Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Olá, me ajudem por favor! D: I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Olá, me ajudem por favor! D:

3 participantes

Ir para baixo

Olá, me ajudem por favor! D: Empty Olá, me ajudem por favor! D:

Mensagem  Sarita Phozani 15/7/2013, 16:39

Olá,toco violão e guitarra mas o meu sonho é tocar violino! Comprei meu violino ontem da marca Michael foi uns 600 e pouco! Tenho algumas dúvidas,se puder por favor me ajudem! " Para ser sincera eu não sei nada de violino haha "

Dúvida 1 - Não consigo afina-lo, quando afino uma corda a outra desafina! Se por exemplo afinar a quarta corda (G) a primeira corda (E) desafina. Como resolver esse problema de afinar uma corda e desafinar outra?
 
Dúvida 2 - Deixo o cavalete no meio dos dois "f" do violino mesmo o tracinho deles. Esta certo?

Dúvida 3 - Só toca violino quem sabe partitura? Esse é o jeito certo de tocar? sei da existência do Método Suzuki, mas o certo seria aprender partitura? e teoria musical?

Dúvida 4 - Pode-se afinar violino com afinador elétrico? GDAE ou precisa de um afinador especial para violinos? 

Se puder por favor, mandem links de apostilas de violino,teoria musical e se existir alguma apostila que ensine partitura também :/ Eu não achei nada a respeito, é muito escasso o conteúdo de violino na internet. Só sei cifras e tablaturas porém quase não sei nada de teoria musical e nada de partitura!

Muito obrigado! abraço a todos!Very Happy
Sarita Phozani
Sarita Phozani

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, me ajudem por favor! D: Empty Re: Olá, me ajudem por favor! D:

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/7/2013, 02:03

Sarita Phozani escreveu:Olá,toco violão e guitarra mas o meu sonho é tocar violino! Comprei meu violino ontem da marca Michael foi uns 600 e pouco! Tenho algumas dúvidas,se puder por favor me ajudem! " Para ser sincera eu não sei nada de violino haha "

Dúvida 1 - Não consigo afina-lo, quando afino uma corda a outra desafina! Se por exemplo afinar a quarta corda (G) a primeira corda (E) desafina. Como resolver esse problema de afinar uma corda e desafinar outra?
 
Dúvida 2 - Deixo o cavalete no meio dos dois "f" do violino mesmo o tracinho deles. Esta certo?

Dúvida 3 - Só toca violino quem sabe partitura? Esse é o jeito certo de tocar? sei da existência do Método Suzuki, mas o certo seria aprender partitura? e teoria musical?

Dúvida 4 - Pode-se afinar violino com afinador elétrico? GDAE ou precisa de um afinador especial para violinos? 

Se puder por favor, mandem links de apostilas de violino,teoria musical e se existir alguma apostila que ensine partitura também :/ Eu não achei nada a respeito, é muito escasso o conteúdo de violino na internet. Só sei cifras e tablaturas porém quase não sei nada de teoria musical e nada de partitura!

Muito obrigado! abraço a todos!Very Happy

Olá, tudo bem moça?
.
Que bacana que toca guitarra. Eu acho lindo uma mulher tocando guitarra!!! Muito legal.
.
De todas as opções de compra, você fez a pior. Hoje os melhores violinos do mercado são sem sombra de dúvidas os Mavis e depois os Eagles.
.
O Michael ele tem um sério problemas nos graves do violino, até para regular, você sua, mas não consegue chegar em um equilibrio satisfatório e encoorpamento dos graves.
.
Nos agudos não são tão ruins, porém nada de excelencia!!!
.
Você sabe todo violino de fábrica ao sair da loja, deve passar por mãos de um luthier para os ajustes básicos e necessários a todos os violinos de fábrica. Então você deve levar o seu violino em um luthier para regular ele. É necessário trocar o cavalete, pois o que vem é muito ruim e a madeira é de pessima qualidade, troca a alma também que tem qualidade ruim, ajustar a pestana, polir o espelho, retirar o verniz do braço, redmensionar as cravelhas, ajustar outros probleminhas para deixar o seu violino decente para o aprendizado para você usufruir o que o seu violino tem de melhor a lhe oferecer.
.
Se você precisar de meus serviços como luthier para regular o seu violino, envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Resposta 1: O violino é um instrumento tem que uma tensão bem maior entre as cordas mais agudas, deixando elas mais sensiveis. A matematica da coisa é justamente essa, afinou uma corda, desafinar das 3 outras cordas. Por quê? Ao afinar você acabar tensionando determinada corda e consequentemente o sistema de estandarte é como uma balança, colocou peso de um lado o tira o peso do outro.
.
Então é necessário você afinar uma corda, afina a outra, afina outra e depois a ultima. Volta na primeira e reafina novamente e assim por diante. Vai ter que fazer isso umas três vezes. Quando chegou quase na afinação, tente afinar pela cravelhas o dando o giro o minimo possivel ou então usando o microafinadores instalados no estandarte. Pois se der um giro mais brusco com certeza seja para deixar mais alto ou baixo a afinação a outra corda vai perder afinação.É um exercicio de paciencia e de entender o mecanismo da afinação no violino.
.
Outro detalhe é que se suas cravelhas não tiverem devidamente ajustadas, dimensionadas, lubrificadas e com a furação correta na caixa de cravelhas, você vai sofrer muito mais ainda para afinar. Se começa a voltar toda hora a afinação ou as cravelhas desgiragem, dar umas travadinhas ou ranger. Só luthier para dar jeito!
.
Resposta 2: O cavalete tem que estar alinhado com o FF no tracinho dele. Porém em violinos de fábrica nem sempre eles estão cortados corretamente. Já vi muito violino com o tracinho de um lado mais para baixo e do outro lado mais para cima. Isso desalinha o cavalete. Portanto alinha mais ou menos no olho com ajuda de uma regua para imaginar uma linha reta.
.
Resposta 3: Tem gente que mal sabe ler partitura e toca violino, porém o cara que manjar muito de escalas e improvisão. Ele vai criar suas linhas melodicas. Isso serve para você tocar no popular, jazz, blues, rock etc. Pode tirar músicas de ouvido para tocar com playback  ou com um pianista popular.
.
Porém se você quiser tocar em uma orquestra ou ser solista, orquestra de camera e quiser ser profissional, não tem como não pensar em aprender ler. Outra o músico que não sabe ler partituras é um músico cego. Incompleto. Mesma coisa é músico que não tem ouvido, não sabe tirar música de ouvido é um músico surdo. Porém o ouvido no músico é de suma importancia, pois trabalhamos com a arte dos sons. Mas se o cara quer evoluir e ser um músico com conhecimento é primordial aprender a ler partituras.
.
O Suzuki é um método mais complementar e para repertório. O músico que quer ser levado a sério tem que estudar métodos de técnica, como Laoureux, Hans Sitt, Kayser da vida, Kreutzer. rs*
.
É importantissimo para o violinistas fazer aula com um professor top e saber muita teoria musical, história da música, percepção ritmica e melodica, solfejo, harmonia. Isso se quiser ser levado a sério.
.
Resposta 4: Pode usar um afinador especial: o ouvido!!! Os afinadores digitais eles não são precisos, deixam muito a desejar. Tem que estar muito bem calibrado, porém não estão. No inicio pode até afinar com o afinador digital. Mas você que é guitarrista e já deve ter um bom ouvido, logo descarte o afinador digital ou afine pelo gerador de Tom que é mais preciso do que o outro modo. Compre logo um diapasão de gafo para afinar a corda La, depois atrave dela afine as demais tocando cordas duplas e afinando por quinta justa.
.
Para aprender a teoria música: Compre o livro do Bohumil Med, Osvaldo Larceda, Maria Luiza Priolli e Bona para aprender solfejo. Quando aos métodos de violino, estude pelo Laoureux.
.
Eu vendo um vasto material de estudos para violino, se tiver interesse, envia um email para mim.
.
No que precisar estou a sua disposição.
.
Um beijo moça bonita.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, me ajudem por favor! D: Empty Re: Olá, me ajudem por favor! D:

Mensagem  GAB080299 16/7/2013, 14:32

O que significa afinar por quintas justas?

GAB080299

Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, me ajudem por favor! D: Empty Re: Olá, me ajudem por favor! D:

Mensagem  £ëø Mø®£ix 16/7/2013, 16:07

GAB080299 escreveu:O que significa afinar por quintas justas?

Cada nota tem uma distancia que chamamos de intervalos. Quinta justa é um dos intervalos.
.
Afinação por quinta justa é justamente você tocar duas cordas ao mesmo tempo. O violino é afinado as cordas por quinta justa Sol para o Re. Se fosse Sol Bembol para Re seria Quinta Aumentada. Se fosse Sol para Re Bembol seria Quinta Dinimuta. Porém é Sol para Re naturais que dá o intervalo de quinta justa. Sol para Ré, Re para La e Lá para Mi.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, me ajudem por favor! D: Empty Re: Olá, me ajudem por favor! D:

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos