Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Como Identificar Cordas Velhas I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Como Identificar Cordas Velhas

4 participantes

Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  El Justiceiro 1/10/2012, 11:23

Galera, quando vou saber que é para trocar as cordas do meu violino, visto que são de nylon (Mauro Calixto). Como identificar, no violão eu sei, as cordas ficam pretas, mas no violino é como ?
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 1/10/2012, 23:49

eljusticeiro escreveu:Galera, quando vou saber que é para trocar as cordas do meu violino, visto que são de nylon (Mauro Calixto). Como identificar, no violão eu sei, as cordas ficam pretas, mas no violino é como?

Olá, amigão. Tudo bem? Está sumido, hein?
.
Velho, quando trocar as cordas?
.
Ai entra muitos conceitos, vai ser relativo, mas vou tentar responder de uma forma clara!
.
Músicos amadores (Por hobby) ou de Igreja:
.
Deve trocar o jogo de cordas quando perceber os seguintes sintomas: perda de som (Volume de som), estaticidade excessiva,  quando desfiar a corda, quando elas ficam enferrujadas.
.
Estudantes com objetivo profissional:
.
Periodicamente de 6 em 6 meses, principalmente com primeiros sintomas de perda de som na corda.
.
Profissionais:
.
De 3 em 3 meses, mesmo se a corda estiver em perfeitas condições.
.
É claro que tudo isso é relativo, entra o fator condições financeiras, mas quem não tem problemas com dinheiro, não precisa esperar quebrar a corda. Pode trocar assim que as cordas perderem o som.
.
Uma dica de limpeza da cordas quando gruda breu de pessima qualidade e não sai de jeito alguns. Só umidecer um algodão com alcool isopropilico e passar diretamente nas cordas que limpam. Cuidado para não cair nenhuma gota encima do tampo superior do violino.
.
Não passem bombril como os professores costumam indicar, pois o bombril danifica as cordas e reduzem a vida útil do jogo.
.
Quem precisar de cordas de qualidade, só falar comigo! Eu tenho algumas a pronta entrega para vender.
.
Meu email: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um forte abraço.
.
Deus abençoe a todos!


Última edição por £ëø Mø®£ix em 30/5/2017, 22:16, editado 2 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  Aleki3419 5/10/2012, 21:30

eljusticeiro escreveu:Galera, quando vou saber que é para trocar as cordas do meu violino, visto que são de nylon (Mauro Calixto). Como identificar, no violão eu sei, as cordas ficam pretas, mas no violino é como?

O Leo disse tudo, mas segue mais umas dicas legais:

Quando troco as cordas , troco uma de cada vez e procuro afiná-la. Raciocine comigo, o instrumento já está todo
tensionado e ao remover todas as cordas de uma vez, ele perde a tensãointeira. No caso do Violino se fizer isso, cavalete e estandarte vãosair do lugar, para começar. Assim, a regra é uma de cada vez. Da gravepara a aguda. Lembre-se de que o cavalete está precisamente posicionado e a menos que tenha como recolocá-lo  no mesmo lugar, terá problemas com a afinação, posteriormente. Isto é, ele afinará, o problema é começar a tocar com toda a escala em outro lugar milimetricamente para frente ou para trás. A chave do problema é 33cm. Distância exata da corda entre o Capotraste (Acima do espelho) e o Cavalete.
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 6/10/2012, 01:56

Só para ter uma ideia maior a respeito de medida, tem alguns violinos apresentam o espelho mais curto. Então, isso faz o cavalete sair para frente ao medir por 33 mm. Eu aconselho é alinhar o cavalete com o tracinho do FF. Assim o cavalete ficara na posição correta.
.
A respeito de trocar corda por corda, o principalmente problema que poderia ocorre se tirar todas as cordas, não é com afinação, pois essa estabilizar em 2 dias. O grande problema é a alma cair dentro do violino ao tirar a pressão do cavalete sobre o tampo inferior. Isso faria o tampo levar em poucos milimetros o suficiente para que a alma venha a cair.
.
E como o nosso amigo lembrou, é questão do tombamento do cavalete, pois ao dar pressão nas cordas, ela empurra o cavalete para frente, por isso é importante de 2 em 2 semanas verificar a posição do cavalete para que ele não fique tombado para frente com risco de queda e danos ao cavalete e tampo superior.
.
Como orientou o nosso querido amigo, tenha cuidado ao trocar suas cordas.

£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  El Justiceiro 8/10/2012, 19:47

Opa, valeu galera, eu sou meio sem noção...

Tirei todas as cordas (De uma vez só), a alma não caiu, sorte minha. Mas meu violino é Giannini baratinho, mas o som tava ficando ruim mesmo, e estava na dúvida se era corda ou arco.

Está ótimo agora, só desafinou de um dia para outro, mas hoje já está afinadinho.

Minha primeira troca de cordas, e afinada, foi de mais ou menos 5 horas, esta já foi de 30 minutos já tava tocando... Tô ficando bom, pelo menos em trocar cordas. hahaha

Abraços!
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  Aleki3419 8/10/2012, 20:38

eljusticeiro escreveu:Opa, valeu galera, eu sou meio sem noção...

Tirei todas as cordas (De uma vez só), a alma não caiu, sorte minha. Mas meu violino é Giannini baratinho, mas o som tava ficando ruim mesmo, e estava na dúvida se era corda ou arco.

Está ótimo agora, só desafinou de um dia para outro, mas hoje já está afinadinho.

Minha primeira troca de cordas, e afinada, foi de mais ou menos 5 horas, esta já foi de 30 minutos já tava tocando... Tô ficando bom, pelo menos em trocar cordas. hahaha

Abraços!
É isso amigo, boa sorte! Só aprende quem não desiste. Portanto, não desista!
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Corda violino 1/4

Mensagem  luiz10.fabio 31/10/2012, 09:11

Comprei um violino 1/4 usado para meu filho e as cordas estão velhas, gostaria de saber se posso colocar cordas Mauro Calisto do violino 4/4 nele?

luiz10.fabio

Mensagens : 9
Pontos : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  El Justiceiro 31/10/2012, 10:30

Opa, pode pode, mais vai desperdiçar muita corda, seria interessante já comprar um acordoamento 1/4, que é até mais barato.
El Justiceiro
El Justiceiro

Mensagens : 123
Pontos : 185
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  Aleki3419 31/10/2012, 11:34

eljusticeiro escreveu:Opa, pode pode, mais vai desperdiçar muita corda, seria interessante já comprar um acordoamento 1/4, que é até mais barato.

Também acho, até porque cordas de 4/4 vão ficar "Sobrando no violino"!
Aleki3419
Aleki3419

Mensagens : 343
Pontos : 416
Reputação : 5
Data de inscrição : 24/11/2011

https://www.youtube.com/user/Aleki3419/playlists

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  Convidado 31/10/2012, 12:08

Oi gente. Vocês são show.
Eu já troco as cordas do meu e já sei muitas coisas.
Mas falta aprender ainda mais. Bom não tenho o que falar vocês já falaram tudo. Valeu!
Abraços. Idea

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/10/2012, 13:20

luiz10.fabio escreveu:Comprei um violino 1/4 usado para meu filho e as cordas estão velhas, gostaria de saber se posso colocar cordas Mauro Calisto do violino 4/4 nele?

Cara, nunca peguei umas cordas da Mauro Calisto nesse tamanho, não sei exatamente a medida correta. Mas faz o seguinte, mede as cordas 4/4, logico vai sobrar um pouco. Voce pode é cortar um pedaço da ponta superior onde vai nas cravelhas. É uma gambiarra, mas se não tem acesso as cordas 1/4. Provalmente elas serão mais baratas do que 4/4.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 31/10/2012, 13:25

eljusticeiro escreveu:Opa, valeu galera, eu sou meio sem noção...

Tirei todas as cordas (De uma vez só), a alma não caiu, sorte minha. Mas meu violino é Giannini baratinho, mas o som tava ficando ruim mesmo, e estava na dúvida se era corda ou arco.

Está ótimo agora, só desafinou de um dia para outro, mas hoje já está afinadinho.

Minha primeira troca de cordas, e afinada, foi de mais ou menos 5 horas, esta já foi de 30 minutos já tava tocando... Tô ficando bom, pelo menos em trocar cordas. hahaha

Abraços!

Cara, não se esquece de enrolar as cordas em sequência nas cravelhas, pelo amor de Deus, não vai enrolar uma encima da outra como o pessoal costuma fazer, além de provocar uma desafinação no violino, elas perdem um pouco da vida util das cordas, sem falar que se a corda não estiver bem alinhada e próxima da parede da caixa de cravelhas, vai ter sérios problemas, principalmente na época do calor.
.
As cravelhas não vão parar, vão desgirar toda hora, você vai ser obrigado a fincar a cravelhas na caixa de cravelhas. Gera problema de rachar a caixa de cravelhas, ou travar a cravelha lá dentro ou então vai abrindo o furo da caixa de cravelhas.
.
Se você tirar os microafinadores, não vai conseguir afinar nas cravelhas se enrolar errado.


Última edição por £ëø Mø®£ix em 30/5/2017, 22:28, editado 1 vez(es)
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  Convidado 2/11/2012, 10:52

Oi gente. Leo explica-me .Melhor não entendi. A parada de errolar as cordas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  £ëø Mø®£ix 3/11/2012, 12:45

Enfia a corda no orificio da cravelha, até aparecer a ponta. Torce a ponta hora que sair fora uns 4 a 6 mm. E da um giro completo, depois segura a corda e empurra ela no sentido da parede da caixa de cravelhas e vai girando a cravelha e enrolando a corda que fique em sequencia até o final dela, coloque a corda na pestana superior e na marca do cavalete. Só afinar.
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Identificar Cordas Velhas Empty Re: Como Identificar Cordas Velhas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos