Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
36 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 36 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Respondo a qualquer dúvida sobre violino

+113
Zanca
Aleki3419
Juliana Sousa
david melo
luanaabreu
lfsaestrella
Bruno Henrique Ausec
Dirceu José S Penteado
brunocanto
Quelthas
franciscoangelo
Leandropazb
Bruno Fabrini
lokitos012
Murilo
RamonSantos.
Eros
Elyezer
jsfalcao
Anderson Gomes
Gordiano
joao_de victor
Dviolin
marco asp
Bruna 2015
Alex Silva
£ëø Mø®£ix
MugiZero
Ramon9114
Enzo CCB
stringss
nonayng
Samuel_Cremona
Leonardo de souza
Wanice
GabrielCamargo
samir_augusto
Pereira
thomazxavier
LadyAuditore
Carlos Floyd
ricardopaesss
André Luiz dos Santos
Matheus Miranda
Magikarperson
gss1
tsleite
Marcus V.S.
brunozimba
samuel cruz
Kenya
Thepopocoon
joaopc
jsbach
bruno.enf
WesleyFaria
Alexey dos Santos
yssa
Joaoags
GustavoCapell
Felipe Willack
Larissa CC
nhureson mogno
ronald cleiton
Samuel80
GabrielF
W.Marcel
Newnation
Louysie
spewder
thaisos
Dimas Barroco
violccb
lukenhas
gumax96
Diogenes
Guilherme Violin
ederson_tunico
Natan Cristao
WallySS
ANDRERIBEIRO
Alexandre
erikalb
RaulGalhego
Luís Azevedo
Cris Almeida
Lugh de Nassad
Andre Edvandro Magalhaes
GBuccii
L2G
El Justiceiro
Tavares
Samuel Valerio
DiegoLopes
Marcos Rafael
Abarraia
Ozeias - MG
Fernando Borges
Anonimo
Eduardo Nascimento
Abner
Felipe Moral
Joao Bosco Ferreira
oOGuilhermeOo
Miriam
Robson Santos
Felipe Espíndola
Filipe de Andrade
Shimizuki
Roberto
Mayara Verginio
Lucas Amorim
Wagner Violinista
117 participantes

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Está satisfeito com o Fórum?

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_lcap74%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_rcap 74% 
[ 90 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_lcap4%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_rcap 4% 
[ 5 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_lcap7%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_rcap 7% 
[ 9 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_lcap13%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_rcap 13% 
[ 16 ]
Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_lcap2%Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Vote_rcap 2% 
[ 2 ]
 
Total de votos : 122
 
 

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Espelho do violino ... como lixar

Mensagem  GabrielF 7/3/2013, 11:21

Pessoal sou novo aki, ainda nem sei fzer perguntas kkkkk, más eu queria saber, como lixar o espelho do meu cavalete (na minha cidade não tem luthiers), é que meu espelho descascou no lugar que eu coloco os dedos para dar as notas (principalmente na #Fá, #Dó e Lá ...
Más eu queria lixar e deixar na propria cor da madeira, mesmo assim eu tenho que passar algum verniz, ou posso deixar só na madeira ?
Que lixa devo usar ?

GabrielF

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 8/3/2013, 09:30

GabrielF escreveu:Pessoal sou novo aki, ainda nem sei fzer perguntas kkkkk, más eu queria saber, como lixar o espelho do meu cavalete (na minha cidade não tem luthiers), é que meu espelho descascou no lugar que eu coloco os dedos para dar as notas (principalmente na #Fá, #Dó e Lá ...
Más eu queria lixar e deixar na propria cor da madeira, mesmo assim eu tenho que passar algum verniz, ou posso deixar só na madeira ?
Que lixa devo usar ?



como assim espelho do cavalete?

e qualquer intervenção deste tipo é muito complicada, mas seu espelho "descascou" ou o verniz dele foi gastando?
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  GabrielF 8/3/2013, 17:24

Oopa .. já vii que me especifiquei mal... Pois é amigo, foi o espelho do meu violino (como fui errar desse jeito kkk) Ele se gastou no lugar dos dedos ... Então pode me ajudar, como restaurar ? Deixar na madeira, não quero deixar ele preto denovo !!

GabrielF

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 9/3/2013, 12:38

GabrielF escreveu:Oopa .. já vii que me especifiquei mal... Pois é amigo, foi o espelho do meu violino (como fui errar desse jeito kkk) Ele se gastou no lugar dos dedos ... Então pode me ajudar, como restaurar ? Deixar na madeira, não quero deixar ele preto denovo !!



Vixx bem que eu gostaria, mas esses lances de luthier acho meio arrriscado, e aqui em Barretos, mesmo não tendo bons luthiers algumas vezes quando preciso de algum serviço pego um ônibus e vou pra Ribeirão Preto, só faz o serviço você mesmo no violino se achar q não tem nada a perder com ele kkkk como um teste por exemplo, mas é arriscado.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Tocando oitavado

Mensagem  Samuel80 10/3/2013, 12:57

Sou musico da CCB, e ultimamente tenho sentido necessidade de tocar oitavado e gostaria de algumas dicas.. tipo posição dos dedos na corda MI , apos o "lá" e etc.. agradeço e desculpem a ignorância .

Que Deus lhes abençoe .
Samuel80
Samuel80

Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  GabrielF 10/3/2013, 14:07

Olá ... A paz de Deus ... Também soou músico da ccb ... E comecei a aprender o oitavado sozinho, de ouvido. Comeca assim, 1º dedo corda MÍ= Fá
2º dedo= sol /3ºdedo= lá / 4º dedo= sí ... Depois eu coloco minha mão pra frente de onde eu usei o 4º dedo na MÍ, aii continua .. Dó, Ré, Mí, Fá ... consigo no maximo o sol ...
Também pode usar a 3ºa posição .. pesquise um pouco sobre ela, alguns tutoriais ou aulas na net .. que vc vai aprender ... apdD .. Deus te abençoe ..

GabrielF

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 11/3/2013, 23:24

Samuel80 escreveu:Sou musico da CCB, e ultimamente tenho sentido necessidade de tocar oitavado e gostaria de algumas dicas.. tipo posição dos dedos na corda MI , apos o "lá" e etc.. agradeço e desculpem a ignorância .

Que Deus lhes abençoe .


Mas vc quer tocar duas cordas juntas? em oitavas?, se for isso, tem que estar muito firme nas mudanças de posição para saber como a distância entre os dedos diminui conforme vc sobe na escala.

Toca a quanto tempo?


Abraços.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 11/3/2013, 23:27

GabrielF escreveu:Olá ... A paz de Deus ... Também soou músico da ccb ... E comecei a aprender o oitavado sozinho, de ouvido. Comeca assim, 1º dedo corda MÍ= Fá
2º dedo= sol /3ºdedo= lá / 4º dedo= sí ... Depois eu coloco minha mão pra frente de onde eu usei o 4º dedo na MÍ, aii continua .. Dó, Ré, Mí, Fá ... consigo no maximo o sol ...
Também pode usar a 3ºa posição .. pesquise um pouco sobre ela, alguns tutoriais ou aulas na net .. que vc vai aprender ... apdD .. Deus te abençoe ..


Se colocar o primeiro dedo no si vc estará na quarta posição, recomeçando em sí, e com extensão até o mi, (isto nesta posição)

cuidado com os tutoriais da internet e veja sempre se são de origem conhecida, mudança de posição pode fazer com que vc crie vícios, certifíque-se de que a primeira posição está bem afinada e mande ver!


Abraços amigo.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Samuel80 12/3/2013, 20:01

GabrielF escreveu:Olá ... A paz de Deus ... Também soou músico da ccb ... E comecei a aprender o oitavado sozinho, de ouvido. Comeca assim, 1º dedo corda MÍ= Fá
2º dedo= sol /3ºdedo= lá / 4º dedo= sí ... Depois eu coloco minha mão pra frente de onde eu usei o 4º dedo na MÍ, aii continua .. Dó, Ré, Mí, Fá ... consigo no maximo o sol ...
Também pode usar a 3ºa posição .. pesquise um pouco sobre ela, alguns tutoriais ou aulas na net .. que vc vai aprender ... apdD .. Deus te abençoe ..

Deus abençoe ... ajudou bastante ! abraço ..
Samuel80
Samuel80

Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Samuel80 12/3/2013, 20:08

DimasBarroco escreveu:
Samuel80 escreveu:Sou musico da CCB, e ultimamente tenho sentido necessidade de tocar oitavado e gostaria de algumas dicas.. tipo posição dos dedos na corda MI , apos o "lá" e etc.. agradeço e desculpem a ignorância .

Que Deus lhes abençoe .


Mas vc quer tocar duas cordas juntas? em oitavas?, se for isso, tem que estar muito firme nas mudanças de posição para saber como a distância entre os dedos diminui conforme vc sobe na escala.

Toca a quanto tempo?


Abraços.


Nãoo Não ; Quero msm é tocar oitavado, apenas na corda MI, estou tocando ai quando tem o Si eu fico em duvida se uso o 4 dedo ou o 1 ! !! > se uso o 1 dedo, supomos que na partitura tenha um Si e logo após um LA me atrapalho na hora de voltar pro LA .. gostaria de saber se o correto é usar o 1 ou o 4 dedo !! toco a uns 3 anos !! agradeço a resposta !

Deus abençoe ...
Samuel80
Samuel80

Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 12/3/2013, 20:35

Samuel80 escreveu:
DimasBarroco escreveu:
Samuel80 escreveu:Sou musico da CCB, e ultimamente tenho sentido necessidade de tocar oitavado e gostaria de algumas dicas.. tipo posição dos dedos na corda MI , apos o "lá" e etc.. agradeço e desculpem a ignorância .

Que Deus lhes abençoe .


Mas vc quer tocar duas cordas juntas? em oitavas?, se for isso, tem que estar muito firme nas mudanças de posição para saber como a distância entre os dedos diminui conforme vc sobe na escala.

Toca a quanto tempo?


Abraços.


Nãoo Não ; Quero msm é tocar oitavado, apenas na corda MI, estou tocando ai quando tem o Si eu fico em duvida se uso o 4 dedo ou o 1 ! !! > se uso o 1 dedo, supomos que na partitura tenha um Si e logo após um LA me atrapalho na hora de voltar pro LA .. gostaria de saber se o correto é usar o 1 ou o 4 dedo !! toco a uns 3 anos !! agradeço a resposta !

Deus abençoe ...



Ah entendi, então, nós devemos definir em qual posição tocaremos determinadas notas de acordo com o restante da frase, exemplo, se eu vou tocar na corda mi as notas Si, dó e ré, vou é na terceira posição mesmo que é mais habitual para mim, se for um si em seguida um lá, geralmente uso o quarto dedo, ou o segundo dedo na terceira posição para pegar o lá com o primeiro dedo pois é com este dois que faço melhor o vibrato.


Mas as posições que utilizamos prá tocar determinadas notas vai sempre do contexto da música e da frase, cada caso é um caso, escolha os dedos de um jeito que vc possa utilizar uma forma de mão ou um padrão mais conhecido.


Abraços.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2013, 22:39

GabrielF escreveu:Pessoal sou novo aki, ainda nem sei fzer perguntas kkkkk, más eu queria saber, como lixar o espelho do meu cavalete (na minha cidade não tem luthiers), é que meu espelho descascou no lugar que eu coloco os dedos para dar as notas (principalmente na #Fá, #Dó e Lá ...
Más eu queria lixar e deixar na propria cor da madeira, mesmo assim eu tenho que passar algum verniz, ou posso deixar só na madeira ?
Que lixa devo usar ?


Olha o seu espelho não é Ebano. Pois o Ebano ele é uma madeira dura e escura naturalmente.
.
A fabrica passa uma tinta escura com verniz para simular que é feito com ebano, mas uma imitação muito mal feita.
.
Tem algumas que sabem esconder melhor e não passam o verniz mas apenas um tinta mais semelhante ao Ebano verdadeiro.
.
Você não deve passar verniz, porque se não fica muito grudenta com o suor dos dedos e atrapalha ao mudar de posição. O ideal é deixar sempre na madeira.
.
Para lixar o espelho, você não precisa lixar. Compre um removedor de vernizes que se chama Wanda. Tire as cordas, passe somente no espelho cuidado para não cair no tampo do violino. Deixa por algum tempo, passa um esponja e retire as cascas de verniz.
.
MAS PELO AMOR DE DEUS, use luvas grossas ao aplicar o produto, mascara para não respirar, pois tem um cheio fortissimo e pode levar a morte, não deixa o produto em contato com sua pele, pois queima para valer qualquer respingo desse produto.
.
Eu não aconselho você usar isso. Leve a um luthier e peça para ele realizar o serviços para você.
.
Você vai ter que tirar as cordas e chance da alma cair dentro do violino é grande. O cavalete vai sair fora do lugar ou seja vai zebrar tudo o seu violino.
.
Se precisar de meus serviços estou a sua disposição. Tenho uma vasta experiencia em regulagens de violinos.
.
Meu email: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Eu tenho um material de estudos de violino e lutheria. Se tiver interesse, fale comigo.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2013, 22:46

GabrielF escreveu:Oopa .. já vii que me especifiquei mal... Pois é amigo, foi o espelho do meu violino (como fui errar desse jeito kkk) Ele se gastou no lugar dos dedos ... Então pode me ajudar, como restaurar ? Deixar na madeira, não quero deixar ele preto denovo !!

Para deixar ele preto de novo, você tem que pintar novamente. Nesse caso pode usar uma tinta fosca preta. Pode dar uma camadinha de verniz muito fina mesmo, menor que uma folha de caderno para deixar ele um pouco mais brilhante.
.
Não aconselho a fazer tal procedimento.
.
O ideal é levar em um luthier que tem conhecimento especifico e experiencia para realizar tal procedimento no seu violino com segurança.
.
Imagina se vier a cair a alma? Como vai colocar? Como vai achar o ponto exato da alma?
.
Não pode tentar dar um jeitinho em tudo. Isso é maior piada que existe. O profissional de lutheria estuda, absorve conhecimento, tem experiencia, lutou, suou é justamente para fazer um trabalho com o máximo de perfeição possivel para atender as necessidades de todos os violinistas.
.
O cara que é violinista é violinista. O luthier é luthier.
.
Você já fez as regulagens básicas e necessárias a todos os violinos de fábrica ao comprar o seu violino na loja? Todos os violinos tem que passar por mãos de um luthier para tais ajustes antes de sair tocando. Só assim ele fica decente para o aprendizado e você pode usufruir de tudo que um violino pode lhe proporcionar.
.
Um forte abraço, meu amigo.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2013, 22:53

Samuel80 escreveu:Sou musico da CCB, e ultimamente tenho sentido necessidade de tocar oitavado e gostaria de algumas dicas.. tipo posição dos dedos na corda MI , apos o "lá" e etc.. agradeço e desculpem a ignorância .

Que Deus lhes abençoe .

A Paz de Deus, irmão.
.
Estude o método Lauoreux volume 3 (Parte II). Ele é suficiente para tocar oitavado na Igreja. Ele tem estudo para portamento do dedo, condução do dedo, estudo de posições até 5 posição que é o suficiente para tocar todos os hinos em suas tonalidades.
.
Estude muita escala, eu recomendo o livro do Pincha Zurkeman pra estudo da escala.
.
E claro se quiser ver a porca torcendo o rabo, estuda o Hans Sitt da lição 20 para frente, estudo de posições fixas e mudança de posições. É tiro e queda.
.
Mas só comece a estudar posições fixas se tiver a afinação da primeira posição afinadissima. Só estude mudança de posição quando tiver as afinações das posições fixas bem afinadas. Uma coisa é relativa da outra.
.
Quer estudar brincando a mudança na pratica? Estude o método Ferrara 1. É gosto de fazer e já da uma boa base e cria a mentalidade de mudar posição com lições melodiosas e cheias de técnica. Eu sou apaixonado pelo Ferrara.
.
Deus te abencoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2013, 22:55

DimasBarroco escreveu:
Samuel80 escreveu:Sou musico da CCB, e ultimamente tenho sentido necessidade de tocar oitavado e gostaria de algumas dicas.. tipo posição dos dedos na corda MI , apos o "lá" e etc.. agradeço e desculpem a ignorância .

Que Deus lhes abençoe .


Mas vc quer tocar duas cordas juntas? em oitavas?, se for isso, tem que estar muito firme nas mudanças de posição para saber como a distância entre os dedos diminui conforme vc sobe na escala.

Toca a quanto tempo?


Abraços.

Dimas ele quis dizer tocar uma oitava acima da nota natural. É comum usar esse termo na Igreja e no meio profissional também.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2013, 23:04

Samuel80 escreveu:
Nãoo Não ; Quero msm é tocar oitavado, apenas na corda MI, estou tocando ai quando tem o Si eu fico em duvida se uso o 4 dedo ou o 1 ! !! > se uso o 1 dedo, supomos que na partitura tenha um Si e logo após um LA me atrapalho na hora de voltar pro LA .. gostaria de saber se o correto é usar o 1 ou o 4 dedo !! toco a uns 3 anos !! agradeço a resposta !

Deus abençoe ...


Irmão estude posições fixas primeiro.
.
No caso da mudança, você tem que observar a tonalidade do hino, se for com 3 bembois ou 3 sustenidos, aconselho a tocar na quarta posição porque os dedos caem certinho.
.
Fora isso na 3 posição.
.
Mas olhe a nota mais aguda que você vai pegar, ai solução se for muito alta para terceira posição e não der para fazer extensão do 4 dedo, em vez de fazer na quarta pule para quinta.
.
Posições pares são sempre mais dificeis. Posições impares são mais fáceis.
.
Dependendo do caso, vai para segunda, mas é mais raro usar a segunda no meio da orquestra CCB, no meio profissional, usa com muito mais frequencia.
.
Sempre que for mudar de posição, mude com o dedo base que é sempre 1.
.
Em vez de mudar para o Si, antecipe a mudança quando tiver que tocar o La, você pega o Si com 2 dedo.
.
Cara sempre olhe para frente e antecipe a mudança, seja para subir ou para descer. Veja que cai melhor. Aproveita as respirações ou pausas para antecipar.
.
Eu tenho um material de estudos para violino muito bom. O preço é acessivel. Interessante você adquirir.
.
Meu email: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Dimas Barroco 13/3/2013, 23:07

£ëø Mø®£ix escreveu:
DimasBarroco escreveu:
Samuel80 escreveu:Sou musico da CCB, e ultimamente tenho sentido necessidade de tocar oitavado e gostaria de algumas dicas.. tipo posição dos dedos na corda MI , apos o "lá" e etc.. agradeço e desculpem a ignorância .

Que Deus lhes abençoe .


Mas vc quer tocar duas cordas juntas? em oitavas?, se for isso, tem que estar muito firme nas mudanças de posição para saber como a distância entre os dedos diminui conforme vc sobe na escala.

Toca a quanto tempo?


Abraços.

Dimas ele quis dizer tocar uma oitava acima da nota natural. É comum usar esse termo na Igreja e no meio profissional também.



Ahh entendi, mas ela é escrita uma oitava acima não é?
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2013, 23:16

DimasBarroco escreveu:
Ah entendi, então, nós devemos definir em qual posição tocaremos determinadas notas de acordo com o restante da frase, exemplo, se eu vou tocar na corda mi as notas Si, dó e ré, vou é na terceira posição mesmo que é mais habitual para mim, se for um si em seguida um lá, geralmente uso o quarto dedo, ou o segundo dedo na terceira posição para pegar o lá com o primeiro dedo pois é com este dois que faço melhor o vibrato.


Mas as posições que utilizamos prá tocar determinadas notas vai sempre do contexto da música e da frase, cada caso é um caso, escolha os dedos de um jeito que vc possa utilizar uma forma de mão ou um padrão mais conhecido.


Abraços.

Eu penso que você não precisa seguir o padrão mais conhecido e sim você desenvolver o seu melhor dentilhado. Não só fazer o que professor manda. Tem que ver o que é melhor, abrir novos caminhos e possibilidades no dentilhado. Uma das coisas que mais temos liberdade é justamente no dentilhado, você não precisa nem seguir o que o spalla está fazendo nem o que o professor faz.
.
A terceira posição é meio que automatica, posição que mais entra na cabeça, mas o bom violinista, ele parte para segunda, quarta, quinta.
.
Eu na aula de orquestra de camera certa vez, ela me deu uma música que ia na 7 posição.
.
Meu professor na época disse segue esse caminho, mostrou para mim, eu disse eu acho esse caminho de maior assimilação. Ele disse, cara, seja ousado. Teste, veja o que é melhor para você, tem liberdade total. Eu faço assim, mas o seu jeito não está errado, pois existem mil maneiras de fazer as coisas no violino (No caso do dentilhado). Siga o seu caminho.
.
Eu fiz que eu tinha desenvolvido atraves do meu racionio. Tive exito, impressionei a professora com a força de vontade e ousadia e claro com o desenvolvimento do que eu tinha apresentado.
.
Detalhe eu não tinha nem estudado quarta posição. Estava na terceira.
.
Então eu particularmente e ouvi isso de vários professores top que eu fiz festival que o dentilhado é uma das coisas que o violinista tem liberdade de explorar.
.
É claro nada de maluquice. Não pode querer mudar da 1 posição lá para 9 que a chance de acertar é minima. rs*
.
Mas explorar o braço do violino em todas as cordas em todas posições não tem contra indicação.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2013, 23:22

DimasBarroco escreveu:



Ahh entendi, mas ela é escrita uma oitava acima não é?

Não posição é natural o que chamamos de 1 posição.
.
Quando você lê um Dó 4 na partitura e toca um Do 5 no violino.
.
Sobe uma oitava, mas lendo uma oitava abaixo. Tem algumas edições do 42 estudos do Kreutzer que tem notas agudissimas que eles chama de super agudo. A escrita fica tão dificil porque são muitas linhas suplementares superiores, você escreve 1 oitava abaixo na partitura e bota o numero 8 para saber que o trecho em questão é uma oitava acima.
.
No caso do Hinário da Congregação são escritos as notas em posição natural na primeira posição, os violinistas tocam 1 oitava acima. Que geralmente faz em 3, 4 e 5 posição.
.
Alguns chegam a tocar duas oitavas acima que dá mais ou menos 7, 8, 9 e 10 posições
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  ronald cleiton 14/3/2013, 14:25

o violino so tem quatro cordas e a escala de sons tem sete:do,re,mi,fa,sol,la,si.como faco pra saber se estou em do ou fa ou sol etc
ronald cleiton
ronald cleiton

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 24

http://ronaldfizcom13anos@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  ronald cleiton 14/3/2013, 19:55

eu souda congregaçao mas nao critico de jeito nenhum as outras igrejas evangelicas
ronald cleiton
ronald cleiton

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 24

http://ronaldfizcom13anos@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  nhureson mogno 14/3/2013, 21:25

ola gente por favor me ajudem eu tenho um violino nhureson mogno e eu queria saber dicas de como abrir o som dele mais rapido possivel tbm um cavalete da milo stamm sera que vale a pena por favor me ajude...

nhureson mogno

Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/3/2013, 10:17

ronald cleiton escreveu:o violino so tem quatro cordas e a escala de sons tem sete:do,re,mi,fa,sol,la,si.como faco pra saber se estou em do ou fa ou sol etc

A música tonal, o sistema ocidental a escala é dividida em 12 sons.
.
No caso da música arabé são 17 partes, eles trabalham em comas.
.
No caso da música ocidental: Dó, Do#, Ré, Re#, Mi, Fá, Fá #, Sol, Sol #, Lá, Lá # e Si.
.
Existe a escala diatonica, cromatica e dodecafonica.
.
O violino é feito por posições: 1 dedo faz nota e pode fazer a retração ou esticamento do dedo.
.
É um pouco diferente do Cello que também é afinado em quinta justa, mas usa a meia posição. Quase como se fosse um violão, só que o violão é em terças e quarta.
.
Então para você achar a nota do violino, você tem que decorar a forma de mão no que achamamos a 1 posição ou posição natural. E as notas são achadas no ouvido. Existe a parte mecanica e a memoria auditiva. É como a voz. Tudo que você faz com a voz, pode fazer com o violino. A técnica de canto lirico é exatamente igual ao do violino.
.
vamos para pratica:
Corda Sol:
Sol # = 1 dedo em retração
La = 1 dedo cai normal
La # = 1 dedo em esticamento
Si = 2 dedo normal
Do = 3 dedo normal
Do # = 3 dedo em esticamento
Ré = 4 dedo normal
Ré # = 4 dedo esticamento (Extensão do 4 dedo)
.
Corda Ré Segue o mesmo padrão para os dedos.
Ré, Ré #, Mi, Fa, Fa#, Sol, Sol #, La e La #
.
Se precisar se material de estudos para violino, eu tenho um material de estudos. Faço um preço bom.


£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/3/2013, 10:27

nhureson mogno escreveu:ola gente por favor me ajudem eu tenho um violino nhureson mogno e eu queria saber dicas de como abrir o som dele mais rapido possivel tbm um cavalete da milo stamm sera que vale a pena por favor me ajude...

Rapaz, os violinos nacionais não tem muito o que fazer. Eles sempre vão ter o som anasalado e abafado. O que você pode fazer é aumentar o volume sonoro, mas mesmo aumentando, ele fica com um som anasalado.
.
Isso é o problema de fazer violinos com madeira nacionais, eles nunca vão chegar ao som aberto de um violino feito com madeira tracional.
.
O agravante do Nhureson é que ele tem um verniz sintetico muito espesso, muito grosso, isso é uma verdadeira proteção para o violino, mas também é um verdadeiro abafador do violino. Forma uma casca dura que quebra grande parte da vibração do violino, isso faz ele fica com o som baixo e abafado.
.
A única solução para diminuir o problema é você levar em um luthier para fazer os ajustes básicos e necessários que são obrigatórios a todos violinos de fábricas.
.
Todo violino ao sair da loja tem que passar por mãos de um luthier que vai ajusta-lo e regulado para deixar decente para tocar.
.
Não acredite em fábricas, pois elas dizem que estão pronto para tocar, mas a verdade é que não estão. Um montador não é luthier e não vai regular o violino. Ele vai apenas montar e já despaçham para serem vendidos na loja. O proprietário do violino que se vire com o resto.
.
Para regular tem que ser um luthier muito bom e competente, não acredite em pessoas que dizem que regulam em apenas 1 hora, pois é mentira. A regulagem devida do violino leva pelo menos 2 dias.
.
Se precisar dos meus serviços, estou a sua disposição.
.
Envia um e-mail para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço.
.
Deus te abencoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Corda arrebentada

Mensagem  Larissa CC 16/3/2013, 19:09

Olá! Sou iniciante no violino, treino a um mês e uma semana. Hoje uma corda minha (Sol) arrebentou, e eu, claro, fiquei desesperada!!! Já mandei um e-mail para o meu professor perguntando se eu devo deixá-lo quieto ou se eu poderia tocar na corda Ré (a que eu estou treinando um movimento), faço a mesma pergunta a vocês! Minha próxima aula é na segunda. O que eu vou ter de fazer é comprar uma corda nova e procurar um luthier para colocá-la para mim, ou para o meu professor, talvez? Mas, a minha dúvida é, eu vou ter de comprar a corda, mas o que eu tenho que analisar ao comprar? Se tiverem mais algumas observações, agradeço!

Bons estudos!
Larissa CC
Larissa CC

Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/3/2013, 14:03

LarissaCC escreveu:Olá! Sou iniciante no violino, treino a um mês e uma semana. Hoje uma corda minha (Sol) arrebentou, e eu, claro, fiquei desesperada!!! Já mandei um e-mail para o meu professor perguntando se eu devo deixá-lo quieto ou se eu poderia tocar na corda Ré (a que eu estou treinando um movimento), faço a mesma pergunta a vocês! Minha próxima aula é na segunda. O que eu vou ter de fazer é comprar uma corda nova e procurar um luthier para colocá-la para mim, ou para o meu professor, talvez? Mas, a minha dúvida é, eu vou ter de comprar a corda, mas o que eu tenho que analisar ao comprar? Se tiverem mais algumas observações, agradeço!

Bons estudos!

Olá Larissa, tudo bem minha querida?!
.
Ao comprar cordas, não pense em nada abaixo da Marca Mauro Calixto se prezar pela qualidade.
.
No inicio é muito comum quebrar cordas, isso dá um prejuizo para o bolso, porque o aluno está aprendendo a pressão necessária que deve colocar no arco, cordas enfim, acaba judiando um pouco do equipamento para aprender o limite do equipamento. É muito bom isso. Sinal que você está explorando o limite do seu instrumento.
.
Se você é uma pessoa de recursos limitados, eu aconselho a comprar cordas mais baratas pelo menos durante 6 meses. Depois disso você já aprendeu a sensibilidade necessária para colocar a pressão sobre o arco e cordas. Já pode pensar em algo melhor em termos de qualidade.
.
Se precisar de cordas mais caras eu tenho para vender.
.
Cordas de Perlon duram menos, mas em compensação elas tem uma qualidade maior no timbre, som fica gostoso de tocar, tem uma alta qualidade nas arcadas.
.
Já cordas de aço, o som fica estridente, são mais duradouras, porém elas servem apenas para abrir o som do violino, pois disso elas não são recomendadas, pois tem uma qualidade muito inferior e provoca um som muito metalico.
.
Cordas de aluminio, são uma boa pedida para violinos que estão desregulados, fica entre meio termo entre a de aço e de perlon. Antigamente eu usava, gostei bastante, mas nada se compara ao som das cordas de perlon que são magnificas.
.
Não é necessario um luthier para colocação de cordas, na verdade seu professores ou seus amigos que tocam a mais tempo podem efetuar a troca para você. Creio que em menos de 1 ano o seu professor já lhe ensinara como substituir ou colocar cordas quando quebrar.
.
Você pode treinar esse movimento somente com as cordas que ficaram, mas abaixa pouca coisa a afinação da corda ré. Pois devido a corda sol estourar, as demais cordas subiram a pressão aumentando a afinação. Então a chance de quebrar as demais cordas que restaram é mais alta.
.
Você já efetuou os ajustes básicos e necessários no seu violino? Se comprou em loja, antes de sair tocando, precisar levar em um luthier para ajusta-lo e deixar descente. Muitos violinos quebram muitas cordas, não é por causa do aluno e sim porque tem arestras na pestana, cavalete mal esculpido cheio de arestras, enfim. O luthier vai deixar ele descente para o aprendizado.
.
Se precisar de meus serviços estou a sua disposição.
.
Envia um e-mail para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty vk 644

Mensagem  Felipe Willack 18/3/2013, 11:19

Me falem do VK 644 . é bom pra tocar na Orquestra da ccb ?
Felipe Willack
Felipe Willack

Mensagens : 13
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 28

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441288064-violino-copia-s

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Phoenix

Mensagem  GustavoCapell 18/3/2013, 12:59

O Violino Phoenix é bom?

Existe uma variedade enorme de violinos e muitos tem qualidade muito proxima e fica muito dificil saber qual é melhor.

Então acho que a melhor pergunta seria: quais são os violinos realmente ruins, feitos com compensado, etc?

GustavoCapell

Mensagens : 4
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/01/2013
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/3/2013, 21:13

Felipe Willack escreveu:Me falem do VK 644 . é bom pra tocar na Orquestra da ccb ?

A Paz de Deus, meu carissimo irmão.
.
Ele é um violino bom, desde que você ele e ao sair da loja e já leve em um luthier para regulagem básica e necessária, obrigatoria a todos violinos de fábrica.
.
Vai precisar trocar o cavalete, alma, fazer umas correções no braço, pestana e polir o espelho. Vai ter que colocar cordas melhores também. Assim o violino fica decente para aprendizado e para louvar a Deus na Igreja.
.
Se precisar de violinos melhores que o Eagle VK 644 já regulados e ajustados com cavalete alemão e alma de madeira alemã, entre em contato comigo.
.
E-mail: violinistamorlix@bol.com.br e Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço. Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 18/3/2013, 21:22

GustavoCapell escreveu:O Violino Phoenix é bom?

Existe uma variedade enorme de violinos e muitos tem qualidade muito proxima e fica muito dificil saber qual é melhor.

Então acho que a melhor pergunta seria: quais são os violinos realmente ruins, feitos com compensado, etc?

Olá, meu querido amigo. Tudo bem?
.
O violino Phoenix eu não tiver o prazer de conhecer ainda. Não posso opiniar.
.
Os violinos feitos com compensados são realmente ruins. Uma marca carimbada é o Parrot e o Vogga. Eles são terrriveis de ruim realmente.
.
Hoje não se pode pensar em nada menos que o modelos Eagle VK 644 e VK 544, VP 744 e os Mavis de referente valor.
.
O mercado brasileiro graças a Deus começou a ficar mais exigente, pois o poder aquisitivo do brasileiro, conhecimento, informação, possibilidade aumentar a qualidade. Não é igual a 10 anos atrás onde ter um Gianini, Eagle VK 441 e Michael era realmente um luxo.
.
Hoje você comprando um Eagle VK 644 e levando ao luthier para regulagem básica e necessária que é obrigatoria a todos os violinos de fábrica, já pode suprir todas as necessidades de um aluno iniciante.
.
Quem precisar de violinos já regulados e ajustados ou precisar regular e ajustar o seu violino de fábrica, estou a disposição.
.
Para solicitar meus serviços de luthier, basta enviar um e-mail para mim: violinistamorlix@bol.com.br ou Skype: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço a todos.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Respondo a qualquer dúvida sobre violino - Página 10 Empty Re: Respondo a qualquer dúvida sobre violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos