Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Escalas        I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Escalas        I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Escalas        I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Escalas        I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Escalas        I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Escalas        I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Escalas        I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Escalas        I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Escalas        I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Escalas

3 participantes

Ir para baixo

Escalas        Empty Escalas

Mensagem  Louysie 9/7/2013, 14:26

algumas dúvidas sobre escala menor..
qual das escalas menores natural, harmônica e melódica natural,
é mais usada na igreja? 

se o louvor estiver em la menor eu considero que o padrão é que esteja na escala melódica natural? 

ai no caso do la menor, ela é equivalente ao dó maior só pra essa escala melódica natural, se fosse a escala menor natural ou a harmônica o lam e doM não seriam equivalentes neh?

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas        Empty Re: Escalas

Mensagem  Alexandre 9/7/2013, 14:51

violina escreveu:algumas dúvidas sobre escala menor..
qual das escalas menores natural, harmônica e melódica natural,
é mais usada na igreja? 

se o louvor estiver em la menor eu considero que o padrão é que esteja na escala melódica natural? 

ai no caso do la menor, ela é equivalente ao dó maior só pra essa escala melódica natural, se fosse a escala menor natural ou a harmônica o lam e doM não seriam equivalentes neh?

 eu nao entendi nada do que falou mas tudo bem
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas        Empty Re: Escalas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 10/7/2013, 12:36

violina escreveu:algumas dúvidas sobre escala menor..
qual das escalas menores natural, harmônica e melódica natural,
é mais usada na igreja? 

se o louvor estiver em la menor eu considero que o padrão é que esteja na escala melódica natural? 

ai no caso do la menor, ela é equivalente ao dó maior só pra essa escala melódica natural, se fosse a escala menor natural ou a harmônica o lam e doM não seriam equivalentes neh?

Olá minha querida e inestimavel Louyse. Tudo bem?
.
Existem várias escalas menores ou variações dela.
.
Dentro da escala maior tem sua relativa menor. Na verdade a escala menor pura (Natural, etc), ela nada mais é que a escala maior começando pelo VI grau. São as mesmas notas, o que diferencia na verdade é o seu berço (Inicio), pois na maior começa pela Fundamental, nota principal ou melhor pela Tônica. Isso é que chamamos de escala menor pura ou natural como preferir.
.
Partindo disso se você for analisar uma partitura para saber se ela é menor ou maior, uma grande indicação é sempre a última nota que termina a composição, em geral ela termina em sua Tônica. Pode começar também pela Tônica ou pela mediante (III) da tônica ou  (V) Dominante da tônica.
.
Importante também dar uma olhada  no campo harmonico da composição para indentificar os sustenidos ou bembois que podem dar indicação se é melodica ou harmonica.
.
Na escala cigana ela é menor pura com quarta aumentada ou melhor é escala maior com sobretônica aumentada. 
.
No caso da escala menor harmonica ela tem o VII grau aumentado ou seja é como se você tocar a maior com quinta aumentada. Para não se caraterizar a VII como sensivel, por causa do aumento ascendente em meio tono.

.
No caso da escala menor melodica ela tem seus graus aumentados no VI e VII e na descida ela são bequadros ou seja, voltam ao seu estado de origem na escala pura. Pensando em maior seria quarta aumentada e quinta aumentada e depois elas voltam ao seu estado de origem que seria quarta menor e quinta maior que são intervalos justos.
.
Vamos ver um exemplo mais pratico:
.
Pensando no exemplo que você sugeriu acima:
.
Do Maior (M do maior é maiusculo e do menor em minusculo, é um jeito de facilitar as analises estruturais e funcionais).
.
Do - Re - Mi - Fa - Sol - La - Si
.


>>> Graus: <<<

.

I - II - III - IV - V - VI - VII

.

>>> Função: <<<

.
Tônica - SobreTônica - Mediante - Subdominante (Dominante inferior) - Dominante - SobreDominante  (Que da origem as escalas menores) -  Sensivel.
.
La menor:
.
La - Si - Do (Tonica da escala maior e o grau que determina o modo da escala) - Re - Mi - Fa - Sol
.

Qual a função ou grau que determina o modo da escala? É justamente o III grau que se for uma terça maior  ou terça menor determina se a escala é maior ou menor, indepentemente de onde começa a composição.
.
Pois uma escala você pode até começar pela VI grau que no caso seria o La, porém se o III grau da escala menor ele for um Do #, ele se refere a tonalidade de Lá maior que contém 3 sustenidos (Fa, Do, Sol), então a escala estaria em La Maior e não la menor.
.
Mas se o Do for natural, ele será uma terça menor pois o Do natural não faz parte da Tonalidade de La Maior, porém de La menor ou seja de Do maior que é relativo da escala menor.
.
Pois toda escala maior tem sua relativa menor, você pode indentificar subindo uma sexta maior ou descendo uma terça.
.
Re maior sua relativa é Si  você desce uma terça: Re, Do, Si ou sobe uma sexta: Re, Mi, Fa, Sol, La, Si.
.
Eureka, achamos sua relativa menor. Isso vale para escalas maiores que são 12 escalas maiores (Sons reais) e 3 enharmonicas (Frequencias iguais com nomes diferentes), totalizando 15 escalas maiores.
.

Então a relativa de Do Maior que é La menor:
.
Escala menor pura:
.
La - Si - Do - Re - Mi - Fa - Sol - La
.
Escala menor harmonica:
.
La - Si - Do - Re - Mi - Fa - Sol# (Aumentado em meio tono o sexto grau da menor ou quinta aumentada da maior) - La
.
Escala menor melodica:
.
La - Si - Do - Re - Mi - Fa# (Quarta aumentada da escala de Do Maior que é VI grau da menor) - Sol# (Quinta aumentada da escala de Do Maior que é VII grau da menor) - La - Sol bequadro (Volta ao estado de origem pura) - Fa bequadro (Volta ao estado de origem pura) - Mi - Re - Do - Si - La.
.
Nesse meio termo ainda existem escalas modais dentro das tonalidades:
.
O modo Dórico da escala de La: Seria Fa #.
.
O modo eolio de Do maior, seria justamente bequadro em todas as notas ou seja a escala menor pura.
.
Porém o modo Jonio de La Maior, seria justamente a escala maior de La (Fa # - Do #- Sol #).
.
O modo mixolidio de Do maior: Seria Si bembol.
.
A escala de La Maior e La menor são homonimas, Escalas que tem a mesma tonica porem de modos diferentes).
.
No caso o La menor antigo ou natural é equivalente exatamente a escala de Do maior. Já harmonica tem alteração no sétimo grau subindo em meio tono, essa é diferença. No caso da melodia ela é mista, tem alteração ascendente em meio tono no sexto e setimo graus e depois voltam ao estado original.
.
Alguma duvida?
.
No que precisar estou a sua disposição.
.
Um beijão carinhoso.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas        Empty Re: Escalas

Mensagem  Louysie 12/7/2013, 18:08

entendiii, hmm por isso dizem que é melhor começar aprendendo piano/ violão antes de outros instrumentos.. é mais fácil entender essa parte teórica neles, eu vi uns vídeos mostrando a formação de acordes no teclado e entendi encaixando a parte teórica das escalas..

por enquanto sem dúvidas, obrigada! =]

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas        Empty Re: Escalas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 12/7/2013, 18:49

violina escreveu:entendiii, hmm por isso dizem que é melhor começar aprendendo piano/ violão antes de outros instrumentos.. é mais fácil entender essa parte teórica neles, eu vi uns vídeos mostrando a formação de acordes no teclado e entendi encaixando a parte teórica das escalas..

por enquanto sem dúvidas, obrigada! =]

Uma grande parte dos pianistas e do pessoal que tocam violão são analfabetos. Tocam de ouvido, mas não sabem explicar e nem colocar isso no papel e alguns por não saber parte da estruturação harmonica não sabem improvisar corretamente, colocam notas erradas nos lugares errados.
.
Na verdade isso é obrigação de todo pianista e violonista saberem de cor e salteado. Acho importante todo violinista passar certo tempo no piano, apenas com o objetivo de entender harmonia e melhorar a afinação. O problema que quase não temos tempo de estudar violino, imagina piano?! Violão eu particularmente não sou fã. Não gosto muito. Porém um instrumento harmonico é importatissimo para o aprendizado de quem toca instrumento melodico.

.
Mas isso não é exclusividade deles, todos os músicos e inclusive os violinistas tem que saber isso. Por isso foi importantissimo sua pergunta, pois mostra que você está em constante pesquisa e evolução.
.
O violinista não basta saber somente tocar, tem que saber muitas mais coisa, por isso possibilidade ele saber o que está fazendo, porque está fazendo e como fazer.
.
No piano a visualização é muito fácil a respeito dos acordes, minha professora de estruturação ela imprimiu um tecladinho em um folha A4 para quem não era pianista pode visualizar tudo, eu particularmente não usei, porque gostava de visualizar tudo na cabeça, mas era muito util para os demais.
.
No violão se torna um pouco complicado essa visualização, muitos violonistas acabam por decorar o acorde (Posição) porém não sabe porque é o que ali.
.
Para nós que não somos pianistas e nem violonistas, certamente é um pouco mais dificil, até porque não estamos acostumado a improvisar, sabemos apenas ler a partitura (Quando sabemos, rs*), porém não temos a visão harmonica da coisa e muitas vezes recebemos a partitura apenas nossa parte (1 ou 2 violino) e não temos a harmonia, isso nos limita demais. Muitas vezes o primeiro violino está fazendo a sétima ou nona, quinta. A fundamental fica com o Cello e o Contrabaixo reforçando e fazendo "A cama".
.
A terça pode ficar com viola e a quinta com segundo violino. Isso quando não tem primeira ou segunda inversões no acorde.
.
O solista faz a melodia.
.
É interessante estudar harmonia e contra ponto justamente para compor melodias, improvisar, arranjar. É importantissimo ter conhecimentos do Ian Guest ou do Almir Chediak. São livros muito bons de harmonia.
.
O problema da música hoje em dia é falta da harmonia. A maioria dos arranjadores e compositores não sabem compor corretamente. Pois a beleza da composição é o contra-ponto, seja ele nota a nota ou não.
.
Acho que por isso eu gosto demais dos corais do Bach, aqueles contra pontos sensacionais. E as fugas então? Maravilhosas. Amo Vivaldi, Mozart até Beethoven, depois o negocio desandou... Estamos em um retrocesso. Involuindo em vez de evoluir.
.
Por isso tem alguns orquestra até bem arranjadas, porém os músicos são idiotas, pois ao oitavar as vezes, você acaba por modificar a harmonia, pois dependendo da nota e sua tessitura, ela passar a ser outra coisa, outro acorde. Se você oitava o primeiro violino, cria-se um buraco que ninguem preenche. Se o Cello oitavar, passa a ser uma inversão, se o segundo violino oitava, já da zebra, pois além de abrir um buraco harmonico, passa a ser outro acorde.
.
Por isso é importante cada instrumento dentro de sua tessitura está dentro do que o compositor escreveu. Não sair fora.
.
Outra coisa importante é timbragem da orquestra, pois o Soprano que é o primeiro violino ou quem estiver com o solo, seja o oboe, clarinete, sax, trompete tem que prevalecer. Se for o primeiro violino, todos tem que tocar de forma mais harmonica ou seja timbrar a orquestra e dar enfase para quem está com o solo.
.
O compositor não pode ser idiota, tem que compor sabendo e explorando as carateristicas timbristicas e tessituras de cada instrumento para não cometer gafes. Pois a parte que faz a harmonia, tem que tocam de forma confortavel e fácil.
.
O solista tem que arrebentar a boca do balão. O compositor pode e deve ferrar o solista, colocando coisas complexas e tirando o maximo de virtuosidade do "cara".
.
No que precisar estou a sua disposição.
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas        Empty Re: Escalas

Mensagem  Louysie 12/7/2013, 22:46

não tinha parado pra pensar nessa harmonia com as cordas [cello, viola e violinos],por isso a viola faz tanta falta.. o cello faz a tônica e o 2º violino ja está la na 5ª.. na minha igreja tem um cello e 4 violinos, eu escolhi tocar sempre fazendo notas mais graves pq o som do violino é muito estridente na corda mi (o violino é um nhurerson) e eu não gosto de jeito nenhum.. eu treino em casa pq quero ser 1º violino.. é engraçado que é mais fácil fazer de ouvido as notas mais agudas, sem decorar a posição do que decorando e fazendo.. [isso é péssimo na hora de tocar e fazer a melodia sem a posição certa] eu brinco de por no youtube vivaldi e tocar varias vezes as partes mais agudas (4a e 5a posição) que repetem toda hora.. ai eu vou tocando e tentando afinar.. é divertido rsrs eu vou tentando tocar corda dupla com intervalo de terça,mas ainda não peguei o jeito da 4ª posição nas outras cordas.. eu sei que algumas é na mesma reta, tenho que treinar mais isso....

Louysie

Mensagens : 378
Pontos : 384
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas        Empty Re: Escalas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 12/7/2013, 23:20

violina escreveu:não tinha parado pra pensar nessa harmonia com as cordas [cello, viola e violinos],por isso a viola faz tanta falta.. o cello faz a tônica e o 2º violino ja está la na 5ª.. na minha igreja tem um cello e 4 violinos, eu escolhi tocar sempre fazendo notas mais graves pq o som do violino é muito estridente na corda mi (o violino é um nhurerson) e eu não gosto de jeito nenhum.. eu treino em casa pq quero ser 1º violino.. é engraçado que é mais fácil fazer de ouvido as notas mais agudas, sem decorar a posição do que decorando e fazendo.. [isso é péssimo na hora de tocar e fazer a melodia sem a posição certa] eu brinco de por no youtube vivaldi e tocar varias vezes as partes mais agudas (4a e 5a posição) que repetem toda hora.. ai eu vou tocando e tentando afinar.. é divertido rsrs eu vou tentando tocar corda dupla com intervalo de terça,mas ainda não peguei o jeito da 4ª posição nas outras cordas.. eu sei que algumas é na mesma reta, tenho que treinar mais isso....

Sabe o que acontece, a maiorias das pessoas são hipocritas, eles tende a achar quem é primeiro violino é melhor. Não é! Isso não é minha culpa, nem sua e nem de ninguém, mas é isso que o sistema hoje coloca em nossas cabeça desde a primeira arcada quando começamos a estudar.
.
Cada pessoa na orquestra tem sua importancia. É de fundamental importancia divisão de vozes. Um belo exemplo que você falou é viola. Ninguém gosta de tocar viola, são rarissimas, por quê? Elas quase não fazem o solo e praticamente temos a impressão que ela não aparece na orquestra.
.
Na verdade a viola preencher a harmonia, dá muita vezes a sensação de modalidade principalmente quando ela está com a terça do acorde. Se não tem viola, fica um buraco uma indecisão, tipo o cara que não sabe se vai levar o guarda chuva no dia nublado. Ele leva ou não leva? Se fizer sol? Ah, se chover? Não sei se vou, acho que eu vou. Ih, está chovendo. Ah, não é só um pinguinho de agua. É maior ou menor?
.
Segundo violino é aquele negocio de tensão, gera uma força, uma tensão, quer ser a dominante. Pode não existir, mas se existir pode gerar o tritono, pode dar a tensão. É tipo você enviar o seu dedo na tomada de 220 volts. Vai ser chocante, saca? rs*
.
E o Cello? Quanto não tem Cello, parece o cara que quer deitar, mas não pode, não tem a cama. Você está de pé, mas não está bom, você fica incomodado, não tem a fundamental, sua base, seu apoio. Não chega aquele encorpamento. O contrabaixo nem precisa, ele apenas vai reforçar o Cello uma oitava abaixo. Já dá aquele conforto, mas tendo o Cello é primordial.
.
Agora o primeiro violino é a cereja do bolo, você bota uma setima maior, setima menor, uma nona, enfim é aquela menina que você é apaixonado e vê ela toda maquiada, perfumadinha dando mole para você. Vai uma piscadinha, aqui, outra ali. rs*
.
Agora o Solista é o encapetado.  Ele chega para quebrar tudo, é tipo manifestante com bomba nas mãos. Chega detonando. rs*
.
Na verdade o primeiro violino é para quem gosta de som super agudos. Já o segundo violinos de som mais graves, não é necessariamente na primeira posição, pois o violinista que é inteligente, ele não toca mudando de corda na segunda posição e sim sobe de posição na corda que estiver como se fosse a corda Mi no primeiro violino. Eu acho na verdade a diferença deve ser mesmo para quem gosta de som grave no violino deve fazer segundo violino.
.
O cara bom mesmo não é o Spalla, pois a politicagem, influencia, graninha no bolso coloca o cara na primeira cadeira. Não existe na maioria das orquestras o cara que é realmente bom sentar na primeira cadeira, mas sim o cara que é bem relacionado, muito politiqueiro e tem fortes interesses para que ele seja o spalla e muitas vezes nem toca tão bem como os seus concertinos e outros músicos que sentam na 5 ou 6 cadeira.
.
Pior de tudo que é função de Spalla praticamente não existe mais, pois o Spalla hoje é cara que senta na primeira cadeira, não é necessariamente o que deveria ser, que é liderar o demais músicos, ter decisões e resolver os problemas que surgem no meio da orquestra, fazer teste em músicos, ajudar o maestro, realmente ser o ombro do maestro. Falar duro quando tem que falar, ser psicologo dos demais músicos, assumir a responsabilidade quando alguma coisa da errada, ser o ponto de referencia dos demais violinistas, pagar umas pizzas depois do concerto. kkkkkkkkkkk
.
Tem que ser sugestivo quando ao repertorio, marcar as arcadas dos demais violinistas. Fazer solos. Ter autoridade, respeito, carisma e conhecimento musical acima dos demais, pois um dia ele vai assumir a função de maestro. O maestro não é o melhor músico da orquestra mas sim aquele que detém o maior conhecimento dentro os músicos que ele está liderando. Não vejo mais isso em orquestra. Alguns Spallas são burros demais. Todo mundo puxa saco do Spalla pensando que ele é o cara. Pobre ilusão.
.
Como eu disse anterior, se o maestro não for uma besta vai pegar arranjos para 4 vozes ou 5 vozes, dependendo pode ser até mais vozes:
.
Primeiro Violino A, primeiro violino B, segundo violino A segundo violino B, primeira viola, segunda viola.
.
Esse negocio de tocar em unissono todos os instrumento é coisa de compositor burro ou maestro idiota. A beleza da música é justamente a harmonia em vozes fazendo o contra-ponto, nota por nota ou não, em movimento contrário ou obliquo.
.
Isso é música de verdade.
.
Você pode até fazer dependendo do tamanho de sua orquestra, Primeiro Violino, Segundo Violino, Viola e Cello. É uma bela camerata.
.
Agora se for uma orquestra Sinfonica ou Filarmonica (No passado dizia-se que uma orquestra sinfônica era integrada por músicos profissionais remunerados, enquanto uma filarmônica era composta só por músicos amadores, que se reuniam pelo prazer da música.), pode se abrir as vozes e compor para o violinos A e B.
.
Por isso Bach foi o gênio que foi. Ele foi o rei do Contra-ponto e da Fugga.
.
Se você estudar o Hans Sitt de posições, vai ter muita facilidade na leitura de posições, pois afinação é conferir intervalos, isso o Sitt não resolve e nenhum método conhecido resolve. Afinação é uma luta para toda a vida em qualquer posição.
.
É complicado hoje as orquestras no Brasil.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escalas        Empty Re: Escalas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos