Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Dicas para manter a postura! I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Dicas para manter a postura!

4 participantes

Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Dicas para manter a postura!

Mensagem  CarolinaG 9/3/2014, 17:33

Percebi que estou me curvando demais na hora de tocar, ou seja, estou perdendo toda a postura. E o problema é que agora está me causando dores nas costas, e por mais que eu tente manter a postura, uma hora ou outra acabo voltando a me curvar. Outra coisa, posição dos pés influência muito? Obrigada!!

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Resposta

Mensagem  Vitorreis 10/3/2014, 14:51

Aprender a tocar violino requer tempo, dedicação, prática e persistência. Adotar a postura correta é tão importante quanto prestar atenção e praticar entre as aulas. Em qualquer estágio do aprendizado de violino, adotar a postura correta ajuda a desenvolver bons hábitos e uma sólida conexão com seu instrumento. Em um primeiro momento, o violino é desconfortável e desajeitado para ser segurado. Entretanto, você pode aprender rapidamente como corrigir sua postura com as dicas que se seguem.




Posicionamento do violino
Não posicione o violino diretamente em frente ao seu rosto enquanto estiver tocando ou segurando o instrumento. Essa é uma reação natural comum, pois permite a você olhar as cordas e o posicionamento dos dedos. Em vez disso, posicione o violino no seu ombro esquerdo, apontando-o para o seu lado esquerdo. Segurar o violino no seu ombro esquerdo permite visibilidade quando você está tocando, mas mantém o instrumento longe da frente do seu rosto para apresentação.


Posicionamento do punho
Não recolha seu punho diretamente contra o braço do violino. Instrutores geralmente se referem ao hábito do punho recolhido como mãos de panqueca. Pode até parecer que é a opção mais confortável, entretanto, ela diminui o controle que você tem sobre o violino. Você deve manter seu punho reto e apoiar o braço do violino com seu polegar e dedos. A princípio, o posicionamento correto vai parecer anormal e até mesmo um pouco dolorido. Entretanto, com o tempo o posicionamento se torna natural e dá a você mais energia quando faz as notas.


Posicionamento do queixo
Nunca apoie seu queixo na superfície do instrumento em vez de na queixeira. Ela é desenhada para permitir que você use o peso de sua cabeça para auxiliar seu braço em segurar o instrumento. Se você está apoiando seu queixo no instrumento em si, reposicione-se e tenha certeza de que seu queixo está somente na queixeira. Se é desconfortável para você fazer isso, compre uma espaleira, que mantém o violino alto para maior conforto.


Posicionamento do braço

Seu cotovelo nunca deve tocar o lado esquerdo de seu corpo, pois você então se curvaria de um modo não natural. Com o tempo, seus músculos vão se fortalecer e você não mais sentirá a necessidade de apoiar seu cotovelo em suas costelas. Além disso, não tenha medo de deixar seu braço esquerdo distante do resto enquanto segura o violino com seu queixo e ombro. Deixar o seu braço esquerdo livre do seu lado é um sinal de experiência e de um violinista seguro. A posição dos pés na influencia muito. E é bom voce estudar na frente do espelho para voce sempre esta corrigido sua postura.




Qualquer duvida pergunte. 

Vitorreis

Mensagens : 1
Pontos : 7
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/02/2014
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Re: Dicas para manter a postura!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 13/3/2014, 16:13

CarolinaG escreveu:Percebi que estou me curvando demais na hora de tocar, ou seja, estou perdendo toda a postura. E o problema é que agora está me causando dores nas costas, e por mais que eu tente manter a postura, uma hora ou outra acabo voltando a me curvar. Outra coisa, posição dos pés influência muito? Obrigada!!


Uma das coisas mais importantes no violino é justamente a postura!
.
Se você quiser tocar coisas dificeis com relativa facilidade deve-se policiar quanto a postura, não somente da coluna, mas braços, mãos, dedos etc.
.
O violino não deve ser colocado no ombro e sim no peito, pois isso facilitará a mudança de posição no deslocamento do braço, vai manter a forma de mão em dia e vibrato. Claro vai tocar com facilidade na corda mais dificil de ser tocada que é a corda SOL, principalmente nas posições mais altas! Veja que os grandes solistas colocam o violino no peito!
.
A postura incorreta causa sim dores nas costas, no braço e pode lesionar com uma inflamação nos tendões! Claro sentindo dores ao tocar, você vai tomando birra do violino e por fim acaba por abandonar.
.
Peça ao seu professor que avalie sua postura em relação ao poscionamento do violino no peito, altura da espalheira, angulatura do violino e claro urgemente leve o seu violino no luthier para regulagem básica, necessária e obrigatória a todos os violinos de fábrica ou na manutenção anual que todos os violinos devem passar todos os anos!
.
A melhor maneira de você se policiar quanto a postura:
.
Primeiramente estude sempre de pé, jamais sentada!
.
Divida os seus estudos: parte da manhã, tarde e noite!
.
Estude somente quando estiver descansada, concentrada e faça alongamento e pre-aquecimento.
.
Foque parte dos seus estudos em muita corda solta! De 15 a 30 minutos antes de partir para os estudos de escalas, técnicas de arco e repetório!
.
Lembre-se estudar não é tocar repetidamente a lição 400 vezes até ficar bom! Infelismente não se aplica a frase: a prática leva a perfeição! Estudar é treinar! Treinar é treinar fundamentos!
.
Estude sempre em frente a um espelho em que você possa se ver!
.
Decore as lições, músicas e escalas! Toque sem olhar na partitura para você olhar para sua postura, sentir cada parte do seu corpo, descobrir cada movimento!
.
Em relação aos pés é de suma importância que o pé esquerdo fique embaixo do seu cotovelo esquerdo ou seja em baixo do violino. Todo a firmeza do seu corpo deve ser posicionado a principio no seu pé esquerdo. Lembrando que o peso do corpo deve ter um equilibrio entre os dois pés, porém a firmeza e ponto de apoio no pé esquerdo! Já o direito é um ponto de equilibrio, porém não se pode por a firmeza nele, pois isso atrapalha a estabilidade ao tocar! Vai se sentir insegura, até porque em cortejos de casamento você terá que tocar andando, e claro nas apresentações como solista, existe o que chamamos de movimento corporal, onde você faz um movimento com cabeça, corpo etc isso é fundamental na expressividade e interpretação! Pois música é puro teatro, você tem que encantar o seu ouvinte e para isso tem que adentrar no personagem, contar o enredo que o compositor colocou na música!
.
Sem essa firmeza no pé esquerdo, você sentira insegura! Até porque o pé direito você ao ler a primeira vista no ensaio da orquestra tem que usar o movimento do dedão do pe direito para ajudar a contar os tempos corretamente, principalmente se não estiver sendo regida ou estiver longe da vista da mão do maestro!
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição!
.
Um beijão! Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Re: Dicas para manter a postura!

Mensagem  Carlos Floyd 4/4/2014, 22:30

Por que você não acredita em si mesma. Por isso se curva.

Se um dia você crescer por dentro, crescerá por fora e conseguirá manter a postura.

Muitas regras que as pessoas inventam são idiotas, tente compreender os motivos que levam a uma regra, e as pessoas as regras. Só se uma regra não for idiota, siga ela.

Carlos Floyd

Mensagens : 19
Pontos : 19
Reputação : -7
Data de inscrição : 29/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Re: Dicas para manter a postura!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 5/4/2014, 00:32

carlosfloyd escreveu:Por que você não acredita em si mesma. Por isso se curva.

Se um dia você crescer por dentro, crescerá por fora e conseguirá manter a postura.

Muitas regras que as pessoas inventam são idiotas, tente compreender os motivos que levam a uma regra, e as pessoas as regras. Só se uma regra não for idiota, siga ela.

As pessoas inventam regras idiotas o tempo todo, por que elas são idiotas mas, não fique com raiva delas, elas fazem isso sem saber e por isso são dignas de pena.

Não se pode confundir certas atitudes do corpo com postura no violino. Conheço várias pessoas arrogantes, cheias de si que acreditam demais em si mesmo de forma até exagerado que ao tocar se curvam o tempo inteiro. Muitos porque são teimosos mesmo não tenho o corpo adequado ao violino, teimam em não usa espalheira, aí pode agravar mais o problema em relação esse encurvamento.
.
Assista o video do Ricci tocando os caprichos do Paganini! Ele toca curvadinho. O cara para tocar daquele jeito, diga-se de passagem ele é um dos melhores interpretes do Paganini, o sujeito acredita muito em si mesmo! Mesmo assim ele toca curvado!
.
A verdade é que os ditos "eruditos", esse termo é errado para muitos músicos clássicos! Eles desenvolvem estudos de postura encima de uma postura que funciona com a maioria, mas isso não quer dizer que seja uma verdade absoluta. O Perlman prova isso, desafiando os ditos eruditos conservadores, pois ele toca de uma forma única, com postura única, técnica única e tem um som diferenciado e único! Vai dizer que ele está torto e com postura errada, será que alguém tem competência para isso e fazer melhor do que ele?
.
O nosso problema é que fizeram lavagem cerebral em nossa cabeça, então somos muitos certinhos no conceitos que eles dizem ser o certo e que fizeram a gente acreditar como única opção, mas o pessoal do Jazz tem uma forma livre de pensar!
.
O assunto é muito dificil de ser tratado abertamente.
.
O que eu prego é que o violino deve ser tocado como se estivesse brincando, tocar do jeito mais dificil possivel fazendo ele de jeito mais fácil (Técnica), porém tem que ser algo funcional (Não é métodos, nem professor, mas você que tem que ser um cientista das cordas e saber aplicar na sua anatomia toda a técnica passada por um professor) por isso violino é uma verdadeira ciência!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Re: Dicas para manter a postura!

Mensagem  CarolinaG 5/4/2014, 18:37

Agradeço as respostas, mas não acredito que seja algo psicológico. Me encurvo por hábito mesmo! Notei também que em grande parte das vezes que isso acontece, é quando estou tocando sentada e lendo a partitura. Mas estou filmando meu estudo, essas últimas semanas, estou fiscalizando mais, e está tudo retinho, tudo ok! Obrigada pela ajuda, Leo e Carlos.

CarolinaG

Mensagens : 26
Pontos : 37
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Re: Dicas para manter a postura!

Mensagem  Carlos Floyd 6/4/2014, 20:10

E por que o hábito surgiu? =)

esse vídeo é tudo que eu tenho a dizer sobre postura.



Carlos Floyd

Mensagens : 19
Pontos : 19
Reputação : -7
Data de inscrição : 29/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para manter a postura! Empty Re: Dicas para manter a postura!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos