Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
como tocar 3 posicao no modo tradicional I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

como tocar 3 posicao no modo tradicional

3 participantes

Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty como tocar 3 posicao no modo tradicional

Mensagem  junior santos 22/4/2014, 10:21

ola, sou da CCB e estou com dificuldades eu sei tocar a terceira posicao no modo certo, mas eu vejo os irmaos tocando um modo tradicional que nao é o certo mas é bonito voce poderia me dizer uma tecnicas dos dedos certos assim nesse modo que concerteza voce sabe deus abencoe?

junior santos

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty Re: como tocar 3 posicao no modo tradicional

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/4/2014, 12:04

junior santos escreveu:ola, sou da CCB e estou com dificuldades eu sei tocar a terceira posicao no modo certo, mas eu vejo os irmaos tocando um modo tradicional que nao é o certo mas é bonito voce poderia me dizer uma tecnicas dos dedos certos assim nesse modo que concerteza voce sabe deus abencoe?

A Paz de Deus irmão. Tudo bem?
.
Acredito que você se refere a tocar a 3 posição fixa! E esteja querendo saber sobre a mudança de posição, não é isso?
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty certo.

Mensagem  junior santos 22/4/2014, 16:38

amem, é isso o modo certo é bem perto uma nota da outra, e essa sao bem afastadas podendo até glisar, entao é isso mesmo. poderia me dar umas dicas.

junior santos

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty explicar

Mensagem  junior santos 22/4/2014, 16:46

é mais ou menos assim como se tivesse tocando a primeira posicao mais agudo, o que eu sei é que: o si com o 1º dedo, dó 2º , o ré 3º, mi solta, etc... até ai ok mais quando chega do lá ja vem a duvida 4º dedo ou 1º me organize ai irmao kkk

junior santos

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty apdD

Mensagem  isaque.mello 22/4/2014, 19:18

Junior.. pelo que entendi é isso.. vc está com dificuldade na troca de posição correto ?
Você sabe tocar a 3º posição fixa, mas ainda não entendeu quando e onde deve ocorrer a mudança de posição.

Bom, os métodos mais tradicionais ensinam que essa mudança deve ocorrer no 3º dedo... ou seja, voce está na 1º posição na corda Mi.. Então os dedos são 1º Fa e 2º Sol.. no 3º que é o La, vc já pode mudar de posição e ir para a 3º... sendo assim o LA passando a ser tocado com o 1º dedo. 

Mas isso (ou qualquer mudança de posição), seja da 1º para a 2º... ou da 1º para a 7º, enfim.. tudo depende do trecho da musica que você irá executar. Tem trecho que a mudança para a a 3º posição é a mais correta, pois vocÊ irá tocar no máximo a nota Re (4º dedo na 3º posição).. mas tem musicas e trechos que vão muito alem disso.. então cabe a você estudar e enxergar qual é o melhor dedilhado para aquele trecho.

Lembrando que a posição fixa é somente utilizada em métodos.. qualquer musica de qualquer repertorio de qualquer periodo.. do Barro ou Contemporaneo, passando pelo Classicismo e Modernismo... TODAS exigem mudança de posição.. A "sua" 3º posição nao é a certa e a do outro irmão errada.. É apenas estudar e ver qual é mais viavel.

Espero ter ajudado.

isaque.mello

Mensagens : 6
Pontos : 6
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty Re: como tocar 3 posicao no modo tradicional

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/4/2014, 22:51

junior santos escreveu:amem, é isso o modo certo é bem perto uma nota da outra, e essa sao bem afastadas podendo até glisar, entao é isso mesmo. poderia me dar umas dicas.

O irmão Isaque respondeu algumas questões. Achei por bem complementar uma coisa: O glissando é um ornamento. Portanto todo e qualquer ornamento deve ser executado de forma sábia, se não fica brega. O grande lance nas mudanças de posição no estudo sério é justamente ao mudar de posição não glissar! Se não fica uma gato encima do telhado miando e enchendo o saco de quem ouve! É que eu chamo da técnica do gato miado!
.
O glissando é uma técnica cigana introduzida na música clássica!
.
A técnica de mudança de posição não é tirar o dedo ao mudar. Mas sim deslizar o dedo mapeando o espelho até chegar na dedo base. Consiste em você levantar o dedo da corda, mas manter o dedo sobre a corda, deslizar o dedo com rapidez e abaixar o dedo na corda em outra posição. Se você tirar totalmente o dedo da corda, vai perder a referencia e noção do mapeamento do espelho.
.
Só que quando você estiver desllizando o dedo você vai parar o arco quase impercetivelmente tirando a pressão do arco ao mudar de posição. Só correr com o arco e botar pressão quando o dedo já estiver pressionado em outra posição. Assim você corta o efeito do som do glissando, porém vai fazer o glissando.
.
O efeito do som glissando pode ser fazer apenas uma vez em um verso do hino, mas jamais em todas as mudanças! Isso é brega e horrivel. Parece um gato miando o tempo inteiro e é irritante!
.
O estudo do glissando deve ser executando muito lento, glissando mesmo nos estudos, ouvindo o efeito. Depois se aumenta a velocidade. Mas em apresentação da música, hino etc, deve-se fazer essa técnica de cortar o efeito do som do glissando, porém pode notar que técnicamente você vai fazer o glissando para mudar de posição, porém apenas não vai ouvir o som do glissando.
.
Isso é grande objetivo de todos os violinistas, não ouvir o som do glissando ao mudar de posição! Como eu disse o glissando é um ornamento que deve ser usado uma vez ou outra em apenas uma única mudança, mas não em todas!
.
Isso é um som sinfonico, isso é música classica! Isso é som de quem realmente tem o som file e uma técnica refinada!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty Re: como tocar 3 posicao no modo tradicional

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/4/2014, 23:17

junior santos escreveu:é mais ou menos assim como se tivesse tocando a primeira posicao mais agudo, o que eu sei é que: o si com o 1º dedo, dó 2º , o ré 3º, mi solta, etc... até ai ok mais quando chega do lá ja vem a duvida 4º dedo ou 1º me organize ai irmao kkk

Um erro muito comum é dizermos que tocamos ao natural. Primeiramente precisamos entender que estamos acostumados a usar os termos de forma errada.
.
O que é tocar ao natural? Técnicamente é tocar em Do maior ou seja o natural. Isso é um erro de termologia que fazemos no dia a dia e não paramos para pensar o que falamos. Isso falamos a nos referir ao que está escrito no Hinário ou seja falando de modo cru: 1 posição, apesar de como eu sempre digo! Não existe verdade absoluta, mas relativa, nesse caso eu poderia contextar e explicar que dizer que é primeira posição não é em sua totalidade uma verdade, visto que se pode tocar na segunda posição, terceira posição fixas, o que seria mais uma confusão se formos contestar cada virgula e sermos muito metododicos, extremistas e cabeças fechadas!
.
Vamos voltar ao assunto. O correto seriamos dizer na oitava que está escrita! O que podemos dizer que quando falamos em mudança de posição no agudo seria uma oitava acima, assim como dá para tocar uma oitava abaixo como exemplo o antigo hino do hinário 4 o número 270 Eramos mortos nas obras más! Dá para oitava para baixo.
.
O que devemos entender primeiro antes de estudar posições é essa questão de oitavas! Então você pode pegar um caderno com pauta musical em branco e transcrever a melodia de um hino uma oitava acima! Assim você vai entender o que é mudar de posição! A partir dai você vai fazer uma coisa que ninguem faz nunca! Marcar o seu dentilhado ou seja fazer um planejamento prevido de onde mudar de posição, como mudar de posição e ver o que ficar melhor, o que soa melhor, qual dentilhado você se adpata melhor!
.
Segue algumas dicas: Sempre que for mudar de posição, procure fazer a mudança em uma pausa e virgulas de respiração!
.
Sempre busque antecipar a mudança de posição. Não é porque você tem que fazer um Ré com o 4 dedo na terceira posição que vai mudaar somente no ré, com certeza vai desafinar! Procure sempre mudar os dedos bases: ou seja sempre use o dedo 1 é que torna mais eficiente a mudança! Evite mudar o 4 dedo que é sempre mais problematico!
.
Olhe a tonalidade do hino! Hinos com 3 bembois prefira usar a 4 posição, cai certinho a forma de mão!
.
Hino com 3 sustenidos também!
.
Já hinos em tonalidade natural ou com 2 sustenidos ou 2 bembois, pode usar a 3 posição e posteriormente a 5 posição quando for necessário!
.
No inicio é muito usado a 3 posição que é de praxe, mas com o tempo, você pode fazer um planejamento para mudar para 2 posição em alguns casos, busque explorar novas possibilidades tecnicas e sonoras, não seja narcisista e inflexivel, mas busque sempre inovar e testar outros dentilhados e planejamentos de arco.
.
Sempre marque o seu hinário com o lápis para advertencias no hino, qual dedo mudar, quando voltar. Um método muito fácil para entender todo esse mecanismo é o Laoureux 3. Ele é muito bom no inicio. Faça pelo menos as lições de portamento e mudanças de posição! Não precisa fazer o método todo! Depois pegue o Shinozaki 3. Ele é bem completo nesse aspecto e pode lhe reforçar com algumas coisas. Foque no Hans Sitt lição 40 até 60. É pura mudança de posição! Com isso já dá para pegar um método mais elaborado como o 36 estudos do Kayser e posteriormente os 42 estudos do Kreutzer.
.
No violino nada pode ser jogado de qualquer maneira como os nossos irmãos fazem. Vão na loteria, se acertar a afinação e mudança beleza, se não paciência! Não é assim que as coisas funcionam. O violino é um instrumento que não perdoa o cara estuda ou não toca! Tem que fazer as coisas de maneira inteligente e consciente! Então busque fazer um planejamento.
.
Mas o irmão vai me perguntar: os hinos são muito fáceis? Realmente não, não tem nem necessidade de estudar, isso é verdade! Mas precisamos de métodos super dificeis para estudar? Não! Uma música ela pode ser tão complexa que vale mais do que fazer 1000 métodos! Não existe método ruim e nem música fácil! O que existe é professor ruim que não sabe aplicar os métodos assim como existe mil possibilidades de tirar de uma música vários estudos classicos por fundamentos! O estudo de mudança de posição e portamento é um exemplo! Se a pessoa estudar afinação, portamento e mudança em um hino de forma inteligente e consciente pode valer tanto quando um método como Laoureux 3, desde que o sujeito estude por fundamentos e entenda o que fazer, por que fazer e como fazer!
.
Primeira coisa que devemos entender a respeito de harmonia em uma orquestra é que não devemos oitavar para cima parte da harmonia, pois mudança de a frequencia das notas, forma outro acorde em inversão ou em posição de acorde ou seja uma simples nota oitava em uma das vozes, muda o acorde e a sensação e tira aquilo que o compositor desejou passar.
.
Por isso é importante na orquestra cada instrumento respeitar sua voz e o seu naipe. O grande problema na CCB são os saxofones oitavando o tenor, oitavando o contralto, um instrumento saindo fora da sua tessitura para improvisar na voz de outro. Até para improvisar um instrumento deve se respeitar a tessitura e carateristica de um instrumento para passar para outra voz.
.
Temos ensinamento agora para que os violinos toquem uma oitava acima com nova regulamentação da instruções do nosso hinário das cordas! O violino ele cai bem tanto no soprano como no contralto (Segundo violino), já a viola pode fazer o contralto que cai bem, mas sua voz agora é definitivamente o tenor. Pois usamos a configuração das vozes sem o contrabaixo o Rabeção que deveria estar fazendo o baixo ou dobrando o baixo junto com o cello. Que obriga o Cello a fazer o baixo, viola o tenor, violinos podem se dividir entre soprano e contralto com enfase no soprano. Imagina se os violinos oitavam para cima o contralto e o soprano, viola fica em sua oitava no tenor o Cello em sua oitava. Vai ficar um buraco e claro mudar a harmonia, transmitindo outro sentimento!
.
Então é importante pensar nessas questões para entender o que realmente está fazendo!
.
A coisa é complicada!
.
Qualquer dúvida estou a sua disposição.
.
Deus te abençoe!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty Muito bem.

Mensagem  junior santos 23/4/2014, 09:50

Amem.
gostei muito da explicação, vou fazer isso... deus abençoe.

junior santos

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty Re: como tocar 3 posicao no modo tradicional

Mensagem  £ëø Mø®£ix 23/4/2014, 22:15

junior santos escreveu:Amem.
gostei muito da explicação, vou fazer isso... deus abençoe.

Amém.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

como tocar 3 posicao no modo tradicional Empty Re: como tocar 3 posicao no modo tradicional

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos