Violino Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Violino Brasil
Violino Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que aconteceu aqui gente?
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime26/9/2022, 20:57 por Harrison Aguiar

» Qual o Melhor cavalete
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime17/3/2021, 13:52 por Harrison Aguiar

» Plano de estudo
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime26/5/2020, 09:37 por Everson Amancio

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime16/5/2018, 16:19 por gustoviolinista

» É necessário levar o violino ao Luthier?
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime11/4/2018, 16:06 por Jhony18

» Liuxi é bom?
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime11/4/2018, 16:04 por Jhony18

» Violino Christina v5 v9
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime11/4/2018, 16:02 por Jhony18

»  TCHAIKOVSKY E SEU ESTUDO TARDIO NA MÚSICA
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime2/4/2018, 16:58 por Daniela Ferreira

» AUDIÇÃO - REPERTÓRIOS MAIS EXIGIDOS NOS TESTES DE ORQUESTRA
Você conhece esse saxofonista? I_icon_minitime31/3/2018, 12:28 por Daniela Ferreira

Quem está conectado?
16 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 16 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 287 em 26/10/2021, 05:34

Você conhece esse saxofonista?

Ir para baixo

Você conhece esse saxofonista? Empty Você conhece esse saxofonista?

Mensagem  £ëø Mø®£ix 17/2/2010, 00:53

====================================

>>> Você já ouvio falar deste saxofonista ? <<<

====================================

.
> Ladário Teixeira: A Arte Iluminando as Trevas <
.
Ladário Teixeira nasceu no dia 10 de setembro de 1895 na cidade de Uberlândia, onde residiam seus pais, Major José Teixeira de Santana e Dona Francisa Augusta Teixeira. Cego de origem, inteligente e inspirado, sentia n'alma a vocação para a música e ao som de um velho gramofone a executar Patápio Silva, nasceram os desígnios de sua brilhante carreira de artista consumado.
.
Deparando-se com um velho saxofone abandonado por seu pai no porão da residência, dele se apoderou e jamais o deixou, dedilhando dia e noite o seu teclado num constante exame anatômico, conseguindo assenhorar-se das múltiplas vantagens daquele maravilhoso instrumento, de som mavioso, na criação de um mundo melhor, no qual pudesse viver sonhando com deslumbramento da natureza que lhe era vedado gozar.
.
Como virtuoso do saxofone, empreendeu uma excursão por diversas cidades e centros de cultura artística, onde pudesse dar uma demonstração do prodígio daquele instrumento considerado obsoleto com o aparecimento do jazz.
.
Em São Paulo, Ladário Teixeira solicitou exame no Conservatório, sendo seus examinadores os professores Guido Rocchi, Alfério Mignone (pai do famoso Francisco Mignone) e Sabino Bebedetti.
.
Quando Ladário anunciou seu repertório, o velho Mignone interrompeu dizendo: "Mas este programa é clássico e de violino! Será que você não sabe que um sax não pode tocar essas músicas?" "Pode sim, professor, vou tirar uma extensão muito maior do que qualquer outro músico."
.
Executado com êxito o seu repertório, o diretor disse-lhe: "Teremos prazer em admiti-lo no Conservatório, para aprender qualquer outro instrumento, pois, para o saxe não temos professor que possa ensinar mais do que já sabe". Em virtude disso, Ladário matriculou-se e fez o curso de violino.
.
Sua primeira exibição como saxofonista foi em Campinas.
.
Depois de prestar exame no Conservatório de Música, em São Paulo, maravilhando os professores, Ladário Teixeira embarcou para a Europa.
.
Em Barcelona, após notável triunfo, o filho de Adolph Sax beijou-lhe a mão dizendo: "Meu pai inventou o saxofone, mas o senhor fez dele um instrumento digno da admiração do mundo inteiro."
.
Mais tarde, seu um recital no Instituo Benjamin Constant, quando o diretor sugeriu-lhe aprender a ler em Braille, para emancipar-se do analfabetismo.
.
Posta em prática a alvissareira lembrança, em onze meses apenas fez o curso, passando a ensinar a colegas, sem descurar do propósito de obter melhoramentos para o saxofone, que pretendia elevar à categoria dos grandes instrumentos.
.
Em 1923, partiu novamente para a Europa, onde recebeu mais aplausos do que como "santo de casa".
.
Após um concerto no Salão Pleyel interpretando Boellman, Galkine, Anderson, Liszt, Berliot e Rimsky Korsakov, que somente ele podia executar em saxe, teve os impostos cobrados devolvidos em mãos pelo perfeito de Paris, com a justificativa de que, um instrumentista de tal valor deveria, inclusive, receber uma pensão dada pelo povo e não pagar impostos.
.
No mesmo dia, seu saxofone estragou-se, não sendo possível consertá-lo para o prosseguimento da sua excursão.
.
Regressando ao Brasil, deixou o saxe entregue à Casa Selmer, acompanhando de um esquema de várias modificações, que iriam permitir tirar no instrumento mais quinze notas.
.
Recebendo uma carta de Paris, dizendo não ser possível introduzir as modificações solicitadas, Ladário respondeu afirmativamente e que aguardassem sua chegada de regresso à França, quando solucionaria a questão.
.
Embora na Casa Selmer não acreditassem na possibilidade das adaptações sistematizadas, colocaram dois funcionários à sua disposição e no prazo de onze meses surgiu o saxofone "Modelo Ladário", único em todo o mundo, passando a ser fabricado pela casa e introduzido nas principais orquestras mundiais.
.
Além do instrumento ter mais quinze notas e poder tocar músicas clássicas, até de Bach e Beethoven, o novo modelo corrigiu o defeito grave de quebra de sonoridade do registro médio para o grave.
.
Embora excelente e vitoriosa sua invenção, o músico uberlandense jamais recebeu qualquer remuneração ou prêmio pelo grande feito de sua autoria, cuja patente foi registrada: "Modéle Ladário Teixeira", em Paris.
.
Por mais duas vezes, completando quatro temporadas, este grande artista esteve na Europa, quando atuou no Olympia de Paris, com pleno sucesso.
.
Nos EUA, Ladário Teixeira é considerado um dos maiores saxofonistas do mundo, tendo feito uma "tournée" para o público norte-americano, aproveitando para uma operação cirúrgica.
.
Ladário Teixeira faleceu aos 68 anos de idade no dia 3 de agosto de 1964, em Belo Horizonte. Deixou viúva Aída Dias Teixeira e os filhos Lúcia, Hebe, Aída, Celso, César e Ladário Júnior.
.
Bandeirantes e Pioneiros do Brasil Central
Nossos agradecimentos aos companheiros do Núcleo Servos Maria de Nazaré, de Uberlândia, MG, pela pesquisa feita sobre a vida do grande musicista cego.
.
De nada adianta saber tocar bem o saxofone se você não desenvolver o músico que toca este instrumento e souber compartilhar o que aprendeu com outros que estão no mesmo caminho!
£ëø Mø®£ix
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3317
Pontos : 3804
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 42

https://violinobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos