Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
REFORMA DE MEU VIOLINO I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

REFORMA DE MEU VIOLINO

+6
cirilo
£ëø Mø®£ix
Anonimo
Fernando Borges
DavidPolezi
Roberto
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 15/7/2011, 10:16

Ola, eu estou trocando o verniz do meu violino pela segunda vez, na primeira vez, eu tirei o verniz dele, pois era muito grosso, e percebia que abafava o som, e passei nele a goma laca indiana, ficou lindo, maravilhoso, porem com o passar do tempo ficou opaca, pois a goma laca absorve umidade e fica opaca, bom como já estava ficando feio, resolvi mudar novamente a pintura dele na semana, por se tratar da goma laca, para retirar foi fácil, pois a goma laca sai com álcool absoluto, removi por inteiro, e passei uma lixa de madeira 600 para deixar bem liso a superfície, preparei a goma laca
misturando junto o betume gato preto, pois o quero mais envelhecido. E ontem minha esposa, que tem um DOM de pintura, deu a primeira Mao nele, olha!!!! Ficou lindo, ela conseguiu fazer os rajados com o próprio pincel, ficou maravilhoso,
agora falta alguns retoques, e a voluta, fazendo isso, vou passar uma Mao de verniz incolor brilhante, para que a goma laca não fique opaca, como da outra vez, acredito que mais uns 10 dias ele estará pronto, alem disso comprei alguns
acessórios para ele, comprei as cravelhas e standart em ébano com olho paris, comprei o cavalete com ébano nas cordas LA e MI (deu ate bolha de agua no meu dedo polegar para ajustar ele.), e comprei o jogo de cordas da mauro calixto
(ainda não chegou, paguei 34,00 na Sommarsom pela internet), com a retirada do verniz original e com as cordas novas que já usava nele, ficou ótimo a qualidade do som (para tocar em orquestra, pois para tocar solo ele e’ muito
estridente), vou postar 4 fotos dele da primeira goma laca nele.


Em breve estarei postando as novas fotos dele aqui, só vou terminar ele e postarei.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Roberto 21/7/2011, 11:03

vandre ficou muito bom porem na minha opiniao parece q o verniz ta um pouco grosso q pincel vc esta usando???
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 21/7/2011, 11:08

roberto domingos escreveu:vandre ficou muito bom porem na minha opiniao parece q o verniz ta um pouco grosso q pincel vc esta usando???




Na verdade, essa pintura nao foi com pincel, foi com boneca, e tbem ja removi essa pintura e estou pintando novamente, estou usando agora o pincel macio da tigre 1", segunda eu dei a segunda mao de goma laca, e ontem 1 mao de verniz incolor brilante, creio que segunda que vem eu ja tenho uma foto dele como ficou, ai posto aqui para voces ver.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Roberto 21/7/2011, 11:14

mas qual era a cor original dele antes de vc mexer?
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty reforma

Mensagem  Convidad 21/7/2011, 11:21

roberto domingos escreveu:mas qual era a cor original dele antes de vc mexer?


ele era vermelho comum, ai passei essa goma que esta na foto, ficou mais laranja, mas nao tinha passado verniz e ele ficou opaco, entao retirei e estou passando goma laca com betume (tom envelhecido) e passei o verniz para nao ficar opaco novamente. ficou bonito, ainda falta terminar a voluta que ainda nao passei nada , esta na madeira.


me fala uma coisa voce entende de concerto de violino, pois estou com um precisando fazer um reparo na voluta, ele tricou no buraco da corda la ate fora, mas nao dividiu, foi um trinco somente, mas quando coloco a cravelha na corda la esse trinco abre.....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Roberto 21/7/2011, 11:25

entender nao entendo muito mais tenho q ver a foto para ver q reparo fica melhor e tambem conheço alguns luhier q se eu mostra a foto pode ajudar, eu ja vi lthier envernizado violino o cara que eu vi usava um pincel tipo importado mais ai só compensa ter se vc começa a trapalhar com reforma mais nao era pincel da tigre nao mais pelo jeito vc tem o dom de mexer com isso adimiro isso
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 21/7/2011, 11:33

roberto domingos escreveu:entender nao entendo muito mais tenho q ver a foto para ver q reparo fica melhor e tambem conheço alguns luhier q se eu mostra a foto pode ajudar, eu ja vi lthier envernizado violino o cara que eu vi usava um pincel tipo importado mais ai só compensa ter se vc começa a trapalhar com reforma mais nao era pincel da tigre nao mais pelo jeito vc tem o dom de mexer com isso adimiro isso


Na verdade, tenho muita vontade de aprender a trabalhar com verniz, mas em todos os lugares que vou procurar saber se ensina, eles querem ensinar tudo, e acaba ficando caro, o dom de pintar e' da minha esposa ela que pintou as 2 vezes, eu lixo deixo pronto, faco a mistura dos vernizes ate ter a cor que eu quero, e ela que pinta para mim, eu tbem sei pintar, mas ela sabe fazer o trabalho de pintura melhor que eu. Eu nao tenho dica de nada sobre pintura, referente ao pincel, acredito mesmo que tem melhores, mas onde comprar? eu comprei o mais macio que encontrei.... vou ver se eu tiro uma foto da voluta trincada e posto para voce, esse violino e muito antigo, e quero restaurar ele.....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Roberto 21/7/2011, 11:46

vc usa ele na igreja ou ele ta parado esse instrumento?
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty violino antigo

Mensagem  Convidad 21/7/2011, 11:49

roberto domingos escreveu:vc usa ele na igreja ou ele ta parado esse instrumento?


ele esta parado, o verniz dele esta todo trincado de velho, precisa de um tratamento bom nele, apesar que estou sem grana agora mas preciso arrumar ele.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Dica de polimento

Mensagem  DavidPolezi 2/8/2011, 06:23

Eu tbm pintei meu violino com goma-laca,mas para não ficar opaca a pintura depois de uns dias eu usei cera de carro(em pásta não liquida)e como se fosse polir um carro mesmo.Passa a cera em forma circular,espara secar e ficar branca,quando estiver totalmente seca pegue uma estopa de polir e esfregue ate sair tudo.Pode reparar q vai ficar lizinho.Repita a operação 4x.Pronto ai jamais vai ficar opaca.Aprendi com um luthier formado em lutheria no conservatorio de Tatui-SP.

Tomara q ajude.

=)
DavidPolezi
DavidPolezi

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/07/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty goma laca

Mensagem  Convidad 2/8/2011, 10:16

DavidPolezi escreveu:Eu tbm pintei meu violino com goma-laca,mas para não ficar opaca a pintura depois de uns dias eu usei cera de carro(em pásta não liquida)e como se fosse polir um carro mesmo.Passa a cera em forma circular,espara secar e ficar branca,quando estiver totalmente seca pegue uma estopa de polir e esfregue ate sair tudo.Pode reparar q vai ficar lizinho.Repita a operação 4x.Pronto ai jamais vai ficar opaca.Aprendi com um luthier formado em lutheria no conservatorio de Tatui-SP.

Tomara q ajude.

=)



ola tudo bem, foi uma excelente dica dica, apesar que um pouco tarde, pois ja pintei ele com goma laca e ja passei uma demao de verniz incolor...(mas mesmo assim vou passar a cera no verniz, pois ela ajuda a dar brilho) e ficou bom, pelo menos eu gostei, estarei postando algumas fotos dele como ficou, agora ta dificil de tirar o cheiro do verniz, esta muito forte... mas creio que mais alguns dias ele fica sem cheiro, e referente a foto atual que irei postar, o meu violino ja esta com o standart de madeira com afinadores preto/dourado, pois na foto acima, era o standart de aluminio pintado.... a pintura dele nao foi eu quem fiz, foi minha esposa novamente, pois ele trabalha com decoupage (pintura artesanal), ficou chique.... o pouco que mexi na parte da pintura, eu estraguei....rsrsrsrsrrs, minha esposa ficou louca comigo, pois depois de pintado ela me deu o violino para passar o verniz, pois ela esta gestante e nao pode sentir o cheiro forte, ai limpei a mesa com alcool absoluto e deixei de lado ao algodao com alcool, nisso dei uma lixada nele com a lixa 600 para ficar melhor e limpei ele com um pano limpo e seco, ai deixei o pano de lado, mas o pano ficou em cima do alcool, e eu nao vi isso, entao eu coloquei o violino em cima do pano seco (que o mesmo estava em cima do algodao com alcool, e eu nao vi) ............... e fui preparar o verniz, a hora que peguei o violino Very Happy ....rsrsrsrs estava aquela roda de mancha na goma laca..... vou falar a verdade, deu vontade de quebrar ele Evil or Very Mad Sad Shocked Crying or Very sad Evil or Very Mad ..... minha esposa ficou inconformada, ai vai eu tirar o verniz do tampo trazeiro novamente, e tornar a pintar tudo de novo.... parece brincadeira, mas aconteceu isso comigo.... fiquei tao nervoso.... que lixei ele ate as 01 da madrugada, para poder pintar logo........


creio que essa semana ainda posto a foto dele como ficou..........
as cordas sao Mauro Calixto, e o cavalete e da Plander com ebano nas cordas MI e LA.


Última edição por meu violino em 2/8/2011, 10:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcao de palavras.)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Como vc misturou o betume?

Mensagem  DavidPolezi 2/8/2011, 22:16

Como vc misturou o betume na goma-laca?ele dissolveu na boa?

pq eu usei betume da judeia ,fiz da seguinte maneira:Primeiro tirei todo o verniz antigo lixei com lixa 400 depois 600 dai eu peguei o betume da judeia (q eh soluvel na aguaraz mineral)dilui aos poucos pq so uma gotinha ja deixa beeeemmmm escuro,dai passei com algodao para n deixar marcas de pincel.Ai esperei 1 dia para secar bem, e comecei com a goma-laca indiana,passei 5 demaos somente para não ficar mto grosso de verniz.Ai eu poli como de acordo q eu te expliquei.Ficou lindo mais eu n consegui dilui direto na goma-laca nao =/.Ajuda eu ai vai,pq agora peguei uma viola pra fazer o mesmo serviço pra um irmaozinho aqui da minha comum.=).Deus te Abençoe.
DavidPolezi
DavidPolezi

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/07/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty mistura de betume.

Mensagem  Convidad 4/8/2011, 12:50

DavidPolezi escreveu:Como vc misturou o betume na goma-laca?ele dissolveu na boa?

pq eu usei betume da judeia ,fiz da seguinte maneira:Primeiro tirei todo o verniz antigo lixei com lixa 400 depois 600 dai eu peguei o betume da judeia (q eh soluvel na aguaraz mineral)dilui aos poucos pq so uma gotinha ja deixa beeeemmmm escuro,dai passei com algodao para n deixar marcas de pincel.Ai esperei 1 dia para secar bem, e comecei com a goma-laca indiana,passei 5 demaos somente para não ficar mto grosso de verniz.Ai eu poli como de acordo q eu te expliquei.Ficou lindo mais eu n consegui dilui direto na goma-laca nao =/.Ajuda eu ai vai,pq agora peguei uma viola pra fazer o mesmo serviço pra um irmaozinho aqui da minha comum.=).Deus te Abençoe.



Bom na verdade, eu comprei um betume, que nao e' o betume da Judeia, comprei o betume do fabricante Gato Preto, ele e' pastoso, coloquei um pouco do betume na goma laca e agitei bastante, depois disso, coei a goma laca para tirar alguns residuos, ai sempre agito antes de usar, porem, tomar muito cuidado, pois qualquer sinal de agura na goma laca, ela fica leitoso e estraga a pintura........

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 4/8/2011, 13:14

meu violino escreveu:
DavidPolezi escreveu:Eu tbm pintei meu violino com goma-laca,mas para não ficar opaca a pintura depois de uns dias eu usei cera de carro(em pásta não liquida)e como se fosse polir um carro mesmo.Passa a cera em forma circular,espara secar e ficar branca,quando estiver totalmente seca pegue uma estopa de polir e esfregue ate sair tudo.Pode reparar q vai ficar lizinho.Repita a operação 4x.Pronto ai jamais vai ficar opaca.Aprendi com um luthier formado em lutheria no conservatorio de Tatui-SP.

Tomara q ajude.

=)



ola tudo bem, foi uma excelente dica dica, apesar que um pouco tarde, pois ja pintei ele com goma laca e ja passei uma demao de verniz incolor...(mas mesmo assim vou passar a cera no verniz, pois ela ajuda a dar brilho) e ficou bom, pelo menos eu gostei, estarei postando algumas fotos dele como ficou, agora ta dificil de tirar o cheiro do verniz, esta muito forte... mas creio que mais alguns dias ele fica sem cheiro, e referente a foto atual que irei postar, o meu violino ja esta com o standart de madeira com afinadores preto/dourado, pois na foto acima, era o standart de aluminio pintado.... a pintura dele nao foi eu quem fiz, foi minha esposa novamente, pois ele trabalha com decoupage (pintura artesanal), ficou chique.... o pouco que mexi na parte da pintura, eu estraguei....rsrsrsrsrrs, minha esposa ficou louca comigo, pois depois de pintado ela me deu o violino para passar o verniz, pois ela esta gestante e nao pode sentir o cheiro forte, ai limpei a mesa com alcool absoluto e deixei de lado ao algodao com alcool, nisso dei uma lixada nele com a lixa 600 para ficar melhor e limpei ele com um pano limpo e seco, ai deixei o pano de lado, mas o pano ficou em cima do alcool, e eu nao vi isso, entao eu coloquei o violino em cima do pano seco (que o mesmo estava em cima do algodao com alcool, e eu nao vi) ............... e fui preparar o verniz, a hora que peguei o violino Very Happy ....rsrsrsrs estava aquela roda de mancha na goma laca..... vou falar a verdade, deu vontade de quebrar ele Evil or Very Mad Sad Shocked Crying or Very sad Evil or Very Mad ..... minha esposa ficou inconformada, ai vai eu tirar o verniz do tampo trazeiro novamente, e tornar a pintar tudo de novo.... parece brincadeira, mas aconteceu isso comigo.... fiquei tao nervoso.... que lixei ele ate as 01 da madrugada, para poder pintar logo........


creio que essa semana ainda posto a foto dele como ficou..........
as cordas sao Mauro Calixto, e o cavalete e da Plander com ebano nas cordas MI e LA.



Ola meus amigos, como citei acima, estou postando algumas fotos do meu violino..



FOTOS DURANTE O TRABALHO

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300893

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300890

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300888

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300886

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300883

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300882





SERVICO CONCLUIDO

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300903

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300907ys

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300896g
REFORMA DE MEU VIOLINO S6300883y

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300902

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300897

REFORMA DE MEU VIOLINO S6300895j



E DEPOIS DE TANTO TRABALHO CONSEGUI DEIXAR ELE ASSIM, NAS FOTOS REPRESENTA QUE E' A MESMA COR, MAS NA REALIDADE FICOU BEM DIFERENTE.


MATERIAIS USADO:

Lixa de madeira 360
Lixa de madeira 400
Lixa de madeira 600

Goma laca indiana (casca de barata diluida com alcool absoluto)

Pincel tigre 1"

ACESSORIOS ADICIONADO


  • Cavalete com ebano nas cordas MI / LA (ajustado)
  • Standart de ebano com olho paris
  • Cravelhas de ebano com olho paris
  • Jogo de cordas Mauro Calixto


Very Happy ESPERO QUE TENHAM GOSTADO Very Happy


Última edição por meu violino em 4/8/2011, 14:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionei mais fotos)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Roberto 5/8/2011, 16:59

vadre o tampo traseiro é a madeira ou vc pintou esses riscos esse é aquele intrumento que vc disse que precisava de um reparo e tao tem que enaltecer seu trabalho ficou muito bom
Roberto
Roberto

Mensagens : 71
Pontos : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 8/8/2011, 11:54

roberto domingos escreveu:vadre o tampo traseiro é a madeira ou vc pintou esses riscos esse é aquele intrumento que vc disse que precisava de um reparo e tao tem que enaltecer seu trabalho ficou muito bom


Ola roberto, os riscos do tampo foi feito com a goma laca, e na verdade, quem fez esse trabalho foi minha esposa... eu simplesmente passei o verniz brilhante.... o tampo da frente se voce analisar melhor ele ficou mais bonito, e que na foto nao mostra, mas o tampo trazeiro ainda ficou um pouco aspero......

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Fernando Borges 14/10/2011, 12:07

esse verniz não abafou a sonoridade do violino?
Fernando Borges
Fernando Borges

Mensagens : 84
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 17/10/2011, 08:01

fernandoborges escreveu:esse verniz não abafou a sonoridade do violino?


Nao abafou pq usei goma laca indiana a tal da casca de barata. Ao contrario, o som ficou melhor.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 17/10/2011, 08:17

Violinista Morlix escreveu:Amigão que violino é esse?

Onde você adquiriu essa Goma Laca?

Que tipo de verniz você usou?


ola tudo bem, a Goma laca eu comprei um uma loja pela net mesmo, pois eles vendem barato esses produtos relacionados a ceras , gomas e vernizes segue o link da loja abaixo

http://www.ironfittings.com.br/acabamentos-ecologicos-para-madeira/lacas

e o verniz , como se diz eu pequei com o verniz comum brilhoso, mas estou vendo se troco novamente e passo a goma laca, depois fazer o polimento frances nele


esse Violino e' um Chines Parrot, mas tem um som muito bom para tocar em orquestra, ja para tocar em casa, ele tem o som estridente demais.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Fernando Borges 17/10/2011, 10:10

Se for reformar meu violino vai ficar muito caro Very Happy
Fernando Borges
Fernando Borges

Mensagens : 84
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 18/10/2011, 09:39

Violinista Morlix escreveu:Olá, meu nobre amigo! Estou maravilhosamente bem. Só alegria
.
Ficou interessante o visual dele.
.
Mas por que você diz ficou bom para tocar em orquestra? Acho que para se tocar em orquestra, até por causa da harmonização o som dele não deve ser estridente. Pois devemos ouvir nossos companheiros de orquestra.
.
Eu entendo que o único a tocar alto seja o solista, concertino e spalla (Chefes de naipe).
.
Desculpe, não é critica, apenas um comentário.

Em geral esses violinos são bem abafados por causa do excesso de espessura e qualidade do verniz sintético, além da incorreta espessura da madeira dos tampos.
.
Você lixou para tirar o verniz original?


Ok, entendi sua colocacao sobre ouvir nossos companheiros, mas acontece que ele parecia que tinha algodao dentro dele, ou seja eu nunca escutava ele na orquestra, e olha que o ouvido fica a uns centrimetros, e voce tocar assim vc desanima, principalmente quando o encarregado (maestro) pede para voce tocar alguma parte sozinho,

referente ao verniz antigo, eu raspei ele com um pedaco de vidro e retirei todo o verniz que de fato era grosso, tinha partes que tinha mais de 1mm de verniz... Com a retirada do veriz e a aplicacao da goma laca, o som ficou outromelhorou 80%, mas para tocar em casa que no meu caso e' apartamento (apertamento rsrsr) ficou estridente, mesmo colocando a corda mauro calixto que essa suaviza o som.....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 18/10/2011, 11:38

Violinista Morlix escreveu:



Ok, entendi sua colocacao sobre ouvir nossos companheiros, mas acontece que ele parecia que tinha algodao dentro dele, ou seja eu nunca escutava ele na orquestra, e olha que o ouvido fica a uns centrimetros, e voce tocar assim vc desanima, principalmente quando o encarregado (maestro) pede para voce tocar alguma parte sozinho,

referente ao verniz antigo, eu raspei ele com um pedaco de vidro e retirei todo o verniz que de fato era grosso, tinha partes que tinha mais de 1mm de verniz... Com a retirada do veriz e a aplicacao da goma laca, o som ficou outromelhorou 80%, mas para tocar em casa que no meu caso e' apartamento (apertamento rsrsr) ficou estridente, mesmo colocando a corda mauro calixto que essa suaviza o som.....

Que bom que entendeu e não levou para outro lado. Gosto de pessoas sensatas como você. Que bom é ter amigos assim neste fórum.
.
Eu tive sérios problemas porque eu tenho muita potência sonora, muita potência no braço e uso muito arco. É o que mais chama atenção em mim. O meu violino (Eagle VK 441) tinha sido regulado (Pelo encarregado que eu fazia aula e depois posteriomente por mim mesmo). Então era uma diferença absurda para tocar na Igreja. Parecia que só tinha eu na Orquestra contra "quantrocentos saxofones berrando". Os outros violino você não escutava nem quando estavam oitavados.
.
Mas amadureci um pouco, aprendi certos conceitos de orquestra profissional, apesar de eu ter aprendido a regular violinos e ter feito uma regulagem pra solista de orquestra no meu violino (Eagle VK 644). É brutal a resposta dele e sonoridade. Fica bem evidente o som dele ao fazer solo. Mas como eu regulei muitos violinos pra os meus amigos da Orquestra que toco, a orquestra ganhou muita sonoridade (Este era o nosso problema).
.
Tivemos excelentes resultados nas provas e apresentações. Por isso eu escrevi a respeito de harmonização da orquestra. As vezes eu me sinto o Spalla da orquestra, mas tenho maior respeito pela spalla hoje.
.
Apesar de algumas pessoas da Igreja odiarem meu jeito de tocar. E fazerem algumas críticas. Que faz parte também, pois não devemos só receber elogios, faz parte do nosso crescimento receber críticas construtivas. Só acho que para se criticar alguém devemos ser superiores a quem dirigimos a nossa crítica. É aquela velha história, porque a pessoa não faz melhor?
.
Você lixou o cavalete? Mexeu na alma? O que fez exatamente além da retirada do verniz?
.
Onde aprendeu a raspar com pedaço de vidro?
.
Como fez para não sair aquele filetes? Eles são pintados provalmente.
.
Eu pergunto só mesmo para entender o processo que você fez.


Ola, tudo bem, referente ao cavalete, eu lixei ele ate ficar nas medidas que me passaram 2mm nos pes e 1mm em cima onde passa a corda, referente a ajuste no violino , nao foi feito nada, pois a alma do meu violino deve ser colada, ela nunca caiu. Para retirar o verniz eu aprendi num site uns tempos atras , nao sei onde ensinava raspar com vidro (caco) ou com a parte mais grossa da garafa pet, a parte da tampa, mas alem desses recursos, eu usei uma colher e no final passei a lixa para finalizar, o interessante que os filetes e' verdadeiro, pois parece uma borracha cravada no violino....

Aparentemente ficou bonito, porem depois de algumas aulas de um luthier, me explicando o que demonstra a qualidade de um violino, como ver se tem uma excelente madeira, ai eu vi que o trabalho ficou bonito somente para quem nao entende muito de violino....


Última edição por meu violino em 18/10/2011, 11:41, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de digitacao)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Simples receita de verniz

Mensagem  Anonimo 22/10/2011, 08:52

Crying or Very sad


Última edição por alessandro muzell em 13/4/2012, 09:00, editado 1 vez(es)
Anonimo
Anonimo

Mensagens : 61
Pontos : 34
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Fernando Borges 22/10/2011, 11:16

alessandro muzell escreveu:OLA QUERIDOS AMIGOS, POR ACASO ENCONTREI ESTE SITE E VENDO A POSTAGEM NO COLEGA AI, SENTI DE DEIXAR AQUI

ALGUMAS DICAS SOBRE UM ENVERNIZAMENTO BONITO, DURAVEL E RESISTENTE, SIMILAR AOS QUE EU FAÇO E QUE OS COLEGAS LUTIERS FAZEM.


ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE A TODOS, DEUS VOS ABENÇOE.


muito obrigado pelas dicas , fico muito bom , continua nos ajudando ai beleza.
Fernando Borges
Fernando Borges

Mensagens : 84
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Fernando Borges 24/10/2011, 21:32

alessandro muzell escreveu:OLA QUERIDOS AMIGOS, POR ACASO ENCONTREI ESTE SITE E VENDO A POSTAGEM NO COLEGA AI, SENTI DE DEIXAR AQUI

ALGUMAS DICAS SOBRE UM ENVERNIZAMENTO BONITO, DURAVEL E RESISTENTE, SIMILAR AOS QUE EU FAÇO E QUE OS COLEGAS LUTIERS FAZEM.

ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE A TODOS, DEUS VOS ABENÇOE.


Você é Luthier?
Fernando Borges
Fernando Borges

Mensagens : 84
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty COLORAÇÃO E APLICAÇÃO DE PÁTINA (ENVELHECIMENTO ARTIFICIAL)

Mensagem  Anonimo 25/10/2011, 12:20

Idea


Última edição por alessandro muzell em 13/4/2012, 09:00, editado 1 vez(es)
Anonimo
Anonimo

Mensagens : 61
Pontos : 34
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Anonimo 25/10/2011, 12:24

fernandoborges escreveu:
alessandro muzell escreveu:OLA QUERIDOS AMIGOS, POR ACASO ENCONTREI ESTE SITE E VENDO A POSTAGEM NO COLEGA AI, SENTI DE DEIXAR AQUI

ALGUMAS DICAS SOBRE UM ENVERNIZAMENTO BONITO, DURAVEL E RESISTENTE, SIMILAR AOS QUE EU FAÇO E QUE OS COLEGAS LUTIERS FAZEM.

ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE A TODOS, DEUS VOS ABENÇOE.


Você é Luthier?



OLA AMIGO, NÃO TENHO FORMAÇÃO TECNICA EM LUTERIA, APESAR DE ESTAR AO LADO DO CONSERVATORIO AQUI NA MINHA CIDADE, POREM NÃO TENHO FORMAÇÃO, SOU COMO DIZEM AUTODIDATA, POREM TENHO COMO AMIGO UM DOS PROFESSORES DE LUTERIA AQUI DO CONSERVATORIO DE TATUI E TAMBEM ALGUNS OUTROS AMIGOS NA REGIÃO, QUE SÃO PROFISSIONAIS. EU COMECEI A CONSTRUIR EM 2009 E DEPOIS NÃO PAREI MAIS, POREM FAÇO TUDO COM MUITA CALMA, E DEMORA UM POUCO, POIS NÃO É TODO DIA QUE POSSO DISPOR DE HORAS NO TRABALHO DE LUTERIA. MAIS A GENTE VAI LEVANDO, LEVO MAIS COMO UM HOBBY, POIS É MUITO BOM PRA MENTE E ALMA ESSE TIPO DE TRABALHO. FORTE ABRAÇOS, ATE MAIS.
Anonimo
Anonimo

Mensagens : 61
Pontos : 34
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Convidad 29/10/2011, 12:55

alessandro muzell escreveu:Olá amigo. Explique sua técnica de envelhecimento e duas colorações?
.
Excelente esplanação. Colabore com mais tutoriais. Abração.



OK AMIGOS, O TRABALHO DE COLORAÇÃO E ENVELHECIMENTO DEMANDA UMA CERTA TECNICA, NADA IMPOSSIVEL DE SE FAZER, POREM TEM QUE SE USAR DE MUITA PACIENCIA E TER NA MENTE OQUE SE DESEJA, A COR QUE SE ESPERA, A TEXTURA QUE SE ESPERA. BEM, VOU TENTAR PASSAR PRA VOCEIS A COLORAÇÃO TIPICA QUE OS AMIGOS ME PEDEM PARA FAZER, TALVEZ SEJA UMA DAS MAIS BELAS E PROCURADAS QUE É NADA MAIS QUE A COLORAÇÃO CREMONENSE OU COMO DIZEM, COMO VIOLINOS ITALIANOS VELHOS. VAI LA ENTÃO A DICA:

1)- APÓS A APLICAÇÃO INICIAL DAS DEMÃOS DE VERNIZ, OU SEJA, NO MÍNIMO TRES (03) DEMÃOS DE VERNIZ (RECEITA E FORMA DE APLICAÇÃO QUE EU PASSEI) E CERTIFICADO QUE NÃO ESTEJA UMIDO O VERNIZ AINDA, DEVE SE PROCEDER DA SEGUINTE FORMA:

A) PREPARAR ANTECIPADAMENTE NUM FRASCO TAMPADO DE PREFERENCIA, CERCA DE 50ML DE ALCOOL 92º (ALCOOL DE COZINHA) E ADICIONAR UM POUQUINHO DE ANILINA QUIMICA A BASE DE ALCOOL NA COR "NOGUEIROL" (ESSE POUQUINHO QUE EU QUIS DIZER É BEM POUQUINHO MESMO GENTE, A ANILINA É MUITO CONCENTRADA, VOCEIS PODEM USAR AQUELA COLHERZINHA DE PLASTICO QUE USA PRA MEXER CAFÉ EXPRESSO, BEM PEQUENINA MESMO. OK, FEITO ESSE PROCEDIMENTO, FECHAR O FRASCO E AGITAR BASTANTE, ATÉ QUE DERRETA TODAS AS PARTICULAR DA ANILINA FICANDO SOMENTE EM ESTADO LIQUIDO.

B) APÓS, DEVE SE FAZER UM PEQUENO TESTE NUM PEDAÇO DE MADEIRA QUALQUER (PODE SER UM TOQUINHO DE PINUS POR EXEMPLO) APENAS PARA VC TER NOÇÃO DA COR DO NOGUEIROL. OK, FEITO ISSO VAMOS DAR INICIO NA PRIMEIRA ETAPA, COMEÇANDO PELO FUNDO DO INSTRUMENTO NA PARTE SUPERIOR, DEVE SE APLICAR RAPIDAMENTE, MAIS MUITO RAPIDAMENTE EM MOVIMENTOS DO CENTRO PARA AS BORDAS, SEMPRE NESSA FORMA, CENTRO PARA BORDAS E VOCEIS PERCEBERAM QUE A SECAGEM É ULTRA RAPIDA, POREM ELA SECA SOMENTE AO TOQUE DO DEDO, MAIS AINDA NÃO IMPREGNOU NA POROSIDADE DA MADEIRA, POR ISSO TEM QUE SE TOMAR MUITO CUIDADO PARA NÃO VOLTAR A ESPONJA ONDE VC JA APLICOU, POIS SE VOLTAR, A PROPRIA ESPONJA VAI MANCHAR ONDE JA FOI APLICADO. OK, DEVE SE APLICAR NO INSTRUMENTO INTEIRO. APÓS A SECAGEM TOTAL DA PRIMEIRA APLICAÇÃO DE ANILINA, DEVE SE REPETIR O PROCESSO DE LIXAR COM LIXA 1200 UMIDECIDA COM AGUA, VOCEIS VÃO VERIFICAR QUE VAI SAIR E ESCORRER UMA COR MEIO ALARANJADA, O EXCESSO DE ANILINA, PROCEDIMENTO NORMAL.

C) APÓS DUAS DEMÃOS DE COLORAÇÃO DEVE SE REPETIR O PROCEDIMENTO APLICANDO UMA DEMÃO DE VERNIZ PARA SELAR A PRIMEIRA SEQUENCIA DE COLORAÇÃO. APÓS A SECAGEM DO VERNIZ, REPETIR O PROCESSO DE LIXAR, SEMPRE USANDO LIXA 1200 COM AGUA. FEITO ISSO IREMOS APLICAR UMA NOVA MISTURA DE ANILINA, CONTENDO AS CORES: NOGUEIROL (EM MAIOR QUANTIDADE) + CHOCOLATE + VERMELHO - TUDO ISSO MISTURADO EM 50ML DE ALCOOL, EM OUTRO FRASCO. ESSA MISTURA DE COLORAÇÃO JA IRA PROVOCAR UM ESCURECIMENTO ONDE FOR APLICADO, ENTÃO, JA ENTRA O "GOSTO DO FREGUES" E DEVE SER APLICADOS EM REGIÕES CERTAS, JA NÃO SE PASSA POR INTEIRO, OK. EU RECOMENDO A APLICAÇÃO DESSA TONALIDADE NO TAMPO SUPERIOR ENTRES A FURAÇÃO DOS EFES E NA REGIÃO DO ESPELHO E ESTANDARTE SÓ QUE DE OUTRA FORMA, APLICANDO ASSIM: COM UM PINCEL VC DEVE MOLHAR E TOCAR A REGIÃO, E RAPIDAMENTE COM UMA OUTRA ESPONJA LIMPA FAZER EM MOVIMENTOS CIRCULAR A DISTRIBUIÇÃO, SEMPRE OBEDECENDO O SENTIDO DE CENTRO PARA BORDAS, OK. NESTE CASO DEVE SE REPETIR AS APLICAÇÕES ATÉ QUE SE CHEGUE A COR ESPERADA OK! FEITO ISSO, REPETIR AS APLICAÇÕES DE VERNIZ.



2)- DA VELATURA (PATINA) DOS TAMPOS. REALMENTE AGORA É UMA HORA DE EXTREMO CUIDADO PARA NÃO ESTRAGAR OQUE JA FOI FEITO. PRESTEM ATENÇÃO AS RECOMENDAÇÕES:



A) NUM PEQUENO FRASCO DEVE SE DILUIR PEQUENA QUANTIDADE DE BETUME DA JUDEIA JUNTAMENTE COM AGUA RAZ MINERAL, TORNANDO ELA MAIS LIQUIDA DO QUE PASTOSA, COM AJUDA DA ESPONJA, FAZER UM PEQUENO TESTE NUM PEDAÇO DE MADEIRA QUALQUER PARA VERIFICAR SE NÃO A PONTO DE COAGULAÇÃO DO BETUME. ESSA VELATURA PODE SER APLICADA NUMA UNICA OU NO MAXIMO DUAS VEZES POR TODA EXTENSÃO DO VIOLINO, INCLUSIVE ALI NA REGIÃO CLARA DO BRAÇO. FEITO ISSO DEVE SE DEIXAR SECAR POR DOIS DIAS +/- DEPENDENDO DA TEMPERATURA E UMIDADE EM SUA REGIÃO. APÓS, COM AJUDA DE UM PINCEL FINO, DEVE SE APLICAR BETUME LEVEMENTE DILUIDO NAS REGIÕES DE COLAGEM DOS TAMPOS, NAS FAIXAS, POR DENTRO DAS CURVAS DA VOLUTA, DENTRO DA CAIXA DE CRAVELHAS, NAS REGIÕES DE "MAIOR PARADA DE RESÍDUOS" PARA SE DAR AQUELA IMPRESSÃO DE VIOLINO ANTIGO, QUE JA JUNTOU MARCAS NEGRAS, SABEM!!...ENTÃO, O BETUME DEMORA MUITO PRA SECAR, MUITOS DIZEM QUE ELE JAMAIS VAI SECAR, POREM FICA IMPERCEPTIVEL AO TOQUE APÓS UMA SEMANA OU DUAS DE SECAGEM NATURAL. VOCEIS PERCEBERÃO QUE, SE HOUVER UM PEQUENO MACHUCADO NA MADEIRA, UM ARRANHÃO MAIS LEVE QUE SEJA POR EXEMPLO, APÓS A APLICAÇÃO DA VELATURA, IRA SE REVELAR, COMO SE PASSAR A UNHA NUM PAPEL DE FAX, ELE MOSTRA TODAS AS IMPERFEIÇÕES EXISTENTES NA MADEIRA, BEM EU, A PEDIDOS, CHEGO A FAZER PEQUENOS MACHUCADOS NOS TAMPOS, NA REGIÃO DO CAVALETE, PROXIMO AS BORDAS, NO MEIO DO FUNDO, PRA IMITAR AQUELAS MARCAS QUE COM O TEMPO NÓS MESMO COMETEMOS, ENTÃO FICA A CRITERIOS DE VOCEIS EM REPRODUZIR A QUANTIDADE DE ANOS E ZELO COM CADA INSTRUMENTO.

B) APÓS SECAGEM E CURA DA VELATURA, APLICAR MAIS UMA OU DUAS DEMÃOS DE VERNIZ, SEMPRE REPETINDO OS PROCESSO DE LIXAGEM COM AGUA ENTRE UMA DEMÃO E OUTRA, NESSA ALTURA, VOCEIS JA PERCEBERÃO QUE UM CERTO BRILHO JA PREDOMINA SOBRE O VERNIZ E PERCEBERAM TAMBEM QUE ESTARAM BEM LISINHO, POIS A CADA DEMÃO SE FAZ O PROCEDIMENTO DA LIXAGEM, ELIMINANDO EXCESSOS E IMPUREZAS DEIXADAS PELA ESPONJA, PINCEL, BONECA, ETC. ENFIM, ACHO QUE É MAIS OU MENOS POR AQUI, TEREI IMENSO PRAZER EM AJUDAR A QUEM PRECISAR.

SOMENTE UMA DICA IMPORTANTE SOBRE AS COLORAÇÕES DE ANILINA. NÃO ABUSEM MUITO DO VERMELHO POIS É MUITO FORTE SUA IMPREGNAÇÃO NA MADEIRA, SE BOBEAR, ACABA DEIXANDO ELE VERMELHO DEMAIS.

DEPOIS DE TUDO ISSO, SÓ RESTA FAZER O POLIMENTO INCIAL COM MASSA N. 02 E PUXAR O BRILHO COM CERA GRAMPIX.



ATE MAIS A TODOS, SUCESSO A VOCEIS.[/quote]





QUE AULA!!!!!!!!!!

Estou ate com vergonha da reforma que eu fiz no meu violino........ , por acaso, vc tem essas dicas em pdf?



se tiver me manda uma mensagem no meu msn

vandrezequini@hotmail.com

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  £ëø Mø®£ix 29/10/2011, 14:28

Passe todo o material que pude em PDF pra nós como disse meu amigo aí de cima.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  cirilo 31/10/2011, 10:40

Falam aqui sobre pasta para remoção do verniz ( pasta removedora wanda) onde eu posso achá-la para comprar?

cirilo

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

REFORMA DE MEU VIOLINO Empty Re: REFORMA DE MEU VIOLINO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos