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Estudar Suzuki com ou sem audio?

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Estudar Suzuki com ou sem audio? Empty Estudar Suzuki com ou sem audio?

Mensagem  WMA 29/4/2013, 10:40

Olá, estou iniciando agora os estudos do suzuki 2, no primeiro método estudei ele sem o audio, só com metõnomo, percebi que com o audio, presto mais atenção nas expressões então quero saber se é melhor eu estudar com o áudio, ou se devo continuar só com metrônomo. =)

WMA

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Estudar Suzuki com ou sem audio? Empty Re: Estudar Suzuki com ou sem audio?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/5/2013, 11:28

WMA escreveu:Olá, estou iniciando agora os estudos do suzuki 2, no primeiro método estudei ele sem o audio, só com metõnomo, percebi que com o audio, presto mais atenção nas expressões então quero saber se é melhor eu estudar com o áudio, ou se devo continuar só com metrônomo. =)

Ola meu amigo. Tudo bem?
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Os audios na verdade são apenas para serem ouvidos, não é para tocar junto. A filosofia do Suzuki é a seguinte: quando aprendemos a falar, na verdade escutamos os nossos pais falarem e copiamos aquilo que ouvimos em nossa lingua materna.
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Partindo desse principio o Suzuki desenvolveu seus metodos com objetivo fisolofico de forma cidadões melhores e para isso que desenvolveu o método Suzuki. Ele fez isso para o publico japones, pois são extremanente concentrados e discplinados, muito frios e calculistas. Perfeito a metodologia!!!
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Então pegou músicas classicas ou folcloricas e organizou de forma a começar simples até as mais complexas do nivel intermediario.
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Pode ver que o inicio de cada volume as músicas são mais fáceis e a ultima é mais dificil. Depois a primeira do 2 livro é mais fácil que a ultima do primeiro livro e vai até nivel mais dificil na ultima. Ele segue essa logica até o livro 4. Depois do livro 4 ele começa igual um pouco essa diferenciação de músicas.
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Em cada livro ele mudou um pouco as músicas colocando staccatos, ligaduras enfim colocando coisas mais diferentes justamente para trabalhar a parte técnica, começa a mudar de posição onde não precisa. Coisa fora de nexo, mas com o objetivo de estudar cada trecho simulando como se fosse metodos de técnica. O estudo deve ser trechinho por trechinho para trabalhar esses lances. Colocou coisas fora de nexo com o objetivo de estudos didatico.
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Na verdade foi um metodo desenvolvido para que a criança escute o audio, e toque copiando o audio como se fosse sua lingua materna. Porém não é tocar junto com o audio, pois o audio é a velocidade do professor e não do aluno. Jamais um aluno vai conseguir tocar na velocidade que ele toca os concertos do Am Menor com perfeição necessaria do aluno. Vai se enrolar todo, travar, enfim.
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Você para chegar naquela velocidade tocando como se deve tocar, o aluno já tem que tido passado muitas e muitas lições e ter uma técnica apurada. Quando o cara está no Livro 4, ele tem velocidade para tocar o livro 1. Quando se está no livro 10, tem velocidade para tocar o livro 6. Assim por diante.
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São etapas:
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O audio deve ser escutado e memorizado. O aluno deve decorar a música e tocar de cor, trabalhando trechinhos por trechinhos cada fraseado da musica e compassos. Em várias velocidades, trabalhando todas as dinamicas de arco, dinamicas de fraseados, ligaduras, staccatos, tenutos, detaches, spiccatos, legattos, saltillados.
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Na verdade o Suzuki queria formar cidadões melhores e tudo deveria ser tocando socializando com outras crianças e em casa junto com os pais, pois os filhos aprenderiam com os pais, tocariam com os pais. É um aprendizado em comum com os pais. Isso é filosofia Suzuki.
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Infelismente os professores no Brasil não sabem a filosofia do Suzuki e muito menos aplicar o metodo. Por isso não funciona no Brasil, fora que o brasileiro é desconcentrado, disciplinado e faz tudo errado. Não entende muito bem a lingua do professor e o mesmo não sabe transmitir o conhecimento e objetivo de cada estudo.
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O professor manda e o aluno faz, porem não sabe o que fazer, não sabe o que está fazendo e não sabe porque está fazendo, nem sabe para quer fazer. Faz porque o professor mandou fazer. O professor não sabe responder também esses itens, pois o mesmo fez porque o professor dele também mandou que ele fizesse assim.
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Ou seja o problema do mundo é justamente esse, o sujeito não sabe o que faz, porque faz, nem para que faz.
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Se torna um músico burro e marionete. É preciso abrir a cabeça do músico para que ele tenha consciencia, racionio e sejaquestionador e seja um violinista de verdade que sabe o que faz, explica o que fazer, porque que ele faz, para que serve.
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Por isso os americanos e estrangeiros estão bem acima da gente. São muito mais superiores musicalmente falando.
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O nosso conhecimento musical é ridiculo perto dos conhecimento dos professores nos EUA.
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Por isso eu faço esse trabalho de conscientização dos músicos aqui no Brasil. Vamos mudar essa história para melhor, ganhar em qualidade porque criatividade temos de sobra.
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Sempre estude com o metronomo, como fez no livro 1, porém a partir de agora decore a melodia e toque sempre decorado trabalhando trechos por trechos até conseguir o máximo de perfeição. Escute os audios, porem não toque junto com eles.
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Se precisar de materia de estudos para venda, eu tenho um vasto material onde você trabalha todos os pontos para ser um músico de excelencia. Entre em contato comigo se tiver interesse: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
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No que precisa estou sua disposição.
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Um forte abraço.
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Deus te abençoe.
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Estudar Suzuki com ou sem audio? Empty Re: Estudar Suzuki com ou sem audio?

Mensagem  WMA 7/5/2013, 10:37

Deus te abençoe Leo, como sempre tirando nossas dúvidas! Very Happy
Realmente, o que torna algumas lições do Suzuki difíceis de estudar com o aúdio é a velocidade que elas são tocadas, então agora eu escuto o audio e estudo um pouco mais lento aumentando a velocidade gradualmente, achei um método legal como vc disse só é preciso muita atenção nos detalhes de cada lição!

WMA

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Estudar Suzuki com ou sem audio? Empty Re: Estudar Suzuki com ou sem audio?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/5/2013, 12:33

WMA escreveu:Deus te abençoe Leo, como sempre tirando nossas dúvidas! Very Happy
Realmente, o que torna algumas lições do Suzuki difíceis de estudar com o aúdio é a velocidade que elas são tocadas, então agora eu escuto o audio e estudo um pouco mais lento aumentando a velocidade gradualmente, achei um método legal como vc disse só é preciso muita atenção nos detalhes de cada lição!

Rapaz, as lições são velocidades de professor. Não preocupe com velocidade. Preocupe com estudar muito lento entendendo e compreendo cada movimento, fazendo tudo perfeitamente, vai estudando em várias velocidades, porem aumente a velocidade só quando tiver controle do que faz, depois volte lento, faça curtindo tudo, aperfeiçoando tudo, depois aumente de novo prosseguindo sempre em outro estagio ainda não feito. Depois volte lendo, sempre assim. Quando você estiver no livro 4, você faz o livro 1 na velocidade do professor. Vai conseguir de boa.
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Agilidade é uma coisa que se conquista com o tempo faz maturidade e requer determinado tempo para arquirir essa matutirdade. O Perlman explica que tudo que estudamos deve ser feito lento, pois para se conseguir fazer rapido é preciso fazer muito lendo antes. Faça muita corda solta!!! Principalmente lenta para limpar o som.
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E uma dica importantissima, se livre da partitura. Decore a música e sempre estude decorado. Na verdade treine leitura a primeira vista com a partitura, depois que treinou isso, você passe várias vezes a música na partitura lendo para conhece-la, compreender e já comece a decorar fraseado por fraseado, compasso por compasso. Depois se livre da partitura para estudar, estude de olhos fechados para ouvir o seu som, estude virado para o canto da parede para voltar o som contra você para você ser o seu proprio ouvinte, analisar, criticar você mesmo. Ser seu proprio professor. Depois estude em frente ao espelho olhando para os seus movimentos, postura etc.
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Um dia da semana o seu professor resolve o seu problema, nos outros 6 dias é você que tem que resolver.
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Demora bastante tempo para decorar, mas depois que está decorado, você consegue resolver muito mais rapidamente os seus problemas e aperfeicoa muito mais expressividade, tecnicas, golpes de arco e o seu resultado vai ser muito mais supreendente do que uma pessoa que fica totalmente ligada em partituras para tudo.
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A partitura serve apenas para transmitir o conhecimento para futuras gerações ou para outras regiões onde o músico não tem oportunidade de ouvir e conhecer tal obra ou para tocar de primeira vista na orquestra ou para o inicio dos estudos.
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O músico só é musico de verdade quando se livra da partitura e começa finalmente a fazer arte!!!
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Depois de decorar, periodicamente você toque lendo a partitura para conferir se realmente decorou certo, pois muitas vezes a gente acha que decora o negocio certo, mas nosso cerebro confundi alguma coisa, memoria falha e criamos coisas que não existe na partitura, então é importante sempre conferior para ver se estamos decorando certo a música.
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Na verdade qualquer método serve para ensinar, todos os métodos são bons. O que as vezes dá resultado errado não é método e sim a aplicação do método. Disso depende o professor. Quando o cara fala que o método é ruim, pode ter certeza que ruim não é o método e sim o professor que não sabe aplicar. Em apenas uma lição, você pode fazer tantas variações, aplicar tantas tecnicas que é quase mesma coisa de você fazer 50 lições de outro método. Basta o sujeito ensinar direito ao aluno. Os professores só ensinam a ler, isso não está com nada. É coisa de professor ruim.
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Você tem que trabalha apenas 1 lição, mas que seja bem trabalhada, não apenas lida. Pois ler, o aluno é capaz de ler sozinho. Ele precisa de é orientação. E orientar não é fazer pelo aluno e deixar mostrar os atalhos e deixar o proprio aluno trilhar o seu caminho, sendo o seu proprio professor e aplicar tudo que aprender, sempre pensar no que fazer, porque fazer e para que fazer e porque está fazendo.
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Ensinar o aluno a racicionar. Isso é funcionar do mestre, mesmo que o aluno possa vir a discordar e questionar o mestre. Pois o aluno só cresce e amudurece quando ele chega em um nivel tão alto que começa a questionar o seu professor. Quando aluno questiona o professor, ele já não é mais o seu mestre, pois o aluno já não acredita mais no professor e vai precisar de um professor de nivel superior, nesse estagio ele vai precisar de um professor 10 vezes melhor do que o atual justamente para que o aluno possa superar o seu professor.
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O grande objetivo e obrigação do aluno é justamente superar os seus professores, é evoluir, e claro que o aluno não vai superar o seu professor fazendo aulas com ele, pois o professor nunca passa tudo que sabe, o aluno não é capaz de absorver 100 por cento do que o professor passa, mas o aluno tem que ser pesquisador e aprender em novas fontes, novos pensamentos, novas técnicas e assim florescer musicalmente falando, não é ser rival do seu professores, pois o aluno deve ter disciplina e seguir o que o seu professores ensina, mas não é ser um robozinho programado do seu professores e sim ser aquilo que nos diferencia das maquinas, ter a alma, racicionio proprio e sensabilidade e seguir seu ideal, trilhando o seu proprio caminho e ter sucesso. Pois o seu professor, vai alcança exito em sua missão quando o seu aluno for reconhecido não como mais um aluno e sim como um novo professor, totalmente capacitado e com grande conhecimento.
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No que precisar estou sua disposição.
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Um forte abraço.
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