Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

+2
Alexandre
Ramon Avivamento
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  Ramon Avivamento 12/10/2012, 16:05

OLÁ ESTUDANTES DE PLANTÃO!

DESEJO SABER DOS COLEGAS DE INSTRUMENTO, SE ALGUÉM CONHECE ALGUM EXERCÍCIO PARA AGILIDADE DOS DEDOS.

TENHO 7 MESES DE ESTUDO, ESTUDANDO EM MÉDIA 3 HORAS POR DIA E COM PROFESSOR.

O MÉTODO QUE USO É O LAOUREUX (estou na lição primer exercicio, depois das escala com ligadura) E COMO O LEO SUGERIU AQUI NO FÓRUM O SUZUKI O1 (de lá para cá estou no minueto 01 o nº 13).

TENHO PERCEBIDO QUE TENHO PECADO EM AGILIDADE (não que esteja ruim mas, quero melhorar) PRINCIPALMENTE O DEDO MIDINHO, MEU CONTROLE SOBRE ELE ESTÁ HORRIVEL.

VALEU DEMAIS!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  Alexandre 12/10/2012, 18:47

Isso se resolve tipo assim .... você tem que treinar os intervalos até decorar os sons depois fica mais facil de controlar .... treina com o afinador
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty treino

Mensagem  Convidado 13/10/2012, 19:05

poste umas partituras para

melhoras a agilidade!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/10/2012, 02:56

Use o Sevick op 1. É próprio para mão esquerda. Pura agilidade e afinação.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty VALEU LEO!

Mensagem  Ramon Avivamento 29/10/2012, 19:37

£ëø Mø®£ix escreveu:Use o Sevick op 1. É próprio para mão esquerda. Pura agilidade e afinação.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


EU JÁ IA POSTAR ISSO; SOBRE O SEVICK OP.1. ESTOU EVOLUINDO LEGAL MAS, SINTO QUE PRECISO DE MAIS DOMINIO NO ARCO, AGILIDADE NA MÃO ESQUERDA E TER UMA AFINAÇÃO ÓTIMA.

AÍ VEM A DÚVIDA SEVICK OP.1 OU SEVICK TÉCNICA DE ARCO OP.1?

VALEU
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/10/2012, 13:50

Use o sevick op 1 para mão esquerda. Sevick op 2 para mão direita. É técnica virtuosistica. Escola de virtuose é escola russa. Pura mecanica.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Só mais uma...

Mensagem  Ramon Avivamento 30/10/2012, 16:52

£ëø Mø®£ix escreveu:Use o sevick op 1 para mão esquerda. Sevick op 2 para mão direita. É técnica virtuosistica. Escola de virtuose é escola russa. Pura mecanica.

JÁ IMPRIMI O SEVICK OP.1. RAPAZ REALMENTE A INTENÇÃO DESTE MÉTODO É FORMAR VIRTUOSOS! CREIO QUE SEREI UM PRA CRISTO JESUS!

- AGORA ESTOU PERDIDO NO ANDAMENTO QUE DEVO COLOCAR NO METRÔNOMO PARA ESTUDAR O SEVICK OP.1

- E OUTRA, SE EU ERRO UM COMPASSO O QUE DEVO FAZER: VOLTAR TODO O EXERCÍCIO, O COMPASSO ANTERIOR AO ERRO OU DA ÚLTIMA BARRA DE COMPASSO DUPLA? (POR QUE ELE DÁ ALGUNS COMPASSOS E COLOCA BARRA DUPLA)

- POSSO ESTUDAR O OP.1 EM PARALELO COM O SEVICK TÉCNICA DE ARCO 01 OU 02 OU FICA MUITO PUXADO, PODENDO NÃO DESENVOLVER?

ME PERDOE O INCÔMODO IRMÃO, É PORQUE MEU PROFESSOR NÃO TEM MAIS TEMPO PARA ME ENSINAR. E ME DEIXOU NUM NÍVEL QUE POSSO POR ENQUANTO ESTUDAR SOZINHO ATÉ ENCONTRAR OUTRO, POR ISSO RECORRI AO FÓRUM COM MAIS INTENSIDADE.


JESUS ABENÇOE! VALEU!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/10/2012, 20:08

Ramon Avivamento escreveu:
JÁ IMPRIMI O SEVICK OP.1. RAPAZ REALMENTE A INTENÇÃO DESTE MÉTODO É FORMAR VIRTUOSOS! CREIO QUE SEREI UM PRA CRISTO JESUS!

- AGORA ESTOU PERDIDO NO ANDAMENTO QUE DEVO COLOCAR NO METRÔNOMO PARA ESTUDAR O SEVICK OP.1

- E OUTRA, SE EU ERRO UM COMPASSO O QUE DEVO FAZER: VOLTAR TODO O EXERCÍCIO, O COMPASSO ANTERIOR AO ERRO OU DA ÚLTIMA BARRA DE COMPASSO DUPLA? (POR QUE ELE DÁ ALGUNS COMPASSOS E COLOCA BARRA DUPLA)

- POSSO ESTUDAR O OP.1 EM PARALELO COM O SEVICK TÉCNICA DE ARCO 01 OU 02 OU FICA MUITO PUXADO, PODENDO NÃO DESENVOLVER?

ME PERDOE O INCÔMODO IRMÃO, É PORQUE MEU PROFESSOR NÃO TEM MAIS TEMPO PARA ME ENSINAR. E ME DEIXOU NUM NÍVEL QUE POSSO POR ENQUANTO ESTUDAR SOZINHO ATÉ ENCONTRAR OUTRO, POR ISSO RECORRI AO FÓRUM COM MAIS INTENSIDADE.


JESUS ABENÇOE! VALEU!

A velocidade do Sevick são indicadas no próprio método. Tem batimentos por minutos.
.
Mas um conselho é começe uma velocidade branda como 50 bpm, depois aumente de 10 em 10. Até a velocidade mais rápida que conseguir, porém sem perder o controle.
.
Não é porque o método está dizendo 80 bpm que você vai treinar já logo de cara em 80 bpm. Você não é virtuose. Isso é velocidade de professor. Então comece devagar e vai aumenta, se conseguir 80 bpm, porque não tentar 90 bpm?
.
Isso é só para ter uma noção do que deve ser trabalhado, mas cada aluno tem sua velocidade.
.
Cara, você deve estudar não todo o exercicio, é um compassado por semana, velho. Decorado na cabeça. Tem que descer todos os dedos de uma só vez, como se fosse um acorde no violão. E sempre deixar os dedos apoiados na corda. se conseguir dois compassos por semana, beleza. Mas não é algo muito fácil descer todos os dedos de uma só vez no lugar certo. É dificil.
.
Esse Sevick op 1 é para trabalhar em conjunto com o Op 2. Cada um é para uma coisa, cara. Então são exercicios que não atrapalha, pelo contrário, um ajuda no desenvolvimento mecanico do outro.
.
No Sevick op 1. Tem que fazer arco todo, e sem mudar a variação de velocidade e quantidade de arco, principalmente nas mudanças de sentido de arco e fazer tudo simetricamente no bip do metronomo, subdividindo bem as notas na distribuição do arco. Não ter 4 notas e fazer X para 1 nota, Y para S para 2 nota, D para 3 nota, A para 4 nota. Tem que ser mesma quantidade de arco para cada nota, sem varia intensidade, nem pressão. O grande lance é realmente mão esquerda que é extremamente dificil coordenando tudo isso ao mesmo tempo. Errou? Volta desde 1 nota e faça o exercicio.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 30/10/2012, 20:15

Ramon Avivamento escreveu:
£ëø Mø®£ix escreveu:Use o Sevick op 1. É próprio para mão esquerda. Pura agilidade e afinação.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


EU JÁ IA POSTAR ISSO; SOBRE O SEVICK OP.1. ESTOU EVOLUINDO LEGAL MAS, SINTO QUE PRECISO DE MAIS DOMINIO NO ARCO, AGILIDADE NA MÃO ESQUERDA E TER UMA AFINAÇÃO ÓTIMA.

AÍ VEM A DÚVIDA SEVICK OP.1 OU SEVICK TÉCNICA DE ARCO OP.1?

VALEU

Trabalhando o Sevick o resultado começa a aparecer muito rapidamente. Lembro eu tinha problema de entortar o arco ao tocar. E não tinha controle do arco ao usar muito arco, tinha potencia no braço, mas não era uma forma muito controlada.
.
Comecei a fazer o Sevick Op 2 e o Hans Sitt 1 e o Laureux 1 trabalhando muito a flexibidade e potencia. Logo eu colhi um resultado bom, potencia no braço aumentou, e controle sobre o arco, limpou muito o som, velocidade ficou constante, aderencia melhorou e ficou bom. Não adianta só estudar o Sevick, mas trabalhando ele em conjunto, nossa, da uma potencia e arcadas fenomenais.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty QUAIS ESTUDAR?

Mensagem  Ramon Avivamento 5/11/2012, 09:42

EU NÃO TENHO TEMPO PARA ESTUDAR DE SOBRA. E GOSTARIA DE SABER, SE POSSÍVEL, QUAL DEVERIA PRIORIZAR. ESTOU FAZENDO SEVCIK OP.1 (QUE O LEO INDICOU) E O SUZUKI. É MAIS VANTAGEM ESTUDAR O SEVCIK OP.2 PARA ARCO OU CONTINUO COM O SUZUKI?



VALEU!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/11/2012, 20:27

São estudos diferentes.
.
Eu aconselharia pegar cada dia da semana um tipo de estudo, um dia trabalha mão esquerda (Sevick op 1), no outro mão direita (Arco), outro dia leitura e solfejo, no outro repertorio (Suzuki), outro dia escala.
.
Mas como você não tem muito tempo para estudar, talvez não funcione esse esquema acima.
.
Talvez seja interessante você estudar 20 minutos de cada exercicios todos os dias, pode surgir um resultado mais melhor do que o esquema de cima. Eu aconselho a começa com 15 minutos somente de corda solta fazendo notas muito devagar, como semibreve ou breve, se conseguir uma maxima. É o ideal, fazendo arco todo, tentando controlar a pressão e velocidade. Tirando o som mais limpo possivel com maior entonação. É um baita trabalho de aquecimento que vai trabalhar a qualidade do som.
.
Depois faz uns 20 minutos de escala, pega uma escala a cada dia, comece com escalas fáceis como Do maior, Sol Maior, Fá Maior, etc. Se conseguir, faça 3 oitavas.
.
Depois você pega mais 20 minutos de Sevick op 1.
.
Depois você pega mais 20 minutos de Sevick op 2.
.
Ai descança um tempo, e pega mais 20 minutos de Repertorio (Suzuki), focando o estudo na interpretação da música.
.
Se consegui reserve um tempo para leitura a primeira vista e solfejo.
.
Acho interessante pegar um método de tecnica com o Lauoreux 1 ou Ferrara 1.
.
Se estudar com qualidade vai ter mais progresso do que um aluno que estuda 6 horas, mas não tem qualidade e nem planejamento nos estudos.
.
Dei somente duas sugestões de programação para estudar. Veja qual é mais adequado ao seu tempo. Bola para frente.
.
Se não conseguir fazer 20 minutos de cada, que seja 15 minutos, mas muito bem estudado e planejado. Um pouco de cada estudo bem estudado também surge excelente resultados.
.
Se achar uma evolução muito devagar, pode fazer o esquema de cima. Pegar uma ou duas horas diarias mas estudando todo esse tempo somente um tipo de exercicio e trocando todos os dias de trabalho, um dia, trabalha afinação, no outro trabalha mão esquerda, no outro mão direita, repertório e assim por diante.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty SEM PALAVRAS PARA AGRADECER!

Mensagem  Ramon Avivamento 6/11/2012, 16:48

MUITO OBRIGADO VIRTUOSO! ME AJUDOU DEVERAS. VOU TENTAR A PRIMEIRA OPÇÃO, FAZER UM ESTUDO A CADA DIA. VOU ME ORGANIZAR PARA ADEQUAR-ME A ESTE CRONOGRAMA DE ESTUDO, SE NÃO CONSEGUIR RESULTADO VOU PARA O OUTRO.


NÃO SEI COMO TE AGRADECER, EXISTE ALGUMA FORMA QUE POSSA AJUDAR? NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VC ME AJUDA. NÃO QUERO PAGAR (SERIA OFENSA) E SIM ABENÇOAR SUA PREOCUPAÇÃO COM NÓS ESTUDANTES DE VIOLINO (E FUTUROS VIOLINISTAS), QUE VIVEM POR AQUI. cheers
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/11/2012, 22:05

Ora por mim, esse é meu maior pagamento. As dificuldades para mim são imensas, mas pego força com Deus para continuar a luta e não desistir de meus sonhos.
.
Ora a Deus por mim, para que Ele levante do seu Trono e de ordem a meu respeito, para dar força para mim nas lutas do dia-a-dia e para combater o bom combate.
.
Realmente eu preciso de muita oração, só Deus sabe das minhas lutas e de meus familiares também.
.
Tudo que eu faço é passar o pouco conhecimento que Deus me concebeu. Palavras como as suas, motivam eu para continuar esse trabalho de orientação aos músicos que tem sede de conhecimento e buscam respostas que as pessoas não gostam de dar. Eu mais aprendo do que ensino, pois meu nivel de estudos é considerado iniciante.
.
Um forte abraço.
.
Que Deus abençoe a todos.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty AMÉM!

Mensagem  Ramon Avivamento 7/11/2012, 15:38

PODE CONTAR COMIGO E MINHAS ORAÇÕES, EM NOME DO SENHOR JESUS. VC É UM CAMPEÃO DE DEUS.
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 7/11/2012, 22:36

Amém, irmão. Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  Ramon Avivamento 11/11/2012, 10:32

£ëø Mø®£ix escreveu:São estudos diferentes.
.
Eu aconselharia pegar cada dia da semana um tipo de estudo, um dia trabalha mão esquerda (Sevick op 1), no outro mão direita (Arco), outro dia leitura e solfejo, no outro repertorio (Suzuki), outro dia escala.
.
Mas como você não tem muito tempo para estudar, talvez não funcione esse esquema acima.
.
Talvez seja interessante você estudar 20 minutos de cada exercicios todos os dias, pode surgir um resultado mais melhor do que o esquema de cima. Eu aconselho a começa com 15 minutos somente de corda solta fazendo notas muito devagar, como semibreve ou breve, se conseguir uma maxima. É o ideal, fazendo arco todo, tentando controlar a pressão e velocidade. Tirando o som mais limpo possivel com maior entonação. É um baita trabalho de aquecimento que vai trabalhar a qualidade do som.
.
Depois faz uns 20 minutos de escala, pega uma escala a cada dia, comece com escalas fáceis como Do maior, Sol Maior, Fá Maior, etc. Se conseguir, faça 3 oitavas.
.
Depois você pega mais 20 minutos de Sevick op 1.
.
Depois você pega mais 20 minutos de Sevick op 2.
.
Ai descança um tempo, e pega mais 20 minutos de Repertorio (Suzuki), focando o estudo na interpretação da música.
.
Se consegui reserve um tempo para leitura a primeira vista e solfejo.
.
Acho interessante pegar um método de tecnica com o Lauoreux 1 ou Ferrara 1.
.
Se estudar com qualidade vai ter mais progresso do que um aluno que estuda 6 horas, mas não tem qualidade e nem planejamento nos estudos.
.
Dei somente duas sugestões de programação para estudar. Veja qual é mais adequado ao seu tempo. Bola para frente.
.
Se não conseguir fazer 20 minutos de cada, que seja 15 minutos, mas muito bem estudado e planejado. Um pouco de cada estudo bem estudado também surge excelente resultados.
.
Se achar uma evolução muito devagar, pode fazer o esquema de cima. Pegar uma ou duas horas diarias mas estudando todo esse tempo somente um tipo de exercicio e trocando todos os dias de trabalho, um dia, trabalha afinação, no outro trabalha mão esquerda, no outro mão direita, repertório e assim por diante.



OLÁ! DEPOIS DA INDICAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ESTUDO DADA PELO IRMÃO LEO, EU ESTOU PRATICANDO E GOSTANDO MUITO DE ESTUDAR CADA DIA UMA ÁREA ESPECÍFICA. MAS, NO DIA DE ESTUDAR ESCALAS FICO SEM SABER O QUE FAZER; ESTOU ESTUDANDO DA MAIS FÁCIL PARA A MAIS DIFÍCIL; SÓ QUE ESTOU FAZENDO ISSO SEM UMA DISCIPLINA METÓDICA. NÃO DESEJO OUTRO MÉTODO JÁ ESTOU ESTUDANDO 3: SEVCIK OP.1, SEVCIK OP.2 (ARCO) E SUZUKI. ALGUÉM ME DARIA UMA LUZ DE COMO ESTUDAR AS ESCALAS?


VALEU! DEUS ABENÇOE MUITO!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 12/11/2012, 15:25

Ramon Avivamento escreveu:

OLÁ! DEPOIS DA INDICAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ESTUDO DADA PELO IRMÃO LEO, EU ESTOU PRATICANDO E GOSTANDO MUITO DE ESTUDAR CADA DIA UMA ÁREA ESPECÍFICA. MAS, NO DIA DE ESTUDAR ESCALAS FICO SEM SABER O QUE FAZER; ESTOU ESTUDANDO DA MAIS FÁCIL PARA A MAIS DIFÍCIL; SÓ QUE ESTOU FAZENDO ISSO SEM UMA DISCIPLINA METÓDICA. NÃO DESEJO OUTRO MÉTODO JÁ ESTOU ESTUDANDO 3: SEVCIK OP.1, SEVCIK OP.2 (ARCO) E SUZUKI. ALGUÉM ME DARIA UMA LUZ DE COMO ESTUDAR AS ESCALAS?


VALEU! DEUS ABENÇOE MUITO!

O estudo de escalas é o seguinte:

Primeiro antes de tudo, estude conferindo os intervalos. É trabalhoso.
.
Como conferir os intervalos? Você vai treinar diversas vezes a passagem de uma nota para outra. Na escala de Do maior por exemplo: Primeiro você tem que pegar o Do (3 dedo na corda sol), para isso vai treinar a distancia da corda sol (Corda solta) para o Dó (3 dedo na corda sol). Então vai ficar abaixando o 3 dedo e levantando diversas vezes, um pouco para cima (Afinação alta), um pouco para baixo (Afinação baixar), até achar o ponto exato do dedo. Achou, levanta e abaixar diversas vezes para gravar na dedo o local exato de onde é o lugar e para gravar no ouvido a frequencia certa. Depois isso fica automatico e você vai perceber antes do dedo chegar na corda e no espelho se o dedo está posição certa ou errada, antes mesmo do som chegar ao ouvido. È algo automatico. O importante do sistema de conferir o intervalo é que você tem que ser simetrico nas duas notas, mesma tempo de abaixar o dedo é o mesmo tempo de conferir com a nota para frente. Não pode demora na primeira nota e nem na segunda. Tem que ser proporcões iguais para gravar exatamente a distancia de cada intervalo. O nosso cerebro só grava se ele ouvir duas notas que você está comparado a distancias no mesmo tempo. 1/4 de tempo para um nota 1/4 para a outra nota sem parar. Algo simetrico e bem proporcional.
.
Depois você vai repetir esse conferir os intervalos do Re para o Mi, depois do Mi para o Fa, e vai subindo até onde você conseguir tocar. Se tiver mudança de posição Deixa o dedo na corda e faz o glissando bem devagar para mapear a distancia correta do deslocamento da mão. Isso para estudar, depois ao tocar a escala tudo com as notas em sequencias ai você tira o glissando. Treinei essa mudança diversas vezes, quando mais acertar a mudança, melhor será sua qualidade na afinação.Por isso mesmo que tiver certa, faça essa mudança muito e muitas vezes, primeiro muito devagar, depois aumente a velocidade, mas tendo controle do que está fazendo e sem perder a qualidade e afinação.
.
Faça todo esse trabalho de conferir os intervalos e treinar as passagens de cada nota. Se errar qualquer intervalo volta um anterior e refaça a passagem até ficar perfeito. Não precisa pressa e sim qualidade nos estudos. Não importa o tempo que levar. Conferior o intervalo é algo que se deve fazer mais de 20 vezes em cada passagem no minimo. É chato, mas melhor solução para tocar afinado.
.
Ponha em sua cabeça que treinar rapido é bobagem, pois você vai treinar errado e vai é aperfeiçoar os erros.
.
Segundo estudo: Depois é hora de fazer as dinamicas de arco. E você vai fazer essa escala bem lenta, sem vibrato (estudar escalas não se usa vibrato, pois a intenção é estudar afinação).
.
Você vai ter que faça toda a escala notas em sequencia, sem errar os intervalos, vai fazer tudo em sequencia sem parar de forma proporcional.
.
Vai treinando a expressividade nos fraseados de escala, sobe a escala, aumenta o som, vai nos agudissimos bem forte, ao descer a escala, você diminui gradativamente a intensidade, fica mais piano. Mas piano não quer dizer sem ressonancia. Tem que tirar som da corda sol e ver os seus harmonicos no ar. É algo bem sutil essa mudança na intensidade ao subir e descer a escalas. Não vai começar a escala forte, porque ao chegar nos agudos você não vai ter de onde tirar som para crescer. Tudo com coerencia.
.
Treinar as escalas: primeiro em semibreve, de 4 em 4 tempos. Depois em minima, depois seminima, depois colcheia e depois semi-colcheia. Também em Tercinas e sestinas.
.
Faça tudo desligado. Depois faça tudo ligado de 2 em 2. Depois ligado de 4 em 4. Tudo isso fazendo bem a divisão do arco.
.
Mantenha a intensidade da pressão do arco, tira o som mais limpo possivel e afinado. Matenha a velocidade de arco constante desde o talão até a ponta. De nada adianta fazer duas miminas ligadas de 2 em 2 e começa com uma velocidade de arco, e quando estiver na segunda minima perceber que vai sobrar o arco e dar um puxão para terminar. Isso é um vicio terrivel muito comum em músicos de Igrejas e iniciantes no Conservatorio.
.
Faça todos os arpejos do acordes da escala também. Isso é importantissimo principalmente para você ter relação de terças maiores e menores.
.
Faça a escala maior e treinei também sua relativa menor, pura, harmonica e melodica.
.
Esse pequeno programa de estudos, leva horas para estudar. Por isso estude uma escala por semana ou até ficar muito afinada. Com metronomo ligado, não vai esquecer.
.
Pode até treinar uns improvisos encima tom da escala depois para relaxar e brincar com o violino.
.
Deus te abençoe.


£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty DEUS ABENÇOE!

Mensagem  Ramon Avivamento 12/11/2012, 16:42

VALEU LEO! VOCÊ ESTÁ SENDO BENÇÃO NA MINHA VIDA. ESTOU ORANDO POR VOCÊ.

UM BEIJO NO CORAÇÃO!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/11/2012, 08:41

Até mais.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty QUANTO TEMPO?

Mensagem  Ramon Avivamento 14/11/2012, 18:19

£ëø Mø®£ix escreveu:Use o sevick op 1 para mão esquerda. Sevick op 2 para mão direita. É técnica virtuosistica. Escola de virtuose é escola russa. Pura mecanica.

PAZ DE DEUS AMADOS! GOSTARIA QUE ALGUM COLEGA DE ESTUDO QUE ESTIVESSE EXPERIENCIA COM O SEVCIK, ME ORIENTASSE SE EXISTE UM TEMPO APROXIMADO DO PERIODO DE ESTUDO DO MÉTODO TODO. EU ESTOU A 15 DIAS NO EXERCÍCIO 1 (ESTOU NO FINAL DAS SEMICOLCHEIAS), E SÓ QUERIA SABER SE EU ESTOU ATRASADO OU O TEMPO NÃO IINTERFERE EM NADA, ESTUDO O SEVCIK OP.1 UMA VEZ NA SEMANA, 3 HORAS; OS OUTROS DIAS ESTUDO OUTRO EXERCÍCIOS COMO O LEO ME ENSINOU.

VALEU DEMAIS!
Ramon Avivamento
Ramon Avivamento

Mensagens : 36
Pontos : 56
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty duvida

Mensagem  Natan Cristao 14/11/2012, 19:28

irmãos ajuda aí como vocês baixa6 o sevck op1 e a Iparte ou IIparte ou III?ou existe a full version.leo você vira no encontro dos conservatórios aqui ne MOC DIA 26?...........................................AI AÍ GENTE PRA TOCAR VIOLINO TEM QUE TER GARRA HOJE DEI MEU SANGUE PRA aprender uns pedaços complicados de 4 concertos aw meu músculo tá esbagaçado
Natan Cristao
Natan Cristao

Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 14/11/2012, 22:32

[quote="Ramon Avivamento"
PAZ DE DEUS AMADOS! GOSTARIA QUE ALGUM COLEGA DE ESTUDO QUE ESTIVESSE EXPERIENCIA COM O SEVCIK, ME ORIENTASSE SE EXISTE UM TEMPO APROXIMADO DO PERIODO DE ESTUDO DO MÉTODO TODO. EU ESTOU A 15 DIAS NO EXERCÍCIO 1 (ESTOU NO FINAL DAS SEMICOLCHEIAS), E SÓ QUERIA SABER SE EU ESTOU ATRASADO OU O TEMPO NÃO IINTERFERE EM NADA, ESTUDO O SEVCIK OP.1 UMA VEZ NA SEMANA, 3 HORAS; OS OUTROS DIAS ESTUDO OUTRO EXERCÍCIOS COMO O LEO ME ENSINOU.

VALEU DEMAIS![/quote]

Sevick op 1. É coisa para uns 5 anos de estudos, só o 1 volume.
.
Como eu disse é estudar um compasso por semana. Então para terminar a primeira lição, vai alguma semanas ai.
.
Não adianta passar uma lição por semana. Não é essa a proposta do exercicio. A proposta é você baixar todos os dedos de uma única vez como se fosse um acorde de violão. E ao fazer outras notas deixar sempre os dedos apoiados. Não é uma tarefa das mais fáceis. Então por isso se estudar 1 compasso por semana. A lição 1, você vai conseguir terminar ela em alguns meses.
.
Tem que fazer cada compasso decorado. E afinadissimo e muito bem coordenado os dedos e arco.
.
Não adianta fazer tudo correndo, pois o que importa é qualidade dos estudos e não velocidade.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 14/11/2012, 22:35, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 14/11/2012, 22:34

natanaelt2 escreveu:irmãos ajuda aí como vocês baixa6 o sevck op1 e a Iparte ou IIparte ou III?ou existe a full version.leo você vira no encontro dos conservatórios aqui ne MOC DIA 26?...........................................AI AÍ GENTE PRA TOCAR VIOLINO TEM QUE TER GARRA HOJE DEI MEU SANGUE PRA aprender uns pedaços complicados de 4 concertos aw meu músculo tá esbagaçado

Não vou. Estou em provas no Conservátorio no curso técnico. Depois que passar as provas vou me preparar para o festival Músicas nas Montanhas.
.
Cara você está dando 4 concertos?
.
Vai devagar, véio. Ninguém estuda 4 concertos.
.
Estuda apenas 1, e estuda em sequencias os 3 movimentos.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  Natan Cristao 15/11/2012, 08:53

£ëø Mø®£ix escreveu:
natanaelt2 escreveu:irmãos ajuda aí como vocês baixa6 o sevck op1 e a Iparte ou IIparte ou III?ou existe a full version.leo você vira no encontro dos conservatórios aqui ne MOC DIA 26?...........................................AI AÍ GENTE PRA TOCAR VIOLINO TEM QUE TER GARRA HOJE DEI MEU SANGUE PRA aprender uns pedaços complicados de 4 concertos aw meu músculo tá esbagaçado
Não vou. Estou em provas no Conservátorio no curso técnico. Depois que passar as provas vou me preparar para o festival Músicas nas Montanhas..Cara você está dando 4 concertos? .Vai devagar, véio. Ninguém estuda 4 concertos..Estuda apenas 1, e estuda em sequencias os 3 movimentos.
nao irmao.e que já sei tocar os 3 so melhorando o n3 do suzuki 4 seitz na parte d 2 cordas 4vivaldi na sequencia d nota subindo 5 vivaldi numa parte q do la superior vai pro la iferior e o6 e meu lok0.mais 3 posiçao to quaze fluete nela na segunda começei semana passada mas ta facil aprendela ai por isso fiz os 4 D
Natan Cristao
Natan Cristao

Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/11/2012, 17:30

Você toca ele decorado? Porque lendo partitura, não melhora nada cara. Principalmente naquele trecho do Am do Vivaldi onde você tem um salto inferior de oitavas na nota Lá, na parte da semicolcheias ligadas. Só decorando principalmente os trechos que apresentam maior dificuldades como esse.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty ..

Mensagem  Natan Cristao 15/11/2012, 20:38

leo porque decorar a música?nunca tentei decorar mas vou tentar
Natan Cristao
Natan Cristao

Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/11/2012, 10:16

A musicalidade da pessoa não é tocar partitura. A partitura serve apenas para dois motivos: transmissão da obra na intrega para geração posteriores e para músicos de outras localidade do compositor para transmissão fiel da obra e seu caracter de expressividade como o autor compos.
.
Outro motivo é para você tocar a 1 vista na orquestra. Pois a partitura é apenas para você ter exatamente os elementos de ritmo, expressividade, fraseados e tonalidade, harmonia para você decorar. E outra é para você na orquestra tocar a 1 vista no ensaio, não precisa levar para casa. Só os solistas levam suas partes para decorar. Osoutros naipes, principalmente primeiro e segundo violinos, pode ler a primeira vista, pois a harmonia da música em geral é fácil, dá para ler a primeira vista. Já os solos são sempre dificeis de serem tocados e exige bastante pericia do executante e a interpretação do violinista.
.
O músico ele tem a música na alma, seja qual for o seu instrumento, e o único jeito de transmitir seus sentimentos na música é tocando a música com o coração e parte técnica da música você resolve em casa decorando a música. Depois de resolvida a parte técnica o músico deve tocar de cor e colocar a interpretação, sentimento e expressividade do músico na música. Isso é algo pessoal que não se aprende, é um sentimento que você tem no coração, sua interpretação dentro da dinamicas e fraseados proposto pelo compositor.
.
Nunca você vai ouvir o Perlman tocando Mendelson e o Joshue tocando exatamente iguais. Mesmo eles tendo uma técnica virtuosistica, eles tem sua personalidade, jeito de tocar interpretação diferente da mesma obra. Isso que faz a gente falar poxa, prefiro aquele cara. Ele toca mais! E outro fala, nossa, gostei desse aqui, o cara detona.
.
Mesmo sendo violinistas tecnicamente do mesmo nivel, o sentimento que eles tem na alma, faz a mesma música ser diferente. Por isso é importante você fechar os olhos em no seu quarto, calmamente ouvir violinistas, para você entender o que eles querem transmitir em suas interpretações.
.
O músico é mais do que ler, música é ouvir. O cara que tem essa percepção de ouvir, ele pode até não ser tecnicamente muito bom, mas quando ele pega o violino, ele vai te trazer um sentimento a sua alma. Não basta ser virtuose, você tem que ter aquele carisma, expressividade e personalidade única em sua interpretação. Isso te faz ser único. Isso é beleza da música. Prender a atenção de quem está ouvindo e emocionar as pessoas. Isso você só consegue quando está livre de partituras.
.
Você só é músico de verdade quando você se livra da partitura e começa a tocar com o coração.
.
É nessa fase que eu estou começando a entrar, deixando aquela coisa de ler e fazer música de verdade.
.
Você não vai ver um grande solista lendo uma partitura ao apresentar. Em geral o cara até pode colocar a partitura lá, mas ele não vai olhar nela. Ele vai tocar olhando para o publico ou de olhos fechados transmitindo o seu sentimento da alma.
.
É aquilo que nossos irmãos nós ensinam na 1 aula na escolinha da Igreja: O que é a música?
.
É a arte de manifestar os diversos sentimentos de nossa alma.
.
O cara para trabalhar corretamente todas as didaticas aprendidas com o seu mestre, ele tem que decorar, pois o nosso cerebro é como um processor de computador. Quando mais tarefas você compartilhar o processamento e memoria para executar vai deixar ele lento ou travar de vez.
.
Então quando você diminui a tarefa como decorar a partitura e não ficar lendo em tempo real, você vai usar essa parte do cerebro e do processamento em outras tarefas importantes como dar maior atenção a interpretação e lembrar de coisas importantes posicionamento da postura na execução da técnica e fica mais solto para um movimento coorporal, diria teatral que ajuda demais na interpretação da música. Porque tocar parado feito um poste de energia eletrica, não vai te ajudar em nada na interpretação. Isso é apenas para estudar tecnicas de metodo, um estudo padrão, na postura padrão, mas no palco, você é o artista que tem que mostrar sua arte, você tem que usar todos os elementos para fazer uma boa música a ponto de impressionar as pessoas.
.
Quando você está lendo, sua atenção fica presa a leitura, você não conseguir usar seu processamento do cerebro em outras atividades. Então acaba deixando os vicios reinarem, sonoridade cai muito, o ritmo fica muito preso e interpretação é quase zero.
.
Você vai demorar bastante para decorar, mas quando você decora você resolver os problemas de técnica muito mais rápido do que ficar lendo 1000 vezes a partitura, pois os resultados são excassos.
.
Então se você demora 10 horas para conseguir tocar a música e mesmo assim fica muito meia boca. Com 3 horas de decoração a música você já decora, depois mais 2 horas, você consegue trabalhar técnica, afinação, postura e interpretação e por ultimo expressividade de forma a ter um resultado muito superior a 10 horas de estudos com partitura.
.
Na partitura você consegue 60 por cento do que deve ser feito na concerto. Decorando você consegue 95 por cento. Esse 5 por cento é maturidade do violinista de tanto tocar a música ao longo do tempo.
.
E o decorar a música deve ser ensinado pelo professor desde o comecinho, desde Brilha brilha estrelinha do Suzuki 1.
.
Não é só decorar concertos, também devemos decorar o Hans Sitt principalmente quando é lição de posição 2,3, 4, 5 e assim por diante. O cara decorou a lição ele tem fluencia como uma lingua materna. Não vai ser igual a ler partitura que é uma lingua estrangeira.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty ok

Mensagem  Natan Cristao 16/11/2012, 11:40

£ëø Mø®️£ix escreveu:A musicalidade da pessoa não é tocar partitura. A partitura serve apenas para dois motivos: transmissão da obra na intrega para geração posteriores e para músicos de outras localidade do compositor para transmissão fiel da obra e seu caracter de expressividade como o autor compos.
.
Outro motivo é para você tocar a 1 vista na orquestra. Pois a partitura é apenas para você ter exatamente os elementos de ritmo, expressividade, fraseados e tonalidade, harmonia para você decorar. E outra é para você na orquestra tocar a 1 vista no ensaio, não precisa levar para casa. Só os solistas levam suas partes para decorar. Osoutros naipes, principalmente primeiro e segundo violinos, pode ler a primeira vista, pois a harmonia da música em geral é fácil, dá para ler a primeira vista. Já os solos são sempre dificeis de serem tocados e exige bastante pericia do executante e a interpretação do violinista.
.
O músico ele tem a música na alma, seja qual for o seu instrumento, e o único jeito de transmitir seus sentimentos na música é tocando a música com o coração e parte técnica da música você resolve em casa decorando a música. Depois de resolvida a parte técnica o músico deve tocar de cor e colocar a interpretação, sentimento e expressividade do músico na música. Isso é algo pessoal que não se aprende, é um sentimento que você tem no coração, sua interpretação dentro da dinamicas e fraseados proposto pelo compositor.
.
Nunca você vai ouvir o Perlman tocando Mendelson e o Joshue tocando exatamente iguais. Mesmo eles tendo uma técnica virtuosistica, eles tem sua personalidade, jeito de tocar interpretação diferente da mesma obra. Isso que faz a gente falar poxa, prefiro aquele cara. Ele toca mais! E outro fala, nossa, gostei desse aqui, o cara detona.
.
Mesmo sendo violinistas tecnicamente do mesmo nivel, o sentimento que eles tem na alma, faz a mesma música ser diferente. Por isso é importante você fechar os olhos em no seu quarto, calmamente ouvir violinistas, para você entender o que eles querem transmitir em suas interpretações.
.
O músico é mais do que ler, música é ouvir. O cara que tem essa percepção de ouvir, ele pode até não ser tecnicamente muito bom, mas quando ele pega o violino, ele vai te trazer um sentimento a sua alma. Não basta ser virtuose, você tem que ter aquele carisma, expressividade e personalidade única em sua interpretação. Isso te faz ser único. Isso é beleza da música. Prender a atenção de quem está ouvindo e emocionar as pessoas. Isso você só consegue quando está livre de partituras.
.
Você só é músico de verdade quando você se livra da partitura e começa a tocar com o coração.
.
É nessa fase que eu estou começando a entrar, deixando aquela coisa de ler e fazer música de verdade.
.
Você não vai ver um grande solista lendo uma partitura ao apresentar. Em geral o cara até pode colocar a partitura lá, mas ele não vai olhar nela. Ele vai tocar olhando para o publico ou de olhos fechados transmitindo o seu sentimento da alma.
.
É aquilo que nossos irmãos nós ensinam na 1 aula na escolinha da Igreja: O que é a música?
.
É a arte de manifestar os diversos sentimentos de nossa alma.
.
O cara para trabalhar corretamente todas as didaticas aprendidas com o seu mestre, ele tem que decorar, pois o nosso cerebro é como um processor de computador. Quando mais tarefas você compartilhar o processamento e memoria para executar vai deixar ele lento ou travar de vez.
.
Então quando você diminui a tarefa como decorar a partitura e não ficar lendo em tempo real, você vai usar essa parte do cerebro e do processamento em outras tarefas importantes como dar maior atenção a interpretação e lembrar de coisas importantes posicionamento da postura na execução da técnica e fica mais solto para um movimento coorporal, diria teatral que ajuda demais na interpretação da música. Porque tocar parado feito um poste de energia eletrica, não vai te ajudar em nada na interpretação. Isso é apenas para estudar tecnicas de metodo, um estudo padrão, na postura padrão, mas no palco, você é o artista que tem que mostrar sua arte, você tem que usar todos os elementos para fazer uma boa música a ponto de impressionar as pessoas.
.
Quando você está lendo, sua atenção fica presa a leitura, você não conseguir usar seu processamento do cerebro em outras atividades. Então acaba deixando os vicios reinarem, sonoridade cai muito, o ritmo fica muito preso e interpretação é quase zero.
.
Você vai demorar bastante para decorar, mas quando você decora você resolver os problemas de técnica muito mais rápido do que ficar lendo 1000 vezes a partitura, pois os resultados são excassos.
.
Então se você demora 10 horas para conseguir tocar a música e mesmo assim fica muito meia boca. Com 3 horas de decoração a música você já decora, depois mais 2 horas, você consegue trabalhar técnica, afinação, postura e interpretação e por ultimo expressividade de forma a ter um resultado muito superior a 10 horas de estudos com partitura.
.
Na partitura você consegue 60 por cento do que deve ser feito na concerto. Decorando você consegue 95 por cento. Esse 5 por cento é maturidade do violinista de tanto tocar a música ao longo do tempo.
.
E o decorar a música deve ser ensinado pelo professor desde o comecinho, desde Brilha brilha estrelinha do Suzuki 1.
.
Não é só decorar concertos, também devemos decorar o Hans Sitt principalmente quando é lição de posição 2,3, 4, 5 e assim por diante. O cara decorou a lição ele tem fluencia como uma lingua materna. Não vai ser igual a ler partitura que é uma lingua estrangeira.
E Leo vlw dnovo tem coisas que meu prof nunca dic para mim cm vc fala para td mundo aki vlwwwwwwww msm Smile Surprised
Natan Cristao
Natan Cristao

Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/11/2012, 12:31

Um forte abraço. Qualquer dúvida estou a sua disposição.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty a

Mensagem  Natan Cristao 16/11/2012, 13:30

£ëø Mø®£ix escreveu:Um forte abraço. Qualquer dúvida estou a sua disposição.
lol Leo deus te abençoe tava tocando o suzuki vol4 seitz n3 ai fiz ela toda de olho fechado tem muita diferença de fazer lendo e decorado a pessoa não cança e cm ta vuando mas pra mim 1mus decorada e esquizito ta molengao.mas ta file o som tá bem suave e o braço e mão meu tá solto file
Natan Cristao
Natan Cristao

Mensagens : 85
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS Empty Re: EXERCÍCIOS PARA AGILIDADE DOS DEDOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos