem apoiado no chão, estudar de pé e principalmente pressão do arco e velocidade de arco, movimentos de pronação e supinação, fazer uma grande diferença na entonação e claro fazer uma baita diferença na frequencia gerada das notas. Consequentemente você deve sempre estar atento nesses detalhes. Não adianta o dedo estar no lugar certo, se você não observa pressão e velocidade do arco.
.
O processo para decorar a forma de mão, pode usar o Sevick op 1 (Fortalece a musculatura, da agilidade e ajuda na afinação). Mas tem um modo certo para se estudar o Sevick. Todo mundo estuda errado. Além de ser um metodo chato é o caminho para ser virtuose, mas desde que aplicado corretamente. Tem que estudar 1 compasso por semana. Decorado. E tem treinar a batida do dedo, como se martelasse o dedo contra o espelho e também o grande lance é deixar o dedo na corda, nas notas anteriores que fizer e claro descer todos os dedos de uma só vez, como se fosse um acorde de violão.
.
O processo de ouvido é complicado. O interessante é fazer uma percepção melodica, usar o programa Ear Master para treinar as 2 maiores, 2 menores, 3 maiores, 3 menores, 4 justas, 5 justas, 6 maiores, 6 menores, 7 maiores, 7 menores e oitava justas. Isso tudo ajuda a deixar o ouvido mais rápido e perceptivo. Faça uso do programa Bio Som. Ele ajuda em muito para ajudar recuperar uns 10 decibeis que a gente acaba perdendo por causa da poluição sonora. Ativando outras conexões no ouvido, vai acabar percebendo sons que não estava conseguindo ouvir.
.
Mas o grande lance é que temos o ouvido relativo. O que é isso? Ouvido relativo ele precisa de ouvir um determinado som para calcular a distancia entre outro e saber quais as notas que estamos tocando se ta afinado ou não.
.
Quem tem ouvido absoluto, escuta tal frequencia e não pode sair nada fora disso. O Lá é 440 hz. Se der um 442 hz para ele soa desafinado.
.
Quem tem ouvido relativo, se ouvir um La em 415 hz (Barroco), vai relacionar a distancia entre os intervalos e vai ouvir que está afinado.
.
O que acontece quanto tocamos violino? O violino é um instrumento não temperado. Então como temos o ouvido relativo, precisamos ouvir uma nota (Corda solta) a partir dela vamos achar as demais notas.
.
O que acontece é que se erramos uma notinha, deixando uns 20 por cento desafinado (O que muitos professores chama de toleravel) a proxima nota você vai pegar justamente 20 por cento desafinado e no seu ouvido vai soar como afinada. Mas quem está ouvido de fora, vai dizer, poxa que cara sem noção, toca desafinado e nem liga.
.
É complicado.
.
Então como resolvemos isso? Estudando escala. Por isso é importantissimo estudar todas as escalas: maiores, menores pura, harmonica, melodica, cigana, modo grego, bachiana, pentatonica. Não sei mais o quê! rs*
.
Pelo menos as maiores, você tem que dominar bem. Se dominar as escalas maiores, você toca qualquer porcaria. Se conseguir as menores, ai você está chegando no Céu. Qualquer método de escala está valendo. Eu gosto muito do método do Pincha Zurkeman. Mas é bem complicado pra iniciante. Eu mesmo comecei diversas vezes, não sai do sol e nem do Do ainda. rs* Depois me passou outro método, mas eu achei fantastico ele. Ainda vou terminar ele, se Deus quiser.
.
Mas você, poxa cara, é muito chato estudar escala. É realmente. Mas tem uma importancia forte.
.
Na verdade, o melhor método para estudar afinação é conferir os intervalos de cada exercicio, música, hino. O que é isso? Simplesmente você tem que conferir se a distancia do intervalo está correta.
.
Quanto erramos a afinação, não erramos a nota em si, mas sim a passagem de um intervalo para o outro. Então se você toca o concerto do Mi la la do Vivaldi (Lá Menor), você começa na 3 posição, Vai tocar Mi la la la la la do si la, do si la bla bla bla.
.
Como vai estudar isso? Primeiro você vai treinar o delocamento da 1 posição para 3 posição. Como isso? Vai botar o dedo base no Fá e deslocar até o La (3 posição), glissando!!!!!!!!!! Bem lento. Treinando o lugar exato onde fica o Lá na 3 posição. Antes de tocar, você vai fazer esse movimento, seu dedo vai cair certinho na 3 posição. Porque você vai tocar a corda solta (Mi) e já vai ter que cair na 3 posição.
.
Vai treinar a distancia do Lá para o Do (3 dedo na 3 posição), tem que descer e levantar o dedo diversas vezes até achar o Do. Então vai ficar fazendo: Lá Do, Lá Do, Lá do. Até decorar o lugar exato e não perder mais a afinação do Do. Em geral para descer as notas é muito mais complicado do que subir. Para descer o Dó para o Si, você suar. Então tem que ficar conferindo. Do Si. Depois Si Do. Sem tirar o dedo 1 o La na terceira posição. Depois você junta o Lá Do si La. Fica conferindo do La para o Do, do Do para Si. do La para Do e para Si. depois do Si para o La. Depois junta tudo. Até ficar afinadissimo.
.
É um exemplo complicado que eu dei para iniciante.
.
Mas serve isso para qualquer posição. Seja primeira ou seja a sétima. Sempre tem que conferir intervalos e sempre usar como referencia a corda Solta.
.
Um erro terrivel é o cara não conseguir alcançar a nota ele percebe e faz aquele glissadinho (Deslliza o dedo para achar a nota). Consequentemente ele ele decora é o lugar errado e acostuma delizar para achar a nota sempre. O cerebro dele vai entender que a nota é sempre ali no ponto desafinado. Não vai resolver.
.
Então o certo é levantar o dedo e descer ele. Errou? Levanta e desce de novo. Tem que ter mais acertos do que erro. Você vai para proxima nota. Sempre estudando dessa forma.
.
Você pega o Minueto do Bach do Suzuki 1.
.
Re sol la si do re la la
.
Mi do re mi fa sol sol
.
Como estudar isso?
.
Você pega a corda La solta e desce o dedo no Ré. Fica tentando acerta o lugar certo, usando o ouvindo. Acertou? Você continua descendo e levantando para informar ao cerebro onde é o lugar e decorar.
.
Você vai conferir o proximo intervalo que é do Ré para o Sol. Fica Ré Sol, Re Sol, Re sol, bla bla bla. Até ter por exemplo 7 acerto em 10 tentativas.
.
Você muda de intervalo. Passa do Sol para o Lá. Fica usando o 4 dedo na corda Re para gravar um dedo super dificil que é o 4 dedo. Fica no mesmo esquema. Depois você faz com corda Solta do La apara o Si. Assim por diante.
.
Do intervalo Lá (Corda Solta) para primeira nota que é Ré, você tem uma quarta justa ascendente.
.
Do Intervalo Ré para o Sol você tem uma quinta justa descente.
.
Do intervalo Sol para o Lá, uma segunda maior ascendente. Um tono.
.
Do intervalo La para o Si, Uma segunda maior ascendente. Um tono.
.
Do Intervalo Si para o Do, Uma segunda menor ascendente. Meio tono.
.
Eu indico estudar o método Bernado Ferrara. Pelo menos as 15 primeiras lições, pois são pura afinação. Tem diversos intervalos sobre escalas, e você vai conseguir ficar treinando as passagens dos intervalos, facilmente.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos