Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Micro Afinador I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Micro Afinador I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Micro Afinador I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Micro Afinador I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Micro Afinador I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Micro Afinador I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Micro Afinador I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Micro Afinador I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Micro Afinador I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
35 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 35 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Micro Afinador

4 participantes

Ir para baixo

Micro Afinador Empty Micro Afinador

Mensagem  juniorcdm 2/7/2012, 10:08

Primeiramente bom dia a todos.

Pessoal, estou com uma dúvida. Atualmente estou usando o micro afinador somente na corda Mí do meu violino, porém se eu afinar por ele, conforme ele vai girando vai arranhando o tampo do violino.

Pelo que pesquisei, desde o inicio do espelho até o cavalete deve ter 32,2cm e o cavalete deve estar na mesma linha do corte dos FF's. Eu verifiquei no meu violino e está tudo certo.

Porém como faço para os micro afinadores não arranharem o tampo? Mesmo tudo estando certo, aproximo o cavalete do estandarte pra ele ficar mais "alto"?



Grato a todos.

juniorcdm

Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  Micheli Machado 2/7/2012, 10:45

O me também estava assim. Eu resolvi apertando mais a cravelha e menos no micro.
Micheli Machado
Micheli Machado

Mensagens : 42
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  Lugh de Nassad 2/7/2012, 12:39

4669!

Caros,

Olha, acredito q para seu micro-afinador estar desse jeito, é pq ele já se encontra muito baixo, ou seja, vc tem usado ele muito pra afinar a corda mí.
Como o nome próprio diz, micro-afinador é uma opção para micro-afinar a corda, ou seja, quando há a diferença de meio tom pra menos, alguns alunos meus tinham dificuldade de afinar com a cravelha e acabavam afinando essa corda com o micro-afinador, cerca de 1 a 2 tons de diferença, se vc estiver assim, vc com certeza tem medo da corda estourar, e a corda estourar faz parte do aprendizado, como a queda do skatista ou do bicicletista.
Faça da seguinte forma, pegue um metrônomo afinador, ou afinador de sua vontade, e desaperte o micro-afinador até estar totalmente livre, só de uma volta para que dê pressão, senão o micro-afinador vai dar um som de alumínio no instrumento, faça a afinação pela cravelha até chegar próximo de no máximo meio tom da nota da corda, no caso da corda mí, seria ré sustenido, ok? e com isso utilize o micro afinador para realmente afinar esse meio tom, qdo a corda se desafinar, proceda desta mesma maneira, assim, o afinador não vai estragar o tampo.

[]s,

Lugh de Nassad.

4669!
Lugh de Nassad
Lugh de Nassad

Mensagens : 17
Pontos : 15
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  juniorcdm 2/7/2012, 21:03

Obrigado Michele Machado e Lugh de Nassad, pela ajuda.

Vou seguir esses passos, afinar o mínimo no micro e aproximar ao máximo pela cravelha.Uma ótima semana à todos.

juniorcdm

Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/7/2012, 14:45

Bom eu iria responder com mesmas palavras do nosso amigo acima. Porém já te ajudou. Agradecemos a contribuição dele.
.
Então vou lhe dar somente uma dica. De tempo em tempos, volte o microafinador a estaca zero. E afine pelas cravelhas deixando a Corda Mi um pouco mais baixa do que o afinação perfeita. Um pouco acima do Re #. Assim, ficará bem mole de girar o micro e uma afinação bem precisa sem ter esses lances de relar o parte inferior no tampo. Alguns violinos já estão vindo com uma borracha na parte de baixo do micro para evitar isso.
.
Mas acho isso desnecessário, pois o interessante é nunca deixar o parafuso do micro chegar do meio ao final. Isso vale para todas as cordas. Acho um absurdo alguns professores não ensinarem isso aos seus alunos. Toda vez que vamos afinar para eles é cavalete torto quase caindo, microafinadores já com o parafuso até o final, fora outros lances com crina que parece ter "chocolate grudado" e outra coisa que fazem parte do manutenção que todos violinista deveria ter o cuidado de fazer. Limpeza do violino após o uso para não deixa o breu grudado no verniz. É um bom exemplo também.
.
Outras coisas que são de competência profissional, deixamos para o luthiers fazerem, mas essas coisas simples, os professores tem obrigação de explicar aos alunos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  Lugh de Nassad 3/7/2012, 15:25

4669!

Com certeza faço suas as minhas palavras Leo, pois é de inteira responsabilidade dos professores ensinar os alunos essas técnicas, além do mais acho incrivelmente ruim, e vejo isso aos montes, pessoas já indo do básico pro intermediário do violino e não tirarem os micro-afinadores das cordas mais grossas.
O medo de quebrar a corda tem q ser mostrado como natural, faz parte do aprendizado, mas logicamente, comece com cordas mais baratas, assim no começo vc tem mais aptidão para fazer a afinação, deixar o medo de lado destampa e muito o ouvido.

[]s,

Lugh de Nassad.

4669!
Lugh de Nassad
Lugh de Nassad

Mensagens : 17
Pontos : 15
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/7/2012, 00:30

Uma dica preciosa antes de tirar os micro-afinadores. Ao afinar com o afinador digital, toque sempre duas cordas juntas depois de afinadas. Ou seja Sol e Ré - Depois Ré e Lá - Depois Lá e Mi. Sempre passando o arco nas cordas de forma constante e procure não varia em nada a intensidade. E procure decorar esse som na cabeça, passe o arco devagar, observe o som e sua caracteristica.
.
Faça isso todos os santos dias, decore esse bicordes. São Quinta Justas.
.
Depois afine somente a corda Lá. E atraves da corda lá, afine as demais, sempre buscando essa Quinta Justa. Ao girar o microafinador no inicio, gire bastante, subindo muito e descendo muito e perceba onde fica o chamado Ponto de Afinação. E ao achar vai diminuindo as voltas para cima para baixo do parafuso até fica com uma precisão no bicorde em Quinta Justas.
.
Quando tiver dominio da afinação em Quinta Justas, em vez de afinar no micro-afinadores, comece a fazer mesma coisa com a cravelha, mas na cravelha, não gire muito, só pequenos giros para cima e para baixo, deixando os microafinadores no Standart. Só depois que você tiver esses inicio do dominio na cravelha, ai sim você vai e retira primeiro da Corda Sol e Ré.
.
Pois as cravelhas de cima são mais faceis de serem dominadas pelo anglo do braço e mãos.
.
Sempre começe a afinar pelas cravelhas para dominar a Corda Sol que é mais grossa e não tem tanta sensibilidade, assim ela vai dimiuir a chance de estourar no primeiros dias.
.
Depois que tiver um dominio completo é momento de repetir o mesmo procedimento na corda La, primeiro girando na cravelha mesmo tendo o Microafinador instalado. Só depois com um tempo de pratica, você retira da corda Lá.
.
Não usem cordas baratas como Dominante brasileira ou Paganini, que são cordas dificieis de serem afinadas pela falta de precisão e eslaticidade das cordas. Procurem fazem isso com a Mauro Calixto que além serem super baratas, elas são muito faceis de serem afinadas.
.
Lembre-se também de levar o violino ao luthier para redimensionar as cravelhas e lubricar devidamente. Pois se as cravelhas estiverem fora dos buracos e ragendo e dando travadinhas, é bem trabalhoso girar as cravelhas com precisão para afinar. Não se esqueçam de enrolar as cordas devidamente, pois cordas enroladas encima uma da outra, vão estoura com facilidade e também, vai desgirar a cravelha com facilidade, ela precisam estar quase que encostada na parede da caixa de cravelha pra evitar a desafinação e volta das cravelhas automaticamente. Luthier nelas!!!!!!!
.
Essa é minha dica para vocês, queridos amigos!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  juniorcdm 4/7/2012, 10:26

£ëø Mø®️£ix escreveu:Uma dica preciosa antes de tirar os micro-afinadores. Ao afinar com o afinador digital, toque sempre duas cordas juntas depois de afinadas. Ou seja Sol e Ré - Depois Ré e Lá - Depois Lá e Mi. Sempre passando o arco nas cordas de forma constante e procure não varia em nada a intensidade. E procure decorar esse som na cabeça, passe o arco devagar, observe o som e sua caracteristica.
.
Faça isso todos os santos dias, decore esse bicordes. São Quinta Justas.
.
Depois afine somente a corda Lá. E atraves da corda lá, afine as demais, sempre buscando essa Quinta Justa. Ao girar o microafinador no inicio, gire bastante, subindo muito e descendo muito e perceba onde fica o chamado Ponto de Afinação. E ao achar vai diminuindo as voltas para cima para baixo do parafuso até fica com uma precisão no bicorde em Quinta Justas.
.
Quando tiver dominio da afinação em Quinta Justas, em vez de afinar no micro-afinadores, comece a fazer mesma coisa com a cravelha, mas na cravelha, não gire muito, só pequenos giros para cima e para baixo, deixando os microafinadores no Standart. Só depois que você tiver esses inicio do dominio na cravelha, ai sim você vai e retira primeiro da Corda Sol e Ré.
.
Pois as cravelhas de cima são mais faceis de serem dominadas pelo anglo do braço e mãos.
.
Sempre começe a afinar pelas cravelhas para dominar a Corda Sol que é mais grossa e não tem tanta sensibilidade, assim ela vai dimiuir a chance de estourar no primeiros dias.
.
Depois que tiver um dominio completo é momento de repetir o mesmo procedimento na corda La, primeiro girando na cravelha mesmo tendo o Microafinador instalado. Só depois com um tempo de pratica, você retira da corda Lá.
.
Não usem cordas baratas como Dominante brasileira ou Paganini, que são cordas dificieis de serem afinadas pela falta de precisão e eslaticidade das cordas. Procurem fazem isso com a Mauro Calixto que além serem super baratas, elas são muito faceis de serem afinadas.
.
Lembre-se também de levar o violino ao luthier para redimensionar as cravelhas e lubricar devidamente. Pois se as cravelhas estiverem fora dos buracos e ragendo e dando travadinhas, é bem trabalhoso girar as cravelhas com precisão para afinar. Não se esqueçam de enrolar as cordas devidamente, pois cordas enroladas encima uma da outra, vão estoura com facilidade e também, vai desgirar a cravelha com facilidade, ela precisam estar quase que encostada na parede da caixa de cravelha pra evitar a desafinação e volta das cravelhas automaticamente. Luthier nelas!!!!!!!
.
Essa é minha dica para vocês, queridos amigos!


Bom dia a todos.

Então £ëø Mø®️£ix, é uma realmente preciosa. Eu particularmente ainda não domino essa habilidade de afinar o violino desta maneira, mas vou trabalhar nisso.

Sobre as cordas, eu realmente sempre usei Mauro Calixto, não me aventurei em tentar outras.


Obrigado por tudo. Very Happy

juniorcdm

Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  £ëø Mø®£ix 4/7/2012, 13:20

Então meu amigo. Assim que dominar, aconselho a usar a Pirastro Tônica e depois evoluir para uma Evah Pirazih se o seu bolso e objetivos no violino permitirem.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Micro Afinador Empty Re: Micro Afinador

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos