Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dúvida sobre estudos I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
14 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 14 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dúvida sobre estudos

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre estudos Empty Dúvida sobre estudos

Mensagem  Dan Schneider 23/7/2013, 14:06

Olá, estudo viola sou iniciante, mais ja fui estudante de violino. Gostaria muito de saber o que estudar, qual o caminho para se tornar um bom violista. E gostaria tbm de algumas dicas de estudo com metronomo, incluindo com corda solta, escalas e arpegios, tecnicas de arco. E qual o papel desempanhado na orquestra pela viola ?

Dan Schneider

Mensagens : 19
Pontos : 44
Reputação : 1
Data de inscrição : 14/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estudos Empty Re: Dúvida sobre estudos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 23/7/2013, 15:06

Dan Schneider escreveu:Olá, estudo viola sou iniciante, mais ja fui estudante de violino. Gostaria muito de saber o que estudar, qual o caminho para se tornar um bom violista. E gostaria tbm de algumas dicas de estudo com metronomo, incluindo com corda solta, escalas e arpegios, tecnicas de arco. E qual o papel desempanhado na orquestra pela viola ?

Ola amigo. Tudo bem? O estudo da Viola é similar ao violino. Apenas a abertura de mão é diferente. No que se referente a empunhamento, Golpes de arco, estudo de afinação, tecnicas é mesma coisa.
.
Porem o repetorio de solista para viola é muito menor, quase não existe muita coisa para viola. Ela é lida na clave de Dó. A função da viola é de extrema importancia, pois ela faz a parte da base harmonica. Faz uma função de preenchimento da harmonia. Onde o Cello é parte fundamental, fazendo a base principalmente a Tônica ou inversão, o Rabecão faz a cama reforçando o Cello uma oitava a baixo, a viola fica com a terça que é uma nota modal onde da sentindo definindo se é maior ou menor, o segundo violino com a dominante e o primeiro violino com a setima e alguma dissonancia. O solista fica com a parte principal que é o solo, melodia.
.
Isso é basico do basico, porém muitos compositores burros ou maestro idiotas, inventam muita coisa absurda, colocam em unissono ou oitavam sem ter conhecimento de causam, isso causa uma inversão na função de algumas notas.
.
Por exemplo você estiver tocando uma parte com um instrumento fazendo a harmonia e estiver em segunda maior que é sobretonica a qual não dá choque com a harmonia, se oitavar ela, não será mais segunda maior e sim uma nona. Modifica completamente o carater expressivo da composição. Só um exemplo de efeito.
.
Pois toda melodia é como se contasse uma história. Está ali não é por mero acaso a nota. Tem uma função estrutural e o bonito da música é criar tensão e resolver. Isso é emoção. Por isso o sistema tonal é uma das maiores invenções do planeta terra, pois é muito simples e complexa ao mesmo tempo. É fascinante! O compositor que sabe o que faz, usa e abusa de todos os recursos.
.
O músico inteligente que faz parte da massa de orquestra classica, faz exatamente aquilo que ele tem que fazer, respeitando o carater da obra e sua estrutura harmonica.
.
Nisso a viola é de suma importancia, pois ela faz parte da harmonia.
.
Todo instrumento tem sua importancia e nenhum é melhor do que o outro ou faz menos importancia.
.
E pode dependendo da configuração da orquestra tem a Viola A e Viola B, assim como tem o Primeiro violino A e B e Segundo Violino A e B. Tudo depende da forma que foi feita a composição ou arranjo para orquestra.
.
O estudo do metronomo é simples, você liga ele, escuta, sente a pulsação, sofeja na cabeça a simetria e respira e começa a estudar com ele, batendo as cabeças de notas no tesis (Terra)  quando acende a luz do metrono e escuta o bip e contra ponto no arsis (Ar) quando o metronomo está em silencio do bip.
.
O estudo de corda solta você tem que tocar mais lento possivel para aprender a tirar um som file, movimentos de pronação e supinação e limpeza do som, entonação etc. Faça todos os golpes de arco em cordas soltas antes: como spiccato, martellatos, saltellatos, detache, staccato, grand staccato e etc.
.
Faz semibreve (4 tempos), breve (8 tempos), longas (16 tempos) e Maximas (Credo 32 tempos, haja crina de arco para percorrer, rs*) em bip do metronomo em 60 bpm.
.
Escala é todas as tonalidades, maiores e menores pura, harmonica, melodica, cigana, pentatonica, bachiana e modais. E seus arpejos!!! Velocidade lenta, media e rapida.
.
Tecnicas de arco é Sevick op 2 para viola, Hans Sitt da vida e Kaysers em clave de Do.
.
O importante é você ter sua viola devidamente regulada por um luthier, pois assim como os violinos de fabrica são desregulados e ao sair da loja tem que ir para o luthier para ajustes basicos, obrigatorios e necessarios, a viola também não foge a regra. E todo ano você tem que levar sua viola ao luthier para manutenção anual de sua viola para deixa ela sempre top e tirar o máximo de proveito que sua viola pode lhe proporcionar.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, eu também regulo violas. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estudos Empty Re: Dúvida sobre estudos

Mensagem  Dan Schneider 23/7/2013, 16:31

Muito obrigado, adorei o artigo. A viola e um instrumento muito mau interpretado, no conservatorio que estudo eu sou o unico aluno de viola. E na cidade só existem 3 violistas ( se Deus quiser o quarto vai ser eu kk ), e uma das razões pelas quais troquei o violino pela viola foi a falta de violistas no conservatorio e pela minha altura também ( 1,95 ), e um instrumento magnifico, fiquei totalmente apaixonada logo na primeira vez que segurei ele na orquestra e vi o grande papel que ele desempanhava. Foi como se ele completasse um espaço que faltava entre os cellos e violinos. Espero poder contar com o blog sempre que ouvir duvidas.

Dan Schneider

Mensagens : 19
Pontos : 44
Reputação : 1
Data de inscrição : 14/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estudos Empty Re: Dúvida sobre estudos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 23/7/2013, 18:54

Dan Schneider escreveu:Muito obrigado, adorei o artigo. A viola e um instrumento muito mau interpretado, no conservatorio que estudo eu sou o unico aluno de viola. E na cidade só existem 3 violistas ( se Deus quiser o quarto vai ser eu kk ), e uma das razões pelas quais troquei o violino pela viola foi a falta de violistas no conservatorio e pela minha altura também ( 1,95 ), e um instrumento magnifico, fiquei totalmente apaixonada logo na primeira vez que segurei ele na orquestra e vi o grande papel que ele desempanhava. Foi como se ele completasse um espaço que faltava entre os cellos e violinos. Espero poder contar com o blog sempre que ouvir duvidas.

Dê glorias a Deus que é o único aluno de viola. Pois aqui não tem um aluno de viola no Conservatório. Estamos pior do que vocês. Tem professores particulares de viola, porém da cidade mesmo são pouquissimas pessoas que tocam viola na Orquestra. O pessoal vem de fora da cidade.
.
As violas estão faltando em toda parte do Brasil. Pior de tudo, basta alguns alunos passarem do violino para viola para equilibrar o negocio, mas ninguém quer ser kamikase. rs*
.
Quando eu comecei a estudar violino na Igreja, muitos instrutores insistiam para mim tocar viola em vez de violino, eu tinha a mão muito grande e os dedos eram fininhos. Eu tinha sérios problemas com afinação segundo meu instrutor porque eu tinha a mão grande e braço  comprido. Diziam que eu encaixava bem com a viola. Peguei a viola do meu instrutor que era violinista, mas era muito alto então trocou o violino pela viola e toquei nela sem espalheira, ele ficou surpreso porque conseguir segurar sem espalheira com relativa facilidade e conforto. Mas ele não me convenceu. rs*
.
Mas é natural ter algumas problemas no estudo. Quando começamos na igreja com instrutores que não são professores formados, muito comum apresentar problemas com a afinação. Porém eu não sabia estudar direito, como estudar direito. Só depois que fui fazer aula no Conservatorio é que eu aprendi a afinar a mão, como estudar!
.

Minha professora diz que eu tenho a mão boa para viola, porém hoje a afinação no violino é muito superior do que naquela época. Ela diz que nada tem haver ter mão grande com desafinar. Ela leciona viola porém não toca viola.
.
Eu tinha uma viola boa, era um espetaculo, como ela ficou parada pela minha falta de tempo, eu vendi ela. Era número 40. Mas foi para uma pessoa da Igreja Adventista, está sendo bem utilizada ela, foi uma benção nas mãos dessa pessoa. Está tendo excelentes resultados no estudo da viola. Eu tinha preparado ela para mim. Então estava super! Minha primeira viola comprei uma de número 38.
.
O bom é que tem muito campo de trabalho nas orquestras por conta dessa falta de viola. Já no violino é briga de foice para conseguir uma vaga. Muito disputado.
.
Pensei em passar um determinado tempo tocando viola na orquestra. Porém devido minha falta de tempo, não tive oportunidade de ter essa experiência como violista!
.
Ainda quero passar algum tempo tocando viola.
.
Bom com essa altura sua, você é privilegiado, deve ter um mão grande e pode se arriscar até em uma viola número 43. rs*
.
Eu na verdade não sou violista e o pouco que eu sei de viola é porque quando me sobra tempo ou então estou testando uma viola que regulo, eu fico brincando com ela em casa, tocando a parte da viola ou algo solo para ver o limite e o trabalho realizado que eu fiz com a viola.
.
Agora quero começa a brincar com os cellos. Meu está parado em casa, não tempo de brincar com ele. Vou tentar tirar alguns minutos por dia para aprender algumas coisas sobre cello.
.
Ai a conversa é pouco diferente, já modifica bem para tecnica do Violino e Viola. Vai ser uma experiência boa e produtiva.
.
No que precisar estou a sua disposição para tirar dúvidas a respeito de viola.
.
A técnica é mesma do violino. Estudo é muito similar.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estudos Empty Re: Dúvida sobre estudos

Mensagem  Everson Amancio 24/7/2013, 09:22

Se precisarem de material para viola eu tenho varios metodos -APPLEBAUM - BRATSCHENMUSIK - GILLESPIE - HOFMANN - MAZAS - SCHRADIECK - BERTA VOLMER - BROWN - GALAMIAN - HANS SITT - KAYSER - OXFORD - SEVCIK - SHEILA NELSON - TARTINI -
SUZUKI VOL. 1,2,3,4,5,6
- ESCALAS E  ARPEJOS - PARTITURAS VARIADAS;  posso compartilhar com quem se interessar, sempre incentivando novos violistas rsss.
Everson Amancio
Everson Amancio

Mensagens : 30
Pontos : 33
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/11/2012
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estudos Empty Re: Dúvida sobre estudos

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/7/2013, 15:18

Tem muita coisa boa.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe pela contribuição.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre estudos Empty Re: Dúvida sobre estudos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos