Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Desabafo - Iniciante no Violino I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Desabafo - Iniciante no Violino

+2
Aleki3419
El Justiceiro
6 participantes

Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  El Justiceiro 21/6/2012, 11:24

Galera amiga,

Estou aqui, desde o dia 06/10/2011, tentando aprender a tocar violino. (9 meses)

E o que sei:
1 - Afinar
2 - Todas as notas do braço do violino
3 - Compasso, contar, tocar correto.
3 - E tocar 5 musiquinhas do método sukuki.

Mas só isso ?? Estou meio frustrado. Já tentei 3 professores, mas os professores parecem que tem experiência somente com crianças, não estão conseguindo me passar. O último me passou um exercício de arcada simples com as primeiras 10 do laureux. (já estou na 43).

E to desabafando aqui com vocês... pedindo uma luz. hehehehheh o que eu faço ??/ Método Sukuki ?? Laroux ? To com muitos métodos e na dúvida de qual realmente pegar.

Mas tá aí.. espero ajuda de todos vocês.








El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Desabafo

Mensagem  Aleki3419 21/6/2012, 20:08

eljusticeiro escreveu:Galera amiga,

Estou aqui, desde o dia 06/10/2011, tentando aprender a tocar violino. (9 meses)

E o que sei:
1 - Afinar
2 - Todas as notas do braço do violino
3 - Compasso, contar, tocar correto.
3 - E tocar 5 musiquinhas do método sukuki.

Mas só isso ?? Estou meio frustrado. Já tentei 3 professores, mas os professores parecem que tem experiência somente com crianças, não estão conseguindo me passar. O último me passou um exercício de arcada simples com as primeiras 10 do laureux. (já estou na 43).

E to desabafando aqui com vocês... pedindo uma luz. hehehehheh o que eu faço ??/ Método Sukuki ?? Laroux ? To com muitos métodos e na dúvida de qual realmente pegar.

Mas tá aí.. espero ajuda de todos vocês.

tentarei te ajudar, leia estas frases...

"A lição é a seguinte: nunca desista, nunca, nunca, nunca. Em nada. Grande ou pequeno, importante ou não. Nunca desista. Nunca se renda à força, nunca se renda ao poder aparentemente esmagador do inimigo."
Winston Churchill


"Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quantos passos agora você vai dar pra frente."
Neimar de Barros







Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  Lugh de Nassad 26/6/2012, 09:51

4669!

Caro eljusticeiro,

Verifiquei em seu perfil que atualmente vc tem 38 anos, correto? Bem, vc pode estar perguntando o q tem a idade com isso tudo? Simples de responder, nosso corpo como um todo possui memória, é a memória muscular.
Então, isso significa que pessoas mais velhas não vão conseguir estudar violino? Não, não significa isso, mas significa que hoje sua memória muscular está habituada com movimentos que pessoas mais novas (crianças) não estão gravadas, assim seu esforço deve ser multiplicado para alcançar o que mais novos ainda estão gravando.
Mas então o que eu posso fazer? Como vc mesmo disse, os professores que vc tem observado, devem ter um perfil de ensino que não seja com observação física-muscular, dessa forma vc não consegue fazer os exercícios a contento, nem conseguir progressão. Vou te dar passos sobre como aumentar sua progressão de formas que isso aconteça menos árduo:

1 - Em um Master Class com Maxim Vengerov, ele informou que antes de qqr concerto, apresentação ou até mesmo treino, ele passa 1 hora (isso mesmo, 1 hora) totamente fazendo exercícios de alongamento, mas é no corpo inteiro, meu caro, ou seja, desde coluna, membros superiores, cabeça e membros inferiores, qual o motivo disso, seu corpo como qqr outro está pra fazer ações q contrabalanceiam a normalidade de suas movimentações, então, um pré-aquecimento com alongamento poderá fazer com que o seu corpo entenda que vai acontecer uma nova gravação física-muscular.

2 - Antes de fazer seus exercícios tocando, faça exercícios de respiração junto com os exercícios físicos para violino, exercícios como extensão dos dedos, exercícios de pressão dos dedos, exercícios de mapeamento digital e exercícios de extensão do arco, fazendo juntamente com a respiração vc condiciona seu corpo a poder respirar naturalmente quando estiver tocando, pois a maioria dos alunos que já tive infelizmente param de respirar quando tocam, isso é devido a ansiedade de fazer o exercício, um bom exercício pra equilibrar a respiração com o tocar do violino, tirando a ansiedade, é vc caminhar e a cada passo vc respira, usando seu caminhar como a batida do compasso, e enqto caminha contando o compasso e respirando, ainda toca cordas soltas e se qser avançar, toque escalas, isso ajuda e muito pra controlar a ansiedade, preste sempre atenção no conjunto das ações, não somente em tocar o instrumento.

3 - Faça as lições que estiver tocando, independente do método, prestando atenção na afinação, exercícios de afinação estilo (ou tipo, não me lembro o nome direito) A são essenciais, podem consumir um certo tempo, mas é muito bom para conseguir uma ótima afinação.

4 - Faça o exercício normal e ao acabar, faça no mínimo 30 min de alongamento, informando ao corpo que acabou a nova gravação física-muscular.

Creio que se seguir esse padrão de exercícios, sua progressão estará muito maior em referência do que tem hj.

[]s,

Lugh de Nassad

4669!
Lugh de Nassad
Lugh de Nassad

Mensagens : 17
Pontos : 15
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  El Justiceiro 26/6/2012, 10:22

Valeu... amigo.. já tinha notado isso. e que eu fiz, estou fazendo aulas de RPG. Muito bom, já deu uma relaxada boa.

E comprei uma espaleira para melhor se adequar ao meu porte físico.. sou alto.

Valeu.. vou seguir mais as dicas, quer dizer que estou no caminho certo.

Obrigado mesmo.
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  Lugh de Nassad 26/6/2012, 10:30

4669!

Que bom que já entendeu suas limitações físicas e está corrigindo elas.
Fora o RPG te dou a dica de procurar Qi Gong (ou alguns colocam como Chi Kung), é um arte milenar onde vc tem mais consciência corporal, fora também fazer uma extensão da energia do corpo, lembre-se que o violino é um instrumento de cordas friccionadas, então ele gera energia com base na fricção, o bom é vc interagir com essa energia, deixando seu corpo e violino como um só.
Menuhim quando fez aulas de yoga entendeu isso, e foi primordial para que alterasse o perfil de grande violinista pra um dos melhores do mundo.

[]s,

Lugh de Nassad

4669!
Lugh de Nassad
Lugh de Nassad

Mensagens : 17
Pontos : 15
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Desabafo de iniciante

Mensagem  Edsonn 15/7/2012, 01:32

Olá gente, sou iniciante no fórum e em violino também. já toco outros instrumentos mas violino está sendo um desafio e tanto. Acertar as notas num instrumento que não tem trastes é bem estranho mas estou conseguindo me virar.

Minhas dúvidas são muitas. Meu violino é um Mavis MV1411 4/4, e na minha opinião o "bixinho" é beem agudo. chega a ser irritante de se ouvir, pior ainda tocar, já que minha cara está encima dele.

já pesquisei em vários lugares mas não encontro uma solução. O violino é de iniciante, não posso exigir muito. Mas não tenho como comprar um violino melhor (caro) para iniciar o estudo. o que eu quero saber é o seguinte: o que eu posso fazer para melhorar o som dele? Arco de Crina animal? Alguma corda específica? jeito de pegar no arco?



O QUE EU FAÇO PARA MEU VIOLINO PARAR DE MIAR????

bounce bounce bounce bounce

Edsonn

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/7/2012, 16:59

Olá, meu amigo Edson. Tudo bem? Seja bem vindo! Desejo a ti logo de cara uma visitação boa nesse fórum, que possa aprender e também contribuir conosco com o que puder oferecer, seja com dúvidas ou com conhecimento. Tudo será bem vindo e vamos procurar lhe ajudar da melhor forma possivel.
.
O violino é um instrumento não temperado, ou seja: falando popularmente não tem trastes. Esse é o grande lance e mais gostoso do violino, pois é sempre uma eterna busca por afinação, um dentilhar preciso e milimetricamente afinado. É instrumento de NERD cara, pessoas CDF. É buscar sempre a melhor arcada, melhor afinação, ser exageradamente expressivo. Eu diria é coisa de louco. Tem alguns que são mais loucos do que os loucos normais. Esses são amantes da música e tocam por um sentimento de amor extremo.
.
Para tocar violino é preciso acordar com o violino, tomar café com o violino, tomar banho com o violino, almoçar com o violino, estudar com o violino, jantar com o violino e quando tiver cansado e quiser relaxar, tem que relaxar ouvindo música de violino, se divertir com o violino, trabalhar com o violino e dormir com o violino, sonhar com o violino. Isso é ser violinista. Dedicação total.
.
É coisa de louco, maluco que precisar estar no hospicio. É coisa de Mozart, Paganini, Vivaldi, Perlman, Vegenerov e tantos outros que não tiveram um nome tão famosos, mas se dedicaram ao violino e ajudaram a formar muitas gerações de músicos.
.
Em relação ao seu Mavis, só uma pergunta, comprou ele em loja fisica ou na Internet, mas levou ele em um luthier pra fazer os ajustes básicos, fundamentais e necessarios ao violinos de fábrica?
.
E resposta foi não, certamente. Então é normal o violino estar tão desiquilibrado e irritante assim.
.
Todo violino que vem de fábrica, precisa de tais ajustes, pois mesmo a Mavis que é um empresa que está a 10 anos no mercado e tem um status de produtos de qualidade, precisam de tais ajustes feito por um artesão que faz esse tipo de serviço. Não importa se você pagou 100 reais ou pagou 10 mil reais. E violino de fábrica? Antes de qualquer coisa, antes da primeira arcada e todo aquele sentimento de felicidade, aguenta a ansiedade e leve ao luthier.
.
O luthier vai ajusta-lo de forma que ele fica com a sonoridade equilibrada nos graves e agudos, em um intensidade boa, deixando os harmonicos nitidos, arrumando a pestana, cavalete e alma e o violino vai ficar macio pra tocar e pronto para o aprendizado.
.
Assim que tiver uma boa grana, invista em um violino feito por luthier, pois a qualidade é muito superior a qualquer violino de fábrica mesmo os chamados "profissionais".
.
Acontece que as fabricas só querem é fazer o violino e despachar e obter o lucro rápido e não tem certos cuidados que um artesão normalmente tem.
.
As pessoas vão tocar esses violinos de fábrica soam ruim, machucam os dedos, provocam tendenites e faz a pessoa desistir do violino achando que é algo dificil e torturoso. Na verdade basta um simples ajuste para deixa-lo decente para o aprendizado rápido e evolutivo e trazer prazer aos ouvidos de quem está ouvindo.
.
Se precisar de meus serviços, coloco-me a sua disposição. Eu trabalho com regulagens e ajustes em violinos e vendo violinos de lutheirs também.
.
Manda um e-mail para mim: violinistamorlix@bol.com.br
.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 15/7/2012, 17:06

Esqueci de mecionar: esqueça arco de fibra de carbono ou arco de crina sintetica. O ideal é um arco de intermediario com crina animal.
.
E cordas, opte pelas de Perlon. Se não tiver muita grana dando sopa por aí, compre cordas da Mauro Calixto que são uma excelente opção por um preço meramente super baixo.
.
Eu aconselho a pegar cordas da Pirastro Tônica, mas pelo o modelo do seu violino, não vai conseguir obter tudo que essas cordas tem a oferecer, mas da Mauro dão conta do recado tranquilamente.
.
Novamente eu ofereço minha prestação de serviço. Eu tenho arcos intermediarios a venda e alguns jogos de corda. Contate-me.
.
E questão de técnica cara, é estudar corda solta para obter um som mais preciso e limpo possivel, mas como eu disse tem que ter um violino regulado, pois que adianta você estudar 12 horas por dia, sendo que o resultado vai ser uns 3 por cento de aproveitamento? Não funciona. Já com um violino regulado, você pode estar 1 hora bem estudada que vai ter um aproveitamento de 95 por cento de absorvição do que você estudou. Já diz o ditado: tempo é dinheiro! Será horas perdidas onde você poderia estar se dedicando a coisas importantes. Pense nisso.
.
Abração.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  El Justiceiro 15/7/2012, 19:22

Só para completar com um comentáro de também um iniciante, quando comprei o violino, o som tava muito estridente também. Mudei as cordas para Mário calixo, e show de bola, ficou muito bom.

Aconselho SEMPRE procurar um luthier, sempre mesmo.

Mas se você for doido que nem eu, segue o que eu fiz com o meu, e alguns professores falaram que está um violino bom.
http://iniciando.violinomoderno.com.br/2012/02/des-reconstruindo-um-violino-luthier-de.html
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Violino Estridente!

Mensagem  Edsonn 15/7/2012, 22:15

Bom, é meio triste dizer isso mas em minha cidade não tem luthier...!

Comprei em uma loja física. O vendedor é instrumentista da Congregação Cristã, tem a minha idade o carinha, uns 20.
Eu notei que aquela peça que sustenta as cordas, se não me engano se chama surdina, estava meio alta na ultima corda.
Pedi para regular mas o indivíduo baixou demais todas as cordas. No início foi meio compicado não esbarrar nas outras cordas.

Que regulagens seriam essas?

Poderiam me falar, assim eu vejo se consigo alguém para faze-las...

Bom... Com certeza preciso de um violino melhor. Eu gosto do meu. Cordas são caras, e o arco de crina eu posso muito bem usar em outro violino. Então vou aguentar mais um tempo com esse, investir nas cordas (se elas vão mesmo me ajudar com essas miadas...) e comprar um arco com crina animal.

O inconveniente de dormir e acordar com o violino, almoçar com ele, estudar com ele é o som. Ele é muito alto e incomoda as pessoas, até a mim mesmo. Moro na casa de meus pais, seria um saco para eles ficarem ouvindo eu dando "rasgadas e miadas" o tempo todo com o violino (eles já chiam bastante da guitarra...!)

Quero saber qual a faixa de valores de um arco de crina animal e um jogo de cordas razoável. Voces poderiam me ajudar, £ëø Mø®️£ix eeljusticeiro?

cheers cheers cheers cheers

Edsonn

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  El Justiceiro 15/7/2012, 23:46

Amigo, cordas mário calixto tem no mercadolivre entre 28 reais e 40 reais.

O que você falou que estava meio alto, não é surdina, e sim, cavalete. Nas alterações que fiz no meu violino, eu arrumei o cavalete.

Agora os principais ajustes, já foram descritos aqui pelo Leo segue o link da mensagem.

https://violinobrasil.forumeiros.com/t159-ajustes-basicos-dos-violinos-de-fabricas
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/7/2012, 15:52

Olá, amigão.
.
Você mesmo falou sua solução: estudar sem incomodar os parentes: Surdina!
.
Eu tenho surdina de cobre para vender, abafa 80 por cento do som. É um surdina de estudo.
.
E tenho um surdina de plastico que é chamada surdina de orquestra, usamos para dar o efeito surdina em alguns concertos.
.
Quanto ao seu violino, se precisar eu faço todos os ajustes básicos e necessários.
.
O problema que muitos vendedores se autointitulam: "luthiers". Só fazem cagadas no violino dos outros. Por isso procure levar a quem realmente trabalha com lutheria. Pois esse vendedor, provalmente não sabe fazer serviços, pegou um cortador de unha e saiu cortando o cavalete a torto e a direta.
.
Tem todas as ferramentas necessárias e toda a experiencia de um profissional que estuda isso a fundo, tecnicamente e tem toda uma bagagem para fazer qualquer procedimento no violino.
.
Nunca tente fazer nada sozinho, pois com luthieria a chance de dar errado é de 99 por cento. Não siga o exemplo do El Justiceiro, ele deu sorte de não ter danificado o instrumento dele. Mesmo sem luthier por perto, manda via Pac pra algum luthier ou leve pessoalmente em outra cidade, pois é garantia de ter um serviço de qualidade. As vezes o barato sai caro, um procedimento errado que você faz no seu violino, pode perder o violino. Um exemplo classico é colocação da alma. Já ouvi muita história de tampo rachado por conta de pessoas querem dar um de luthier.
.
Se precisar de meus serviços, estou a sua disposição.
.
Se precisar comprar um violino de luthier ou um violino de fabrica regulado, estou a sua disposição.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty desabafo II

Mensagem  Flávia Casarejos 21/7/2012, 16:03

olá a Todos!!! acabo de me cadastrar, e estou estudando violino há um mês. esse arco é o pior de tudo. alguém tem exercícios que possam desenvolver melhor o toque com arco? alguma dica?
estou seguindo dois métodos, o suzuki e o outro o professor que passou. já terminei o que o professor passou e estou na lição 12 Etude. a digitação, me desculpe se parece arrogância, mas está relativamente boa, visto que tive somente 3 aulas até hoje (hoje faz um mês que comprei o "Lino") mas o arco... Sad

o som sai, mas parece pesado, não sei explicar, mesmo observando a posição do arco/braço /pulso. é claro, que as lições a que me referi, estão sendo tocadas sem stacatto etc, pois isso é uma coisa que nem imagino como alguém possa ser capaz de fazer... Shocked alguém me ajuda???
estou a ponto de desistir, pois estou achando muiiito difícil... além do que já tenho "quarent'ano" e nem sei se vou me adaptar a esse instrumento...

Flávia Casarejos

Mensagens : 4
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  El Justiceiro 21/7/2012, 17:05

Amigo,

Também, sou iniciante, vou falar os passos que estou fazendo, depois outros mais experientes podem te falar

Método Ferrara e Laureoux (técnicas de arco principalmente), parelalamente, estou "brincando" com o método suzuki, já que não te dá muitas ténicas, mas é bom para pegar músicas.

E ATENÇÃO, TREINE SEMPRE COM UM METRONOMO SEMPRE.
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  Flávia Casarejos 21/7/2012, 17:31

eljusticeiro escreveu:Amigo,

Também, sou iniciante, vou falar os passos que estou fazendo, depois outros mais experientes podem te falar

Método Ferrara e Laureoux (técnicas de arco principalmente), parelalamente, estou "brincando" com o método suzuki, já que não te dá muitas ténicas, mas é bom para pegar músicas.

E ATENÇÃO, TREINE SEMPRE COM UM METRONOMO SEMPRE.

Eljusticeiro, sou "amigA" Laughing heheh
obrigada pela dica, vou procurar esses métodos e arrumar um metrônomo. tenho mesmo muiiita dificuldade em "contar"... esses métodos tem áudio também???
quando as arcadas( é assim que fala?) parece que, às vezes, mesma corda faz duas notas próximo ao talão (a lá e mi é um terror...) não sei mais o que fazer... agora estou sem aulas, são férias... retorno com professor só em agosto e tenho receio de "pegar MAIS vícios" ... vou tentar trabalhar mais as escalas e arco solto até retornar as aulas, mas a vontade de sair tocando é grandeee....

Flávia Casarejos

Mensagens : 4
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 22/7/2012, 01:14

Olá querida amiga. Tudo bem?
.
Para pegar intimidade com o violino e sentir ele fosse parte do seu corpo é usar e abusar da corda solta.
.
Observe se ele está fixo no seu pescoço se você consegue falar normalmente quando ele está no seu pescoço e você consegue segurar ele somente com o queixo, mas sem tensionar ele.
.
Depois é estudar muita corda solta, quando mais lento, melhor será qualidade do seu som. Estude um breve (8 tempos) tentando deixar o som constante e na mesma intensidade usando arco todo. Observe que a velocidade do arco deve ser a mesma em qualquer região do arco e a pressão vai mudar quando estiver no talão, meio e ponta, mas o som tem que permanecer equilibrado.
.
Um exercicio interessante que eu passava pra os meus alunos na 1 aula: toque com o arco bem proximo do cavalete. O som vai ser arenoso e raspado. o lance é tentar deixa o som o mais limpo possivel treinando em todas as cordas. Quanto mais limpo conseguir, melhor sera o seu controle do arco.
.
Outro exercicio é fazer meia lua com o braço e colocando o talão na corda, corre um pouco com o arco e faz essa volta meia lua mesmo procedimento.
.
Outro exercicio importante é fazer 1 tempo ou 2 tempos para cada arcada trabalhando diferentes regiões do arco: meio, talão e ponta. Detalhe na ponta você vai ter que dobrar o pulso, faça isso aos poucos e com cuidado. Para não contrair tendenite. Com o tempo fica automatico o movimento.
.
Faça arco todo em semibreve, minima e seminina e colcheias nas diferentes regiões do arco. Tudo em corda solta. Observe que o arco deve estar em paralelo ao cavalete sempre, não importa a região do arco que estiver tocando.
.
O método Suzuki tem mp3 que você pode ouvir e fazer igual ou tocar junto com o CD.
.
Bons estudos.
.
Só um pergunta o seu violino está regulado? Comprou e levou ao luthier para regular? Se precisar do meus serviços de regulagens estou a sua disposição.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  El Justiceiro 22/7/2012, 11:42

Fantástico... obrigado.. é prá criticar sempre, as críticas que fazem melhorarmos.
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  Flávia Casarejos 22/7/2012, 14:31

£ëø Mø®️£ix escreveu:Olá querida amiga. Tudo bem?
.
Para pegar intimidade com o violino e sentir ele fosse parte do seu corpo é usar e abusar da corda solta.
.(...)só não entendi essa meia lua: (sou meio lerda, mesmo.... eheheh)

Outro exercicio é fazer meia lua com o braço e colocando o talão na corda, corre um pouco com o arco e faz essa volta meia lua mesmo procedimento.
Question
.

Bons estudos.
.
Só um pergunta o seu violino está regulado? Comprou e levou ao luthier para regular? Se precisar do meus serviços de regulagens estou a sua disposição.
Leo, o meu professor deu uma "ajustada" nele, mas não mexeu em nada dentro. o som dele é até bom, segundo o professor. Preciso trocar as cordas pra melhorar o som. mas estou sem dindin por enquanto...
o problema MAIOR sou eu e o arco mesmo... Laughing Laughing
mas somos quase vizinhos, eu sou de Guaxupé... se, até o fim do ano, eu melhorar no violino e resolver continuar, vou precisar sim, de seus serviços!!! aí quero deixar o Lino tinindo e por que não, talvez até compre outro... se Deus quiser!!! só vai depender do meu progresso. e te garanto, eu estou muito empenhada, apesar das dificuldades iniciais!
Obrigada pela força!!
inté!!!

Flávia Casarejos

Mensagens : 4
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 23/7/2012, 00:53

Nossa, pertinho! Nossa bacana!
.
Tenho excelentes opções de violino pra você. Pode fazer regulagem também do seu caso deseje, pois o seu professor não o regulou, deve ter apenas montado e ajeitado alguma coisa, mas existem uma gama de coisas a serem feitas.
.
Fica a dica, começa a juntar uma grana e vem em Janeiro participar do Festival Músicas nas Montanhas. 14 dias de pura diversão. Aulas com a Fukuda, Concertos todos os dias com entrada franca.
.
É fascinante ver 24 caprichos do Paganini tocado a menos de 3 metros de você, olho no olho pelo Carmelo que foi considerado entre 17 melhores violinistas do mundo.
.
Tem 4 Estações do Vivaldi na intrega com orquestra. Fora que você pega amizade com todos os violinistas de diferentes partes do Brasil e do mundo.
.
Mesmo que você não se sentir segura para fazer aula com Fukuda e companhia, pode participar como ouvinte.
.
Deus te abençoe.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  Flávia Casarejos 23/7/2012, 22:03

£ëø Mø®£ix escreveu:Nossa, pertinho! Nossa bacana!
.
Tenho excelentes opções de violino pra você. Pode fazer regulagem também do seu caso deseje, pois o seu professor não o regulou, deve ter apenas montado e ajeitado alguma coisa, mas existem uma gama de coisas a serem feitas.
.
Fica a dica, começa a juntar uma grana e vem em Janeiro participar do Festival Músicas nas Montanhas. 14 dias de pura diversão. Aulas com a Fukuda, Concertos todos os dias com entrada franca.
.
É fascinante ver 24 caprichos do Paganini tocado a menos de 3 metros de você, olho no olho pelo Carmelo que foi considerado entre 17 melhores violinistas do mundo.
.
Tem 4 Estações do Vivaldi na intrega com orquestra. Fora que você pega amizade com todos os violinistas de diferentes partes do Brasil e do mundo.
.
Mesmo que você não se sentir segura para fazer aula com Fukuda e companhia, pode participar como ouvinte.
.
Deus te abençoe.
que legal!!! vou fazer o pssovel pra ir sim... aí quem sabe vejo outro violino contigo ou regulo o meu!!!
aulas com Fukuda... adoraria, mas no ritmo que estou indo vai ser impossível!!! heheh mas ouvinTe já seria um grande aprendizado!!!

mais uma vez obrigada pela atenção!!!
abraços
Flávia

Flávia Casarejos

Mensagens : 4
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix 24/7/2012, 18:43

Fico a sua espera.
.
Obrigado.
.
Estou a sua disposição.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - Iniciante no Violino Empty Re: Desabafo - Iniciante no Violino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos