Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Uma nova posiçao da alma!  I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Uma nova posiçao da alma!

3 participantes

Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  Convidado 7/9/2012, 15:21

Irmaos tenho um coisa incrivel.!
Um irmao que eu conheço ele fez uma loucura com o violino dele e deu serto!
Ele colocou a alma do violino dele na frente do cavalete no lado direito. E o violino dele ficou com um som altissimo mas teve um problema deixou de ser um som brilhante e suave ficou muito istrondoso eu so gostei da autura que ficol mas a qualidade do som nao ficou muito suave!
Citem suas opnioes.!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/9/2012, 22:13

italo.jakobo escreveu:Irmaos tenho um coisa incrivel.!
Um irmao que eu conheço ele fez uma loucura com o violino dele e deu serto!
Ele colocou a alma do violino dele na frente do cavalete no lado direito. E o violino dele ficou com um som altissimo mas teve um problema deixou de ser um som brilhante e suave ficou muito istrondoso eu so gostei da autura que ficol mas a qualidade do som nao ficou muito suave!
Citem suas opnioes.!

Isso foge aos padrões da lutheria e passa por cima de 200 anos de experiência, desde que inventaram a alma para resolver o problema de tensão que as cordas passaram a ter quando inventaram a corda sintetica. Pois na época do barroco, usava-se corda de tripa de carneiro. Elas quase não tinha muita tensão, isso fazia o cavalete do violino ser mais baixo e não tinha excesso de pressão contra o tampo superior e dava um timbre do violino um som bem aveludado. No barro a afinação era 415 hz.
.
Depois que todos começaram a usar corda de tripa sintentica, foi preciso o aumento da altura do cavalete para gerar uma tensão maior para conseguir chegar a corda no tom, e como a tensão aumentou, isso empurra o cavalete contra o tampo superior, é gerado uma pressão de 80 quilos sobre o tampo superior.
.
Para resolver esse sério problema, pois toda essa pressão, iria fazer o tampo superior afundar e obviamente racharia a madeira do tampo superior. Inventaram a alma. Sua função principal é dar sustentação ao tampo superior e ser um amplificador e transmissor, onde a vibração seria amplificada levemente pela alma e seria passada do tampo superior para o inferior, gerando um som mais nitido e equilibrado nos agudos.
.
Sua posição influencia diramente no som do violino, deixando ele mais rouco ou mais brilhante, com brilho mais para o agudo ou o som aveludado.
.
E para saber exatamente até onde pode ser colocado a alma, deve medir o pezinho do cavalete. Isso da em torno de 5 mm.
.
É o máximo que recomenda é deixar 5 mm sentindo estandarte.
.
Tem alguns violinos que ficam em 3 mm e soam equilibrado em todas as notas e com nitidez.
.
Pode se colocar em 1 mm até 5 mm.
.
Se vai ficar bom? Só um luthier professional com experiencia que acha o ponto de ouro de cada violino.
.
O que diferencia um professional de uma pessoa que faz gambiarra no instrumento e muitas vezes acaba danificando. É que o professional tem conhecimento e experiencia. Dedica muito anos ao estudos, e já realizou o procedimento em milhares de instrumentos, obtendo sucesso e seguindo sempre o que é padrão na lutheria. Já pessoas metidas a luthier, faz loucuras e danficam o instrumento.
.
A diferenca de um luthier professional também se resume na qualidade obtida do som ao ajustar a alma. Ele vai procura deixar o violino com um som alto, mas não estridente, sim com qualidade, um som aveludado e vai colocar a alma no lugar correto, evitando danos ao instrumento.
.
Fora isso que o nosso irmão fez, pode ao longo tempo com um som tão estridente, provocar danos a audição dele. Fora isso um músico profissional, ao ver o instrumento assim, sem qualidade sonora, iria criticar duramente o seu amigo. E nenhum luthier no mundo iria aprovar tal procedimento.
.
Eu não daria meu violino nas mão de uma pessoas dessas. Nem para ele tocar.
.
Iria preferir pagar um pouco mais, mas deixaria o instrumentos nas mãos de uma luthier com conhecimento e dentro do padrao da lutheria para deixar o meu violino com maior qualidade sonora e tocabilidade.
.
Eu acho sinceramente um absurdo esse procedimento que ele fez.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty .........

Mensagem  Convidado 8/9/2012, 22:30

Verdade irmao voce esta muito serto. A minha alma esta torta e eu nem tive coragem de mandar ele ajeitar tive medo .e olha que ele é incarregado regional !. Ainda esta torta o som dele esta mais baixo mas é melhor colocar as o meu violino nas maos de auquem que intenda mesmo assim como voce se eu podesse manda prai onde voce mora! Mas que pena que é muito longe. O meu é um profissional deus preparol pra mim!
Obrigado irmao deus q te abencoe! Sim eu emviei um comviti pra voce no MSN olha la e me asseita!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/9/2012, 22:46

De onde o irmão é? Podemos combinar para ajustar o seu violino.
.
Cuidado se soltar todas as cordas e o cavalete perder a pressão sua alma pode cair.
.
Fica a dica: se cair a alma de um violino, o procedimento é afrouxar todas as cordas e leva em um luthier para o posicionamente correto da alma.
.
Jamais deixa o violino com as cordas esticadas se a alma cair. Pode rachar o tampo, mesmo em violinos de fábrica com excesso de madeira no tampo superior e inferior como os Eagles e Michael!
.
Se for de autor o violino, tem afrouxar imediatamente, pois a espessura do tampo superior é muito fina, qualquer pressão das cordas sem a alma vai afundar o tampo superior ou rachar.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty ............

Mensagem  Convidado 8/9/2012, 23:02

Olha irmao!
Eu sou do nordeste.


Última edição por Italo-Slog em 28/11/2014, 22:10, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 8/9/2012, 23:09

Então, sempre presto serviços para os irmãos da Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro até para o Amapa ja fiz.
.
Precisando estou a sua disposição.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  Alexandre 6/10/2012, 07:41

Qual o violino do irmão?? é nhureson?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/10/2012, 10:17

Comentou comigo que é de luthier.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  Alexandre 8/10/2012, 12:02

Irmãos apdD sei que não é o topico certo mais em quais notas devo usar o vibrato?
Alexandre
Alexandre

Mensagens : 531
Pontos : 536
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

https://violinobrasil.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  Aleki3419 8/10/2012, 20:56

Alexandre FSS escreveu:Irmãos apdD sei que não é o topico certo mais em quais notas devo usar o vibrato?

descupe, a pergunta é pro leo e certamente ele esclarecerar, mas ai vai umas palavras do famoso violinista Leopold Auer

O objetivo do
vibrato, e o efeito de tom vacilante garantidos por oscilação rápida de um dedo
sobre a corda, é emprestar qualidade mais expressiva a uma frase musical, e até
mesmo a uma única nota de uma frase. Como
o portamento, o vibrato é principalmente um meio utilizado para aumentar efeito,
para embelezar um tom. Infelizmente,
ambos os cantores e tocadores de instrumentos de corda frequentemente abusam
desse efeito, assim como eles fazem com o portamento, fazendo assim o que eles
têm chamado de praga da natureza no meio artístico, onde noventa em cada cem
solistas vocais e instrumentais são vítimas.
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  £ëø Mø®£ix 9/10/2012, 00:58

O vibrato é uma desafinação harmonia que serve para embelezar uma música.
.
O vibrato deve ser utilizado em todas as notas, a questão fica em qual momento deve ser utilizado?
.
Certamente deve ser vibrado em notas longas, subdividindo o movimento do vibrato em semicolcheias ou fusa, dependendo da velocidade do andamento. Deve ser algo simetrico e a afinação deve esta resolvida.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Meu violino

Mensagem  Convidado 9/10/2012, 23:22

Irmaos me perdoem! O meu violino nao é exatamente esse da minha foto do perfil é o mesmo modelo. Muita conhecidencia mas o meu é das mesmas cores do mesmo jeitinho desse tipo uma copia entenderam. Mas foi de luthie com sertesa nao tao famoso é que eu tinha um 3/4 ai nao dava mais pra mim tocar com ele .um encarregado que vem aqui perguntou se eu queria fazer uma troca:ele levava o meu 3/4 e traria um 4/4 pra mim entao eu asseitei pois eu nao tinha dinheiro para compra um outro entao esse irmao pegou o 4/4 que iria me entregar e antes levou pra um irmao luthier entao ele fez varias mudanças nesse violino(verniz,cordas,cavalete...etc) e o violino ficou com um som massa ficou muito bom! Esse irmao que fez os ajustes disse que o violino estava como um profissional. Agora a marca dele nao sei diser porque o papel que vem dentro dos violinos com as informações. Nesse meu violino esse papel esta pela metade tipo rasgado faltando partes parece que rancaram. Ai nao da pra saber sertamente que marca é. So tem augumas letras as ultimas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma nova posiçao da alma!  Empty Re: Uma nova posiçao da alma!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos