Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Treinamento - Dores nos dedos/mão I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Treinamento - Dores nos dedos/mão

2 participantes

Ir para baixo

Treinamento - Dores nos dedos/mão Empty Treinamento - Dores nos dedos/mão

Mensagem  Sir Vibratto 23/4/2013, 11:44

Eu gostaria de saber como evitar dores nas mãos, devido a pratica. No meu caso, eu toco guitarra e violão (há 7 anos), e além disso pratico o Speedcubing - que é a resolução de quebra-cabeças rapidamente - há 3 anos. Devido a isso tudo tenho dores na mão, nos dedos, que duram dois dias ou mais e que estão impedindo de eu treinar mais o violino, o qual pratico a cerca de um mês.
Então eu queria saber com vcs que têm mais experiencia que eu, como eu devo proceder, pois não quero parar de tocar e aprender o violino por conta disso, até porque tenho muito tempo ainda pra treinar e praticar.
Sir Vibratto
Sir Vibratto

Mensagens : 13
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Treinamento - Dores nos dedos/mão Empty Re: Treinamento - Dores nos dedos/mão

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/4/2013, 15:17

Sir Vibratto escreveu:Eu gostaria de saber como evitar dores nas mãos, devido a pratica. No meu caso, eu toco guitarra e violão (há 7 anos), e além disso pratico o Speedcubing - que é a resolução de quebra-cabeças rapidamente - há 3 anos. Devido a isso tudo tenho dores na mão, nos dedos, que duram dois dias ou mais e que estão impedindo de eu treinar mais o violino, o qual pratico a cerca de um mês.
Então eu queria saber com vcs que têm mais experiencia que eu, como eu devo proceder, pois não quero parar de tocar e aprender o violino por conta disso, até porque tenho muito tempo ainda pra treinar e praticar.

Olá, meu nobre e inestimavel amigo. Tudo bem?
.
Toda vez antes de pegar no violino é de suma importancia que você faça alongamentos e aquecimentos. Alongamentos para coluna, braços, punho, e principalmente para as mãos e dedos. Reserve pelo menos alguns minutos para esse aquecimento.
.
Antes de sair tocando, faça todos os dias o aquecimento fazendo exercicios em cordas soltas, da uma descançada de 5 minutos e depois faça escalas, se possivel subindo 3 oitavas. Depois disso você da uma descançada de 5 minutos e parte para os exercicios pesados.
.
Se sair tocando sem isso, faltamente pode lesionar a musculatura e provocar doenças como tendenite.
.
Sempre que for tocar, foque seus estudos encima de relaxamento. Tensionou? Pare imediatamente e vai tomar um cafezinho, passar breu no arco e volte. Violino é um instrumento para ser tocado relaxado e natural.
.
Como eu disse é importantissimo que sua espalheira esteja confortavel a sua anatomia. É questão de saúde isso, não apenas de conforto como algumas pessoas pensam. Não exite em investir em uma boa espalheira que dê certo ao seu formato de ombro. A queixeira é outro ponto importantissimo, precisar comprar outra espalheira que fixe o violino bem ao seu formato de queixo de modo que tenha leveza e firmeza ao mesmo tempo. É complexo o assunto.
.
Outro ponto que você não pode ignorar jamais! É ter um violino bem regulado e ajustado, isso é importantissimo! Pois influencia diretamente na técnica e em sua saúde. Tem que ter um violino que tenha entonação, equilibrio e claro que seja muito macio.
.
Importante é estudar todos os santos dias, se você ficar uma semana sem pegar no violino, depois quando vai pegar, você vai sentir dores mesmo e claro, a perda da técnica, ritmo de estudos vai fazer o seu esforço ser 10 vezes mais e creio ansiedade causa tensão. Falo isso porque é experiencia. Quanto você não tem firmeza no que faz, isso te deixa apreensivo. O violinista é inseguro por natureza porque precisa construir o seu som, precisa convencer e encantar o ouvinte, falando claramente precisar ser aceito e receber elogios, ser admirado. Isso causa insegurança e ansiedade, ou seja o medo de errar. O violinista ele tem que ser exibido, é exibido de natureza por causa dessa psique, tudo isso influencia na tensão da musculatura e faz ela fica rigida, normalmente causa dor.
.
Então o conselho é o seguinte: fale com o psicologo a respeito disso, ele vai te orientar a perder o medo de errar. Procure um psicologo violinista, ele vai te entender muito melhor. Outro coisa é que se as dores persisterem depois de todo alongamento e aquecimento essa disciplina e psicologia, pode ser que você tenha já a musculatura lesionada por outras atividades, então você tem que procurar um fisoterapeuta.
.
Você também tem pensar o seguinte, tocar violino é prazeroso é uma terapia, mas ela exige sacrificios, você tem cortar as unhas bem curtinhas e mante-las curtinhas. Corte toda semana, pois qualquer ponta de unha é o suficiente para atrapalha a agilidade dos dedos e criar tensão, principalmente no vibrato. É um pouco diferente de violão onde o mestre manda o seu aluno deixar a unha cumprida da mão direita para ajudar no dentilhado das cordas da mão direita.
.
Essa questão de sacrificio, você tem abdicar de muita coisa, como esforço nos dedos e mãos, não pode carregar peso, evitar de carregas as coisas com a mão, principalmente pesadas. Não pode fazer musculação para ganho de massa. Não pode trabalhar com serviços que exigam muito das mãos ou braços. É complicado.
.
A musculação para ganho de resistencia é até boa, eu recomendo a fazer, mas esportes que usem mãos, etc é ruim para pratica do violino.
.
Tem que evitar andar de moto, parece frescura, mas tudo isso faz a diferença para que a pessoa seja um violinista bom. Não é questão de ser virtouse, pois isso é mais do que obrigatorio para quem é virtuose ou aluno avançado, mas principalmente quem é iniciante tem que entender essa mecanica, psicologia do violinista. Só assim você tem resultados e evita dores.
.
Precisa entender o seu corpo antes. Outros fatores também tecnicos influenciam bastante, como apoiar a mão esquerda no braço do violino. É um vicio terrivel que causa dores, posicionamento do violino no peito, postura, tecnicas propriamente ditas. Precisa de bom, melhor dizendo bom é pouco, precisa de um professor excepcional que entenda esses lances para resolver os seus problemas 1 dia por semana.
.
Sem professores ou com professores incapacitados ou curiosos a chance de dores e aprender vicios é enorme. Para tirar depois é complicado. Não dê credito a profissionais que dizem que é assim mesmo, pois não é. Senti dor é sinal de que tem coisa errada ou melhor coisas erradas!!!
.
E também o guitarrista ele tende a força muito a mão, porque tem que estudar, fazer acordes, solos. Se você pegar no violino, vai sentir dores mesmo, mas é por causa do excesso de esforço da musculatura. É como um cara que jogar no Barcelona e depois quer no mesmo dia jogar na seleção brasileira. Vai ter pernas para correr no ultimo jogo?
.
Sempre que for estudar, procure acordar de manhã e estude violino antes de tudo. Depois a noite você estuda guitarra. Pois o violino é mais sensivel, requer estar 100 por cento. Concentração total e bem relaxado.
.
No que precisar estou a sua disposição. Um forte abraço. Deus te abencoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos