Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Alma e o arco. I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Alma e o arco. I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Alma e o arco. I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Alma e o arco. I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Alma e o arco. I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Alma e o arco. I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Alma e o arco. I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Alma e o arco. I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Alma e o arco. I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Alma e o arco.

5 participantes

Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Alma e o arco.

Mensagem  lazarojunior 18/3/2012, 14:53

Olá, hoje fui desempenar o cavalete. porém na hora que eu tirei ele, a alma caiu.

Fiquei meia hora para colocar ela.

Coloquei mais nao ficou muito bem ajustada.

o som esta bem estranho, ficou sem virbração nenhuma.

e baixo.

Eu coloquei a alma 3 milimetros do cavalete.
porém quando eu afinei a alma entortou.

Estou levando a um luthier, porém o som dele era muito bom, tou com medo do som dele estragar.

E outra, um certo dia deixei meu arco cair de cima do sofá.
E deu uma entortada.

Tem alguma maneira de deixar ele reto?

Ele não esta muito torto, mais se olhar reto pra ele da pra perceber que ele esta com uma curvinha na ponta.


Aguardo resposta.
Obrigado!

lazarojunior

Mensagens : 18
Pontos : 31
Reputação : 1
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Simples

Mensagem  Bielino 18/3/2012, 19:34

Olha quando voce tirar mais de 3 cordas do violino voce deve com o dedo polegar aperta a tampa de cima perto da alma pra ela n cair pq quando voce tira o cavalete ou as cordas a tampa soube bem pouquinho e é nessa hora que a alma do violino cai e se ela esta torta tem q ser trocada isso nao vai afetar o som se tiver bem ajustada. e o arco a ponta é mesmo meio torta acho q n foi pela queda do sofá mais se foi acho melhor trocar. obg! espero ter ajudado.
Very Happy Very Happy Very Happy


Última edição por Bielino em 18/3/2012, 19:43, editado 2 vez(es)

Bielino

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  El Justiceiro 18/3/2012, 19:36

Cara.. se vc não conseguir arrumar leva a um luthier..

Alma é foda.. a minha eu tirei, mas consegui colocar no lugar.. foi difícil.

http://iniciandonoviolino.blogspot.com veja as minhas experiências.
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  Lino 22/3/2012, 16:13

Olá pessoal, pois bem tenho algumas informações e algumas dúvidas para compartilhar.

O POSICIONAMENTO DA ALMA!!!!!!!!!!!!!

Pois bem um dia conversando com um luthier, ele me disse que o posicionamento correto da alma, deve ter uma distância que: entre o centro da alma, para com o pé do cavalete o valor seja igual ao diâmetro da alma, ou seja entre a distância de 3 a 5mm da ponta do pé do cavalete até ponta da alma (não do centro da alma). Isso claro em um violino bem construído, ajustado, blá blá blá...

Outra informação: é o posicionando da alma mais para dentro do instrumento (lado das cordas graves), obtem um som melhor no grave, consequentemente posicionando a alma mais para fora (lado da corda Mi) obterá um som melhor no agudo.

Outra informação: Quanto mais próximo a alma do cavalete, mais brilho, um som mais quente, consequentemente, quanto mais afastado obterá um som mais morno. Claro que esta próximidade da alma para o cavalete tem limite, pois segue como uma curva de Gauss, chega certo ponto começa a perde-se o brilho e a nitidez do som.


Pois bem, como já mencionado aqui cada violino tem seu ponto de ouro, com mais intensidade e qualidade de som. Mas que infelizmente nem todo luthie tem tempo para ajustar seu instrumento, para achar o ponto de ouro, principalmente se vc tiver um instrumento chinês. O ideal é vc pedir para o luthier ir ajustando e vc ou outra pessoa tocando e escultando para achar o melhor som. Porém isso é privilégio para poucos, geralmente eles só fazem isso com profissionais.

Então lhes questiono, como vcs mexem no seu intrumento para melhorar a sonoridade? posicionamento de alma, forma de cavalete? como fazem isso? Adquiriram aquele ferro de alma ou outras ferramentas?

Qual o valor correto do diâmetro da alma do violino, viola e Cello?

Quem tiver dicas, sugestões ou correções, estejam a vontade para compartilhar.

Saudações.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  Lino 23/3/2012, 14:21

Aí sim hein Muzell,

Muito legal o seu esclarecimento. Vc falou a mesma coisa que o luthier me disse em relação a mexer na alma, nos sentidos do lado grave ou agudo. Que tem me mexer no comprimento da alma, que vc pode danificar o insrumento do contrário.

Eu geralmente nem mexo na alma, eu acabo mexendo no posicionamento do cavalete, mais para frente ou para trás, a procura de um som melhor. O ideal era na alma mas não tenho o ferro de alma,... ainda... rsrsrsrsrs

Agora tem hora que mesmos estes ajuses não tem jeito, a solução é verificar a barra harmonica, como vc disse anteriormente. Mas que nem eu disse, se vc tem um instrumento não muito caro, e vc também não é um profissional, exigente... o luthier acaba dizendo que não adianta, mexer muito e já vai te empurrando pra sair do atelier... infelizmente todos qe conheci até agora são assim. Fazer o que né o jeito é se contentar... ou fazer o que estou fazendo, tomando informações, para que um dia eu mesmo consiga fazer. Porque comprar instrumento caro, de autor, com filho, aluguel, contas, etc....só pra tocar na igreja, não dá. Nem mesmo vendendo meus 05 violinos eu consigo ajuntar para comprar um bom violino.

Mas muito obrigado pelas informações.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  Lino 23/3/2012, 18:11

Ahhh sim com certeza vou pesquisar e comprar, o ferro, medidor, pescador de alma, alargador e apontador de cravelha e um carrinho massa, que vi a qual vc prende o cavalete para fazer o assentamento dos pezinhos, junto a uma lixa no tapo do instrumento. Tendo isso vai dar pra me divertir muito... hauhauhau

Ah Muzell pode crer sim um dia vc vai ter seu atelier, com ajuda de Deus, vai ter muito sucesso. Eu levarei meus paus velhos para vc deixa-los nos trinques hauhauahauahauhau.

Mesmo assim eu desbafei, mas hoje levo meus instrumentos para o Fabio Vanini, a qual ja mencione. Um cara muito bacana, que da atenção, recebe bem e trabalha direitinho e não cobra caro. Mas infelizmente ou felizmente ele sempre ta ocupado com muitos clientes, esta sempre em congressos, feiras, viajando. Procurei outras
opções, mas não encontrei melhor que ele. Bem tem vc Muzell agora, mas ta meio longinho...

Ahh esqueci eu terminei a viola e um violino usando sua receita de verniz, vou postar as fotos, ficaram muito bonitos. Não me arrisquei na
coloração e na velatura, para não estargar o que tinha ficado legal. Gostei muito... a Viola que nem vc mencionou não alterou muito a intensidade de som, mas melhorou o timbre dela, deu um som mais grave... gostei do resultado, fica bacana tocar ela com um quarteto de cordas. O violino ficou muito bom, bonito e o som melhorou, mas tambem pq mexi um pouco no cavalete e na sorte melhorou. Atirei no escuro e acertei. A cagada, rsrsrsrsr foi na pestana, que inventei de dar uma arredondada, tirar aquela ponta mal feita vinda de fabrica que acaba com as cordas e tentei copiar de outros violinos ajustados mas acabei matando. Deixei muito baixa e ao fazer os canais, as codras A e E ficavam encostando no espelho. Ai fiz uma gambiarra e as posicionei ao lado dos canais feitos, pelo menos consigo tocar legal. Mas quero trocar a pestana, assim que comprar uma, lhe peço umas dicas de como fazer. hauhauhau

Saudações. Fique com Deus.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  Lino 26/3/2012, 18:42

Logo logo postarei as fotos. Very Happy

Oh Muzell ficaria muito honrrado, mas gostaria de tentar fazer uma pestana primeiro. Comprando uma pré-feita e ajustá-la. Minha dúvida é em relação ao procedimento para tirar a antiga. Qual as maneiras, uma seria com um martelinho, um formão e o velho método: "ou vai ou racha"?

Qual cola utilizar posteriormente, cola de madeira, cola branca (Tenaz) ou Super-Bonder?

Depois em relação a altura da pestana, melhor deixar mais alta ou baixa, qual a diferença? Qual a altura correta do degrau em relação ao espelho? (
Verifiquei que a pestana mais baixa a afinação das notas muda um pouco, o
posicionamento das notas no espelho sobe um pouco, afastando-se da
pestana.)


Os canais devem ter larguras diferentes, ou iguais para as cordas?

Na parte do encosto das cordas deve ser um pouco arredondada acompanhando a curvatura do cavalete, com mais baixa para E e G e mais alta no centro A e D??

Saudações.
Lino
Lino

Mensagens : 30
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  Mayara Verginio 28/3/2012, 00:04

Pergunta, eu adquiri recentemente um Eagle vk544, no momento por falta de $$ pretendo apenas trocar a alma por uma melhor...
Tenho que pesquisar direitinho um bom luthier? Se eu der na mão de qualquer um arisco baixar a qualidade do meu amado instrumento né?
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  Mayara Verginio 28/3/2012, 12:14

Por estar em falta com $$, estou querendo em Sampa mesmo.
Mayara Verginio
Mayara Verginio

Mensagens : 321
Pontos : 267
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 31

http://neblinapensante.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e o arco. Empty Re: Alma e o arco.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos