Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Tocando oitavado I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Tocando oitavado I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Tocando oitavado I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Tocando oitavado I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Tocando oitavado I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Tocando oitavado I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Tocando oitavado I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Tocando oitavado I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Tocando oitavado I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Tocando oitavado

5 participantes

Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 18/7/2012, 16:21

Começei a estudar as lições para tocar oitavado faz um tempo estou indo aos poucos ja consigo acertar as notas tocando em Pizzicato mais quando vou com o arco não consigo acerta o lugar das notas direito alguem poderia ajudar ?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 19/7/2012, 10:57

Olá, amigão! Quanto tempo!
.
Vou tentar responder de uma forma objetiva, mas vou traçar alguns fundamentos antes de explicar e retornarei sempre que possivel. Por isso leia e releia para entender. Pode parecer um pouco confuso, mas é importante essa correlação que eu fiz para você entender.
.
Retire toda e qualquer marca no espelho: seja feita com o corretivo, durex, fita isolante, fitinhas, agulha com giz etc.
.
Segundo passo é pegar um afinador digital cromatico com pilhas boas afinado e afinar o violino em 440 hz e deixa ele ligado.
.
Colocar o violino no pescoço, pega o arco e faça uma escala, desde o grave até o agudo (Pega 3 posição, começa com o Dó na corda Sol 1 dedo e vai subindo observado os bembois e sustenidos para não fazer inoportunamente e vai até o dó na corda Mi com 3 dedo). Depois faz escala de Ré maior. E vai fazendo todas as escalas que puder na 3 posição, depois sobe para 4 posição e 5 posição.
.
Até a 3 posição, tudo ocorre normalmente, mas você já vai ser obrigado a começar a deslocar a mão do braço do violino e deixar quase um diametro de dedo entre sua mão e o braço do violino. Na 4 posição começa o que chamamos de deslocamento do dedo, ou seja, dependendo da espessura dos seus dedos, ficara impossivel fazer alguns bembois ou sustenidos sem o deslocamente temporario dos dedos nessa semitonagem. Quando mais subir de posição, menor será o espaçamento entre os dedos na distancia de 1 tom e principalmente nos semitons. Vai ser obrigado a torcer o dedo ou deslocar o dedo para achar a nota afinada.
.
Sempre que for estudar posições o importante é deixar um dedo base, nem sempre será o 1 dedo, vai ter que usar todos os dedos deixados na corda como base.
.
Estude sempre deixando os dedos na corda para conseguir formar a Fôrma de mão e decorar o lugar certo de cada dedo.
.
Sempre que possivel deixar 1 dedo como base, principalmente quando for mudar de posição o dedo 1 vai sempre ter um papel importantissimo para essa localização mesmo que não o estiver usando na música ou lição, mas existe que chamamos de portamento, esse dedo é primodial para localização da fôrma de mão, seja qual for posição.
.
Coloque o dedo polegar corretamente na 2 casa do violino na 1 posição, e quando for estudar outras posições segue esse principio, pois ele é peça fundamental pra uma boa afinação, pois ele da a referencia exata no braço de qual posição você está localizado e manda essa informação pra o cerebro e ele milesimos de segundo faz o calculo exato de onde o seus outros 4 dedos deve descer.
.
Principalmente na mudança de posição o que vai dar uma definição é o polegar, por isso mais do que tudo, é fundamental a posição correta do polegar e principalmente sem tensionar os musculos do dedo e mãos.
.
> Exercícios prévios <
.
O importante é aprender tocar sem tensionar, tem que haver uma leve pressão, ninguém consegue tocar totalmente mole, se tentar, vai ver que não vai conseguir bater com precisão o dedo ao martelar o espelho com seu dedo. Mas essa leva e minima tensão é simplesmente para você ter força e leveza ao mesmo tempo, principalmente por causa da agilidade e do vibrato futuramente.
.
Faça um alongamento do dedos antes de começar a tocar.
.
Depois faça sempre 1 escala em 1 posição, depois faça em outra posição pra lembrar o som de cada nota.
.
Antes de sair dentilhando e tocando com o arco, primeiro faça um mapeamento da posição com o violino no colo como se fosse um cavaquinho.
.
Depois coloque ele no pescoço sem arco e faça esse mapeamento observando a tensão e posição do braço na posição original do violino e procure ter essa leveza e firmeza ao mesmo tempo.
.
Arco é hora do arco, pois sem fazer esses exercícios prévios não vai conseguir prestar atenção no seu corpo e vai ter atenção somente arco, e vi gerar uma perda de agilidade e precisão na afinação. Então depois de resolvido essa questão de tensão da posição (principalmente a 2 posição que tensiona pacas o braço), você chora o bambu no violino.
.
Procure gerar um som do arco de forma precisa e constante para gravar o som da afinação corretmente no cerebro e no sua memória auditiva.
.
Agora é momento de você fazer as escalas com o afinador ligado, sempre bate o dedo e faça a escala, se a luzinha vermelha acender, volte na nota anterior e faça novamente essa passagem de intervalo para intervalo até ficar verde, ficou verde, faça mais umas 5 verdes. Quando está bom? Quando você tiver mais acertos do que erros. E continue a subir a escala e depois desça. O mais dificil é descer do que subir, então na descida é atenção dobrada.
.
Jamais, nunca, nem pense em deslizar o dedo para achar a tonalidade. Errou? Levanta o dedo e martela novamente diversas vezes até achar o ponto certo. Acertou? Continue fazendo isso para gravar esse som correto na memoria e só depois que tiver mais acertos do que erro (Não digo 10 acerto de 10, pois você conseguir isso é um gênio tipo o Perlman, mas uns 6 de 10 já é um bom começo. Se conseguir 7, melhor ainda).
.
Bom é isso. Sempre confira intervalos e muita escala na cabeça.
.
Esse lance de conferir intervalos, passagem de uma nota para outra, é importantissimo para quem tem ouvido relativo, pois quem tem ouvido absoluto, grava apenas o som 440 hz e não aceita outro coisa que não seja isso, mas o ouvido relativo toca em qualquer afinação afinado, seja 415 hz do barroco, 442 hz, 450 hz etc.
.
Faça essa técnica de conferir intervalos em qualquer posição e todos os exercicios que puder, seja de 1 posição ou de 12 posição ou até onde o seu ouvido conseguir ouvir.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 19/7/2012, 14:14

ApdD irmão tabme´m tenho aquele problema de por exemplo tem o Fá na corda mi e tem um Sí la em cima ai quando passo o arco sai o glissando
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 19/7/2012, 14:17

Eu não tenho afinador mais sera que serve esses da internet?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 20/7/2012, 15:42

Amém, irmão.
.
Dá Net, não sei, vai depender do tipo do programa, e vai gastar energia eletrica até. kkkkkkkkk
.
Aconselho a comprar um que já tem metronomo, assim você vai evitar gastos com aumento da energia eletrica. Fora que você pode levar ele para estudar em qualquer lugar onde você precisar, até na escolinha da Igreja.
.
Se precisar eu tenho diversos modelos pra vender.
.
Add meu MSN: violinistamorlix@hotmail.com
.
A respeito do glissando, não entendi muito bem. Você disse que ao mudar de posição acaba glissando?
.
Você deve glissar sim no inicio. Bota o dedo na 1 posição, faz o portamento e glissa, lentamente subindo a posição e depois desce. Vai chegando muito lento mesmo ouvindo cada frequencia e para na frequencia exata da nota para você mapear o espelho do seu violino. Com o tempo você glissa mais rápido, depois mais rápido ainda. Assim que tiver mais acertos do que erros, você vai aumentando a velocidade. Sempre com o metronomo marcando esse tempos.
.
É claro que você não vai ficar tocando glissando tudo, é brega e horrivel.
.
Mas depois de você mapear todo o seu braço, gravou isso no cerebro, fica fácil você mudar de posição com exatidão milimetrica.
.
É importantissimo o dedo deslizar sobre a corda. Pois para tirar esse glissando você vai usar é uma técnica de arco. É quase impercetivel, uma pequena parada no arco enquando você sobe com o dedo.
.

> Outra técnica importante: <
.
Planeja todas as mudanças e arco também. Você levante o dedo do espelho ao mudar de posição, mas não pode tirar da corda. Fica quase um harmonico, você da uma impercitivel parada mas sem parar o arco (Coisa de louco, né? Parar e não parar!), ou seja, vai usar de outra técnica que é tirar a pressão do indicador, fazendo o som fica um pouco diminuendo, pra fazer aquela subida de posição. É coisa de milesimos de segundo, o seu ouvido não deve perceber todo esse esquema. Você tem que atacar essa subida pra aprender, extremamente rapido. Na verdade treina a mudança lenta, mas depois que dominar e tiver uma certa agilidade, treina rápido e atacando a subida de forma rápida e precisa. Fazendo diversas vezes até gravar o lugar certo.
.
O négocio de violinista cara. É treinar, treinar e treinar. Cansou? Treine um pouco pra descançar.
.
Violinista é expiração e inspiração.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 21/7/2012, 15:36

Irmão ApdD mais uma pergunta qual a diferença do ve 441 para o vk 144??
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/7/2012, 01:18

O modelo Ve 441 é mais moderno, tem uma queixeira em boxwood. Vem com o estojo retangular. Dá impressão de ser mais bem construído.
.
Na prática nenhuma. O violinos não diferente em nada em questão de som ou construção.
.
Eu tenho um Vk 441. É um violino muito limitado, só pra aprender durante 1 ano depois fica dificil continuar os estudos com esse tipo de violino.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 22/7/2012, 14:12

Caramba irmão você é cheio dos violinos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/8/2012, 00:47

Eu tenho acesso a muitos violinos porque trabalho com regulagens, então sempre vem vários modelos e acabo por descobrir muitos segredos e diferença de vários modelos e marcas.
.
Acontece que até violinos da mesma marca e modelo tem diferenças.
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 2/8/2012, 09:16

ApdD ó e aqui denovo enchendo a paciência rsrsrsrs

Eu queria saber se com o afinador digital da para saber se estou pegando a nota no lugar certo ou se esta no lugar errado
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 2/8/2012, 12:46

Se for um afinador cromatico,da uma precisão sim. Quando acender luz verde está afinado. Se acender luz vermelha desafinado e vai mostrando no painel quantos graus de frequencia esta desafinando.
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 2/8/2012, 15:11

Qual uma marca boa ?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/8/2012, 13:26

Manda um email pra mim: violinistamorlix@bol.com.br Eu lhe informo um bom que eu tenho aqui. Tenho de varios modelos e diversos preços.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 14/8/2012, 14:44

ApdD quanto tempo demora para gravar o posicionamento dos dedos na mente usando o afinador?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  El Justiceiro 15/8/2012, 09:33

Guardar as notas, deixa eu falar minha experiência.

Eu sei tocar violão, então foi só saber as escalas para ter uma idéia.

3 Primeiros meses, eu tinha marcação no violino, e já sabia as notas de cor.

6 primeiros meses, tirei a marcação e já sei tudo de cor. MAS

Ainda tenho dificuldades, igual o dedo no teclado, posiciono errado, as notas saem todas desafinadas(letras trocadas no teclado),

Treino e escalas, corrige tudo.. ESTUDE AS ESCALAS TODAS. E FAÇA TODOS OS DIAS.

Eu, por exemplo, vou tocar uma múca em LÁ MAIOR, faço a escala umas 10 vezes.
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/8/2012, 18:46

Alexandre, é complicado você determinar um tempo para fazer tal coisa no violino. Cada pessoa, tem facilidade em uma coisa e dificuldade em outra.
.
Tem alunos que tem uma baita facilidade com afinação, mas são pessimos com agilidade. Outros são extremanente agis, mas pessimos com afinação. Isso é problema com mão esquerda.Pois todo aluno que é bom com afinação é pessimo com agilidade e quando é bom agilidade é pessimo com afinação. Por quê? Porque tem problema na mão esquerda. E você vai me perguntar qual o problema? Tensão seria a resposta.
.
Mas estamos muito para frente, voltando um pouco. Para gravar qual dedo é qual nota, é questão de treino diario, pega pelo menos 1 hora por dia, e vai tocado musica, gravando alguns dedos e notas na memoria. Depois que gravou a maioria pega uma escala de Do maior, depois sol maior, Fá maior, Re maior, assim por diante e vai gravando esses esticamentos do Sustenidos e retração dos bembois.
.
Sempre aumente de 1 sustenido e 1 bembol. Não fazer Do maior e tentar fazer de Fa# maior que você não vai conseguir gravar.
.
Cada aluno tem o seu tempo, você pode estar com dificuldade nisso, mas para o futuro você pode fazer outra coisa que tem mais facilidade do outros alunos do seu nível. É algo relativo. Não compare tempo, sim compare e se preocupe com esforço e determinação. Um hora o resultado vem. Pode acreditar nisso. A diferença é que muitos alunos na primeira dificuldade desistem, mas não vamos esquecer que todos que tocam bem hoje, também já foram alunos e já passaram por isso que você está passando. Mas o que fizeram eles tocarem bem foi a determinação, objetivo e persistencia. Se esforçaram e hoje colhem tudo que fizeram.
.
Agora para afinar essas notas, não é somente estudo de escala, rapaz. O estudo de escala é importantissimo, mas o mais importante é gravar a distância entre os intervalos. Não estude 10 vezes a escala que isso de nada adianta.
.
Fazendo isso você estara aperfeiçoando os seus erros. Estude somente 1 vez, mas estude com o afinador cromatico ligado afinado em 440 hz e comece a fazer a escala de Do maior, ao ir do Do para o Ré se a luzinha ficar vermelha, volta ao Do (Tem que ficar verde) e vai para o ré até ela fica verdinha. Mas não é ficar verde somente 1 vez e você já para o Mi. Faça essa passagem do Dó para o Ré diversas vezes mesmo estando verde a luzinha. Quando você tiver mais acertos do que erros, assim você passa para o Mi e faça o mesmo procedimento. Faz isso subindo a escala e depois desce a escala fazendo mesma coisa, conferindo os intervalos e suas passagens.
.
Faça bem lento, se possivel em semibreve, conforme for dimunindo o indice de erros, você aumenta a velocidade, faz com minimas, seminimas, colcheias, semicolheias, mas com qualidade. De nada adianta tocar semifusa desafinada. É melhor tocar uma seminima afinada, pois a agilidade vem com o tempo e com experiência.
.
Você tocar 1 vez a escala fazendo esse trabalho de afinação conferindo os intervalos. Depois vai toma um café, e volta e faz a escala em sequencia, você vai ver que parece mágica, vi estar afinando cada vez melhor as notas.
.
Faça esse trabalho de afinação em tudo que for tocar, até nas musicas, sempre confira os intervalos e vai trabalhando todas as suas dificuldades nos trechos que são mais dificies.
.
Qualquer duvida só me consultar. Estou a sua disposição.
.
Aquele abraço. Que Deus te ilumine sempre!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 14/9/2012, 12:16

Irmão ja estou conseguindo mais ou menos tipo ainda não chega no ponto certo mais chega perto
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/9/2012, 10:19

Faz muito devaga, glissa mesmo para mapear o espelho, só depois afinar bem e já estiver acertando mais do que errando, aumente a velocidade.
.
No inicio parece uma sirene de ambulancia. Só depois que no rápido estiver muito bem afinado (Isso é trabalho de uns 6 meses no minimo). Você começa a tirar o glissando, sem tirar o dedo da corda ao deslizar, mas é outra técnica que é feita com o arco (Uma quase parada impercetivel, é como se parasse, mas na verdade só tira a pressão) e ao fazer essa técnica do arco, leva o dedo, mas deixa na corda e muda de posição só quando chega na posição objetiva, vai descer o dedo, tudo isso na hora que tirar a pressão do arco.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 17/9/2012, 15:22

Sera que é erro de postura?? por que quando coloco o violino no colo eu consigo dedilhar bem no oitavado mais quando coloco no pescoço não consigo direito
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/9/2012, 22:08

Com certeza é erro de postura e também é porque seu corpo não está acostumado ao movimento. Aconselho cara você colocar o violino no pescoço e dentilhar sem o arco, mas não olhe para partitura, fecha os olhos e sinta o movimento de cada dedo, olhe e veja sua postura diante do espelho, sinta onde tem tensão excessiva. Faça isso durante um tempo, depois que sentir confortavel e já com o dominio disso, comece o estudo com o arco.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  viniciuss 9/1/2013, 16:20

£ëø Mø®£ix escreveu:Com certeza é erro de postura e também é porque seu corpo não está acostumado ao movimento. Aconselho cara você colocar o violino no pescoço e dentilhar sem o arco, mas não olhe para partitura, fecha os olhos e sinta o movimento de cada dedo, olhe e veja sua postura diante do espelho, sinta onde tem tensão excessiva. Faça isso durante um tempo, depois que sentir confortavel e já com o dominio disso, comece o estudo com o arco.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


Olá, Leo, APPD, tudo certo?

Cara, você poderia me ajudar fazendo um baita favorzão?

Poderia desenhar uma imagem do espelho do violino, com as notas para tocar oitavado na corda MI?

Estou com dificuldades nesta parte, pois só sei ir até a nota si, na corda MI.

Deus te abençoe.

viniciuss

Mensagens : 10
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Aleki3419 9/1/2013, 17:39

viniciuss escreveu:
£ëø Mø®£ix escreveu:Com certeza é erro de postura e também é porque seu corpo não está acostumado ao movimento. Aconselho cara você colocar o violino no pescoço e dentilhar sem o arco, mas não olhe para partitura, fecha os olhos e sinta o movimento de cada dedo, olhe e veja sua postura diante do espelho, sinta onde tem tensão excessiva. Faça isso durante um tempo, depois que sentir confortavel e já com o dominio disso, comece o estudo com o arco.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


Olá, Leo, APPD, tudo certo?

Cara, você poderia me ajudar fazendo um baita favorzão?

Poderia desenhar uma imagem do espelho do violino, com as notas para tocar oitavado na corda MI?

Estou com dificuldades nesta parte, pois só sei ir até a nota si, na corda MI.

Deus te abençoe.

se o irmao toca no metodo ccb ("shimoll") la tem ensinado estas posiçoes no agudo (3º posiçao, 4º ect)
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/1/2013, 21:55

viniciuss escreveu:

Olá, Leo, APPD, tudo certo?

Cara, você poderia me ajudar fazendo um baita favorzão?

Poderia desenhar uma imagem do espelho do violino, com as notas para tocar oitavado na corda MI?

Estou com dificuldades nesta parte, pois só sei ir até a nota si, na corda MI.

Deus te abençoe.

Amém. Estou maravilhosamente, excelentemente, otimamente, super bem. Só alegria. E contigo?
.
Corda Mi:

1 dedo= Fa e Fa #
2 dedo Sol e Sol #
3 Dedo La e La # = Aqui começa a 3 posição 1 dedo no La
4 Dedo Si = Aqui começa a 4 posição 1 dedo no Si
Depois seria o Do e Do #
Re e Re #
Mi
Fa e Fa #
Sol e Sol #
Assim por diante.

Para saber qual posição você está, basta olhar qual nota é o primeiro dedo (Dedo Base)
Se ele estiver no Fa é 1 posição
Fa = 1 dedo
Sol = 2 dedo
La = 3 dedo
Si = 4 dedo

Se ele estiver no Sol é 2 posição
Sol = 1 dedo
La = 2 dedo
Si = 3 dedo
Do = 4 dedo

Se ele estiver no La é 3 posição
La = 1 dedo
Si = 2 dedo
Do = 3 dedo
Re = 4 dedo

Se ele estiver no Si é 4 posição
Si = 1 dedo
Do = 2 dedo
Re = 3 dedo
Mi = 4 dedo

Se ele estiver no Do é 5 posição
Do = 1 dedo
Re = 2 dedo
Mi = 3 dedo
Fa = 4 dedo

Então tem muitas maneiras de tocar uma nota:

O Ré por exemplo pode ser tocado:

você pode estar na 3 posição com 4 dedo ou 4 posição com 3 dedo, 5 posição com 2 dedo ou 6 posição com 1 dedo.

Depende o que for mais apropriado para música que você estiver tocando.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  viniciuss 15/1/2013, 18:38

£ëø Mø®£ix escreveu:
viniciuss escreveu:

Olá, Leo, APPD, tudo certo?

Cara, você poderia me ajudar fazendo um baita favorzão?

Poderia desenhar uma imagem do espelho do violino, com as notas para tocar oitavado na corda MI?

Estou com dificuldades nesta parte, pois só sei ir até a nota si, na corda MI.

Deus te abençoe.

Amém. Estou maravilhosamente, excelentemente, otimamente, super bem. Só alegria. E contigo?
.
Corda Mi:

1 dedo= Fa e Fa #
2 dedo Sol e Sol #
3 Dedo La e La # = Aqui começa a 3 posição 1 dedo no La
4 Dedo Si = Aqui começa a 4 posição 1 dedo no Si
Depois seria o Do e Do #
Re e Re #
Mi
Fa e Fa #
Sol e Sol #
Assim por diante.

Para saber qual posição você está, basta olhar qual nota é o primeiro dedo (Dedo Base)
Se ele estiver no Fa é 1 posição
Fa = 1 dedo
Sol = 2 dedo
La = 3 dedo
Si = 4 dedo

Se ele estiver no Sol é 2 posição
Sol = 1 dedo
La = 2 dedo
Si = 3 dedo
Do = 4 dedo

Se ele estiver no La é 3 posição
La = 1 dedo
Si = 2 dedo
Do = 3 dedo
Re = 4 dedo

Se ele estiver no Si é 4 posição
Si = 1 dedo
Do = 2 dedo
Re = 3 dedo
Mi = 4 dedo

Se ele estiver no Do é 5 posição
Do = 1 dedo
Re = 2 dedo
Mi = 3 dedo
Fa = 4 dedo

Então tem muitas maneiras de tocar uma nota:

O Ré por exemplo pode ser tocado:

você pode estar na 3 posição com 4 dedo ou 4 posição com 3 dedo, 5 posição com 2 dedo ou 6 posição com 1 dedo.

Depende o que for mais apropriado para música que você estiver tocando.

Nossa, que bom que com você está tudo bem!
Eu também estou ótimo, graças a Deus!

Primeiramente Deus te abençoe por responder a minha pergunta com tanta clareza! Ficou ótima a explicação!
Só preciso treinar o meu vibratto agora. Você tem alguma boa dica e vídeo para eu ir treinando?

Ah, desculpa pela demora na resposta. É que eu entro pouco na internet. rs

Fica com Deus, abraço!

viniciuss

Mensagens : 10
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/1/2013, 10:24

Amém.
.
Decorar as 5 posições e toca elas fluentemente até elas estarem totalmente afinadissimas.
.
Depois você se preocupa com o vibrato.
.
Pois o vibrato é desafinação harmonizada, simetrica.
.
Para estudar essa técnica, precisa estar com a afinação impecavel e ter dominio da maioria de golpes de arco, muito bem.
.
Se não o vibrato fica feio, duro e brega e você nunca vai conseguir firmar a afinação pela falta de imaturidade na afinação.
.
Vibrato é louco para estragar a afinação, pela falta de tempero da escala. No violão é diferente, pois tem trastes. Eles não botam o dedo exatamente encima da traste, dependendo botam até no meio da traste e soa afinado. No violino isso é mortal.
.
Tem várias explicações sobre o vibrato no Fórum que eu escrevi, dá uma garimpada se a curiosidade for muito grande, mas não aconselho estudar de imediato. Preocupa somente com afinação e fluencia das posições. Já chega a hora de você estudar vibrato. Segura a ansiedade.
.
Um bom exercicio que você pode usar como preparação é fundamental importancia é você posicionar o violino no pescoço e mover o seu braço da pestana do violino até a caixa de ressonancia, simetricamente subdivindo a seminima 60 bpm em um pulso (Movimento do braço), depois de algum tempo estudando dois pulsos), depois quatro pulsos.
.
Outro exercicio para o inicio do vibrato, é você botar o violino no colo, posição de cavaquinho ou violão e fazer esse movimento curto do braço, trabalhando a articulação dos dedos para trás e para frente simetricamente nos pulsações acima, mas sem tirar o dedo do lugar, apenas amolecendo os dedos.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Alexandre 7/5/2014, 15:30

Alguém ai sabe um modo de gravar o local exato? o meu problema é na hora da mudança do fá para o sí e eu percebo que desafinou ai tem que ficar voltando o dedo toda hora.
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Aleki3419 7/5/2014, 18:30

Alexandre escreveu:Alguém ai sabe um modo de gravar o local exato? o meu problema é na hora da mudança do fá para o sí e eu percebo que desafinou ai tem que ficar voltando o dedo toda hora.
rapaz, isto é treino, muito treino e dedicaçao. aos poucos seu ouvido 'pega' automaticamente.
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/5/2014, 09:56

aleki3419 escreveu:rapaz, isto é treino, muito treino e dedicaçao. aos poucos seu ouvido 'pega' automaticamente.
Concordo a respeito de treino, muito treino e dedicação, mas o ouvido não pega automaticamente não. O ser humano tem tendência natural ao erro. Temos facilidade para gravar as coisas erradas. É sempre uma luta de perseverança para gravar as coisas certas.
.
Os nossos irmãos por mais boa vontade que eles tem, estamos acostumado a ouvir os hinos desde criança, e a irmandade não tem conhecimento musical e eles cantam de forma errada, acontece que gravamos essa parte na cabeça. Quando o sujeito vai na escola e fica passando bona sem entender o por que, 99 por cento estuda errado o bona! Quando vai para o instrumento ele não le a partitura na ritmica e muito menos na altura correta da frequencia da nota, então o sujeito que já tem decorado na cabeça desde criança as melodias do hinário, toca praticamente sem ler, ele toca decorado e acaba tocando a melodia de forma errada e sem técnica e acha que está arrasando, pois o certo para ele é aquilo que ele gravou errado na cabeça. Assim o clico continua. Por isso a qualidade da orquestra tende a ficar pior em vez de melhor quase sempre. Os irmãos acabam facilitando o hinário, mudando tonalidade, tirando "passagens" que são lindas para facilitar ainda mais para os irmãos. Assim aconteceu com o nosso novo hinário 5. Porém a solução não é facilitar, pois as melodias são tão faceis de tocar, que não precisar estudar, da para ler a primeira vista, mas mesmo muitos irmãos que dizem estudar, continuam errando a mesma coisa, pois não prestam atenção no que fazem, nem sabem o que fazem e muito menos como fazer.
.
Isso acontece justamente com o tocar oitavado. Os irmãos mal tocam a primeira posição ja querem dar uma de Paganini, como não sabe o que fazem, nem o por que fazem e muito menos como fazer, pois por mais boa vontade que os nossos irmãos instrutores tem em ensinar, eles mesmo não sabe muita coisa, você não pode dar aquilo o que você não tem?! Não é mesmo? Então eles não passam técnicas corretas, não sabem ensinar a estudar, apenas eles leem o método tocando, mas nem sabe para o que serve tal lição e nem como aplica-la corretamente. Pois não são professores formados e não tiveram infelismente acesso a tal informação e conhecimento. Isso prejudica demais a qualidade nas nossas orquestras.
.
O tocar oitavado só deve ser iniciado os estudos depois que de estar completamente afinado a primeira posição sem perder uma nota sequer. Não deve ser iniciado assim. Deve estudar primeiramente 5 posições fixas, pois a afinação já está na cabeça, fica fácil o trabalho. Basta decorar o dentilhado e gravar a parte fisica da distancia dos dedos na forma de mão de cada posição, principalmente na 3 que já começa uma mudança na distancia mais percetivel, já na quarta posição a mudança na distancia dos dedos é mais brusca e já começa a muda a posição do braço em relação ao espelho.
.
Depois disso tem que estudar o portamento dos dedos, utilizando muito a técnica cigana do glissando, para só depois iniciar os estudos de mudança de posição.
.
E para afinar em qualquer posição, qualquer portamento e qualquer glissando, deve-se conferir os intervalos (Distancia entre uma nota e outra). Isso é um estudo extremamente chato e tendiante de se fazer, mas é o remedio mais eficaz que existe para estudo de afinação. Muito mais eficiente do que estudar escala! Alias no estudo de escalas já se deve aplicar o treinamento de conferir os intervalos.
.
Isso vale para qualquer música. Estude muita escala e aperjos principalmente. Não estudar escalas faceis, mas sim as ferradas: com bastante bemois e sustenidos. Claro estudar não apenas maiores, mas menores harmonicas, melodicas, ciganas, bachianas, dodecafonicas, cromaticas, diatonicas.
.
Detalhe: ninguem fala, mas existe escalas maiores harmonicas! Ninguém estuda e muitos nunca ouviam falar na vida. Tem maiores harmonicas e menores haarmonicas!
.
Isso que o irmão diz que o ouvido pega, você está confundido com maturidade. Claro que depois de muito estudo o sujeito pega maturidade e tudo se torna mais fácil, o grande problema não é em si a maturidade (Tempo), mas sim a forma de treinar que pode levar pessoa do Inferno ao Céus.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/5/2014, 10:14

Alexandre escreveu:Alguém ai sabe um modo de gravar o local exato? o meu problema é na hora da mudança do fá para o sí e eu percebo que desafinou ai tem que ficar voltando o dedo toda hora.
Rapaz, se está achando que é Paganini para mudar do nada do Fá para o Si? Se você conseguir  afinar isso, pode dizer que você é novo Perlman!
.
Tiras essas bobeiras da cabeça, rapaz! Não tente fazer coisas mirabolantes na loteria! O dedo no violino não é jogado de qualquer maneira! O violino é uma ciência. Uma das coisas mais dificeis de ser fazer no mundo é o estudo do violino! Existem mil maneiras de fazer as coisas no violino, para que mudar do Fá para o si do nada? Sobe a posição antes de chegar nesses dois intervalos. Em vez de fazer tal coisa, sobe da nota anterior para o Fá na 3 posição e bate o si com o 2 dedo! Depois que você já dominar muito a técnica do violino ai sim, você pode até tentar tal maralismo no violino, mas isso são anos e anos de estudos no violino com muito afinco.
.
Por acaso você vai quando está dirigindo em um morro acentuado você vai de marcha ré ou de 1 marcha na melhor das hipoteses na 2 marcha?
.
Depois que você dirigir a muitos tempo e dominar completamente o carro, aí você pode até tentar subir o morro de marcha ré! Mas primeiro tem que aprender a andar com o carro de forma convencional e sem inventar muita coisa!
.
Mesma coisa se você estar pilotando o avião e desliga o motor a não sei quantos pés de altura e quer posar o avião no chão! O que vai acontece? Vai se espatifar no chão!
.
Assim é o estudo do violino. Domina primeiro a primeira posição muito bem. Depois estuda com muita calma e perfeição pelo menos as 5 primeiras posições, depois o portamento de dedos, depois mudanças simples como da primeira para segunda, primeira para terceira, segunda para terceira, segunda para quarta, terceira para quarta, depois que você pensa em estudar da primeira para quarta como você quer fazer.
.
Mesma coisa de você nunca ter pegado um kart, um carro de turismo, um carro de monoposto e quer acelerar do nada um Formula 1. Sabe o que você vai fazer na primeira acelerada? Vai virar o carro ou na primeira curva vai sair é reto...
.
Antes do cara querer ser piloto, tem que guiar bem um automovel comum, tem que ter passado muitos anos no kart, ter pego carro de monoposto de várias categorias para depois chegar e pegar um Fórmula 1.
.
Então não pense em pular da 1 posição do nada para 4, 5, 6, 7, 8 posição. Não tem reza brava para isso a não ser muito treino, treino e treino, todo dia tocando melhor do que ontém, gravativamente ir estudando.
.
Sempre estude conferindo cada intervalo, cada nota. Será abençoado. Como Deus disse a Josue: Anima-te (Força de vontade, Perseverança, Fé) e esforça-te (Suor, dedicação, disciplina), Eu te ajudarei (Conquista, Promessa e Vitória)!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando oitavado Empty Re: Tocando oitavado

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos