Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Métodos para iniciante I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Métodos para iniciante I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Métodos para iniciante I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Métodos para iniciante I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Métodos para iniciante I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Métodos para iniciante I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Métodos para iniciante I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Métodos para iniciante I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Métodos para iniciante I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
25 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 25 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Métodos para iniciante

3 participantes

Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Métodos para iniciante

Mensagem  CarolinaG 24/8/2013, 19:29

Olá pessoal, vai fazer três meses que comecei a tocar violino, e tenho uma dúvida.
Tenho 14 anos, e estou estudando o Suzuki 1, por opção do professor. Mas tenho me interessado demais no violino, e queria saber se não seria uma má ideia estudar um outro método paralelamente, sem depender inteiramente do professor. Ainda não me arrisquei a estudar, pois de repente eu possa estudar errado, adquirir vícios errados e etc. Mas se não for recomendado que eu estude um outro método por conta própria, tem algo que eu poderia fazer apenas para aperfeiçoar a técnica, ou apenas que me distraia um pouco mais. Muito obrigada a quem ajudar (:

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Re: Métodos para iniciante

Mensagem  Dimas Barroco 25/8/2013, 04:37

CarolinaG escreveu:Olá pessoal, vai fazer três meses que comecei a tocar violino, e tenho uma dúvida.
Tenho 14 anos, e estou estudando o Suzuki 1, por opção do professor. Mas tenho me interessado demais no violino, e queria saber se não seria uma má ideia estudar um outro método paralelamente, sem depender inteiramente do professor. Ainda não me arrisquei a estudar, pois de repente eu possa estudar errado, adquirir vícios errados e etc. Mas se não for recomendado que eu estude um outro método por conta própria, tem algo que eu poderia fazer apenas para aperfeiçoar a técnica, ou apenas que me distraia um pouco mais. Muito obrigada a quem ajudar (:

Olá Carolina, eu amo o Crickboom, alguns métodos tem fundamentos específicos e estes devem ser acompanhados por alguém que conheça a particularidade do método, mas o livro 1 de Mathieu Crickboom é focado em primeira posição e repertório, faça só ou ainda melhor se seu professor topar pois é em duetos bonitinhos.

No mais se for se aventurar sozinha pegue coletâneas de músicas prontas no 4shared, digita "violin" na pesquisa e vai ver muuuuita coisa boa e fácil.



Mas sou professor de guitarra e te digo, tente ter um relacionamento totalmente aberto com seu professor e até falar com ele sobre abranger outros materiais que não seja suzuki pq as vezes só suzuki enche muito o saco.


Abraços.
Dimas Barroco
Dimas Barroco

Mensagens : 285
Pontos : 291
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 37

https://www.facebook.com/dimas.edson

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Re: Métodos para iniciante

Mensagem  CarolinaG 25/8/2013, 08:21

DimasBarroco, muito obrigada pela resposta, vou dar uma pesquisada nisso. Mas eu queria um método justamente para praticar em casa, por conta própria. É claro que surgido uma dúvida, vou consultar o professor e tal... Mas só não quero ficar 100% dependente do Suzuki.

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Re: Métodos para iniciante

Mensagem  £ëø Mø®£ix 26/8/2013, 23:21

CarolinaG escreveu:Olá pessoal, vai fazer três meses que comecei a tocar violino, e tenho uma dúvida.
Tenho 14 anos, e estou estudando o Suzuki 1, por opção do professor. Mas tenho me interessado demais no violino, e queria saber se não seria uma má ideia estudar um outro método paralelamente, sem depender inteiramente do professor. Ainda não me arrisquei a estudar, pois de repente eu possa estudar errado, adquirir vícios errados e etc. Mas se não for recomendado que eu estude um outro método por conta própria, tem algo que eu poderia fazer apenas para aperfeiçoar a técnica, ou apenas que me distraia um pouco mais. Muito obrigada a quem ajudar (:

Olá minha querida. Seja bem vinda. Tudo bem com você?
.
Olha eu acredito mais no Lauoreux 1 como inicio do que o Suzuki 1. Mas creio que 80 por cento dos alunos estão tão euforicos com o violino e querem logo sair tocando músicas e ainda não entendem muito bem como funciona o estudo musical, onde é preciso muito tempo de dedicação, perseverança e suor para conseguir um resultado legal.
.
Então eu acho que por isso o seu professor optou por trazer aos estudos primeiramente o Suzuki, porque é divertido, tem umas musiquinhas faceis que até o termino do nivel 3, vão gradativamente subindo o nivel de dificuldade. Isso acaba por motivar o aluno a cada música conquista. Porém para ser fazer uma base solida, é necessario estudar métodos de tecnica basica como o Laoureux, Lambert Ribeiro e outros métodos como o Schmoll, Shinozaki etc.
.
Eu acredito no Suzuki mais como um método complementar da qual usamos para ter um repertorio e também usaria ele mais para trabalhar expressividade do que outra coisa.
.
O Suzuki pode ser bem ensinado, desde que o professor saiba aplicar todo o conhecimento por detras das músicas. O problema no Brasil é que os professores não sabem aplicar, não sabem ensinar o Suzuki, não entendem a filosofia Suzuki.
.
Só mandam o aluno ficar repetindo a lição, achando que a pratica leva a perfeição. Leve engano, o aluno fica com a tecnica deficiente...
.
Pode ser que o seu professor está pegando leve no inicio justamente para você tomar gosto pela coisa e depois começa a pegar pesados com os Sevicks da vida....
.
Eu acho que você deve ser franca com o seu professor, pergunte a ele a respeito dos métodos de tecnica basica e quanto ele vai usar isso com você.
.
Não aconselho você jamais pegar metodos de tecnica basica sozinha. Nenhum outro método. Pois a chance de ser pegar vicios é enorme e tem muita tecnica escondida entre as lições a qual o professor vai lhe explicar e orientar você como aplicar isso.
.
Violino não é tocar exatamente o que está escrito na partitura. Isso é que chamamos de leitura, solfejo. Violino é pura tecnica, expressividade e psicologia.
.
A maioria dos alunos somente fazem é a leitura, tocam do jeito que está escrito, não aplicam as tecnicas corretas e acabam com vários vicios e problemas dificeis de serem tirados depois.
.
Por isso não seja precipitada. Antes de mais nada, converse com o seu professor a respeito da utilização de outros métodos em aula. Seja curiosa, porém prudente.
.
Enquanto ele não desenvolve os estudos em aulas com outros métodos. Procure decorar as músicas dos Suzuki. Aposto que isso já vai tomar um bom tempo de estudo diario. Se livre da partitura do Suzuki e comece a tocar com a alma.
.
Eu tenho uma pergunta a você? Já levou o seu violino no luthier para regulagem básica e necessária a todos os violinos de fábrica? Todo violino ao sair da loja precisar ser levado no luthier para tais ajustes. Só assim ele fica decente para o aprendizado.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Re: Métodos para iniciante

Mensagem  £ëø Mø®£ix 26/8/2013, 23:26

DimasBarroco escreveu:Olá Carolina, eu amo o Crickboom, alguns métodos tem fundamentos específicos e estes devem ser acompanhados por alguém que conheça a particularidade do método, mas o livro 1 de Mathieu Crickboom é focado em primeira posição e repertório, faça só ou ainda melhor se seu professor topar pois é em duetos bonitinhos.

No mais se for se aventurar sozinha pegue coletâneas de músicas prontas no 4shared, digita "violin" na pesquisa e vai ver muuuuita coisa boa e fácil.



Mas sou professor de guitarra e te digo, tente ter um relacionamento totalmente aberto com seu professor e até falar com ele sobre abranger outros materiais que não seja suzuki pq as vezes só suzuki enche muito o saco.


Abraços.
Eu odeio o Suzuki, principalmente porque tem muita maluquisse e a maioria dos professores não entendem a filosofia Suzuki e não sabem aplicar.
.
É complicado ficar repetindo várias e varias vezes aquelas músicas. Eu sempre fui mais fã de metodos com tecnica basica principalmente os progressivos e evolutivos que são mais musicais. Exemplo: Ferrara, Hans Sitt, Kayser, Kreutzer.
.
Acho que as músicas devem ser estudadas nas edições confiaveis e originais, onde o seu professor marca as melhores arcadas e mudanças de posição, dinamicas, enfim algo mais direcionado a cada aluno.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Re: Métodos para iniciante

Mensagem  CarolinaG 27/8/2013, 11:27

£ëø Mø®£ix escreveu:
Olá minha querida. Seja bem vinda. Tudo bem com você?
.
Olha eu acredito mais no Lauoreux 1 como inicio do que o Suzuki 1. Mas creio que 80 por cento dos alunos estão tão euforicos com o violino e querem logo sair tocando músicas e ainda não entendem muito bem como funciona o estudo musical, onde é preciso muito tempo de dedicação, perseverança e suor para conseguir um resultado legal.
.
Então eu acho que por isso o seu professor optou por trazer aos estudos primeiramente o Suzuki, porque é divertido, tem umas musiquinhas faceis que até o termino do nivel 3, vão gradativamente subindo o nivel de dificuldade. Isso acaba por motivar o aluno a cada música conquista. Porém para ser fazer uma base solida, é necessario estudar métodos de tecnica basica como o Laoureux, Lambert Ribeiro e outros métodos como o Schmoll, Shinozaki etc.
.
Eu acredito no Suzuki mais como um método complementar da qual usamos para ter um repertorio e também usaria ele mais para trabalhar expressividade do que outra coisa.
.
O Suzuki pode ser bem ensinado, desde que o professor saiba aplicar todo o conhecimento por detras das músicas. O problema no Brasil é que os professores não sabem aplicar, não sabem ensinar o Suzuki, não entendem a filosofia Suzuki.
.
Só mandam o aluno ficar repetindo a lição, achando que a pratica leva a perfeição. Leve engano, o aluno fica com a tecnica deficiente...
.
Pode ser que o seu professor está pegando leve no inicio justamente para você tomar gosto pela coisa e depois começa a pegar pesados com os Sevicks da vida....
.
Eu acho que você deve ser franca com o seu professor, pergunte a ele a respeito dos métodos de tecnica basica e quanto ele vai usar isso com você.
.
Não aconselho você jamais pegar metodos de tecnica basica sozinha. Nenhum outro método. Pois a chance de ser pegar vicios é enorme e tem muita tecnica escondida entre as lições a qual o professor vai lhe explicar e orientar você como aplicar isso.
.
Violino não é tocar exatamente o que está escrito na partitura. Isso é que chamamos de leitura, solfejo. Violino é pura tecnica, expressividade e psicologia.
.
A maioria dos alunos somente fazem é a leitura, tocam do jeito que está escrito, não aplicam as tecnicas corretas e acabam com vários vicios e problemas dificeis de serem tirados depois.
.
Por isso não seja precipitada. Antes de mais nada, converse com o seu professor a respeito da utilização de outros métodos em aula. Seja curiosa, porém prudente.
.
Enquanto ele não desenvolve os estudos em aulas com outros métodos. Procure decorar as músicas dos Suzuki. Aposto que isso já vai tomar um bom tempo de estudo diario. Se livre da partitura do Suzuki e comece a tocar com a alma.
.
Eu tenho uma pergunta a você? Já levou o seu violino no luthier para regulagem básica e necessária a todos os violinos de fábrica? Todo violino ao sair da loja precisar ser levado no luthier para tais ajustes. Só assim ele fica decente para o aprendizado.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição. Envia um email para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.
Leo, muito obrigada pela ajuda! E pensando bem, vou conversar com meu professor a respeito dos métodos, melhor que eu querer me aventurar sozinha, e acabar estragando tudo. Quanto as músicas do Suzuki, eu estou tocando de cabeça mesmo. Dou uma olhada na partitura, mas não toco olhando pra ela, porque preciso ficar vigiando a afinação, postura, arco e todas essas coisas.
E quanto ao violino, comprei um Eagle Ve 441 e não fiz absolutamente nenhum ajuste nele, hehe. Tanto porque meu professor disse que não era muito necessário já que estou iniciando agora. Só vou ter que trocar a queixeira, pois não estou me adaptando a ela, o que está causando algumas dores.
Muito obrigada mesmo, Deus te abençoe!

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Re: Métodos para iniciante

Mensagem  £ëø Mø®£ix 27/8/2013, 11:53

CarolinaG escreveu:Leo, muito obrigada pela ajuda! E pensando bem, vou conversar com meu professor a respeito dos métodos, melhor que eu querer me aventurar sozinha, e acabar estragando tudo. Quanto as músicas do Suzuki, eu estou tocando de cabeça mesmo. Dou uma olhada na partitura, mas não toco olhando pra ela, porque preciso ficar vigiando a afinação, postura, arco e todas essas coisas.
E quanto ao violino, comprei um Eagle Ve 441 e não fiz absolutamente nenhum ajuste nele, hehe. Tanto porque meu professor disse que não era muito necessário já que estou iniciando agora. Só vou ter que trocar a queixeira, pois não estou me adaptando a ela, o que está causando algumas dores.
Muito obrigada mesmo, Deus te abençoe!

Infelismente o seu professor está equivocado e desconhece um trabalho de luthier. Pois não importa o nivel do aluno. É necessário estar com o equipamento decente para acelerar a evolução nos estudos.
.
Você colocar uma queixeira central ou um pad encima da sua queixeira francesa. Eu comecei a tocando uma queixeira oval lateral.
.
Faça isso mesmo, jamais tente se aventurar sozinha até ser auto-suficiente nos estudos. Até Paganini teve sua orientação e diga-se de passagem com os melhores professores da europa e usufruiu sempre de violinos com qualidade no aprendizado do violino.
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos para iniciante Empty Re: Métodos para iniciante

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos